Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmâncio, Robson-
dc.contributor.authorCerqueira, Mateus Henrique de Moraes Santos-
dc.date.accessioned2023-09-26T14:05:32Z-
dc.date.available2023-09-26T14:05:32Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Mateus Henrique de Moraes Santos. Vivências de agroecologia no Ponto de Cultura Rural: uma experiência a partir da extensão rural. 2021. 36 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8869-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como finalidade relatar a importância de vivências agroecológicas na formação extracurricular para os cursos de ciências agrárias. Partindo da disciplina Extensão Rural, pretende-se pensar alternativas ao ensino técnico-científico, atualmente hegemônico no ambiente acadêmico, que representa uma defasagem no processo pedagógico. O projeto “Juventude Rural e Agroecológica” foi a ferramenta que viabilizou a ponte entre o ensino e a prática, através da articulação entre o Ponto de Cultura Rural e alguns coletivos organizados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Observou-se, assim, o impacto da sistematização das vivências agroecológicas na formação acadêmica, bem como a aproximação entre a realidade dos estudantes com aquela dos agricultores familiares da região serrana do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExtensão ruralpt_BR
dc.subjectVivência agroecológicapt_BR
dc.subjectPonto de Cultura Ruralpt_BR
dc.titleVivências de agroecologia no Ponto de Cultura Rural: uma experiência a partir da extensão ruralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersAmâncio, Robson-
dc.contributor.membersPereira, Tatiana Cotta Gonçalves-
dc.contributor.membersBotelho, Marjorie de Almeida-
dc.degree.levelbachareladopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper seeks to report the importance of agroecological experiences to the extracurricular academic education of the agrarian sciences degrees. Starting from the Rural Extension class, we intend to reflect on possible alternatives to the technical-scientific approach currently hegemonic within the academic environment, which stands as a lag in the pedagogical process. The “Juventude Rural e Agroecológica” project was the tool used to build the bridge between teaching and practicing, through the articulation of the “Ponto de Cultura Rural” and some self-organized groups of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. That way, we have been able to observe the impact of the systematization of the agroecological experiences on the academic qualification, as well as the approximation between the students’ reality and the one of the family farmers from the mountain region of Rio de Janeiro.pt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS HENRIQUE DE MORAES SANTOS CERQUEIRA.pdf380.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.