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dc.contributor.authorOliveira, Olivia Chaves de
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:45Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:45Z-
dc.date.issued2021-04-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Olivia Chaves de. A democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2021. 259 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9943-
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutoramento teve como foco de estudo a assistência estudantil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seu objetivo geral foi investigar a história da assistência estudantil na UFRRJ e a adesão da instituição às políticas de democratização da educação superior emanadas dos governos dos Presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. O recorte temporal da pesquisa vai de 1995 a 2018 e analisa, especialmente, as políticas de expansão e democratização da educação superior brasileira, que incluem o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação das universidades públicas no período selecionado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que utilizou para o levantamento de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com os gestores da assistência estudantil na UFRRJ. A opção epistemológica está amparada em categorias de análise referenciadas em Pierre Bourdieu e sua sociologia reflexiva, tais como: capital cultural, capital social, capital econômico e habitus. No quadro teórico aprofundamos os conceitos de democratização da educação superior (acesso, permanência e expansão) e assistência estudantil, tendo como pano de fundo o Programa Nacional de Assistência Estudantil no percurso histórico da UFRRJ. O estudo está dividido em seis capítulos. Os Capítulos I, II e III tratam, respectivamente, das categorias de análise selecionadas para este estudo, com base em Bourdieu; da expansão e democratização da educação superior, em cada período político dentro do recorde temporal da pesquisa; e da discussão sobre as políticas de acesso e permanência e suas implicações para a assistência estudantil. No Capítulo IV abordamos o histórico da assistência estudantil e a mudança do perfil do estudante universitário como reflexo das políticas de acesso e permanência implantadas pelo governo federal. No Capítulo V apresentamos o histórico da UFRRJ, com destaque ao percurso institucional relacionado à assistência ao estudante. No Capítulo VI são expostas as análises referentes à materialização das políticas públicas de assistência estudantil e democratização da educação superior no interior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa conclui comprovando que a assistência estudantil é uma política pública educacional essencial para viabilizar a permanência dos estudantes em vulnerabilidade social, no interior das universidades. Destaca, ainda, com amparo nas análises focais de acesso e permanência, os limites da democratização da educação superior nas universidades públicas e, em especial, na UFRRJ, onde foi desenvolvido o estudo de caso.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subjectpermanênciapor
dc.subjectdemocratizaçãopor
dc.subjectpolítica educacionalpor
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjectpermanenceeng
dc.subjectdemocratizationeng
dc.subjecteducational policypor
dc.titleA democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)por
dc.title.alternativeThe democratization of higher education and the student assistance actions in the history of the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ)eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis doctoral research focused on the study of the student assistance program at the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ) whose general goal was to investigate the history of this assistance at UFRRJ and the accession of this institution to the democratization of higher education policies flourished in the following Presidents´governments: Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. The temporal period of this paper is dated from 1995 to 2018 which specially analyzes the expansion and the democratization policies of brazilian college education, by including the undergraduate students ´access and permanece in public universities over the above time period. Hence, this study is a qualitative research, an exploratory and descriptive one, which used for its data survey not only bibliographic; documental researches but also interviews with the student assistance program managers at UFRRJ. The epistemological option of this paper relies on categories of analysis covered by Pierre Bourdieu and his reflexive sociology such as: cultural capital, social capital, economic capital and habitus. The theoretical part of this research, explores the concept of the democratization of higher education (access, permanence and expansion) and student assistance program that presents as its background The National Student Assistance Program over the historical path of UFRRJ. Thus, this study is divided into six chapters. The chapters I, II e III are related to the categories of analysis that were chosen for this scope in reference to Bourdieu; from the expansion and the democratization of higher education over each political time attached to the time period of this paper to the discussion about the students´ access; permanence policies and their requirements in the student assistance program. In the chapter IV, we broach the student assistance program records and the changes occurred in the undergraduate students´profile as the result of the students´ access and permanence policies inserted by the federal government. In the Chapter V, we present the UFRRJ records under the view of this institutional trajectory in consonance with the student assistance program. In the chapter VI, we expose the analysis regarding the materialization of public policies in relation to the student assistance program and to the democratization of higher education at the Rural Federal University of Rio de Janeiro. Therefore, this research concludes that the student assistance program is an essential educational public policy used to provide to students, who present social vunerability, their permanence in universities. It also highlights, throught the focal analysis of students´access and permanence in there, the limits associated with the democratization of higher education in public universities, mainly at UFRRJ, where this study was developed.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-5705por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.referee1ID443.476.507-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-5705por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee3Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107648703971653por
dc.contributor.referee4Maciel, Carina Elisabeth
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3765-3139por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4726577463139954por
dc.contributor.referee5Costa, Nailda Marinho da
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808159992680595por
dc.creator.ID055.756.367-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3607989256546860por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis nº 7.998, de 11 de janeiro 197 de 1990, que regula o Programa do Seguro- Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), nº 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 27 out. 2011a. ______. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas Universidades Federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá ouras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF. 30 ago. 2012. ______. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 6, 15 out. 2012a. ______. Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012. Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Edição: 199, Brasília, DF, p. 16, 11 out. 2012b. ______. Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, p. 15, Brasília, DF, 06 mar. 2012c. ______. Decreto nº 8. 066, de 7 de agosto de 2013. Altera o Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão do Ministério da Educação e remaneja cargos em comissão. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, 08 ago. 2013. ______. Portaria nº 389, de 09 de maio de 2013. Cria o Programa Bolsa Permanência e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Edição nº 90, Brasília, DF, 13 mai. 2013a. ______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Edição Extra, Brasília, DF, 26 jun. 2014. ______. Emenda Constitucional nº 287 de 2016. Altera os arts. 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 dez. 2016. ______. Emenda Constitucional nº 95 de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras 198 providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, p. 2, Brasília, DF, 16 dez. 2016a. ______. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, 29 dez. 2016. ______. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 18 dez. 2017. ______. Lei nº 13. 429, de 31 de março de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Edição Extra, p. 1, Brasília, DF, 31 jun. 2017a. ______. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nºs 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, p. 1, Brasília, DF, 14 jun. 2017b. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. Brasília, DF: SESU, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=dowload&alias=16762-balanco-sociao-sesu-2003-2014&itemid=30192. Acesso em: 15/03/2019. ______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior – 1995. Brasília: DF. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior Acesso em: 10/12/2018. ______. Ministério da Educação. 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