Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuarte, Marcelo Laranjeira-
dc.date.accessioned2024-03-08T16:37:38Z-
dc.date.available2024-03-08T16:37:38Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationDUARTE, Marcelo Laranjeira. “É COMO SE A SALA FOSSE PARTIDA”: o lugar dos jovens da EJA na perspectiva da equipe técnico-pedagógica do município de Angra dos Reis. 2022. 217 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16093-
dc.description.abstractA pesquisa trata sobre a interseção juventudes e escola, tendo como foco a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. O estudo investiga processos, dinâmicas e elementos presentes no sistema educacional, que geram e/ou contribuem para a presença de enormes quantitativos de alunos jovens nas turmas de EJA e se articula em torno da seguinte questão: no contexto da rede municipal de ensino de Angra dos Reis, quais mecanismos influenciam ou se relacionam à presença de jovens na EJA? Para compreender esse contexto, adotamos procedimentos metodológicos que se fundamentam na abordagem qualitativa, Bogdan e Biklen (1994). Nesse sentido, privilegiamos as perspectivas de Gestores e Equipe Técnico-Pedagógica, que atuam nos Polos Pedagógicos Regionais (PPR) de EJA da rede pública municipal, mediante a realização de sete entrevistas, bem como documentos e pesquisas produzidas no âmbito da gestão municipal. Para maior compreensão da temática investigada empregamos ainda as seguintes ações: levantamento bibliográfico; análise de produções acadêmicas recentes no banco de Teses e Dissertações da CAPES; levantamento e análise de documentos e legislação educacional relacionada à EJA de Angra dos Reis; investigação e análise de dados estatísticos sobre a rede pública municipal; observação e análise do perfil discente da EJA. Os estudos teóricos desenvolvem-se sob o referencial de: Haddad e Di Pierro (2000, 2015), Libâneo (2012), Sales (2013, 2014, 2016a, 2016b), Paiva (2007 e 2009), Carrano (2003 e 2015), Peregrino (2010, 2011 e 2017), Andrade (2004, 2019), Algebaile (2004 e 2013) e Julião (2017), no intuito de compreender os movimentos e processos relacionados às nuances, tensões, avanços e retrocessos da educação brasileira, o campo da EJA e questões relacionadas às juventudes e o processo de escolarização das camadas populares. A pesquisa revelou que fatores como retenção, abandono, infrequência e distorção idade-série, associados à indisciplina e certa desmotivação dos discentes no ensino regular, potencializado pelas dificuldades e fragilidades das instituições, resultam no que podemos denominar de “impulso” para a saída desses sujeitos da escola diurna, valendo-se da EJA como alternativa/via de retirada ou “mais uma oportunidade” de prosseguimento nos estudos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectProcessos de Escolarizaçãopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectYouthspt_BR
dc.subjectSchooling Processespt_BR
dc.title“É COMO SE A SALA FOSSE PARTIDA”: o lugar dos jovens da EJA na perspectiva da equipe técnico-pedagógica do município de Angra dos Reispt_BR
dc.title.alternative"IT'S AS IF THE ROOM WAS SPLIT": the place of EJA youth from the perspective of the technical-pedagogical team of the municipality of Angra dos Reisen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe present research deals with the intersection between youths and school, focusing on the presence of young people in Youth and Adult Education (EJA) in the Municipal Education network of the municipality of Angra dos Reis. This study investigates processes, dynamics and the present elements in the educational system, that generate and/or contribute to the presence of huge quantitative of young students in EJA classes and is articulated around the following question: in the context of the municipal education network of Angra dos Reis, what mechanisms influence or relate to the presence of young people in EJA? To comprehend this context, we have adopted methodological procedures that are based on the qualitative approach, Bogdan and Biklen (1994). In this sense, we privileged the perspectives of Managers and Technical-Pedagogical Staff, who work in the Regional Pedagogical Poles (RPP) of EJA in the municipal public network, by carrying out seven interviews, as well as documents and research produced within the scope of municipal management. For a better understanding of the investigated theme, we also used the following actions: bibliographic survey; analysis of recent academic productions in the CAPES; Theses and Dissertations database; survey and analysis of documents and educational legislation related to EJA in Angra dos Reis; investigation and analysis of statistical data on the municipal public network; observation and analysis of the EJA student profile. The theoretical studies are developed under the framework of: Haddad and Di Pierro (2000, 2015), Libâneo (2012), Sales (2013, 2014, 2016a, 2016b), Paiva (2007 and 2009), Carrano (2003 and 2015), Peregrino (2010, 2011 and 2017), Andrade (2004, 2019), Algebaile (2004 and 2013) and Julião (2017), in order to comprehend the movements and processes related to the nuances, tensions, advances and setbacks of Brazilian education, the field of EJA and issues related to youth and the schooling process of the lower classes. The research revealed that factors such as retention, dropout, infrequency and age-grade distortion, associated with indiscipline and certain demotivation of students in regular education, potentiated by the difficulties and weaknesses of the institutions, result in what we can call "impulse" for the drppout of these individuals from day school (basic education), using the EJA as an alternative/withdrawal route or “another opportunity” to continue their studies.pt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1ID183.268.462-87pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4763-3273pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182pt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Patricia Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Mônica Dias Peregrino-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220219029048296pt_BR
dc.contributor.referee5Costa, Renato Pontes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5685624497619028pt_BR
dc.creator.ID108.157.537-99pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5195110364261114pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesABRAMO, H. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Escrita, 1994. ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. (Coord.). Juventude, Juventudes: o que une e o que separa. Brasília: Unesco, 2006. ALGEBAILE, E. B. Escola pública e pobreza: expansão da escola dos pobres no Brasil. Niterói, 2004. Tese (Doutorado). UFF. ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina/Faperj, 2009. ALVANA Maria Bof; Adolfo Samuel de Oliveira (organizadores). Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. ANDRADE, E. R. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; Paiva, Jane (Org.): Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. ANDRADE, Eliane Ribeiro e NETO, Miguel Farah. Juventudes e Trajetórias Escolares: conquistando o direito à educação. In: ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil (org.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; UNESCO, 2007. BARCELOS, Luciana Bandeira. Participação e controle social na gestão financeira de Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. 2018. 276 f. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. BARRETO, Carla Alessandra. A Política Nacional de Juventude: assistencialismo ou inovação? 2012. 254 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara - SP, 2012. BRASIL. Lei n° 11.494 de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. BRASIL. Documento Nacional Preparatório à VI CONFINTEA / MEC – Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG,2009. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº3de 2010. Dispõe sobre Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. DOU de 09 de junho de 2010. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº1de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. DOU de 11 de janeiro de 2010. 198 BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n° 29 de 2006. Dispõe sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Aprovado em 05 de abril de 2006. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Micro dados: Censo Escolar: 2015. Brasília, DF, [s.d.]. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados > BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Micro dados: Censo Escolar: 2017. Brasília, DF, [s.d.]. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados > BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Micro dados: Censo Escolar: 2018. Brasília, DF, [s.d.]. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados > BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nota Técnica: Indicadores educacionais. 2018. Brasília, DF. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2007_2016/nota_tecnica_taxas_transicao_2007_2016.pdf BRASIL, Ministério do Trabalho. CAGED. Disponível em: http://trabalho.gov.br/trabalhador-caged BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - Censo Educacional. Brasília, 2017 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020. BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude / org. por Helena Abramo. – Brasília: SNJ, 2014. 128p. BOGDAN, R.C.; BUKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto. 1994. BOURDIEU, P. A. “juventude” é apenas uma palavra. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. CARVALHO, R. Vaz, A Juvenilização da EJA: Quais práticas pedagógicas? Paraná: 2009. CARVALHO, M. R. V. O perfil do professor nas etapas da Educação Básica. IN: Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais / Alvana Maria Bof; Adolfo Samuel de Oliveira (organizadores). – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. 10 v. CARRANO, P. C. R. Identidades juvenis e escola: Alfabetização e cidadania. São Paulo: Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil (RAAAB), n.10, nov. 2000. 199 CARRANO, Paulo César. Juventudes: as identidades são múltiplas. Movimento, p11-27, maio, 2004. CARRANO, Paulo César. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. In: REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e adultos, v. 1, ago. 2007. Belo Horizonte. CARRANO, Paulo; MARINHO, Andreia; OLIVEIRA, Viviane. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1439-1454, dez., 2015. _________ e PEREGRINO, M. Jovens e escola: compartilhando territórios e sentidos de presença. São Paulo: Ação Educativa, 2003. _________. Educação de jovens e adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da "segunda chance". REVEJ@: Revista de Educação de Jovens e Adultos, Belo Horizonte, v. 1, n. 0, p. 55-67, 2007. _________. Os jovens e a cidade: identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Faperj, 2002. CHARLOT, BERNARD. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. CONCEIÇÃO, L. C., “Me jogaram aqui porque eu fiz 15 anos” - Biopolítica da juvenilização da educação de jovens e adultos em Belém- PA (2010-2013), UFP, Pará, 2014. CURY, Carlos Roberto Jamil, BAIA HORTA, José Silvério, FÁVERO, Osmar. A relação educação-sociedade-Estado pela mediação jurídico-constitucional. In: FÁVERO, Osmar (org.). A educação nas Constituintes Brasileiras. 1823-1988. 2.ed. rev. ampl. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001. p. 5-30. DA SILVA, O. L. T., Juventude, educação e trabalho: Um estudo sobre a juvenilização no CEJA de Brusque-SC. UNIVALI, Santa Catarina, 2015. DE ALCANTARA, M. S., Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos em Abaetetuba: Representações sociais e projeto de vida escolar – (Dissertação)-UEPA- Belém, 2016. DISTORÇÃO ESCOLAR. Disponível em< http://www.qedu.org.br/brasil/censo-escolar?year=2017&dependence=0&localization=0&education_stage=0&item=/> DAYRELL, Juarez. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educação em Revista, nº 30, p. 25-39, 1999. _________. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, nº 52, 2003. Duarte, M. L. “Juvenilização na EJA”: reflexões sobre juventude(s) e escola no município de Angra dos Reis. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 200 DUBET, François. “Des jeunesses et des sociologies: le cas français”. Sociologie et Sociétés, v. 28, n. 1, 1996 DUBET, François. Le déclin de l’institution. Paris, Seuil. 2002. DUBET, F, GALLAND Olivier. Avant-propos. In Dubet, F. Galland Olivier & Descha- A PESQUISA SOBRE JOVENS NA PÓS-GRADUAÇÃO: um balanço da produção discente em Educação, Serviço Social e Ciências Socias (1999-2006). vanne, Éric. Comprendre les jeunes. Revue de Philosophie et de Sciences Sociales, n. 5. Paris, Presses Universitaires de France, 2004 FERREIRA, L. D. M., Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos de Ouro Preto/MG: Trajetórias e perspectivas dos estudantes mais jovens. UFOP, Minas Gerais, 2015. Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, 23(79). FERNANDES, E. J. & PEREGRINO, M. F. As políticas de ampliação de oportunidades educacionais no Brasil e as trajetórias escolares na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(156). 2016. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3079 FREITAS, L. M., Interfaces entre o ensino médio regular e a juvenilização na EJA: Diálogos, entrelaçamentos, desafios e possibilidades sobre quefazeres docentes. UFSM- Rio Grande do Sul, 2015. FOOTE WHYTE. Sociedade de Esquina. Rio de Janeiro: Zahar. 2005. HADDAD, S., Tendências atuais na educação de jovens e adultos- Revista: Enfoque: Qual é a questão? Em Aberto, Brasília, ano 11, n° 56, out./dez. 1992. HADDAD, S. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos na CONFITEA VI. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.41 maio/ago. 2009. HADDAD, S. E DI PIERRO M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileiro de Educação, n° 14, mai/jun/jul/ago, 2000. LEÃO, Geraldo. Entre sonhos e projetos de jovens, a escola… Juventudes contemporâneas: um mosaico de possibilidades / Organizadores: Juarez Dayrell, Maria Ignez Costa Moreira, Márcia Stengel. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2011 MACHADO, M. M. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Trabalhos apresentados... São Paulo: ANPED, 2000. ______. A trajetória da EJA na década de 90: políticas públicas sendo substituídas por solidariedade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21., 1998, Caxambu. Trabalhos apresentados. São Paulo: ANPED, 1998. MANNHEIM, Karl, (1968). O problema da Juventude na Sociedade Moderna. in: Brito, Sulamita de Sociologia da Juventude I. RJ: Zahar. Mapa de Angra dos Reis, RJ. Mapa de Angra dos Reis. Google Maps. 2019. Consultado em: 201 https://www.google.com.br/maps/place/Angra+dos+Reis+-+RJ/@-23.0321602,-44.5062216,11z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x9c4e0c7eee29db:0xcb1978338ffb5c46!8m2!3d-23.0069033!4d-44.3185204 MARGULIS, M.; URRESTI, M. La juventud es más que una palavra. Buenos Aires: Biblios, 2000, p. 13-30 MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2005. OSÓRIO, R. G. A classificação de cor ou raça do IBGE revisitada. In: IBGE. Estudos e Análises. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf PAIS, M.J. Culturas Juvenis. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993 _________. Culturas jovens e novas sensibilidades. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Comunicação, em 19/8/2003. PAIVA, Jane. Direito à educação para quem? Disponível em: http://forumeja.org.br. 2007. Acesso em: Maio de 2020. PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação para jovens e adultos. Petrópolis, Rio de Janeiro: DP et alii: FAPERJ, 2009. PAIVA, V. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola 1973. v. 1. (Temas Brasileiros, 2). PEREGRINO, M. Trajetórias desiguais: um estudo sobre os processos de escolarização pública de jovens pobres. Rio de Janeiro: Garamond, 2010 PEREGRINO, Mônica. Juventude, trabalho e escola: elementos para análise de uma posição social fecunda. Cadernos CEDES, v. 31, n. 84, p. 275 – 291, maio-ago. 2011. ______. Os estudos sobre jovens na interseção da escola com o mundo do trabalho. In: SPÓSITO, M. Estado da Arte Sobre Juventude na Pós-Graduação Brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999 – 2006). Volume 2. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 87 – 120. ______. Efeitos das políticas de correção de fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 46, p. 372-403, 2019 PMAR. Legislação Municipal de EJA. 2018. Disponível em: http://177.70.147.196:8080/sectonline/sistema/_lib/file/docbiblioteca/legislacao%20municipal%20de%20EJA%20-%20atualizada%202018.pdf PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, R. A. A. Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 1, p. 528-553, 2018. 202 Quiroga, A. M. (2005). Prefácio. In R. Alvim, T. Queiroz & E. F. Júnior. (Org.), Jovens & juventudes (pp. 15-20). João Pessoa: Editora Universitária – PPGS/ UFPB ROMANIO, Marcel Bittencourt. A implementação da política de Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Vitória/ES: apostas e tensionamentos. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011. SALES, Sandra Regina. A Relação Sociedade Política e Sociedade Civil no MOVA de Angra dos Reis: fortalecimento ou cooptação? 1998. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1998. _________; PAIVA, Jane. Contextos, perguntas, respostas: o que há de novo na Educação de Jovens e Adultos? Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 21, p. 1-16, 2013. _________. As muitas invenções da EJA. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 1, p. 1-17, 2014. _________; FISCHMAN, Gustavo. PROPOSTAS PARA IR ALÉM DA PERSISTÊNCIA DA BURRICE E OUTRAS IDEIAS ZUMBI NA EJA. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 9-24, 2016a. _________; FISCHMAN, Gustavo. Promessas, políticas e interrogações sobre as identidades dos sujeitos da eja. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1131-1141, set./dez. 2019. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/sales-fischman.pdf _________; PAIVA, Jane. Dossiê Práticas nas IES de formação de professores (inicial e continuada) para a EJA. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 3-8, 2016b ______. A parceria entre o Estado e a sociedade civil no MOVA (uma análise da experiência de Angra dos Reis). Angra dos Reis: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, Secretaria Municipal de Educação e Brasília: MEC / FNDE, 1998, Caderno 2, apud SERRA, Ênio José. Repensando o Ensino Regular Noturno como escola pública para trabalhadores: o caminho de Angra dos Reis. 2003. 170 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003. SAMPAIO, C. M. A.; SANTOS, M. S.; MESQUIDA, P. Do conceito de educação a educação no Neoliberalismo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 165-178. SOARES, Magda Becker. Linguagem e escola – uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986. SOARES, M. Alfabetização no Brasil: o Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989. SPOSITO, M.P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude escola no Brasil. São Paulo (SP): Fundação Perseu Abramo; 2005 203 SCHUTZ, Rejane Sittoni. Identidades juvenis e práticas culturais em uma escola de Educação de Jovens e Adultos. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Luterana do Brasil, Porto Alegre, 2012. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Estudos Socioeconômicos dos Municípios – Edições 2001 a 2017. Disponíveis no sítio http://www.tce.rj.gov.br VELHO. G. Observando o Familiar. Rio de Janeiro: Zahar. 1978 XAVIER, Ângela. Da macropolítica às contradições e desafios em nível local: descortinando o Proeja Fic em Passo Fundo/RS. 2013. 154f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Marcelo Laranjeira Duarte.Pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.