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dc.contributor.authorSouza, Ana Lucia Gomes de
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:34Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:34Z-
dc.date.issued2020-12-10
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Lucia Gomes de. Ideias-Força que acolhem, escutam, promovem e contam a história do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti/RJ – CAC/SJM. 2020. 271 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9912-
dc.description.abstractEsta pesquisa de cunho qualitativo teve como tema a aprendizagem de crianças pequenas numa escola comunitária. O Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti – CAC/SJM – é uma instituição filantrópica criada a partir da ação de sujeitos dos Movimentos Sociais, no ano de 1987. O objetivo foi de investigar as marcas, forças e ideologias que sustentam e movem a instituição de forma a preservá-la em atuação por mais de 30 anos. Algumas ideias-forças foram identificadas como princípios que a regulam, salvaguardando sua ação, sem a intenção de engessá-la nessa perspectiva, mas sim de compreendê-la em toda sua potencialidade: a memória, a ideologia, a comunidade, os movimentos sociais, a experiência, o quintal da escola, a sua prática pedagógica, a concepção de infância, a formação dos professores e postura de estudante. Cada um desses elementos revela o sentido para o CAC prosseguir em atividade apesar dos tensionamentos e percalços aos quais tem enfrentado. O resgate do percurso da história da instituição foi um componente importante no intuito de manter a história viva, tornando-a pública e reconhecida pela academia. Os fundamentos teórico-metodológicos foram elaborados em diálogo com os estudos de Mikhail Bakhtin sobre o uso da linguagem, o enunciado e a dialogia. Assim como outros autores e suas concepções sobre cada uma das ideias-força assinaladas: Amorim, Benjamin, Chauí, Freire, Kramer, Larrosa, Linhares, Motta, Nóvoa, Santos, Sarmento, Tiriba, entre outros. Como metodologia de pesquisa, houve a análise documental de materiais que contam a história da instituição e a pesquisa de campo convivendo por dois anos com as turmas de educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental. O convívio resultou na descrição de alguns eventos que revelam aspectos do cotidiano da escola e sua prática educativa. Como resultado de pesquisa constata-se que o Centro de Atividades Comunitárias tem conseguido se manter por suas convicções políticas e ideológicas que não permitem que se afaste dos seus princípios. Preservando sua função educativa e negando o assistencialismo. Atualmente ele tem se beneficiado de parcerias com a universidade pública e seus projetos extensionistas que lhe conferem o status formativo. Mantem também um convênio com a Rede Municipal de São João de Meriti prevendo a cessão de professores e outras ações ainda não realizadas. Constata-se que a alfabetização das crianças no primeiro ano de escolaridade é fruto de um conjunto de elementos que fundamentam a prática pedagógica, especialmente ancorada em pressupostos de base construtivista, aliadas às concepções construídas na instituição e preservadas por mais de 30 anos de existência. Evidencia-se a potência autoformadora entre as professoras dessa instituição e a (in) dissociabilidade entre teoria e prática que preservam. Concluímos que as crianças aprendem porque, assim como os professores, elas se enriquecem com as concepções identificadas em cada ideia- força, que cooperam para o desenvolvimento de experiências significativas com crianças e adultos em seus processos formativospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectIdeia-forçapor
dc.subjectEscola comunitáriapor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectIdea-strengtheng
dc.subjectCommunity schooleng
dc.titleIdeias-Força que acolhem, escutam, promovem e contam a história do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti/RJ – CAC/SJMpor
dc.title.alternativeStrength-ideas that welcome listen, promote and tell story of the Community Activities Center of São João de Meriti/ RJ – CAC SJMpor
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis qualitative research had as its theme the learning of young children in a community school. The community Activities Center of São João de Meriti – CAC/SJM – is a philanthropic institution created from subjects of the Social Movements, in 1987. The objective was to investigate the brands, forces and ideologies that support and move the institution in order to preserve it in operation for over 30 years. Some ideas-forces were identified as principles that regule it, safeguarding its action, without the intention of plastering it in this perspective, but rather of understanding it in all its potential: memory, ideology, community, social movements, the experience, the school Yard, its pedagogical practice, the conception of Childhood, teacher traing and student posture. Each of these elements reveals the sense for CAC to continue in activity despite the tensions and setbacks it has faced. The recovery of the institution‘s history path was na important component in the intention of keeping history alive, marking it public and recognized by the academy. The theoretical-methodological foundations were developed in dialogue with Mikhail Bakhtin‘s studies on the use of language, the utterance and dialogue. As well as other authors and their conceptions about each of the strength ideas mentioned: Amorim, Benjamin, Chauí, Freire, Kramer, Larrosa, Linhares, Motta, Nóvoa, Santos, Sarmento, Tiriba among others. As a research methodology, there was the documentar analysis of materials that tell the history of the institution and the field research living together for two years with the early Childhood classes and the first year of elementary school. The interaction resulted in the description of some events that reveal aspects of the school‘s daily life and its educational pratice. As a result of research, it appears that the Community Activities Center has managed to maintain itself due to its political and ideological convictions that do not allow it to depart from its principles. Preserving its educational function and denying assistance. Currently he has benefited from partnerships with the public university and its extension projects that give him the training status. It also maintains an agreement with the Municipal Network of São João de Meriti providing for the assignment of teachers and other actions not yet carried out. It appears that the literacy of children in the first year of schooling is the result of a set of elements that underpin the pedagogical practice, especially anchored in assumptions of a constructivist basis, combined with the conceptions built in the institution and preserved for more than 30 years of existence. The self-forming power among the teachers of this institution is evidenced and the (in) dissociability between theory and practice they preserve. We conclude that children learn because, like teachers, they enrich themselves with the conceptions identified in each key idea, which cooperate in the development of meaningful experiences with children and adults in their training processeseng
dc.contributor.advisor1Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1ID793.006.007-10por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.referee1ID793.006.007-10por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee3Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8739436055461717por
dc.contributor.referee4Guedes, Adrianne Ogêda
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5632-4539por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803819887549154por
dc.contributor.referee5Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181676425547874por
dc.creator.ID846.870.707-44por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189074395720414por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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