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dc.contributor.authorPortugal, Carla Gomes dos Santos-
dc.date.accessioned2024-02-16T00:43:56Z-
dc.date.available2024-02-16T00:43:56Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationPORTUGAL, Carla Gomes dos Santos. Quí­mica em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Quí­mica. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849-
dc.description.abstractO ensino de Química muitas vezes é pouco atrativo para os alunos devido à dificuldade de relacionar a teoria com a prática. Nesse sentido é preciso que o professor utilize estratégias pedagógicas que permitam contextualizar suas aulas com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho buscou na temática plantas medicinais propor a montagem de um Circuito Móvel Sensorial utilizando ferramentas metodológicas que podem contribuir para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos sobre indicadores ácido-base e funções orgânicas para os alunos do Ensino Médio. As etapas da pesquisa despertaram o interesse dos alunos nas aulas onde os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e relacionados com o cotidiano. O uso de metodologias alternativas em sala de aula despertou nos alunos o interesse e a participação nas atividades propostas construindo conhecimentos através de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectMedicinal plantspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleQuímica em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Químicapt_BR
dc.title.alternativeChemistry in all senses: a contextualized approach to Chemistry Teachingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherChemistry teaching is often unattractive for students due to the difficulty of relating theory to practice. In this sense, teachers need to use pedagogical strategies that allow their classes to be contextualized with the students' daily lives. The present work sought in the thematic medicinal plants to propose the assembly of a Sensory Mobile Circuit using methodological tools that can contribute to improve the understanding of the theoretical contents on acid-base indicators and organic functions for high school students. The stages of the research aroused the interest of the students in the classes where the contents were presented in a contextualized way and related to the daily life. The use of alternative methodologies in the classroom aroused the students' interest and participation in the proposed activities, building knowledge through meaningful learning.en
dc.contributor.advisor1Santos, Andressa Esteves de Souza dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7841-484Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512588830326615pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Vanessa Gomes Kelly-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680233984756706pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Andressa Esteves de Souza dos-
dc.contributor.referee2Araújo, Rosangela Vidal de Souza-
dc.contributor.referee3Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee4Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-4297-0178pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2593889210965083pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
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