Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnjos, Maria Lucia Silva dos-
dc.date.accessioned2024-03-05T12:32:48Z-
dc.date.available2024-03-05T12:32:48Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationANJOS, Maria Lucia Silva dos. “Registros” de santos em azulejo no bairro de Ramos: mapeamento digital, iconografia e funções. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16047-
dc.description.abstractA pesquisa visa a mapear a presença de painéis azulejares com iconografia hagiográfica nas residências do bairro Ramos, localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro. A exemplo do que é corrente na bibliografia sobre história da arte e patrimônio em Portugal, convencionou-se nesta pesquisa chamar esses painéis de “registros” de santos em azulejos. Trata-se de peças decorativas, que usualmente são creditadas como desempenhando uma função de proteção para as residências que ornamentam. Embora consideremos os “registros” de santos como um forte traço da herança portuguesa em Ramos, também buscamos abordar o sincretismo com devoções afro-brasileiras que, com certa frequência, aparece implicado nos painéis encontrados em Ramos. Nossa pesquisa apresenta, ainda, a catalogação dos “registros” azulejares no bairro, a partir do qual propõe um mapa digital interativo de suas ocorrências e análises quantitativas, a fim de verificar quais são as devoções mais frequentes. Finalizamos trazendo considerações a respeito dos significados e funções dos “registros” de santos em Ramos, a partir de entrevistas feitas diretamente com parcela dos moradores do bairro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAzulejariapt_BR
dc.subjectRegistros de santopt_BR
dc.subjectMapeamento digitalpt_BR
dc.subjectBairro de Ramos/Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTilespt_BR
dc.subjectsaint recordspt_BR
dc.subjectDigital mappingpt_BR
dc.subjectNeighborhood of Ramos /Rio de Janeiropt_BR
dc.title“Registros” de santos em azulejo no bairro de Ramos: mapeamento digital, iconografia e funçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe research aims to map the presence of tile panels with hagiographic iconography in the homes of the Ramos neighborhood, located in the North Zone of the municipality of Rio de Janeiro. Like what is current in the bibliography on art history and heritage in Portugal, it was agreed in this research to call these panels of records of saints in tiles. These are decorative pieces, which are usually credited with performing a protective function for the homes they decorate. Although we consider the records of saints to be a strong trait of Portuguese heritage in Ramos, we also seek to address syncretism with Afro-Brazilian devotions that, with some frequency, appears involved in the panels found in Ramos. Our research also presents the cataloging of the tile records in the neighborhood, from which it proposes an interactive digital map of its occurrences and quantitative analyzes, in order to verify which are the most frequent devotions. We conclude by bringing considerations about the meanings and functions of the saints' records in Ramos, based on interviews made directly with a portion of the neighborhood residents.pt_BR
dc.contributor.advisor1Valle, Arthur Gomes-
dc.contributor.advisor1ID032.669.687-35pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3058-2219pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586475368967673pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Arthur Gomes-
dc.contributor.referee2ID032.669.687-35pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3058-2219pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586475368967673pt_BR
dc.contributor.referee3Ayres, Janaina de Moura Ramalho Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280578556638633pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974467457440421pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadept_BR
dc.relation.referencesARAGÃO, Ivan Rêgo. Santo Antônio de Categeró: Análise Sociocultural de uma Imagem BOLETIM DO CEIB Belo Horizonte, Volume 8, Número 28, Julho/2004 BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo: USP, 1971. CAMPELO, Joana. Registos de santos em azulejo. Aproximação às fontes gravadas, Porto: Revista de artes decorativas, n. 2 – 2008. CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. Memória da Arte Franciscana na cidade do Rio de Janeiro: Convento de Santo Antônio e Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência / Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho, Rosa Maria Costa Ribeiro, Cesar Augusto Tovar Silva; Rio de Janeiro: ARTWAY: ARTEPADILLA, 2011. CHABY, João Pedro; MARQUES, Tiago Pires; PINTO, Paulo Mendes, " Registos de santos em azulejos: inventário e abordagem: Religiosidade e urbanis" in Arqueologia e História, 52, Lisboa: Colibri, 2000, pp.147-154. CORREIA, Ana Paula; SILVA, Carolina Nunes da, "Azulejaria de interior na Baixa Pombalina: um contributo para o seu estudo", Monumentos, n. º 2. Lisboa, DGMEN, 2004, pp. 184-195. FRAIHA, Sílvia; LOBO, Tiza; MORAES, Cristina Vignoli; NERY, Laura; SCALÉRCIO, Márcio. Ramos, Olaria e Penha. Bairros do Rio. Org: FRAIHA, Sílvia; LOBO, Tiza. Edit. FRAIHA. Universidade do Texas, 2008. GOMBRICH, E.H. A História da Arte, 16ª edição. Editora: LTC, 2000. HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990. Tradução de: La mémoire collective. HENRIQUES, Paulo, Museu Nacional do Azulejo, roteiro. Instituto Português de Museus, 2ª edição, Lisboa, Portugal, 2005. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Carta Patrimonial 86 – Recomendação sobre a Salvaguarda da cultural tradicional e popular. Conferência Geral da UNESCO, 25ª Reunião, 1989 KAISER, Wolfgang, O Grotesco. Configuração na Pintura e na Literatura. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1986. LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: _____História E Memória. Tradução Bernardo Leitão (et al.). Editora da Unicamp, Campinas, 1990. LESSA, Carlos. Os Lusíadas na aventura do Rio Moderno/ Carlos Lessa (org.) – Rio de Janeiro: Record, 2002. LOPES, Fernando M. Peixoto; BASTOS, Margarida Almeida, "Registos de Santos em Azulejo do Município de Lisboa: algumas considerações", in Olisipo, Lisboa, Amigos de Lisboa, II série, 20/21, 2004, pp. 95-105. MAIA, Pedro Moacir, Vistas e Festas Lisboeta em Azulejos na Bahia: Ordem Terceira de São Francisco – Salvador: IPAC, 2002. MALHANO, Clara Emília Sanches Monteiro de Barros, Desenhadores & Azulejeiros: ensino e aprendizagem, Arquitetura e História. Rio de Janeiro: Sinergia,2018. MARTINELLI, M.L. Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Editora Veras, 2003. MECO, José, O Azulejo em Portugal. Lisboa, Publicações Alfa, 1989. ___________, Iconografia Antoniana no azulejo português, in Catálogo de Exposição: O Santo do Menino Jesus, Santo António, Arte e História. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1995. MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. MEGALE, Nilza Botelho, O Livro de Ouro dos Santos, Ediouro, 2003 NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC. São Paulo, 1993. 87 OLIVEIRA, Carla Mary da Silva, 1967 – Saudades d´Além-mar: a revista Lusitânia e a imigração portuguesa no Rio de Janeiro (1929 – 1934). João Pessoa: Editora UFPB, 2013. PAIS, Alexandre; CAMPELO, Joana, “A religiosidade e a cidade”, in Catálogo de Exposição Santo António: Registos, Lisboa, CML, 2007, pp.19-22. PEREIRA, José Carlos. Sincretismo religioso e ritos sacrificiais: influências das religiões afro no catolicismo popular brasileiro. São Paulo: Zouk, 2004. PORTELLI, A. A filosofia e os fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Vol. 1, n. 02. Rio de Janeiro: Tempo, 1996. QUEIRÓS, José, Cerâmica Portuguesa, Aveiro, José Ribeiro e Estante Editora, 2ª ed., I vol., 1987. RIBEIRO, Sincretismo religioso no Brasil: uma análise histórica das transformações no catolicismo, evangelismo, candomblé e espiritismo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Recife, 2012. RILEY, Noel. A arte do azulejo. Lisboa: Editorial Estampa,2004. RUBIES, Jorge Eduardo. O Estilo Missões em São Paulo. Disponível no endereço eletrônico: (http//www.piratininga.org/estilo-missoes/estilo-missoes.htm). Acesso em 17 de julho de 2014. SILVA, Cesar Augusto Tovar. A Plasticidade de Santo Antônio. Considerações sobre a devoção antoniana no Rio de Janeiro colonial através de suas imagens. ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. SIMÕES, J. M. dos Santos, Azulejaria em Portugal no Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979. ______________________, azulejaria portuguesa no Brasil (1500-1822), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1965. SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. O culto de imagens da Imaculada Conceição no mundo luso-brasileiro (séculos XVI – XVIII). Rio de Janeiro – UFRJ,1998. WANDERLEY, Ingrid Moura. Azulejo na arquitetura brasileira - os painéis de Athos Bulcão. EESC – USP, 2006.pt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Maria Lucia Silva dos Anjos.pdf11.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.