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dc.contributor.authorLemos, André Luiz do Carmo Barbosa-
dc.date.accessioned2024-03-01T20:47:43Z-
dc.date.available2024-03-01T20:47:43Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationLEMOS, André Luiz do Carmo Barbosa. Letramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racial. 2022. 264 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16045-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo pesquisar a construção de identidade racial e experiências de racialização de jovens estudantes do Ensino Médio na mobilização de suas consciências históricas presentes nas narrativas produzidas pelos discentes sobre o tema. A partir da experiência do docente-pesquisador com os debates no cotidiano escolar, nas aulas de História com jovens e das reflexões sobre aprendizagem histórica, identidade e pertencimento racial, buscaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Didática da História e do Letramento Racial para elaborar atividades que mobilizassem as ideias históricas dos jovens estudantes sobre tais conceitos. As atividades foram os instrumentos que, com o foco na temática racial, provocaram os jovens a expressar concepções, questionamentos, hipóteses e raciocínios sobre suas experiências com o racismo, sua compreensão e interpretação dessas experiências e sua capacidade de comunicar ideias, construir reflexões e argumentos para debater desigualdade racial, antirracismo, consciência racial. O estudo possibilitou analisar elementos do processo de aprendizagem histórica e identidade racial, conduzindo a proposições de como o ensino de História precisa promover o letramento histórico e racial. Os dados produzidos demonstraram que uma cultura histórica sobre raça no Brasil manifesta-se nas ideias dos alunos e que por meio do ensino de História é plausível sofisticar e ampliar um repertório sobre raça e racismo que seja capaz de dar conta das tensões raciais que impactam sua vida prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDidática da Históriapt_BR
dc.subjectLetramento Racialpt_BR
dc.subjectCultura Históricapt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHistory Didacticspt_BR
dc.subjectRacial Literacypt_BR
dc.subjectHistorical Culturept_BR
dc.subjectAntiracismpt_BR
dc.titleLetramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racialpt_BR
dc.title.alternativeHistorical culture, historical consciousness and racial identity: a proposal for historical and racial literacyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study aimed to investigate the construction of racial identity and experiences of racialization of young high school students in the mobilization of their historical consciousness present in the narratives produced by the students on the subject. Based on the experience of the teacher-researcher’s and on the debates in everyday school life, in History classes with young people and on the reflections on historical learning, identity and racial belonging, theoretical and methodological foundations of the History Didactics and Racial Literacy were sought to develop activities that mobilize young students' historical ideas about such concepts. The activities were the instruments that, with a focus on racial themes, provoked young people to express conceptions, questions, hypotheses and reasoning about their experiences with racism, their understanding and interpretation of these experiences and their ability to communicate their ideas, build reflections and arguments for debating racial inequality, anti-racism, racial consciousness. The study made it possible to analyze elements of the process of historical learning and racial identity, leading to propositions on how the teaching of History needs to promote historical and racial literacy. The data produced showed that a historical culture about race in Brazil manifests itself in student’s ideas and that through the teaching of History, it is plausible to sophisticate and expand a repertoire on race and racism that is capable of dealing with the racial tensions that impact their practical life.pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Ronaldo Cardoso-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9466-9965pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4261035595905239pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926028366953620pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
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