Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Michel Carvalho Soares da-
dc.date.accessioned2024-01-17T16:37:37Z-
dc.date.available2024-01-17T16:37:37Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Michel Carvalho Soares da. Laços de família: incesto e homossexualidade no cinema brasileiro da década de 2000. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15765-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo tratar das representações e repercussões de personagens homossexuais protagonistas no cinema brasileiro durante a década de 2000. Para o escopo do trabalho, analiso dois filmes realizados no período: A Festa da Menina Morta (2008), dirigido por Matheus Nachtergaele e Do Começo ao Fim (2009), de Aluizio Abranches. Ambas as obras possuem como elemento central de suas narrativas práticas homoafetivas entre parentes consanguíneos. Sustento que em tais películas, o tabu do incesto, prática considerada abjeta, social e moralmente condenável, é tratado num esforço contínuo em torná-lo palatável ao espectador - seja na extrema beleza dos atores, na estética fílmica clean e asséptica, na inexistência de conflitos entre o casal e demais membros da família; seja nas interfaces entre sexualidade/religiosidade, santidade/luto/expurgação, recursos estilísticos contemplativos e experimentais; demonstrando, assim, uma “cosmética” do incesto. Por meio de dados coletados em entrevistas, análise fílmica e críticas cinematográficas veiculadas no jornal “O Globo”, sobreponho beleza e abjeção, o grotesco e o sublime, para versar acerca das imbricações entre antropologia e cinema, homossexualidade e incesto, natureza e cultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectIncestopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectCinema Brasileiropt_BR
dc.subjectBrazilian Cinemapt_BR
dc.subjectIncestpt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.titleLaços de família: incesto e homossexualidade no cinema brasileiro da década de 2000pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to address the representations and repercussions of gay main characters in Brazilian cinema during the 2000s. The work is focused on two films shot in the period: A Festa da Menina Morta (2008), directed by Matheus Nachtergaele, and Do Começo ao Fim (2009), directed by Aluizio Abranches. Both films have as central element of theirs plots the relationships and struggles that arise from sexual practices between people with blood relations. I argue that the incest taboo, practice viewed as abject and morally and socially reprehensible among the cultures in the world , is treated in those two films with a continuous effort of making it palatable to the viewer. Be it through the dire beauty of the actors, the clean and aseptic filmic aesthetic, the absence of conflict between the couple and other members of the family; or in the articulations between sexuality and religiosity, holiness and purge, among others contrasts, that make the stylish recourses experimental and contemplative, the directors end up creating a “cosmetology” of the incest. Also, through data collected in interviews with the directors, critics’ reviews conveyed in the newspaper “O Globo” and through analysis of the films themselves, I tried to analyze and overlap some concepts, such as beauty and abject, sublime and grotesque, purity and danger, to discuss the imbrications between cinema and anthropology, homosexuality and incest, nature and culture.en
dc.contributor.advisor1Carvalho, Eliska Altmann de-
dc.contributor.advisor1ID024.450.667-19pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056121209700995pt_BR
dc.contributor.referee1Benítez, María Elvira Díaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992141930726548pt_BR
dc.contributor.referee2Guedes, Moema de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8696769275634217pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Ana Paula Alves-
dc.contributor.referee4Rinaldi, Alessandra de Andrade-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189275262268204pt_BR
dc.contributor.referee5Freire, Mariana Baltar-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373795601350092pt_BR
dc.creator.ID125.284.107-86pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828611125533289pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.relation.references1. ALTMANN, Eliska. O Brasil imaginado na América Latina: a crítica de Glauber Rocha e Walter Salles. Rio de Janeiro: Contra capa Livraria/FAPERJ, 2010. 2. AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme: cinema estatal brasileiro em sua época de ouro (19977 – 1981). Niterói: EdUff, 2011. 3. AUGRAS, Monique. As fontes explícitas da obra antropológica de Freud. In: Psicologia e Cultura: alteridade e dominação no Brasil. Nau, 1985. 4. BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. São Paulo: Círculo do Livro, 1995. 5. BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada. São Paulo: Perspectiva, 1988. 6. BENTES, Ivana. “Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome”. In Alceu, v. 8, n. 15, jul./dez., pp. 242-255, 2007. 7. BERNARDET, Jean Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. 8. BÍBLIA, Livro de Levítico. Bíblia Sagrada . São Paulo. Edições Paulinas, 1990. Capítulo 18, versículo 23. 9. BRAH, Avtar. “Diferença, Diversidade, Diferenciação”. In: Cadernos Pagu, n° 26, Junho/2006, pg. 329376. 10. BRAZ, Camilo Albuquerque de. Macho versus Macho: um olhar antropológico sobre práticas homoeróticas entre homens em São Paulo. In: Cadernos Pagu, n 28, Campinas. Janeiro-Junho de 2007. 11. BREDER, Debora. Do mito ao... cinema: a incestuosa gemeidade (Um close sobre a figura dos gêmeos nas narrativas contemporâneas). Tese de Doutorado apresentada ao PPGA/UFF, Niterói, 2008. 12. ______. Das utopias e revoluções: representações sobre o incesto em Le souffle au coeur, de Louis Malle. Tempos Históricos, v. 15, p. 114-137, 2011. 13. ______. Louis Malle e a paixão do incesto: notas sobre Le Souffle au coeur & Damage. Devires, v. 5, p. 173183, 2008. 14. BUTCHER, Pedro. A Dona da História: origens da Globo Filmes e seu impacto no audiovisual brasileiro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. 15. BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. Nova York, Routledge, 1993. 16. ______. O clamor de Antígona: parentesco entre a vida e a morte. Florianópolis: Editora UFSC, 2014. 17. ______. O Parentesco é sempre tido como heterossexual? Cadernos Pagu (21) 2003: pp 219-260. 18. ______. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 19. ______. Undoing Gender. New York: Routledge, 2004a, 273 p. 20. CAETANO, Daniel: VALENTE, Eduardo; MELO Luís Alberto Rocha: OLIVEIRA JR, Luiz Carlos. “1995 – 2005: Histórico de uma década”. IN: CAETANO, Daniel (org.) Cinema Brasileiro 1995-2005 – Ensaios sobre uma década. Rio de Janeiro: Azougue, 2005. 21. CAIUBY NOVAES, Sylvia & MENEZES, Paulo (coords). Imagem em foco nas ciências sociais. Projeto temático enviado à Fafesp em 1998. 22. CANCLINI, Néstor García (1980): A socialização da Arte – teoria e prática na América Latina. São Paulo: Editora Cultrix. 23. CESÁRIO, Lia Bahia. ”Majors e Globo Filmes: uma parceria de sucesso no cinema nacional”. IN: FABRIS, Mariarosaria; SOUZA, Gustavo: Ferraraz, Rogério. Et al (orgs.) X Estudos de Cinema e Audiovisual Socine. São Paulo: Socine, 2010. 24. CLASTRES, Pierre. “Vida e Morte de um Pederasta” in: Crônica dos índios Guayaki: o que sabem os Aché, caçadores nômades do Paraguai. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. 25. DAS, Veena e POOLE, Deborah. State and its Margins: Comparative ethnographies. In: DAS, Veena e POOLE, Deborah. Anthropology in the Margins of the State. New Mexico: School of American Research Press, 2004. 26. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo - Capitalismo e Esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2011. 27. DÍAZ BENÍTEZ, María Elvira. Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 28. ______ e FÍGARI, Carlos (Org.). Prazeres Dissidentes. Rio de Janeiro, Garamond, 2009. 29. ______. Sexo com animais como prática extrema no pornô bizarro. In: Cadernos Pagu, Vol, 38, 2012. 30. DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectiva, 2011. 31. FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988. 32. ______. Da amizade como modo de vida. Entrevista de Michel Foucault a R. de Danet e J. Le Bitoux. Jornal Gai Pied, n 25, 25 de Abril de 1981, PP 3839. 33. ______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1989. 34. ______. O Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 35. FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. 36. GAGNON, John. Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. 37. GEERTZ, Clifford. “A arte como um sistema cultural.” In: ______ O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Editora Vozes, 2004. 38. GREGORI, Maria Filomena. Prazeres perigosos: erotismo, gênero e limites da sexualidade. Tese de livre docência, Departamento de Antropologia, IFCH, Universidade Estadual de Campinas, 2010. 39. ______. Relações de violência e erotismo. In: Cadernos PAGU (20), Cadernos PAGU (28), Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero PAGU/Unicamp, 2003. 40. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, Zahar, 1978. 41. HALBERSTAM, Jack. In a Queer Time and Place: Transgender Bodies, Subcultural Lives. New York: New York University Press, 2005. 42. HÉRITIER AUGÉ, F. “Incesto” in: Diccionario Akal de Etnología y Antropología. Madrid: Ediciones Akal, 2008. 43. HÉRITIER, Françoise. Symbolique de l’inceste et de sa prohibition. In: IZARD, M.; SMITH, P. (org.). La fonction symbolique. Paris: Gallimard, 1979. 44. ______. Les deux soeurs et leur mère. Paris: Éditions Odile Jacob, 1994. 45. ______. Un problème toujours actuel: l‟inceste et son universelle prohibition. In: Collegium Budapest. Institute for Advanced Study, Public lecture, n. 10, 1996. 46. HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem violência: etnografia de um cinema provocador. São Paulo: terceiro Nome, 2002. 47. ______. Antropólogos vão ao cinema – observações sobre a constituição do filme como campo. Revista Cadernos de Campo. São Paulo, USP, 1998. 48. HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002. 49. JÚNIOR, José Duarte Barbosa. “Eu gosto de cu de homem”; homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009). Bagoas, v. 9, n. 12, p. 85- 99, 2015. 50. KAYSER, Wolfgang. O Grotesco. São Paulo, Perspectiva, 1986 51. KRAFT-EBING, Richard Von. Psychopatia sexualis. São Paulo, Martins Fonte. 2001. 52. KRISTEVA, Julia. Powers of Horror: an essay on abjection. Nova York, Columbia University Press, 1982. 53. LAIDLAW, James. “For an anthropology of ethics and freedom. In: Journal of the Royal Anthropological Institute, Vol. 8, n° 2, 2002. 54. LANDES, Ruth. A Cidade das Mulheres. Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2002. 55. LEITE JR, Jorge. A Pornografia Contemporânea e a Estética do Grotesco. IN: Revista (In) Visível. Edição zero – Setembro de 2011. 56. ______. Transitar para onde? Monstruosidade, (Des) Patologização, (In) Segurança Social e Identidades Transgêneras. In: Revista Estudos Feministas. Florianópolis. Maio-Agosto de 2012. 57. LIMA, Fátima. Corpos, Gêneros, Sexualidades: Políticas de Subjetivação. 2 ed – Ver atual. Porto Alegre. Rede Unida, 2014. 58. LOURO, Guacira Lopes. “Cinema e Sexualidade”. IN: Educação & Realidade. Porto Alegre, Vol. 33, n 01, jan – jun, 2008. 59. MAHMOOD, Saba. Politics of Piety. The Islamic revival and the feminist subject. Princeton, Princeton University, 2005. 60. ______. “Teoria Feminista, Agência e Sujeito Liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egipto”. In: Etnográfica, Vol. 10, n°1, 2006, pg. 121-158. 61. MEAD, Margareth & MÈTRAUX, Rhoda (orgs.). The Study of Cultures at a Distance. Chicago, The University Chicago Press, 1953. 62. MISKOLCI, Richard & SIMÕES, Júlio Assis. 2007. “Apresentação: Sexualidades Disparatadas”. In Dossiê Sexualidades Disparatadas. Cadernos Pagu. N. 28. Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero Pagu UNICAMP. 63. MORENO, Antônio. A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro, EdUff, 2002. 64. MORIN, Edgar. “A alma do cinema”. In XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro, Graal, 1991. 65. ______. Cahiers internationaux de Sociologie. Nouvelle Serie, Vol. 17, Paris: Presses Universitaires de France, 1954. 66. NEEDHAM, R. “Remarks on the Analysis of Kinship and Marriage” in R. Needham (ed.), Rethinking Kinship and Marriage. London: Tavistock, 1971. 67. NUSSBAUM, Martha. El ocultamiento de lo humano. Repugnancia, verguenza y ley. Buenos Aires: Katz, 2006. 68. OLIVEIRA, Andrey Pereira de. Victor Hugo e o Manifesto do Drama Romântico. In: Revista Espaço Acadêmico. N 46. Março de 2005. 69. OLIVEIRA, Marcos de Jesus. Confissões da Carne: Uma experiência clínica de atendimento psicoterapêutico a transexuais. Tese apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília / UNB, 2013. 70. PELÚCIO, Larissa. Abjeção e Desejo: uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de aids. São Paulo. Annablume. Fafesp, 2009. 71. PERLONGHER, Nestor. 1987. O negócio do michê: prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Brasiliense. 72. PIAULT, Marc Henri. “A antropologia e a ‘passagem à imagem’”. Cadernos de Antropologia e Imagem 1 – Antropologia e Cinema: primeiros contatos. Rio de Janeiro, 1993. 73. PRECIADO, Beatriz. Manifiesto Contrasexual. Anagrama: Barcelona, 2011. 74. ______. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista de Estudos Feministas. Florianópolis, v. 19, n. 01, abril 2011. 75. ______. Testo Yonqui. Madri. España, 2008. 76. PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas. Florianópolis, v. 10, n. 1, Jan., 2002. 77. RUBIN, Gayle. O tráfico de mulheres: Notas sobre a “Economia Política” do Sexo. Recife: SOS Corpo, 1993. 78. RUBIN, Gayle. “Thinking Sex: notes for a radical theory of the politics of sexuality”. In: NARDI, P. M.; SCHNEIDER, B. E. (Ed.). Social perspectives in lesbian and gay studies: a reader. New York: Routledge, 1998. 79. ROCHA, Glauber. “A Estética da Fome”. In Revista Civilização Brasileira, ano 1, n. 3, pp.165, 1965. 80. RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. 2 ed. Achiamé: Rio de Janeiro, 1980. 81. ROSENFELD, Anatol. A visão grotesca. In: Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1976. 82. SANTOS, Guilherme Marcondes dos. Arte, crítica e curadoria: diálogos sobre autoridade e legitimidade. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia PPGSA, Rio de Janeiro, 2014. 83. SHOHAT, Ella & STAM, Robert. “Estereótipos, realismo e representação racial”. Imagens. Campinas, n 05, ago – dez, 1995. 84. SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro, Maud, 2002. 85. SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. Tradução de FIGUEIREDO, R. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 86. LÉVI-STRAUSS, Claude. As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 2003. 87. ______. De perto e de longe. São Paulo: Cosac Naify, 2005. 88. VIANNA, Adriana e FARIAS, Juliana. A guerra das mães: dor e política em situações de violência. Cadernos Pagu n.37, pp. 79-116, 2011. 89. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002. 90. ______. Filiação intensiva e aliança demoníaca. Novos Estudos, v. 77, Março, 2007. 91. ______. ARAÚJO, R.B de. “Romeu e Julieta e a Origem do Estado” In: VELHO, G. (org.) Arte e Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1977 92. WEAKLAND, John H. “Na Analyses of Seven Cantonese Films”. In MEAD, Margareth & MÈTRAUX, Rhoda (orgs.). The Study of Culture at a Distance. Chicago, The University Chicago Press, 1953. 93. Créditos das Fotografias: Site Uol Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.