Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, George William Bravo de
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:46Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:46Z-
dc.date.issued2022-02-23
dc.identifier.citationOLIVEIRA, George William Bravo de. Olhar, ver, reparar, representar: o desenvolvimento da visualização. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9946-
dc.description.abstractA produção e a interpretação de imagens para a representação de objetos são características do Desenho Técnico, disciplina ministrada no curso técnico profissionalizante de Ensino Médio de uma escola Estadual do Rio de Janeiro. Nesta instituição de ensino, jovens, entre 14 e 17 anos de idade, são iniciados na linguagem gráfica como expressão, para elaborar esboços, detalhamentos e projetos técnicos. Além desses discentes, há ainda alunos (adultos) que estão matriculados no curso subsequente noturno. Alguns já trabalham na área que estudam, e outros procuram novas oportunidades. “Como é que faz para desenhar?” foi a pergunta feita ao professor que ministra Desenho Técnico. A partir dessa questão, se instaurou o processo de compreensão de como se dá o desenvolvimento de visualização e o ensino da representação por meio de vistas ortográficas e de desenho isométrico. Tornou-se também indispensável saber que processos podem ser trabalhados com os alunos, utilizando-se de recursos concretos, materiais manipuláveis, câmeras e smartphones. Nesta investigação, desenvolvemos atividades para compreensão e apreensão de conceitos de Geometria, tendo a visualização como suporte importante para o desenvolvimento do raciocínio espacial. Trata-se de uma pesquisa de design, realizada na própria prática, na qual as rotinas das aulas foram registradas no diário de campo do pesquisador, por meio de fotos e de anotações de comentários diversos feitos pelos alunos envolvidos, dentre outros. Nesta pesquisa, defendeu-se a tese de que, para aprimorar a visualização e se chegar à manipulação e à construção de imagens mentais mais abstratas, deve- se retirar a centralidade do material impresso e equilibrar o uso de material manipulável diverso. Essa foi uma condição para que as fronteiras da sala de aula se abram e, dessa forma, recebam as vivências como base da representação, ou seja, ampliem os olhares das pessoas envolvidas pelas e nas suas práticas. Concluiu-se, assim, que a visualização é uma habilidade a ser desenvolvida e apreendida no decorrer de atividades com experiência para observação, movimentação e registo realizado por meio de imagens realizadas em papel ou aplicativos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenho Geométricopor
dc.subjectDesenho Técnicopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectGeometria Descritivapor
dc.subjectVisualizaçãopor
dc.subjectGeometric draweng
dc.subjectTechnical Drawingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectDescriptive Geometryeng
dc.subjectVisualizationeng
dc.subjectDibujo Geométricospa
dc.subjectDibujo Técnicospa
dc.subjectEducación Secundariaspa
dc.subjectGeometría Descriptivaspa
dc.subjectVisualizaciónspa
dc.titleOlhar, ver, reparar, representar: o desenvolvimento da visualizaçãopor
dc.title.alternativeLook, see, repair, represent: the development of visualizationeng
dc.title.alternativeMirar, ver, notar, representar: el desarrollo de la visualizaciónspa
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe production and interpretation of images for the representation of objects are characteristics of Technical Drawing, a subject taught in the vocational technical course in High School at a State school in Rio de Janeiro. Young people (14 to 17 years old) are introduced to graphic language as an expression to prepare sketches, details and technical projects. We also work with students in the evening course, mostly adults some of whom are already working in the field they study, others looking for new opportunities. “How do you draw?” It was the question asked to the teacher, which established the process of understanding how the development of visualization and the teaching of representation through orthographic views and isometric drawing take place. What are the processes that we can work with students using concrete resources, manipulative materials, cameras and smartphones? This is an investigation in which we develop activities for understanding and grasping geometry concepts, with visualization as an important support for the development of spatial reasoning. This is a design based research, carried out in practice, in which the class routines were registered with the researcher's field diary, with photos and various records of the students involved, among other tools. In this research, the thesis was defended that, in order to improve visualization and arrive at the manipulation and construction of more abstract mental images, the centrality of printed material must be removed and the use of diverse manipulable material must be balanced. This was a condition for opening the frontiers of the classroom and, in this way, receiving experiences as a basis for representation, that is, expanding the perspectives of the people involved in their practices. It was concluded, therefore, that visualization is a skill to be developed and learned by observation, movement and registration carried out through images made on paper or applications.eng
dc.description.abstractOtherLa producción e interpretación de imágenes para la representación de objetos son características del Dibujo Técnico, asignatura impartida en el curso técnico de formación profesional de la Enseñanza Secundaria, de una escuela Estatal de Río de Janeiro. En esta institución educativa, jóvenes entre 14 y 17 años de edad se inician en el lenguaje gráfico como expresión, para elaborar bosquejos, pormenorización y proyectos técnicos. Además de estos discentes, también hay alumnos (adultos) que están matriculados en el curso nocturno subsiguiente. Algunos ya trabajan en el área que estudian y otros buscan nuevas oportunidades. ¿Cómo se hace para dibujar? Fue la pregunta que le plantearon al profesor que imparte la asignatura de Dibujo Técnico. A partir de esta cuestión, se instauró el proceso de comprensión de cómo ocurre el desarrollo de la visualización y la enseñanza de la representación, por medio de las vistas ortogonales y el dibujo isométrico. Asimismo, se hizo indispensable saber qué procesos pueden ser trabajados con los alumnos, utilizando recursos concretos, materiales manipulativos, cámaras y smartphones. En esta investigación desarrollamos actividades para la comprensión y aprehensión de conceptos de Geometría, teniendo la visualización como soporte importante para el desarrollo del razonamiento espacial. Se trata de una investigación de diseño, realizada en la propia práctica, en la cual las rutinas de clase fueron registradas en el diario de campo del investigador, con fotos y con diversos registros de los alumnos involucrados, entre otros. En esta investigación se defiende la tesis de que, para perfeccionar la visualización y lograr la manipulación y la construcción de imágenes mentales más abstractas, se debe retirar la centralidad del material impreso y equilibrar el uso de material manipulativo diverso. Esta fue la condición para que las fronteras de la sala de clases se abrieran y de esta forma, recibiesen las vivencias como base de la representación, es decir, las miradas de las personas involucradas se ampliasen en y por la práctica. Así, se llegó a la conclusión de que la visualización es una habilidad a ser desarrollada y aprehendida en el transcurso de las actividades, con experiencia para observación, desplazamiento y registro, efectuadas por medio de imágenes realizadas en papel o en aplicaciones.spa
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee3Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.contributor.referee4Detoni, Adlai Ralph
dc.contributor.referee4ID431.727.236-34por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350855927284331por
dc.contributor.referee5Marques, Wagner da Silveira
dc.contributor.referee5ID065.677.668-40por
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-9098-7122por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7965678179575932por
dc.creator.ID783.724.537-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725296352929618por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALEXANDRINO, L.; LEITE, K. Ensino-aprendizagem da geometria descritiva por meio de jogo de montagem. Anais Graphica 2019: International Conference on Graphics Engeneering for Arts and Design,2019 Rio de Janeiro http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf ALTMAN, C. O que é Linguagem. Quem somos nós LODUCA, C. Disponível em: https://youtu.be/ulvQKZn95yg2019. Acesso em Out 2019 ARAGÃO, C. Ofício em cena –Walter Carvalho. Roteiro Ramoneda, B e Camoseli, E Globo News, 2016 disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/oficio-em-cena/videos/v/diretor- de-fotografia-walter-carvalho-fala-sobre-seu-processo-criativo-no-oficio-em-cena/5040088/. Acesso em 10 jul 2016. AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus,1993 BAIRRAL, M. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Série InovaComTic (v. 1). Rio de Janeiro: Edur, 2009. BAIRRAL, M. Materiais curriculares educativos online como uma estratégia ao desenvolvimento profissional em matemática. Zetetiké - Revista de Educação Matemática, v.24, n.45,2016 BAIRRAL, M. POWELL A. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006. BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BARTON, B. Mathematics and mathematical pratices: where to draw the line? For the learning of Mathematics v.24, n.1 22-24, 2004. BICUDO, M. A.V. Filosofia da educação matemática: Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Editora UNESP, 2010 BROWN, A. L. Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, 2(2), 141- 178. 1992. BUERY, C.; BUENO, L. MARTINS, M.; DIAS, M Educação do olhar: a representação da forma arquitetônica na geometria descritiva. In: GRAPHICA Rio 2011 – Expressão Gráfica: Conexões entre Ciência, Arte e Tecnologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do GRAPHICA 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 1-12. CAVALCANTI, A.; SOUZA, F. Aprendizagem por meio de atividades colaborativas: desenvolvendo habilidades espaciais na geometria descritiva. Anais GRAPHICA 2017. https://www.even3.com.br/anais/graphica2017/50888-aprendizagem-por-meio-de-atividades- colaborativas--desenvolvendo-habilidades-espaciais-na-geometria-descritiva/ CARNEIRO, J.; VASCONCELOS, S.; ARAÚJO, B. O uso de ferramentais digitais como objeto de aprendizagem no ensino de desenho técnico mecânico. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 42, p. 22-30, ago. 2018. ISSN 2447- 9187. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1361>. Acesso em: Jan. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p22-30. CHOKYU, M. L.; MARQUES, A. C.; NASCIMENTO, J. G. A. Transformações no ensino da Geometria Descritiva na FAU/UFRRJ. Anais Graphica 2019: International Conference on 141 Graphics Engeneering for Arts and Design,2019 Rio de Janeiro http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf COBB, P., CONFREY, J., DISESSA, A., LEHRER, R., & SCHAUBLE, L. Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(I), 9-13. (2003). COSTA, G.; FERREIRA, L.; FIGUEUEREDO, V. Metodologias híbidas no ensino de desenho técnico para engenharia civil. Anais Graphica 2019: International Conference on Graphics Engeneering for Arts and Design,2019 Rio de Janeiro http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf DAMASIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras,2000 DAMASIO, A. E o cérebro criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 DAMASIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras,2012. DAMÁSIO, A. A estranha ordem das coísas: As origens biológicas dos sentimentos e da cultura. São Paulo, Companhia das Letras. 2018. DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: Zouk, 2015 DERRIDA, J. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: Ed da UFSC, 2012 DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010 FAETEC. Orientações para elaboração das “Trilhas de Aprendizagem” e demais procedimentos. CI FAETEC/DDE no 570 /2020. FAINGUELERNET, E. Educação Matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,1999 FAINGUELERNET, E. NUNES, K. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012 FARDIN, S. C. S. G. Abordagem ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Desenho Técnico: uma experiência em Engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–17, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.16211. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/16211. Acesso em: 02 jan. 2022. FISCHBEIN, E. Intuition, and information processing in mathematical activity. International Journal of Educational Research, v. 14 n. 2, 1990. FISCHBEIN, E. The Theory of Figural Concepts. Educational Studies in Mathematics, v.24, n 2 p. 139-162 ,1993. FERREIRA, C.; FERREIRA, V. Desenvolvimento de Técnicas de Visualização e Modelagem do Desenho 3D para Estudantes do Ensino Médio da Cidade de Bagé - RS: um Estudo de Caso. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (23), 43-51. Acesso jan. 2022, http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850- 99592019000100006&lng=es&tlng=pt. FONSECA, G.A. A modelagem tridimensional como agente no ensino/ aprendizagem nas disciplinas introdutórias de projeto de arquitetura. Tese (doutorado). Programa de Pós- 142 Graduação em Arquitetura e Urbanismo/ USP, 2013 https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-31012014- 094912/publico/tese_Glaucia.pdf FONSECA, G. REIS-ALVES, L. O registro do olhar - compreensão e sentimento. Anais GRAPHICA 2015, v.1 p. 309 https://www.aproged.pt/geg2015proceedings.html FLORES, C. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa Editora, 2007. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP,2000. FREUDENTHAL, H. Didactical phenomenology of mathematical structures. Kluwer Academic Publishers, 2002. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/256822030/Freudenthal-Didactical-Phenomenology-of- Mathematical-Structures1983-pdf. Acesso em jul.2021 GAMBARATO, R.R. Signo, significação, representação: um percurso semiótico. Communicare. Vol. 5 – no 2 – 2o semestre 2005 – ISSN 1676-3475 GANI, D. As lições de Gaspard Monge e o ensino subsequente da Geometria Descritiva. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) Rio de Janeiro. COPPE/ UFRJ. 2004. GANI, D. A Geometria de Gaspard Monge: o método descritivo que prescinde da técnica da dupla projeção ortogonal e independe dos meios de representação. Tese (doutorado) – UFRJ/ PROARQ / Programa de Pós-graduação em Arquitetura, 2016. GANI, D. Ensino da representação gráfica com o uso simultâneo de duas mídias: a folha de papel e um programa de modelagem digital. Anais Graphica 2019: International Conference on Graphics Engeneering for Arts and Design,2019 Rio de Janeiro http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf GOMES, H.; RIBEIRO, S.; SILVA, M.; MIRANDA, A.; AREZES, P.; VASCONCELLOS, L.; GOMES, G. O desenho no curso técnico de edificações do cefet/rj: uma proposta de contribuição com vista à formação do profissional. Anais GRAPHICA 2015, v.1 p. 231 https://www.aproged.pt/geg2015proceedings.html HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2015. JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996 KALEFF, A. M. R. Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças e outros materiais concretos. Niterói: EdUFF, 2003 KALEFF, A. M. M. R. Formas, padrões, visualização e ilusão de ótica no ensino da geometria. VIDYA, v. 35, n. 2, p. 75-91, jul. /dez. 2015 KALEFF, A. M. M. R. Novas tecnologias no ensino da matemática: tópicos em ensino de geometria. CEAD / UFF, 2016. KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus,2013. LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. 143 LEIVAS, J.C.P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. Tese (doutorado) Programa de PósGraduação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, área temática Educação, Cultura e Tecnologia. UFPR, 2009 Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/199584/001100477.pdf?sequence=1&isAllowed =y Acesso jan.2022 LUZ, A. A. Comunicação apresentada ao Graphica 2019: International Conference on Graphics Engeneering for Arts and Design,2019 Rio de Janeiro Notas prévias. Mimeografado. Rio de Janeiro 2019. Notas prévias. Mimeografado MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R.O. Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, ISSN 2316-7297 – n. 1, v. 10, p. 8-28, 2021 MARCONE, R. A Geometria Descritiva em Ensino de Arquitetura e Urbanismo e as Ferramentas CAD: diálogos possíveis Tese (Doutorado) – UFRJ/ PROARQ/Programa de Pós- Graduação em Arquitetura, 2017. MARQUES, J.C. O ensino do desenho técnico mediado pela história da arquitetura, matemática e computação gráfica. Dissertação (Mestrado) Instituto federal do Espírito Santo. Programa de pós-graduação em educação em Ciências e Matemática, 2016 Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalh oConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3929566# Acesso em jan. 2022 MATHIAS, C.; SIMAS, F. Tarefas de visualização em exercícios de geometria espacial. Educação Matemática em Revista – RS, ano 22, n.22, v.2 p. 3-14, 2021 MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018 MONTENEGRO, G. A perspectiva dos profissionais. São Paulo: Editora Blucher, 1987. MONTENEGRO, G. Inteligência visual e 3D: compreendendo conceitos básicos da geometria espacial. São Paulo: Editora Blucher, 2005. OLIVEIRA, G. Épura ao vídeo: desenvolvimento e uso de um aplicativo para o trabalho com geometria descritiva. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Seropédica, PPGEduc / UFRRJ, 2016. Pacheco, L. H. N., & Otte, J. (2018). Integração entre Desenho Técnico I e Informática básica auxiliado por software gráfico. Revista Thema, 15(4), 1351-1361. PITTALIS, M.; CHRISTOU, C. Types of reasoning in 3D geometry thinking and their relation with spatial ability. Educ Stud Math 75: 191-212, 2010. POHLMANN, M.; ROSSI, W.S.; BRENDLER, C.F.; TEIXEIRA, F.G.; KINDLEIN JUNIOR, W. Transdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinas. Revista Educação Gráfica. V.19, n.3,2015 PROUST, M. No caminho de Swamm; À sombra das moças em flor. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004 RAMA, J. L. Engenharia perversa: possibilidades poéticas para o desenho técnico e o múltiplo no âmbito de visões tecnológicas obsoletas sobre o futuro. Tese (doutorado) Tese apresentada ao Programa de PósGraduação em Artes Visuais,UFRGS, 2018 Disponível em: 144 https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/186014/001082428.pdf?sequence=1&isAllowed =y Acesso Jan. 2022 RUFINO, l. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial,2019 SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. SANTOS, M. Manual de geografia urbana. São Paulo: Hucitec, 1989. SANTOS, G.; TAVARES, J.; IZAR, S. Quer que desenhe? Projeto de pesquisa sobre a inclusão da disciplina de desenho no ensino básico brasileiro. Anais GRAPHICA 2015, v.2 p. 173 https://www.aproged.pt/geg2015proceedings.html SARAMAGO, J. História do cerco de Lisboa. São Paulo, Companhia das Letras,2006. ALONSO-RODRÍGUEZ, M.; DESVAUX, N. G.; ÁLVARO-TORDESILLAS, A. Un proyecto de innovación docente para la geometría descriptiva. Anais GRAPHICA 2015, v.2 p. 189 https://www.aproged.pt/geg2015proceedings.html TAVARES, J.; A utilização dos recursos tecnológicos na disciplina de desenho: métodos de ensino contextualizados para o ensino médio. Anais GRAPHICA 2017, https://www.even3.com.br/anais/graphica2017/50870-a-utilizacao-dos-recursos-tecnologicos- na-disciplina-de-desenho--metodos-de-ensino-contextualizados-para-o-ensino-/ TIBURI, Márcia. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Jornal do Margs, v. 103, 2004. TORREZZAN, C. A.W. Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE). Tese (doutorado). Programa de pós-Graduação em Design, 2019. VELOSO, E. Geometria: temas actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE, p.125-134. 1998. VILLANOVA ARTIGAS. O desenho In: MUBARAC, L.C. (org.) Sobre o desenho no Brasil São Paulo: ECidade, 2019 VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2000. VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2008. VIGOTSKI, L. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes, 2014.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74591/2022%20-%20George%20William%20Bravo%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6882
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-29T15:58:18Z No. of bitstreams: 1 2022 - George William Bravo de Oliveira.pdf: 4907623 bytes, checksum: b54637995140fd9992bf2becd9634354 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-29T15:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - George William Bravo de Oliveira.pdf: 4907623 bytes, checksum: b54637995140fd9992bf2becd9634354 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - George William Bravo de Oliveira.pdf2022 - George William Bravo de Oliveira4.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.