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Tipo do documento: Tese
Title: A chegada de crianças com a síndrome congênita do zika vírus na educação infantil: formação de professores e inclusão educacional
Other Titles: The arrival of children with congenital zika virus syndrome in early childhood education: teacher training and educational inclusion
Authors: Araújo, Patrícia Cardoso Macedo do Amaral
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Souza, Flávia Faissal de
Terceiro membro da banca: Sá, Miriam Ribeiro Calheiros de
Quarto membro da banca: Braun, Patricia
Quinto membro da banca: Glat, Rosana
Keywords: Educação Inclusiva;Educação Infantil;Formação de professores continuada em serviço;Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV);Intervenção Pedagógica Inicial e Essencial;Inclusive education;Child education;In-service teacher training;Congenital Zika Virus Syndrome (SCZV);Initial and Essential Pedagogical Intervention
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ARAÚJO, Patrícia Cardoso Macedo do Amaral. A chegada de crianças com a síndrome congênita do zika vírus na educação infantil: formação de professores e inclusão educacional. 2021. 236 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Abstract: O problema central da pesquisa consiste na inclusão educacional na Educação Infantil de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) em creches e pré-escolas regulares, após a epidemia em 2015 e 2016. O objetivo geral foi analisar a partir de um Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação a formação de professores para a chegada de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus na Educação Infantil na Rede Municipal de Duque de Caxias / RJ – com financiamento e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Em busca de respostas e apreensão da realidade, adotou-se as premissas da perspectiva histórico-cultural e como metodologia a pesquisa colaborativa a partir dos princípios da pesquisa-ação no campo da Educação. Partiu-se do pressuposto de que ainda são poucos os conhecimentos disponíveis sobre a educação de crianças afetadas pela SCZV que causou deficiência múltipla e, por isso, analisar pesquisas que abordam o tema da inclusão na Educação Infantil é essencial para construir o arcabouço teórico que se refletirá nas práticas educacionais para/com este novo público. Assim, nossa hipótese de trabalho centra-se no entendimento de que a inclusão educacional e a Intervenção Pedagógica Inicial e Essencial (IPIE) quando realizadas com planejamento, acompanhamento e rede de apoio são eficazes no desenvolvimento de crianças de 0-3 anos e 4-5 anos acometidas pela SCZV. Por isso, defendemos a tese que é necessário os profissionais da educação receberem formação continuada, preferencialmente em serviço, com práticas colaborativas e disporem de uma rede intersetorial de apoio para trabalhar com esse cenário que se abre em creches e pré-escolas com a chegada dessas crianças. Os resultados encontrados a partir do Programa desenvolvido e com as contribuições dos profissionais da educação participantes formaram o que chamamos de quatro (4) indicadores para realização do trabalho com as crianças com a SCZV, a saber: 1. Práticas colaborativas na formação de professores e apoio intersetorial no cotidiano escolar; 2. Aproximação e parceria com as famílias das crianças; 3. Intervenção Pedagógica Inicial e Essencial (IPIE)e 4. Enfoque em atividades de comunicação, como o suporte da Comunicação Alternativa (CA), e ações individualizadas, como a estratégia do Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Esses indicadores apontam para o papel fundamental da escola de orquestrar a dimensão multilateral como rede de apoio que se dá tanto no âmbito privado/micro com a família, no ambiente meso da própria escola, quanto na esfera pública e macro das ações intersetoriais. A partir dos dados construídos, nossa hipótese foi confirmada e, portanto, os resultados nos permitem afirmar que a investigação tem cunho social relevante, uma vez que favorece o repensar da formação de professores e das práticas pedagógicas na Educação Infantil, resultando numa possibilidade de melhoria da qualidade educacional e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças com ou sem a SCZV. Em tempo, esperamos contribuir para a ampliação de estudos sobre a perspectiva inclusiva e a deficiência múltipla no campo educacional, em específico no que concerne aos sujeitos com a SCZV na Educação Infantil.
Abstract: The central problem of the research is the educational inclusion in Early Childhood Education of children with Congenital Zika Virus Syndrome (SCZV) in the regular daycare centers and preschools, after the epidemic in 2015 and 2016. The general objective was to analyze from a Program Continuing Education of Education Professionals, teacher training and the arrival of children with Congenital Zika Virus Syndrome in Early Childhood Education, in the Municipal Network of Duque de Caxias / RJ. The research received funding and support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personal – Brazil (CAPES) – Financing Code 001. In search of answers and apprehension of reality, the premises of the historical-cultural perspective were adopted, and collaborative research was adopted as a methodology based on the principles of action research in the field of Education. It was assumed that there is still little available knowledge about the education of children affected by SCZV - that caused multiple disabilities - and, therefore, analyzing research that addresses the theme of inclusion in Early Childhood Education is essential to build the theoretical framework that will reflect on educational practices for/with this new audience. Thus, our working hypothesis centers on the understanding that educational inclusion and the Initial and Essential Pedagogical Intervention (IPIE) when carried out with planning, monitoring and support network are effective in the development of children aged 0-3 and 4- 5 years old with SCZV. Therefore, we defend the thesis that it is necessary for education professionals to receive ongoing training, preferably in-service, with collaborative practices and have an intersectoral support network to work with this scenario that opens up in daycare centers and preschools with the arrival of these kids. The results found from the developed Program and with the contributions of the participating education professionals, formed what we call four (4) indicators for carrying out work with children with SCZV, namely: 1. Collaborative practices in teacher education and intersectoral support in everyday school life; 2. Approach and partnership with the children's families; 3. Initial and Essential Pedagogical Intervention (IPIE) and 4. Focus on communication activities, such as the support of Alternative Communication (AC), and individualized actions, such as the Individualized Educational Plan (PEI) strategy. These indicators point to the fundamental role of the school in orchestrating the multilateral dimension as a support network that takes place both in the private/micro sphere with the family, in the middle environment of the school itself, and in the public and macro sphere of intersectoral actions. Based on the constructed data, our hypothesis was confirmed and, therefore, the results allow us to state that the investigation has a relevant social nature, as it favors the rethinking of teacher training and pedagogical practices in Early Childhood Education, resulting in a possibility of improvement educational quality and learning and development processes of children with or without SCZV. In time, we hope to contribute to the expansion of studies about the inclusive perspective and multiple disabilities in the educational field, specifically with regard to subjects with SCZV in Early Childhood Education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9935
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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