Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15972
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Natanael de Freitas-
dc.date.accessioned2024-02-28T11:07:15Z-
dc.date.available2024-02-28T11:07:15Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Natanael De Freitas. Dzi Croquettes e Secos & Molhado: masculinidades disparatadas. 2022. 325 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Natanael de Freitas. Dzi Croquettes e Secos & Molhados: masculinidades disparatadas. 2022. 325 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15972-
dc.description.abstractO presente trabalho investigou a produção das masculinidades disparatadas a partir da invenção dos Dzi Croquettes e dos Secos & molhados no âmbito da política sexual da ditadura civil-militar (1968-1976). A partir das noções de contraconduta e de performatividade, focalizou-se um conjunto heterogêneo de performances, de representações, de apresentações, de música e de teatralidade que complexificam uma visão parcial e simplista dos enunciados normativos de masculinidade e feminilidade que atravessavam e constituíam os discursos dos ideólogos da ditadura. A contribuição e inovação deste trabalho, consiste em abordar concomitantemente a história desses grupos, tendo a amizade como um dos seus principais vetores. Conclui-se que os Dzi Croquettes e os Secos & Molhados colaboraram para desestabilizar uma concepção hegemônica de masculinidade belicosa, em grande medida, modulada por noções de virilidade e de dominação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDzi Croquettespt_BR
dc.subjectSecos & Molhadospt_BR
dc.subjectmasculinidades disparatadaspt_BR
dc.subjectditadura civil-militarpt_BR
dc.subjectdisparate masculinitiespt_BR
dc.subjectcivil-military dictatorshippt_BR
dc.titleDzi Croquettes e Secos & Molhados: Masculinidades Disparatadaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe present work investigated the production of disparate masculinities from the invention of Dzi Croquettes and Secos & Molhados in the scope of the sexual policy of the civil-military dictatorship (1968-1976). From the notions of counter-conduct and performativity, we focused on a heterogeneous set of performances, representations, presentations, music and theatricality that complicate a partial and simplistic view of the normative statements of masculinity and femininity that crossed and constituted the discourses of the ideologues of the dictatorship. The contribution and innovation of this work is to approach the history of these groups at the same time, having friendship as one of its main vectors. It is concluded that the Dzi Croquettes and the Secos & Molhados collaborated to destabilize a hegemonic conception of bellicose masculinity, to a large extent, modulated by notions of virility and domination.pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Fábio Henrique-
dc.contributor.advisor1ID144.373.218-47pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1544-7967pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193368748768771pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Alessandra de Andrade-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3805-0578pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189275262268204pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria da Glória de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824pt_BR
dc.contributor.referee3Grabois, Pedro Fornaciari-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8994036833367177pt_BR
dc.contributor.referee4Maior Júnior, Paulo Roberto Souto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-6574-8277pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913702639406017pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Rafael França Gonçalves dos-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-3662-2456pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9958034812497049pt_BR
dc.creator.ID103.526.617-20pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7532-4312pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3252227264923513pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Miguel de. Primavera nos dentes: a história dos Secos & Molhados. São Paulo: Três Estrelas, 2019. ALVAREZ, Raphael; ISSA, Tatiana. Dzi Croquettes. Direção de Raphael Alvarez e Tatiana Issa. Rio de Janeiro: TRIA Productions; Produções Artísticas; Canal Brasil, 2010.1 DVD (110min.). BARCELOS, Ciro; BRITO, Sandra. Dzi Croquettes, te contei? Uma história em fotos e depoimentos Rio de Janeiro: Gráfica Stamppa, 2013. CONRAD, Gerson. Meteórico Fenômeno – memórias de um ex-Secos & Molhados. São Paulo: Anadarco, 2013. LIDOKA. Uma vida frenética. Rio de Janeiro: Obliq Press, 2012. LOBERT, Rosemary. A palavra mágica: a vida cotidiana dos Dzi Croquettes. Campinas: Editora Unicamp, 2010. MATOGROSSO, Ney. Vira-lata de raça. São Paulo: Tordesilhas, 2019. SABADIN, Celso; UCHA, Francisco. Moracy do val show! São Paulo: Martins Fontes, 2019. TONELLI, Bayard. Dzi’in’verso. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2008. Jornais: CALDAS, Gracinha. As ligadas. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, n. 15.948, 14 mar. 1974. p. 15. CARVALHO, Alberto Carlos de. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, sexta-feira, 31 de março de 1978, p. 5. DIÁRIO DE NOTICIAS. Rio de Janeiro, n. 14.815, 13 fev. 1971. ______. Rio de Janeiro, n. 15.921, 08 fev. 1974. DO VAL, Moracy. Entrevista com Moracy do Val. [Entrevista cedida a] Celso Sabadin. Dois pontos. [S.l.], dez. 2013. Disponível em: <https://doispontosblog.wordpress.com/entrevistas/moracy-do-val/>. Acesso em: 12 jun. 2020. 304 FOLHA DE SÃO PAULO. Ney Matogrosso e Nação Zumbi vão tocar Secos e Molhados no Rock in Rio. In: ______. Ilustrada. São Paulo, 10 fev. 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/02/1857521-ney-matogrosso-e-nacao-zumbi-vao-tocar-secos-e-molhados-no-rock-in-rio.shtml?mobile. Acesso em: 05 jun.2020. ______. São Paulo, n. 15879, 7 dez. 1972. ______. São Paulo, n. 15879, 7 dez. 1972. Caderno Ilustrada, p. 62. ______. São Paulo, n. 15882, 10 dez. 1972. Caderno de Domingo, p. 98. ______. São Paulo, n. 16119, 6 ago. 1973. Caderno Ilustrada, p. 13. HISTÓRIA DA DITADURA. Dzi Croquettes – Bayard Tonelli. [S.l.]: HISTÓRIA DA DITADURA, 2019. 1 vídeo (1h15min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IBVa4VnDMc0&t=3724s. Acesso em: 08 mai. 2020. ______. Dzi Croquettes – Cláudio Tovar. [S.l.]: HISTÓRIA DA DITADURA, 2018. 1 vídeo (17min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KRF18K0DIn8&t=308s. Acesso: 08 mai. 2020. ______. Dzi Croquettes – Ciro Barcelos. [S.l.]: HISTÓRIA DA DITADURA, 2019. 1 vídeo (13min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Dqtka9xC8T8. Acesso: 08 mai. 2020. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, n. 55, 11 jun. 1970, Caderno B, p. 5. ______. Rio de Janeiro, n. 173, 26 out. 1970. Revista de Domingo, p. 8. ______. Rio de Janeiro, n. 233, 06 jan. 1971. 1º Caderno, p.10. ______. Rio de Janeiro, n. 196, 21 out. 1973. Revista de Domingo, p. 4. ______. Rio de Janeiro, n. 302, 07 fev. 1974. Caderno B, p. 10. ______. Rio de Janeiro, n. 318, 22 fev. 1974. 1º Caderno, p. 10. ______. Rio de Janeiro, n. 322, 28 fev. 1974. 1º Caderno, p. 10. ______. Rio de Janeiro, n. 329, 07 mar. 1974. 1º Caderno, p. 24. ______. Rio de Janeiro, n. 335, 13 mar. 1975. Caderno B, p. 3. 305 ______. Rio de Janeiro, n. 337, 15 mar. 1974. 1º Caderno, p. 24. LAMPIÃO DA ESQUINA. Rio de Janeiro, ano 1, n. 2, 25 jun. a 25 jul. 1978. p. 7. ______. Rio de Janeiro, ano 1, n. 2, 25 de jun. a25 jul. 1978, p. 7. MACIEL, Luiz Carlos. Underground. O Pasquim, Rio de Janeiro, n. 53, 25 jun. a 01 jul. 1970. p. 21. MANCHETE. Rio de Janeiro: Bloch Editores S.A., n. 1413, 19 mai. 1979. MEDEIROS, Rosane. Chico & Caetano. In: ______. Pura memória de algum lugar. São Paulo, 25 jul. 2011. Disponível em: <http://puramemoriadealgumlugar.blogspot.com/2011/07/chico-caetano.html>. Acesso em: 03 jun. 2020. MELLO, Fernando Figueiredo. Musical Hair estreia no Brasil. In: ______. Efemérides do Éfemello. São Paulo, 08 out. 2014. Disponível em: <https://efemeridesdoefemello.com/2014/10/08/musical-hair-estreia-no-brasil/>. Acesso em: 08 mai. 2020. O PASQUIM. Rio de Janeiro, n. 151, 23 mai. 1972. RANGEL, Maria Lúcia. Dzi Croquete Internacional: as alegrias e loucuras de uma família. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 302, 07 fev. 1974. Caderno B, p. 10. SILVA, Walter. Secos e molhados e Moracy. Folha de São Paulo, São Paulo, n. 16406, 20 mai. 1974. Caderno Ilustrada, p. 16. SOUZA, Tárik de. Do dó à rouquidão. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 289, 24 jan. 1974. Caderno B, p. 2. ______. Humor/Rumores. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 48, 26 mai. 1974. Caderno B, p. 5. ______. Secos & Molhados: um caso nefasto de renda mal distribuída. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 126, 12 ago. 1974. Caderno B, p. 5. TONELLI, Bayard. Entrevista com Bayard Tonelli. [Entrevista cedida a] Mauro Morais. Tribuna de Minas. Juiz de Fora, ago. 2019. Disponível em: <https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/18-08-2019/como-era-transgredir-na-ditadura-bayard-tonelli-conta.html>. Acesso em: 08 mai. 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Natanael de Freitas Silva.Pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.