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dc.contributor.authorTuão, Renata Spadetti
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:46Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:46Z-
dc.date.issued2023-07-13
dc.identifier.citationTUÃO, Renata Spadetti. Educação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora?. 2023. 324 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9945-
dc.description.abstractO fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) impactou, decisivamente, os anos finais do século XX, sendo interpretada pelos intelectuais burgueses como o fim da história e pelos intelectuais marxistas, por vezes, como a derrota do movimento dos trabalhadores na luta contra o imperialismo. As consequências dessa experiência associadas às transformações no sistema produtivo propiciadas, a partir da década de 1970, foram sentidas com intensidade pela classe trabalhadora no capitalismo dependente e aproveitadas pela burguesia com a internacionalização e a interiorização dos imperativos do capital para todos os âmbitos das relações sociais. Isso posto, indica-se que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem desenvolvido papel fundamental, sobretudo na expansão capitalista para o interior dos Estados e municípios ou províncias das unidades políticos-territoriais na América Latina, em diferentes áreas, ampliando a aplicação de estratégias que promovem a contenção da classe trabalhadora por meio da sua desarticulação preventiva. Neste trabalho, procura-se apontar os bancos interestatais como desdobramentos institucionais do imperialismo, a partir da investigação sobre a relação do BID com o Brasil, detendo-se ao período entre a redemocratização e os dias atuais. Convém compreender o imperialismo como fase de desenvolvimento do capitalismo em seus traços fundamentais (LÊNIN, 2012) que determinam, ainda no século XXI, as relações sociais no capitalismo dependente (GOUVÊA, 2016; FERNANDES, 1981) por meio de elementos que conduzem à manutenção da contrarrevolução preventiva (FERNANDES, 2019). Desse modo, ampliam-se as fontes utilizadas como objeto de estudo, considerando, para além das operações jurídicopolíticas desenvolvidas pelo BID, legislações produzidas no âmbito dos Estados e municípios e documentos produzidos pelo Movimento Colabora Educação coordenado pela organização empresarial Todos pela Educação no Brasil. Conclui-se que a Educação Básica Pública, no Brasil, entre 1988 e 2022, foi atravessada pela intervenção do BID no interior das unidades políticos-territoriais, em aliança com organizações empresariais locais, como forma de garantir a expansão do capital em termos de valor e território, a partir de processos preventivos de contenção da classe trabalhadora através da sua desarticulação, que tem como principal estratégia a efetivação do regime de colaboração disposto nos dispositivos legislativos desde a Constituição Federal (1988) nos Estados e municípios.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBanco Interamericano de Desenvolvimentopor
dc.subjectLuta de Classespor
dc.subjectImperialismopor
dc.subjectCapitalismo Dependentepor
dc.subjectRegime de Colaboraçãopor
dc.subjectInter-American Development Bankeng
dc.subjectClass Struggleeng
dc.subjectImperialismeng
dc.subjectDependent Capitalismeng
dc.subjectCollaboration Regimeeng
dc.subjectBanco Interamericano de Desarrollospa
dc.subjectLucha de Clasesspa
dc.subjectCapitalismo Dependientespa
dc.subjectRégimen de Colaboración.spa
dc.titleEducação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora?por
dc.title.alternativeEducation, Inter-American Development Bank and the social rights: dismantling the working class?eng
dc.title.alternativeEducación, Banco Interamericano de Desarrollo y los derechos sociales: ¿desmantelamiento de la clase obrera?spa
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe end of the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) had a decisive impact on the final years of the 20th century, being interpreted by bourgeois intellectuals as the end of history and by Marxist intellectuals, sometimes, as the defeat of the workers' movement in the fight against imperialism. The consequences of this experience associated with the transformations in the productive system that took place, from the 1970s onwards, were intensely felt by the working class in dependent capitalism and taken advantage of by the bourgeoisie with the internationalization and internalization of the imperatives of capital for all the spheres of social relations. That said, it is indicated that the Inter-American Development Bank (IDB) has played a fundamental role, especially in the capitalist expansion towards the interior of the States and municipalities or provinces of the political-territorial units in Latin America, in different areas, expanding the application of strategies that promote the containment of the working class through its preventive disarticulation. In this work, an attempt is made to point out interstate banks as institutional developments of imperialism, based on the investigation of the IDB's relationship with Brazil, focusing on the period between redemocratization and the present day. It is convenient to understand imperialism as a phase of development of capitalism in its fundamental traits (LÊNIN, 2012) that determine, even in the 21st century, social relations in dependent capitalism (GOUVÊA, 2016; FERNANDES, 1981) through elements that lead to the maintenance of the preventive counterrevolution (FERNANDES, 2019). In this way, the sources used as an object of study are expanded, considering, in addition to the legal-political operations carried out by the IDB, legislation produced within the states and municipalities and documents produced by the Movimento Coopera Educação coordinated by the business organization Todos pela Educação no Brazil. It is concluded that Public Basic Education, in Brazil, between 1988 and 2022, was crossed by the intervention of the IDB within the political-territorial units, in alliance with local business organizations, as a way of guaranteeing the expansion of capital in terms of value and territory, based on preventive processes to contain the working class through its disarticulation, which has as its main strategy the implementation of the collaboration regime set out in the legislative provisions since the Federal Constitution (1988) in states and municipalities.eng
dc.description.abstractOtherEl fin de la Unión de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) tuvo un impacto decisivo en los últimos años del siglo XX, siendo interpretado por los intelectuales burgueses como el fin de la historia y por los intelectuales marxistas, en ocasiones, como la derrota del movimiento obrero. en la lucha contra el imperialismo. Las consecuencias de esta experiencia asociada a las transformaciones en el sistema productivo acaecidas, a partir de la década de 1970, fueron intensamente sentidas por la clase obrera en el capitalismo dependiente y aprovechadas por la burguesía con la internacionalización e internalización de los imperativos del capital. para todos las esferas de las relaciones sociales. Dicho esto, se indica que el Banco Interamericano de Desarrollo (BID) ha jugado un papel fundamental, especialmente en la expansión capitalista hacia el interior de los Estados y municipios o provincias de las unidades político-territoriales en América Latina, en diferentes áreas , ampliando la aplicación de estrategias que promuevan la contención de la clase trabajadora a través de su desarticulación preventiva. En este trabajo se intenta señalar a los bancos interestatales como desarrollos institucionales del imperialismo, a partir de la investigación de la relación del BID con Brasil, centrándose en el período comprendido entre la redemocratización y la actualidad. Es conveniente entender el imperialismo como una fase de desarrollo del capitalismo en sus rasgos fundamentales (LÊNIN, 2012) que determinan, aún en el siglo XXI, las relaciones sociales en el capitalismo dependiente (GOUVÊA, 2016; FERNANDES, 1981) a través de elementos que conducen a el mantenimiento de la contrarrevolución preventiva (FERNANDES, 2019). De esta forma, se amplían las fuentes utilizadas como objeto de estudio, considerando, además de las operaciones jurídicas y políticas realizadas por el BID, legislación producida en el ámbito de los estados y municipios y documentos producidos por el Movimento Coopera Educação coordinado por la organización empresarial Todos pela Educação no Brasil. Se concluye que la Educación Básica Pública, en Brasil, entre 1988 y 2022, estuvo atravesada por la intervención del BID en las unidades político-territoriales, en alianza con las organizaciones empresariales locales, como forma de garantizar la expansión del capital en términos de valor y territorio, a partir de procesos preventivos de contención de la clase trabajadora a través de su desarticulación, que tiene como principal estrategia la implementación del régimen de colaboración previsto en las disposiciones legislativas desde la Constitución Federal (1988) en los estados y municipios.spa
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272por
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee2Leher, Roberto
dc.contributor.referee3Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.referee4Gonçalves, Leandro Sartori
dc.contributor.referee5Pronko, Marcela
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4662-4164por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2000624319714706por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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