Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15772
Tipo do documento: Dissertação
Title: “A OAB vai à escola” educação e cidadania nas escolas públicas de ensino médio na região da 29a subseção da ordem dos advogados do brasil do Rio de Janeiro – Campo Grande
Other Titles: “The OAB* goes to school” education and citizenship in public high schools in the region of the 29th subsection of brazilian bar association – Campo Grande
Authors: Silva, Idaiana Benevenuto da
Orientador(a): Silva, Wanderley da
Primeiro membro da banca: Silva, Wanderley da
Segundo membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Terceiro membro da banca: Nascimento, Giovani Do
Keywords: Educação;Direito;Cidadania;Ordem dos Advogados do Brasil;Ensino Médio;Rio de Janeiro;Campo Grande;Escola;A OAB vai à Escola;Education;Law;Citizenship;Brazilian Bar Association;High School;Rio de Janeiro;Campo Grande;OAB goes to School
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Abstract: Este estudo tem como objetivo verificar se o ensino de noções de Direito no Ensino Médio pode ampliar a compreensão e acesso à Cidadania – que é uma das finalidades da educação brasileira, descrita na Constituição Federal de 1988 e em outros documentos legais. Recorremos à observação de um projeto social voluntário implantado pela Ordem dos Advogados do Brasil como referência para entendermos a importância e o impacto do conhecimento de noções de Direito na formação cidadã do aluno de Ensino Médio. A comissão “A OAB vai à Escola”, que tem como objetivo levar noções de Direito para as escolas públicas e particulares, visa contribuir com o acesso à ampliação da cidadania, conta com advogados voluntários que realizam palestras sobre temas ligados ao Direito, com foco na cidadania. Optamos por acompanhar a comissão da 29a subseção da OAB/RJ, localizada no bairro de Campo Grande, para entendermos a forma de atuação, metodologia e acompanhar seus resultados. A metodologia utilizada no presente estudo – pesquisa de campo – foi a de aplicação de questionários e observação. Como base teórica, recorremos à noção de cidadania clássica de Tomas H. Marshall, cidadania como acesso a diretos civis, políticos e sociais. Dentro do campo da educação optamos pela interpretação da educação emancipadora com base em Paulo Freire e Demerval Saviani, buscando entender até que ponto tal conhecimento pode contribuir para a formação cidadã e não reprodutivista. Concluímos que o projeto tem boa aceitação e é bem-visto pela comunidade escolar. Os alunos conseguem entender a importância e conseguem assimilar e aproveitar bem os assuntos levados pela comissão, a ponto de acreditarem ser importante que o conhecimento de noções do Direito faça parte do currículo escolar, mesmo que apenas por palestras eventuais. O projeto não tem matriz ou orientação curricular a ser seguida nacionalmente nem regionalmente, o que a expõe a direcionamentos, mas que também potencializa a sua capilaridade e aceitação social.
Abstract: This study aims to verify if the teaching of knowledge of Law in High School can increase the understanding and access to Citizenship. Citizenship, which is one of the purposes of Brazilian education, described in the Federal Constitution of 1988 and in other legal documents. We had to resort to the observation of community social project implemented by the Brazilian Bar Association, as a reference to understand the importance and impact of the knowledge and notions of Law in the citizenship formation of the high school student. The “OAB goes to School” Commission, which aims to bring notions of Law to public and private schools, aims to contribute to the access to the expansion of citizenship, has volunteer lawyers who give lectures on topics related to Law with a focus on Citizenship. We chose to accompany the Commission of the 29th subsection of the OAB/RJ, located in Campo Grande neighborhood, in order to understand the form of action, methodology and monitoring the results. The methodology used in the present study, field research, was the application of questionnaires and observation. As a theoretical basis, we use Tomas H. Marshall's notion of classical citizenship, citizenship as access to civil, political and social rights. Within the field of education, we opted for the interpretation of emancipatory education based on Paulo Freire and Demerval Saviani, seeking to understand to what extent such knowledge can contribute to citizen and non-reproductive education. We conclude that the project is well accepted and well-regarded by the school community. The students understand the importance and were able to assimilate and make good use of the subjects raised by the committee, to the point of believing it is important that knowledge of notions of Law is part of the school curriculum, even if only through occasional lectures. The project doesn’t have a matrix or curriculum guidance to be followed nationally or regionally, which exposes it to direction, but which also enhances its capillarity and social acceptance.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15772
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Idaiana Benevenuto da Silva.Pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.