Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15744
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMendes, Sérgio Henrique dos santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:52Z-
dc.date.issued2020-05-15
dc.identifier.citationMENDES, Sérgio Henrique dos santos. Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administração. 2020. 77 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15744-
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender a conjunção entre a Educação Profissional e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Creswell (2017). Seu objetivo visa comparar os resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem entre a ABP e o ensino tradicional e se é possível aplicar a metodologia de projetos ao ensino de química em turmas de primeira série do ensino médio profissionalizante em administração em um Colégio Estadual da zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. Envolve uma revisão de literatura sobre a ABP e um estudo de caso na Unidade Escolar, com coleta de dados por análise de documentos e observação participante. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é um livro de contos infantis (Brincando com a Química), expondo uma abordagem científica. A combinação entre um projeto interdisciplinar e metodologias ativas gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram que o processo mostrou alunos com bom domínio dos assuntos aplicados ao projeto colocando-os a favor desse novo modelo de aprendizagem, pois além de descontrair facilita compreender os conteúdos curriculares aplicados a disciplina de química. Neste contexto, a conciliação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e à formação profissional podem gerar práticas docentes inovadoras, superando limitações dos modelos tradicionais de ensinopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectMétodos de aprendizagem colaborativapor
dc.subjectEnsino tradicional versus ensino progressistapor
dc.subjectMostra brasileira de foguetespor
dc.subjectPBLeng
dc.subjectcollaborative learning methodseng
dc.subjecttraditional versus progressive teachingeng
dc.subjectBrazilian rocket showeng
dc.titleAnálise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administraçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of the project-based learning methodology in applied chemistry teaching at the Brazilian rocket show at the state professional college of administrationpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research project is inserted in the line of works that seek to understand the conjunction between Professional Education and Project-Based Learning (PBL) or Project-Based Learning (PBL). It was decided to use the mixed study method (quantitative and qualitative), according to Creswell (2017). Its objective is to compare the results achieved in the teaching and learning process between ABP and traditional education and whether it is possible to apply the methodology of projects to teaching chemistry in first-grade classes in vocational high school in administration at a State College in the area west of the State of Rio de Janeiro. It involves a literature review on PBL and a case study at the School Unit, with data collection through document analysis and participant observation. One of the products resulting from the students' activities in the course is a children's storybook (Playing with Chemistry), exposing a scientific approach. The combination of an interdisciplinary project and active methodologies generates, among other results, the reflection on the learning process by the students and their adequate preparation for the job market. The results are described in this study and the conclusions showed that the process showed students with a good command of the subjects applied to the project, putting them in favor of this new learning model, because in addition to relaxing, it facilitates understanding the curricular contents applied to the discipline of chemistry. In this context, the conciliation between the project-based learning methodology and professional training can generate innovative teaching practices, overcoming limitations of traditional teaching modelseng
dc.contributor.advisor1Castilho, Roberto Barbosa de
dc.contributor.advisor1ID069.726.047-02por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3383-2244por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689por
dc.contributor.advisor-co1Bauerfeldt, Glauco Favilla
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-7080por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876040291299143por
dc.contributor.referee1Castilho, Roberto Barbosa de
dc.contributor.referee1ID069.726.047-02por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3383-2244por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689por
dc.contributor.referee2Miranda, Jussara Lopes de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5800-2752por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116674175084321por
dc.contributor.referee3Santos, André Marques dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406por
dc.contributor.referee4Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4924-7018por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926113379972122por
dc.contributor.referee5Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0129-2802por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0890271430013129por
dc.creator.ID7644.445.537-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614852515605118por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesABIB, M. L. V. S.; ARAÚJO, M. S. T. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.2, p.176-194, 2003. ANGUS, DAVID, and MIREL, JEFFREY. 1999. The Failed Promise of the American High School, 1890–1995. New York: Teacher's College Press. ATTICO CHASSOT. Para quem é útil o ensino. 1. ed. Canoas: [Canoas, Rio Grande do Sul, Brazil] : Editora da ULBRA,1995., 1995. v. 1. 196 p. ISSN 85-85692-13-8. Citado na página 12. BENDER, WILLIAM N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. 1. ed. Porto Alegre: PENSO, 2014. Bossert, S. T. (1988–1989). Cooperative activities in the classroom. Review of Research in Education, 15, 225– 252. BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. DF: 2010. BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. DF: 2010, p.7. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, MEC, Distrito Federal, s/n, n. 4, Julho 2010. Citado na página 12. CALLAHAN, RAYMOND E. 1962. Education and the Cult of Efficiency: A Study of the Forces That Have Shaped the Administration of Public Schools. Chicago: University of Chicago Press. Cohen, B.P., & Cohen, E.G. (1991). From groupwork among children to R & D teams: Interdepence, interaction and productivity, In E.J., Lawler, B., Markovsky, C., Ridgeway, & H., Walker (Eds.), Advances in Group Processes (pp205-226). Greenwich, Connecticut, USA: JAI Publishing. Cohen, E. (1994). Restructuring the classroom: Conditions for productive small groups. Review of Educational Research, 64, 1-35. 65 COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar. Trad. Fátima Murad. – 2ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2004. COSTA, M.; KOSLINSKI, M. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pro- Posições, Campinas, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195 – 213, maio/ago 2012. Citado na página 72. CRESWELL. 2017. Research Design (5th ed.) Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications. Deci, E. L. and R. M. Ryan (1985). Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. New York, Plenum. Dewey, John (1969-1990): The Early Works, 1882-1898, The Middle Works, 1899-1924, The Later Works, 1925-1953. Carbondale: Southern Illinois University Press. Zitiert als EW, MW, LW. DEWEY, JOHN. 1899. The School and Society. Chicago: University of Chicago Press. DEWEY, JOHN. 1902. The Child and the Curriculum. Chicago: University of Chicago Press. DEWEY, JOHN. 1916. Democracy and Education. New York: Macmillan. DEWEY, John. Democracia e educação: Introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959. . Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967. Enhancing students interest in English language via multimedia presentation HL Sharma, Pooja International Journal of Applied Research (ISSN 2394-5869) 2 (1), 275-281. Erfahrung und Erziehung (Experience and Education, 1938; LW 13, S. 1-62). In: Reform des Erziehungsdenkens. Eine Einführung in John Deweys Gedanken zur Schulreform. Übersetzt und herausgegeben von Werner Correll. Weinheim: Beltz 1/1963, 21966, 3/1968. S. 27-99. Estudo das metodologias ativas no ensino superior: revisão sistemática. B. Téc. Senac, Rio de Janeiro, v.41, n.1, p.24 – 35, jan./abr.2015. 66 FILENE, PETER. 1970. "An Obituary for the Progressive Movement." American Quarterly 22 (1):20–34. Fischer, R. M. B. (1978). A Questão das Técnicas Didáticas: Uma proposta comprometida em lugar da decantada ―neutralidade‖ das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: mimeo. Galton, M., S. Steward, L. Hargreaves, C. Page, and A. Pell. 2009. Motivating your Secondary class. London: Sage Publications. Hudgins, B., and Edelman, S. "Teaching Critical Thinking Skills to Fourth and Fifth Graders Through Teacher-Led Small-Group Discussions." JOURNAL OF EDUCATIONAL RESEARCH 79/6 (1986): 333-342. JAAKKOLA, TOMI. A Comparison of Students‘ Conceptual Understanding of Electric Circuits in Simulation Only and Simulation-Laboratory Contexts. JOURNAL OF RESEARCH IN SCIENCE TEACHING, v. 48, n. 1, p. 71 – 93, 2011. Citado na página 15. JESUS, S. (2004). Psicologia da educação. Coimbra. Quarteto Editora. Knoll, Michael (2011): Dewey, Kilpatrick und „progressive― Erziehung. Kritische Studien zur Projektpädagogik. Bad Heilbrunn: Klinkhardt. Knoll, Michael (2013): Das Scheitern eines weltberühmten Experiments. John Dewey und das Ende der Laborschule in Chicago. Pädagogische Rundschau 67 (Mai-Juni), 253-289. Knoll, Michael (2014): Alice Deweys Vermächtnis. Wie Mayhew und Edwards‗ Klassiker „The Dewey School― entstand. Pädagogische Rundschau 68 (März-April 2014), 199-221. Knoll, Michael (2016): Dewey in der deutschen Pädagogik. Eine Bibliographie, 1890-1998. Knoll, Michael (2017): „Learning by doing―. Zur Genese eines pädagogischen Slogans. In: Mythen – Irrtümer – Unwahrheiten. Essays über das „Valsche― in der Pädagogik. Hrsg. Grunder, Hans-Ulrich. Bad Heilbrunn: Klinkhardt. S. 127-132. KRAMER, Sônia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. In: MOREIRA, Antonio F. B. (org.). Currículo: Políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 1999; Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico; p.165-183. 67 LIMA, JOSÉ OSSIAN GADELHA DE. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, s/n, n. 136, p. 1 – 7, Setembro 2012. ISSN 15196186. Citado na página 12. LIMA, JOSÉ OSSIAN GADELHA DE. Do período colonial aos nossos dias: uma breve história do Ensino de Química no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 140, p. 1 – 9, Janeiro 2013. Citado na página 12. MAGGI, L.; MAGALHÃES, N. excelência com equidade ensino médio: A dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas. [S.l.], 2015. Citado na página 72. Manual de Operacionalização da Portaria SEEDUC 419-2013 - AVALIAÇÃO ESCOLA PÚBLICA-RJ. Markham, T. (2011). Project Based Learning. Teacher Librarian, 39(2), 38-42. PARANÁ. Secretaria de estado da Educação do Paraná. Superintendência da educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ciências. Curitiba, 2008. Pell, T, Galton, M, Steward, S, Page, C & Hargreaves, L, 2007, Promoting group work at key stage 3: solving na attitudinal crisis among young adolescents?, Research Papers in Education, 22(3), 309-32. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, 2009, 10 (2), 249-266. ESCALA DE MOTIVAÇÃO: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA MOTIVATION SCALE (M.S.) DE REMPEL, HOLMES & ZANNA. José de Abreu Afonso & Isabel P. Leal ISPA, Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde. PYATT, Kevin; SIMS, Rod. Virtual and physical experimentation in inquiry-based science labs: attitudes, performance and access. Journal of Science Education and Technology, New York, v. 21, p. 133-147, 2011. REESE, WILLIAM. 2001. "The Origins of Progressive Education." History of Education Quarterly 41:1–24. Relatórios Econômicos OCDE: Brasil © OECD 2018, p.30-31. 68 RESENDE, T. F.; NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. Escolha do estabelecimento de ensino e perfis familiares: Uma Faceta a mais das desigualdades escolares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n.117, p. 953-970, out./dez. 2011. Review: A GENERAL SEMANTICIST IN THE CLOSET: The Interpretive Community of Stanley Fish. Reviewed Work: Is There A Text In This Class? The Authority of Interpretive Communities by Stanley Fish. Review by: Catherine M. Lynch ETC: A Review of General Semantics Vol. 38, No. 4 (Winter 1981), pp. 430-433. ROGERS, DANIEL T. 1982. "In Search of Progressivism." Reviews in American History 10 (4):113–132. ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. Sharma HL, Poonam. Constructivist Approach for Teaching English: Making Sense of Paradigm Shift from the Traditional Approach. International Journal of Science and Research (IJSR). 2016, 5(10). Shuell, T. J. (1996). Teaching and learning in a classroom context. In D. C. Berliner, & R. C. Calfee, Handbook of educational psychology (pp. 726–764). New York: MacMillan. The Early Works of John Dewey, Volume 5, 1882 - 1898: Early Essays, 1895-1898 (Collected Works of John Dewey). The new taxonomy of educational objectives / Robert J. Marzano, John S. Kendall.—2nd ed, 2007. TOFFLER, A. FUTURE SHOCK- Bantam edition published August 1971. TYACK, DAVID. 1974. The One Best System: A History of American Urban Education. Cambridge, MA: Harvard University Press. VOLPATO, G. L. Dicas para redação científica. São Paulo: Diagrama, 2010. VOLPATO, G.L. Método Lógico para Redação Científica. Best Writing: Botucatu, 2011. Volpato, G.L. The Power of scientific writing and publication. Braz. J. Vet. Pathol. v.5(1), p.1-3,2012. 69 VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. VOLPATO, Gilson Luiz; BARRETO, Rodrigo Egydio. Elabore Projetos Científicos Competitivos. 1. ed. Botucatu: Best Writing, 2014. ISBN 978-85-64201-05-7. VOLPATO, G. L. Guia prático para a redação científica. Best Writing: Botucatu, 2015. Webb, N. M., & Palincsar, A. S. (1996). Group processes in the classroom. In D. C. Berliner & R. C. Calfee (Eds.), Handbook of educational psychology (pp. 841–873). New York: Simon & Schuster Macmillan. WESTBROOK, ROBERT B. 1991. John Dewey and American Democracy. Ithaca, NY: Cornell University Press. ZILVERSMIT, ARTHUR. 1993. Changing Schools: Progressive Education Theory and Practice, 1930–1960. Chicago: University of Chicago Press. Zhu, C. (2012). Student satisfaction, performance and knowledge construction in online collaborative learning. Educational Technology & Society, 15(1), 127–137. - http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2011_2 013/nivel_socioeconomico/nota_tecnica_indicador_nivel_socioeconomico.pdf. acessado em: 02/2011. - https://extra.globo.com/noticias/rio/pais-dormem-na-flia-para-tentar-garantir-vaga-para- filhos-em-colegio-estadual-premiado-23413388.html. acessado em: 02/2017.por
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72339/2020%20-%20S%c3%a9rgio%20Henrique%20dos%20Santos%20Mendes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6367
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-02-28T13:39:27Z No. of bitstreams: 1 2020 - Sérgio Henrique dos Santos Mendes.pdf: 1623071 bytes, checksum: 17d53f386760c713784d690575a2ff10 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T13:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Sérgio Henrique dos Santos Mendes.pdf: 1623071 bytes, checksum: 17d53f386760c713784d690575a2ff10 (MD5) Previous issue date: 2020-05-15eng
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020 - Sérgio Henrique dos Santos Mendes.pdf2020 - Sérgio Henrique dos Santos Mendes1.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.