Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9936
Tipo do documento: Tese
Title: O Projeto Educacional dos Banqueiros: uma análise sócio-histórica da atuação empresarial junto à proposta da Fundação Bradesco
Other Titles: The Bankers' Educational Project: a socio-historical analysis of business activities in conjunction with Fundação Bradesco's proposal
Authors: Lapa, Carlos Mauricio Franklin
Orientador(a): Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: Guiot, André
Terceiro membro da banca: D'Avila, Eduardo Da Costa Pinto
Quarto membro da banca: Nascimento, Luciane da Silva
Quinto membro da banca: Lamarão, Marco Vinícius Moreira
Keywords: Fundação Bradesco;Aparelhos Privados de Hegemonia;Capital Financeiro;Estado Ampliado;Companhia Cidade de Deus S/A;Private Hegemony Devices;Financial Capital;Expanded State
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: LAPA, Carlos Mauricio Franklin. O projeto educacional dos banqueiros: uma análise sócio-histórica da atuação empresarial junto à proposta da Fundação Bradesco. 2023. 249 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Abstract: Esta tese investiga a atuação das organizações ligadas ao banco Bradesco junto à educação brasileira, analisando suas propostas, concepções e estratégias para transformar interesses particulares em algo aparentemente universal. A investigação realizada nesta pesquisa é parte do trabalho de análise realizado no Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE), situado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nesse período, o trabalho desenvolvido foi concentrado na identificação da atuação empresarial, tanto na difusão quanto no contexto de implantação de novos modelos de gestão da administração pública, tendo como ponto fulcral dessas pesquisas a identificação dos Aparelhos Privados de Hegemonia que atuam ou influenciam na formulação e difusão de políticas públicas para a educação. Portanto, é nesta “sopa” de ideias, neste caldo rico de leituras e debates que surge a proposta de pesquisa desta tese, identificando que a história dos banqueiros é um capítulo omitido na nossa historiografia. Completamos esse século com um relativo desconhecimento da origem dos principais bancos privados brasileiros. Um ciclo da história bancária deste país também se completa com a desnacionalização progressiva desse setor de atividades, inclusive atingindo os grandes bancos de varejo. Portanto, reafirmamos a importância do tema a ser destacado, tendo em vista o papel central desempenhado pelos bancos na expansão do Capitalismo brasileiro. Tendo sido o banco Bradesco uma das principais locomotivas desse processo, sendo este, no momento, o segundo maior banco privado nacional e sua fundação, na década de 60, a quinta maior “associação filantrópica” da América Latina, justificamos sua relevância e importância. Os intelectuais ligados aos bancos, agora denominados como “representantes do capital financeiro”, têm participação na composição de diversos conselhos de administração das principais organizações que difundem a hegemonia burguesa na implementação de políticas educacionais na rede pública brasileira de educação. Quando esta fração do capital financeiro não se faz presente com seus intelectuais nos quadros decisórios, apresentavam-se com financiadores ou executores. Adotamos como referencial teórico metodológico o arcabouço teórico desenvolvido pelo marxista italiano Antônio Gramsci, para que estas ferramentas permitam a compreensão da habilidade da Fundação Bradesco em organizar a atuação das diferentes frações do capital e das frações adversárias na sociedade civil e a capacidade do complexo pedagógico formado por uma rede de escolas próprias em materializar o projeto de educação escolar do capital financeiro na sociedade política. Portanto, esta tese tem como objetivo fundamental a análise da Fundação Bradesco na sociedade, a sua ação social e suas respectivas relações com o modelo de regulação capitalista. Para tanto, buscaremos demostrar os fundamentos e as categorias de análise que integram a teoria marxista.
Abstract: LAPA, Carlos Mauricio Franklin. Le projet éducatif des banquiers: une analyse socio-historique des activités commerciales en conjonction avec la proposition de la Fundação Bradesco. 2023. 249p. Thèse (Doctorat en éducation, contextes contemporains et revendications populaires). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. Cette thèse propose de mener une enquête sur la performance des organisations liées à Banco Bradesco avec l'éducation brésilienne, en analysant leurs propositions, conceptions et stratégies pour transformer des intérêts particuliers en quelque chose d'apparemment universel. La proposition présentée dans cette recherche est le résultat du travail d'analyse effectué au Laboratoire de recherche sur l'État, le pouvoir et l'éducation (LIEPE), situé à l'Université rurale fédérale de Rio de Janeiro (UFRRJ). Au cours de cette période, les travaux développés se sont concentrés sur l'identification de la performance des entreprises, tant dans la diffusion que dans le contexte d'implantation de nouveaux modèles de gestion de l'administration publique, ayant comme point central de ces recherches l'identification des Appareils Privés d'Hégémonie. qui agissent ou influencent la formulation et la diffusion des politiques publiques d'éducation. C'est donc dans cette soupe d'idées, dans ce riche bouillon de lectures et de débats que surgit la proposition de recherche de cette thèse, identifiant que l'histoire des banquiers est un chapitre omis de notre historiographie. Nous terminons ce siècle avec une relative méconnaissance de l'origine des principales banques privées brésiliennes. Un cycle de l'histoire bancaire de ce pays s'achève également avec la dénationalisation progressive de ce secteur d'activités, atteignant notamment les grandes banques de détail. Par conséquent, nous réaffirmons l'importance du sujet à souligner, compte tenu du rôle central joué par les banques dans l'expansion du capitalisme brésilien. Comme Bradesco Bank a été l'une des principales locomotives de ce processus, étant à l'heure actuelle la deuxième banque privée nationale et sa fondation, créée dans les années 60, la cinquième «association philanthropique» d'Amérique latine, nous justifions sa pertinence. Des intellectuels liés aux banques, désormais appelés « représentants du capital financier », participent à la composition de plusieurs conseils d'administration des principales organisations qui ont répandu l'hégémonie bourgeoise dans la mise en œuvre des politiques éducatives dans le réseau brésilien de l'éducation publique. Lorsque cette fraction du capital financier n'est pas présente avec ses intellectuels dans les cadres décisionnels, ils se présentent comme des financiers ou des exécuteurs. Nous avons adopté comme cadre théorique méthodologique le cadre théorique développé par le marxiste italien Antônio Gramsci, afin que ces outils permettent de comprendre la capacité de la Fundação Bradesco à organiser la performance des différentes fractions du capital et des fractions opposées dans la société civile et la capacité du complexe formation pédagogique formée par un réseau d'écoles propres pour matérialiser le projet d'éducation scolaire du capital financier dans la société politique. Par conséquent, cette thèse a pour objectif fondamental l'analyse de la Fundação Bradesco dans la société, son action sociale et ses relations respectives avec le modèle de régulation capitaliste. Pour ce faire, nous chercherons à démontrer les fondements et les catégories d'analyse qui constituent la théorie marxiste.
This thesis proposes to carry out an investigation about the performance of organizations linked to Banco Bradesco with Brazilian education, analyzing their proposals, conceptions and strategies to transform particular interests into something apparently universal. The pro-posal presented in this research is the result of the analysis work carried out at the State, Pow-er and Education Research Laboratory (LIEPE), located at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). During this period, the work developed was focused on identifying the business performance, both in the diffusion and in the context of implantation of new management models of the public administration, having as a central point of these researches the identification of the Private Apparatuses of Hegemony that act or influence the formula-tion and dissemination of public policies for education. Therefore, it is in this soup of ideas, in this rich broth of readings and debates that the research proposal of this thesis arises, identify-ing that the history of bankers is an omitted chapter in our historiography. We complete this century with a relative lack of knowledge about the origin of the main Brazilian private banks. A cycle of the banking history of this country is also completed with the progressive dena-tionalization of this sector of activities, including reaching the large retail banks. Therefore, we reaffirm the importance of the topic to be highlighted, in view of the central role played by banks in the expansion of Brazilian Capitalism. As Bradesco Bank was one of the main loco-motives of this process, being it, at the moment, the second largest national private bank and its foundation, created in the 60s, the fifth largest “philanthropic association” in Latin Ameri-ca, we justify its relevance and importance. Intellectuals linked to banks, now called “repre-sentatives of financial capital”, participate in the composition of several boards of directors of the main organizations that spread bourgeois hegemony in the implementation of educational policies in the Brazilian public education network. . When this fraction of the financial capital is not present with its intellectuals in the decision-making frameworks, they present them-selves as financiers or executors. We adopted as a methodological theoretical framework the theoretical framework developed by the Italian Marxist Antônio Gramsci, so that these tools allow the understanding of Fundação Bradesco's ability to organize the performance of differ-ent fractions of capital and opposing fractions in civil society and the capacity of the complex pedagogical training formed by a network of own schools to materialize the school education project of financial capital in political society. Therefore, this thesis has as its fundamental objective the analysis of Fundação Bradesco in society, its social action and its respective relations with the capitalist regulation model. To do so, we will seek to demonstrate the foun-dations and categories of analysis that make up the Marxist theory.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9936
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Carlos Mauricio Franklin Lapa.Pdf5.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.