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dc.contributor.authorMachado, Carlos Henrique
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:49Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:49Z-
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationMACHADO, Carlos Henrique. O uso de smartphones (TIC) como forma alternativa de atividades avaliativas de química para o ensino médio. 2019. 71 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15731-
dc.description.abstractO celular vem se tornando um vilão para o processo de educação, sendo necessário que os professores criem uma verdadeira competição pela atenção dos alunos dentro de sala de aula, pois estes aparelhos possuem muitos recursos e possibilidades que se tornam extremamente atrativas, muito mais que as atuais aulas ministradas nas escolas. Alternativas para as avaliações aplicadas atualmente pelos docentes da educação básica (ensino médio), como o uso de aplicativos para Smartphones, pode ser um aliado na aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi testar e validar um aplicativo desenvolvido para smartphones que pode ser utilizado como uma alternativa ao processo de avaliação tradicional, utilizando-se uma TIC, tecnologia amplamente dominada pelos estudantes, para motivar e introduzir esse equipamento no processo de formação destes alunos. Para tal, utilizou-se o aplicativo LaDQUIZ, disponível gratuitamente em plataformas de compras, para gerar uma interface dentro da sala de aula entre o computador do professor e os Smartphones dos alunos, sem a necessidade do uso de internet externa, uma vez que a rede será criada no momento da aplicação das questões e após todos os alunos se conectarem será fechada pelo professor para que não ocorra interferência externa. As questões foram visualizadas pelos alunos através do recurso multimídia (data show) e respondidas diretamente em seus celulares. O questionário foi aplicado em substituição a um dos instrumentos avaliativos obrigatórios para o bimestre e ocorreu de forma tradicional, ou seja, após a explicação do conteúdo programado para o bimestre, o professor utilizou o instrumento avaliativo para verificar a compreensão do conteúdo pelos alunos. O uso do aplicativo permitiu ao professor ter a resposta individual de cada aluno armazenada e a discussão de cada questão, visto que, apresentou o percentual de resposta de cada alternativa. A utilização deste recurso se mostrou um instrumento de alta relevância para o processo de avaliação dos alunos, conferindo uma maior motivação e participação dos estudantes que se refletiu em um melhor desempenho e melhoria das notas em relação as avaliações tradicionais. Assim, a substituição de um instrumento avaliativo pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, neste caso, em forma de aplicativo para Smartphones, foi eficiente no processo pedagógico no que se refere à aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectSmartphonespor
dc.subjectavaliaçõespor
dc.subjectTDICeng
dc.subjectRatingseng
dc.titleO uso de smartphones (TIC) como forma alternativa de atividades avaliativas de Química para o ensino médiopor
dc.title.alternativeThe use of smartphone-based technologies (TDICs) as an alternative form Chemistry learning assessment in high-school level educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe smartphone has become a headache for the education process, and teachers need compete for the attention of students in the classroom, for these devices have many features and possibilities that become extremely attractive, sometimes more than the current classes taught in schools. Alternatives to the assessments currently applied by teachers high-school level classes, such as the use of smartphone applications, can be an ally in student learning. In this context, the objective of this work was to present alternative forms of evaluation using TDIC'S, technology widely dominated by students, to improve the performance and consequently the learning of these students. For this purpose, the LaDQUIZ application, available for free on app store platforms, was used to generate an interface within the classroom between the teacher's computer and the students' smartphones, without the need for external internet, since the network will be created at the time of the application of the questions and after all students connect will be closed by the teacher so that no outside interference occurs. The questions were viewed by students through the multimedia feature (projector) and answered directly on their cell phones. The questionnaire was applied instead of one of the mandatory assessment tools for the two-month period and occurred in a traditional way, that is, after the explanation of the programmed content for the two-month period, the teacher used the evaluation instrument to verify the comprehension of the content by the students. The use of the application allowed the teacher to have the individual answer of each student stored and the discussion of each question, since it presented the answer percentage of each alternative. The use of this resource proved to be a highly relevant instrument for the teaching-learning process of students, giving greater motivation and student participation that reflected in a higher performance and improved grades compared to traditional assessments. Thus, the replacement of an evaluative instrument using Information and Communication Technologies, in this case, in the form of an application for Smartphones, was efficient in the pedagogical and teaching learning process.eng
dc.contributor.advisor1Graebin, Cedric Stephan
dc.contributor.advisor1IDCPF: 966.049.800-49por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Andressa Esteves Souza dos
dc.contributor.referee1Graebin, Cedric Stephan
dc.contributor.referee2Castilho, Roberto Barbosa de
dc.contributor.referee3Santos, André Marques dos
dc.contributor.referee4Rufino, Alessandra Rodrigues
dc.contributor.referee5Martins, Renata Luz
dc.creator.IDCPF: 755.041.037-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0812945665484345por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesABREU, José Ricardo Pinto de. Contexto Atual do Ensino Médico : Me todologias Tradicionais e Ativas Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011 . 105 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009 ALMEIDA, F. J. (Cord). Projeto Nave. Educação a distância. Formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: s.n., 2001. AMARAL, A. L. As eternas encruzilhadas: de como selecionar caminhos para a formação do professor de ensino superior. In: XXII ENDIPE, 2004, Curitiba. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Belo Horizonte: Editora Universitária Champangnat, 2004. v. 1, p. 139-150. BEHRENS, Marilda Aparecida et al. O paradigma emergente ea prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999. BERNARDI, Cintia Melo. 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dc.subject.cnpqQuímicapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5554
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