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dc.contributor.advisorFonseca, Lana Claudia-
dc.contributor.authorCassiano, Bruno Batista-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:10:44Z-
dc.date.available2018-07-30T16:10:44Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2932-
dc.description.abstractAs religiões afro-brasileiras e tudo que é ligado à cultura negra como um todo tem vem sofre com o preconceito por parte da sociedade, que não conhece e acaba por criar mistificar e demonizar a cultura africana, porem é possível encontrar diversos elementos que se apresentam no contexto sociocultural que pertencem à cultura afro-brasileira e que não são percebidos. Assim o presente trabalho apresenta a um breve histórico da forma com que a religião afro-brasileira, Candomblé, chega e se consolida no país. Além de ser permeada por um contexto educacional complexo, que apresenta uma beleza, litúrgica e mítica, e ocorre dentro dos espaços religiosos, por meio de uma metodologia própria, a tradição oral, que é aplicada por seus adeptos dentro e fora dos espaços religiosos. Dessa forma evidenciar os pontos positivos dessa forma de se transmitir os conhecimentos e uma possível aplicação desse no contexto educacional formal; além de se elencar aspectos necessários que levem a produção de material consultivo, que contribua para se manter um registro das histórias e tradição desses povos. A partir da pesquisa participante evidenciam-se determinados aspectos da tradição oral no contexto educacional; e através das falas dos entrevistados, comprovase a necessidade de se produzir um registro escrito, a fim de se divulgar a religião a população de modo geral, aproximando-a dessa cultura para romper com determinados preconceitos; elucidando a diversidade cultural presente no Candomblé. Todos os entrevistados destacaram a necessidade da produção de material para a divulgação dos saberes que circulam nos espaços religiosos e a importância da aproximação do povo de santo da sociedade de forma amistosa, para que todos possam conhecer determinados aspectos da religião.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectOrigem do ser humanopt_BR
dc.titleConcepções de origem do ser humano e os conhecimentos das religiões de matriz africanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Claudia de Souza-
dc.contributor.membersPereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.membersOliveira, Luiz Fernandes-
dc.degree.levelbachareladopt_BR
dc.description.abstractOtherThe African-Brazilian religions and all that is connected to the black culture as a whole has been suffering prejudice from part of society that does not knows it and ultimately mystifies and demonizes it. In African culture however, can be found several elements that have the socio-cultural context belonging to the African-Brazilian culture and are not perceived. This paper presents a brief history of how the African-Brazilian religion, Candomblé, arrives and is consolidated by the country. As well for being permeated by a complex educational context which features a beauty, liturgical and mythical history , taken place within religious spaces through its own methodology , the oral tradition , which is applied by its supporters inside and outside of religious spaces. Thus highlight the positive points that way of transmitting knowledge possess and also a possible application of the formal educational context; besides being necessary to list aspects that lead to production of educational material, which contributes to keep a record of the history and tradition of these people. From the participant research evidence, certain aspects of the oral tradition in the educational context became evident; and through the interviews, it has been proven the need to produce a written record, in order to spread the religion the population generally closer to that culture, breaking with certain prejudices; elucidating the cultural diversity present in Candomblé. All respondents stressed the need for the production of material for the dissemination of knowledge that circulate in religious spaces, as well the importance of the approach to the holy people to the society in a amicably way so that everyone can know certain aspects of religionpt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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