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Tipo do documento: Dissertação
Title: Letramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racial
Other Titles: Historical culture, historical consciousness and racial identity: a proposal for historical and racial literacy
Authors: Lemos, André Luiz do Carmo Barbosa
Orientador(a): Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Guimarães, Geny Ferreira
Terceiro membro da banca: Alves, Ronaldo Cardoso
Keywords: Ensino de História;Didática da História;Letramento Racial;Cultura Histórica;Antirracismo;History Teaching;History Didactics;Racial Literacy;Historical Culture;Antiracism
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citation: LEMOS, André Luiz do Carmo Barbosa. Letramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racial. 2022. 264 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Abstract: Este estudo teve por objetivo pesquisar a construção de identidade racial e experiências de racialização de jovens estudantes do Ensino Médio na mobilização de suas consciências históricas presentes nas narrativas produzidas pelos discentes sobre o tema. A partir da experiência do docente-pesquisador com os debates no cotidiano escolar, nas aulas de História com jovens e das reflexões sobre aprendizagem histórica, identidade e pertencimento racial, buscaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Didática da História e do Letramento Racial para elaborar atividades que mobilizassem as ideias históricas dos jovens estudantes sobre tais conceitos. As atividades foram os instrumentos que, com o foco na temática racial, provocaram os jovens a expressar concepções, questionamentos, hipóteses e raciocínios sobre suas experiências com o racismo, sua compreensão e interpretação dessas experiências e sua capacidade de comunicar ideias, construir reflexões e argumentos para debater desigualdade racial, antirracismo, consciência racial. O estudo possibilitou analisar elementos do processo de aprendizagem histórica e identidade racial, conduzindo a proposições de como o ensino de História precisa promover o letramento histórico e racial. Os dados produzidos demonstraram que uma cultura histórica sobre raça no Brasil manifesta-se nas ideias dos alunos e que por meio do ensino de História é plausível sofisticar e ampliar um repertório sobre raça e racismo que seja capaz de dar conta das tensões raciais que impactam sua vida prática.
Abstract: This study aimed to investigate the construction of racial identity and experiences of racialization of young high school students in the mobilization of their historical consciousness present in the narratives produced by the students on the subject. Based on the experience of the teacher-researcher’s and on the debates in everyday school life, in History classes with young people and on the reflections on historical learning, identity and racial belonging, theoretical and methodological foundations of the History Didactics and Racial Literacy were sought to develop activities that mobilize young students' historical ideas about such concepts. The activities were the instruments that, with a focus on racial themes, provoked young people to express conceptions, questions, hypotheses and reasoning about their experiences with racism, their understanding and interpretation of these experiences and their ability to communicate their ideas, build reflections and arguments for debating racial inequality, anti-racism, racial consciousness. The study made it possible to analyze elements of the process of historical learning and racial identity, leading to propositions on how the teaching of History needs to promote historical and racial literacy. The data produced showed that a historical culture about race in Brazil manifests itself in student’s ideas and that through the teaching of History, it is plausible to sophisticate and expand a repertoire on race and racism that is capable of dealing with the racial tensions that impact their practical life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16045
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

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