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Tipo do documento: Tese
Title: Imaginar e criar: o uso da linguagem de computação numa perspectiva inclusiva
Other Titles: Imagine and create: the use of programming language in an inclusive perspective
Authors: Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Terceiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Quarto membro da banca: Senna, Luiz Antonio Gomes
Quinto membro da banca: Souza, Flavia Faissal de
Keywords: Educação Especial;Educação Inclusiva;Linguagem de computação;Processos psicológicos superiores;Imaginação e criação;Special Education;Inclusive Education;Programming Languages;Higher pyschological processes;Imagination and creation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 12-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. Imaginar e criar: o uso da linguagem de computação numa perspectiva inclusiva. 2020. 150 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Abstract: A presente pesquisa se propõe a refletir sobre o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças público-alvo da Educação Especial, a saber: deficiência intelectual, autismo e altas habilidades/superdotação. Diante dessa temática, no processo de elaboração desse estudo, defendemos a seguinte tese: A interação entre os sujeitos e deles com a linguagem de computação afeta de forma significativa a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores dos mesmos. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar os processos de colaboração/interação mediados pela linguagem de computação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores de sujeitos da Educação Especial. E, concomitantemente, analisar a relação entre imaginação e criação no processo de construção colaborativa de um jogo digital. Para isso, adotou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa com abordagem histórico-cultural, considerando assim os conceitos apresentados no referencial de Vigotski como base teórica e metodológica. O enfoque histórico-cultural norteou a observação e análise do contexto da pesquisa como um processo em movimento contínuo. Dessa maneira, utilizando uma abordagem inclusiva e pautada nos princípios do desenho universal aplicado a aprendizagem (DUA), essa investigação esteve articulada ao projeto de pesquisa Computação para Todos. Trata-se de um projeto interdisciplinar (Educação e Ciência da Computação) que consistiu em combinar aulas de Computação desplugada (sem uso do computador) com o ensino de Programação Visual, uso da ferramenta Scratch e desenvolver um jogo utilizando a linguagem de programação Python. As aulas foram realizadas no Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Campus de Nova Iguaçu. Para fins dessa pesquisa, foram analisados os dados coletados de três (3) crianças público-alvo da Educação Especial (participantes do projeto), em conformidade com a interação/colaboração com as demais crianças da turma no desenvolvimento das atividades. Na pesquisa de campo, empregou-se como procedimentos de coleta de dados: a observação participante com registros em diário de campo; aplicação de roteiro de observação sistematizado para acompanhamento das atividades e filmagem. Nessa direção, para a análise dos dados utilizamos a microgênese, em concordância com o estudo do método proposto por Vigotski. Sendo assim, no que diz respeito aos resultados dessa pesquisa, destaca-se que a) o caráter criativo da linguagem na produção do conhecimento afetou significativamente a aprendizagem por meio da imaginação; b) a importância da interação inter pares com a linguagem de computação para a aprendizagem e o desenvolvimento humano; c) o desenvolvimento da atividade criadora, por meio da interdisciplinaridade, envolvendo crianças com diferentes especificidades no desenvolvimento e; d) as cooperações dialógicas entre as crianças afetaram o desenvolvimento de suas vivências. Por fim, nas considerações finais apresentamos reflexões que dialogam sobre a inclusão em uma visão de educação desenvolvida com e na diversidade humana e social e a profícua interação entre afeto, significação, marcas de aprendizagem e indícios de desenvolvimento.
Abstract: This study seeks to reflect on the use of technology in learning and on the development of children who are the intended students of Special Education, namely: children with intellectual disabilities, autismo, and high abilities/ giftedness. Given these themes, we defend the following thesis throughout: Subjects’ interaction with programming language and between themsevles significantly affects their learning and the develpment of higher psychological processes. In this sense, the general objective of this study is to analyze the processes of collaboration/interaction mediated by programming language in the learning and development of higher psychological processes in Special Education students and, at the same time, analyze the relationship between imagination and creation in the collaborative dvelopment of a digital game. To acheive this research goal, this qualitative study adopts a cultural-historical approach grounded in the work of Vygostky as a theoretical and methodological base. The cultural-historical focus orients the observation and analysis of the study’s context as a process in continual moviment. Employing an inclusive approach grounded in the principles of applied universal design for learning (UDL), this investigation was linked to the Computação para Todos (Programming for Everyone) research project. This interdiscipinary project combined unplugged programming courses (without the use of computers) with the teaching of Visual Programming, the use of the programming language Scratch, and the development of game using the programming language Python. The course took place at the Multidisciplinary Institute (MI) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro—Nova Iguaçu Campus. This study collected and analyzed the data of three (3) Special Education students (project participants) in relation to their interaction/collaborative with other children in the class. The field research employed the following data collection process: participant observation with daily fieldnotes and the use of a systematized observation script to accompany activities, and videorecording. We used a microgenetic approach for data analysis in accordance with the research method proposed by Vygostsky. We highlight the following observed results: a) the creative character of language in the production of knowledge significantly affected learning by way of imagination; b) the importance of inter-peer interaction with the programming language for learning and human develoment; c) the interdisciplinary development of the creative activity involving children with different developmental specificities; and d) the dialogic cooperations between children affected the development of their being. Finally, in the concluding considerations, we present reflections on inclusion in a vision of education developed with/in human and social diversity and on the fruitful interaction between affect, signification, learning markers and indicators of development.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9925
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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