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dc.contributor.authorInocêncio, Ramon Batista
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:51Z-
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationINOCÊNCIO, Ramon Batista. Aprendizagem baseada em projetos aplicada no ensino de eletroquímica para alunos do ensino médio. 2019.121 f. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15741-
dc.description.abstractNeste trabalho de pesquisa aplicou-se a metodologia ativa de ensino denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (APB) ou, em inglês, Project-Based Learning (PBL), no ensino de Eletroquímica no Ensino Médio. A metodologia PBL é uma abordagem estruturada que envolve os alunos na conquista de conhecimentos e competências, propiciando aos mesmos um ambiente enriquecido a ser utilizado pelos professores em sala de aula, dentro do qual pretendemos discutir a teoria de Eletroquímica, além de refletir sobre o uso de pilhas e baterias no cotidiano. Na metodologia PBL, os alunos inter-relacionam-se em equipes para solucionar um problema real de forma inovadora, lúdica, inclusiva e eficiente, demonstrando senso de responsabilidade nas decisões e atitudes frente aos desafios do cotidiano. Nessa perspectiva, foi definido um ambiente a ser utilizado pelos professores de Química, em sala de aula, para atender alunos do 2o ano do Ensino Médio da Educação Básica, aqui representada pela Escola do CEPE, localizada no município de Miguel Pereira-RJ. Os alunos são desafiados a traçar um projeto e resolver um desafio: montar um carrinho movido a pilhas ou baterias de celular utilizando materiais simples e recicláveis. A partir de discussões, os estudantes foram estimulados na compreensão do funcionamento de diferentes tipos de pilhas e baterias disponíveis no comércio, além de criarem pilhas com materiais caseiros. Outra vertente, que também foi explorada em sala de aula, e de grande importância na atualidade, envolve o descarte e a reciclagem de pilhas e baterias e seu impacto ambiental, uma vez que está em discussão, de forma bastante ampla na mídia, a migração de matriz energética dos motores a combustão para motores elétricos. Os conteúdos trabalhados, bem como os experimentos desenvolvidos em sala de aula, e também fora dela, funcionaram como facilitadores do aprendizado do conteúdo de Eletroquímica, além de trazerem impactos extremamente positivos na conscientização ambiental dos estudantes envolvidos, como também na comunidade nas proximidades da escolapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectABPpor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectEnsino de eletroquímicapor
dc.subjectBateriaspor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectPBLeng
dc.subjectActive methodologyeng
dc.subjectElectrochemistry teachingeng
dc.subjectBatterieseng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titleAprendizagem baseada em projetos aplicada no ensino de eletroquímica para alunos do ensino médiopor
dc.title.alternativeProject-based learning applied in the teaching of electrochemistry to high school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work looked for understand and apply the active methodology called Project-Based Learning (PBL) in the teaching of Electrochemistry to students in the second year of high school. The PBL methodology is a structured approach that encourages the students in the acquisition of knowledge and skills by themselves. The PBL approach provided an enriched environment in the classroom, which allowed us to discuss the Electrochemical theory, as well as the use of batteries in the everyday life. By applying the PBL methodology, students divided in teams were asked to solve a real problem in an innovative, playful, inclusive and efficient way. In this way, the students are expected to develop a sense of responsibility in the decisions and attitudes they must make in face of everyday challenges. In this sense, an environment to be used by chemistry teachers in the classroom was defined to serve students of the 2nd year of high school education, represented here by the School of CEPE located in the municipality of Miguel Pereira. Students were challenged to outline a project and solve a challenge: to assemble a mobile-powered cart and a battery using simple and recyclable suitable materials. From discussions previously held the students were encouraged to understand the operation of different types of batteries available in the market as well as to create batteries with homemade materials. Another aspect explored in the classroom, of great importance at the present time, involved the disposal and recycling of batteries. At this point of our work, the students were led to a reflection on the environmental impacts of batteries disposal, since the migration of the energy matrix from combustion engines to electric motors will bring up some new challenges that must be faced by society. The work done by the students during this research work, as well as the experiments carried out both in the classroom and outside it, acted as facilitators in the learning the contents of Electrochemistry. Additionaly, but no less important, this work had a very positive impact on students' environmental awareness, and on the community around the schooleng
dc.contributor.advisor1Lima, Marco Edilson Freire de
dc.contributor.advisor1ID880.202.667-04por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0563-3483por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392420706762318por
dc.contributor.referee1Lima, Marco Edilson Freire de
dc.contributor.referee1ID880.202.667-04por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0563-3483por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392420706762318por
dc.contributor.referee2Bauerfeldt, Glauco Favilla
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-7080por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876040291299143por
dc.contributor.referee3Bispo, Everton Rangel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184989032961375por
dc.creator.ID000.023.897-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420020306180390por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
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dc.subject.cnpqQuímicapor
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