Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22693Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Vanessa Ladeira da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-21T17:57:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-21T17:57:50Z | - |
| dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Ladeira da Costa. Juventudes negras de Bangu: Um lugar de narrativas e memórias. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22693 | - |
| dc.description.abstract | Ao apresentar a realidade das juventudes negras no município do Rio de Janeiro, bairro Bangu devemos refletir como a discriminação, desigualdades e falta de acesso às oportunidades, seja no âmbito escolar ou no profissional e o não reconhecimento dos direitos à cidadania engendram e fomentam uma subalternização social. A pesquisa tem por objetivo conceituar as juventudes, a partir da perspectiva de jovens negras/os e estudantes do Ensino Médio, diante da violência juvenil que percorre cotidianamente essa localidade. Com isso, visamos olhar para esse lugar por meio das vivências desses grupos negros juvenis e não somente pelos índices de mortalidade. A/O jovem negra/o de Bangu passa a obter o papel principal na construção política e identitária do bairro. O estudo apresenta 13 jovens estudantes do Ensino Médio. O critério metodológico para a seleção dessas(es) discentes foram suas autodeclarações raciais e o desejo de participar da pesquisa, apresentada para todas as turmas da Instituição escolar. A metodologia qualitativa teve como instrumento o desenvolvimento da escuta sensível (Barbier, 2002), baseada nas narrativas das entrevistas, rodas de conversa fundamentadas na compreensão compartilhada sobre o racismo e a violência. O filme M8: Quando a morte socorre a vida (direção: de Jeferson De, 2020) foi mote para este debate. Nos encontros subsequentes, as(os) produziram material educomunicativo compartilhado no Instagram no âmbito do cotidiano escolar, bem como, no território Banguense. Resultados: a pesquisa evidenciou o interesse das(os) jovens sobre os temas racismo/violência; oportunizou a criação de conteúdo reflexivo na linguagem das(os) jovens; propiciou a manifestação de afetos e aquilombamento; foi bem acolhida pela gestão escolar, que possibilitou a realização do estudo em atividade extra-turno e manifestou verbalmente a necessidade Institucional de abordar temas de enfrentamento do racismo na escola. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Juventudes negras | pt_BR |
| dc.subject | Bangu | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas | pt_BR |
| dc.subject | Memórias | pt_BR |
| dc.subject | Aquilombamento | pt_BR |
| dc.subject | Black Youths | pt_BR |
| dc.subject | Narratives | pt_BR |
| dc.subject | Memories | pt_BR |
| dc.subject | Aquilombamento | pt_BR |
| dc.title | Juventudes negras de Bangu: Um lugar de narrativas e memórias | pt_BR |
| dc.title.alternative | Black Youths of Bangu: a place of narratives and memories | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | In presenting the reality of black youths in the municipality of Rio de Janeiro, Bangu neighborhood, we must reflect on how discrimination, inequalities, and lack of access to opportunities, whether in the educational or professional sphere, and the lack of recognition of citizenship rights engender and foster social subalternization. The research aims to conceptualize the youths from the perspective of black young people and high school students, facing the youth violence that permeates this locality on a daily basis. Thus, we aim to look at this place through the experiences of these youthful black groups, not solely through mortality rates. The black youth of Bangu takes on the central role in the political and identity construction of the neighborhood. The study presents 13 high school students. The methodological criterion for the selection of these students was their self-declared racial identity and the desire to participate in the research, presented to all classes of the educational institution. The qualitative methodology used sensitive listening (Barbier, 2002) as an instrument, based on the narratives of interviews and group discussions grounded in a shared understanding of racism and violence. The movie M8: When Death Rescues Life (directed by Jeferson De, 2020) served as a catalyst for this debate. In subsequent meetings, the students produced educommunicative material shared on Instagram within the school routine and in the Bangu territory. Results: the research highlighted the interest of the youth in racism/violence topics; provided the creation of reflective content in the language of the youth; facilitated the expression of emotions and 'aquilombamento' (communal bonding); was well-received by the school management, which allowed the study to be conducted as an extracurricular activity and verbally expressed the institutional need to address anti- racism themes in the school. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Malachias, Rosangela | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0102-5352 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6701701513806977 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Malachias, Rosangela | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0102-5352 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6701701513806977 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Edméa Oliveira dos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4978-9818 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4023554724278836 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Cruz, Elizabete Franco | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3925214428147723 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Alves, Luciana Pires | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-8470-4966 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1905146156271147 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7520689152822654 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ABERASTURY, A; KNOBEL, M. (1989). Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 93 p. ABRAMO, H.W.; LEÓN O. D.; O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, M. V. de F. (org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. 40 p. ADESKY, Jacques Edgard François D ́. Pluralismo étnico e multiculturalismo - racismos e anti-racismos no Brasil. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. Acesso em: 15 jan. 2024. ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 47 p. AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen Editora, 2019. 152 p. ALAMBERT, F. A reinvenção da Semana (1932-1942). Revista USP, São Paulo, n. 94, p. 107-118. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i94p107-118. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/45182. Acesso em 16 fev. 2022. ALMEIDA, R. Oliveira; NASCIMENTO, N. I. M. Políticas públicas de juventude: dilemas entre avanços e descontinuidades. Perspectivas em Políticas Públicas. Belo Horizonte, v. 4, n. 7 p. 99-126, jan/jun 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/936/642. Acesso em: 21 de abr. 2023. ALVES, A. Angela Davis: “Quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. El País, Salvador, 27 jul. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/27/politica/1501114503_610956.html. Acesso em: 15 nov. 2023. ALVES, A. P.; GIORGI, M. C. Tony Tornado, racismo e construções discursivas de um corpo negro em tempos de ditadura (1970-1972). Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, p. 1-39, set./dez. 2020. DOI: 10.5965/2175180312312020e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312312020e0203. Acesso em: 14 ago. 2023. ALVES, I. Luiz Gama: conheça a história do maior abolicionista do Brasil. Poletize, 19 nov. 2022. Disponível em: https://www.politize.com.br/luiz-gama-abolicionista/. Acesso em: 11 jan. 2023. ALVES. R. Gaiolas ou asas? Por uma educação romântica. Campinas - SP: Papirus, 2002. AMARO, T. F.; DE SOUZA, A. C. S. “A Coisa Tá Preta”: Uma Análise Discursiva Acerca da Ressignificação da Expressão Idiomática no Videoclipe de Rincon Sapiência. Revista Linguagem em Foco, v. 11, n. 2, p. 136-147, 2019. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2917. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2917. Acesso em: 14 set. 2023. 122 ANISTIA INTERNACIONAL. Informe anual 2022/23: o estado dos direitos humanos do mundo. Reino Unido, 2023. Disponível em: https://www.amnesty.org/en/documents/pol10/5670/2023/bp/. Acesso em: 30 out. 2023. AQUINO, L. A juventude como foco das políticas públicas. In: CASTRO, J. A.; AQUINO, L. M. C.; ANDRADE, C. C. (Orgs.). Juventude e Políticas Sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2009. ARAÚJO, V. S.; SOUZA, E. R.; SILVA, V. L. M. “Eles vão certeiros nos nossos filhos”: adoecimentos e resistências de mães de vítimas de ação policial no Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1327-1336, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/6QWq6LzzdDvwSJSgRsKKB4c/. Acesso em: 26 ago. 2023. ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad. Mário da Gama Kury. 4.ed. Brasília : Editora Universidade de Brasília, c 1985, 2001. ARAÚJO, R.; ARGOLO, M. M. P. Construções de Gênero das Mulheres/Mães Negras no Contexto da Violência Policial Contra Adolescentes e Jovens. Dikè-Revista Jurídica do Curso de Direito da UESC, v. 17, p. 147-168, mar. 2018. ARROYO, M. G. 1. ed. Passageiros da noite. Do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017. 294 p. AZZI, R. A Igreja Católica na formação da sociedade brasileira. 1 ed. Aparecida, SP: Santuário, 2008. 168 p. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002. BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. 211 p. BARRADAS, F. C. Música Popular Brasileira e a Repressão no Período Militar. Acrópoles, Cidade, 2004. BAZAGA, R. G. As “diretas já”: uma análise sobre o impacto da campanha no processo de transição política brasileira. XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social. Natal - Rio Grande do Norte, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364952315_ARQUIVO_ARTIGOANPUH_1.p df. Acesso em: 13 de abr. de 2023. BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro, Editora Pólen, 2019. 184 p. BÍBLIA ilustrada anote: Bíblia Sagrada - nova versão transformadora. 1. ed. - Santo André: Geográfica, 2021. BILGE, Sirma. "Théorisations féministes de l'intersectionnalité". Diogène, v. 1, n. 225, p. 70-88, 2009. BRASIL. Emenda Constitucional. Brasília, DF: Casa Civil, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm. Acesso em: 18 de abr. 2023. 123 . Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. . Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996,, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2003. . Lei no 11. 645, de 10 de março de 2018. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, . Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. . Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2005. . Lei no 12.288, de 20 de julho de 2010. Estatuto da Igualdade Racial. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República, 2010. . Lei no 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, 2013. . Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília, DF: Ministério da Educação, MEC/SECAD, 2006. BOCK, Ana. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 11, n. 1, p. 63 - 76, jan./jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/LJkJzRzQ5YgbmhcnkKzVq3x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jan. 2024. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994. BOLSONARO diz que políticas afirmativas reforçam o “coitadismo” no Brasil. Agência Brasil, 24 out 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-10/bolsonaro-diz-que-politicas-afirmativas-ref orcam-coitadismo-no-pais. Acesso em: 28 abr. 2023. CACCIA-BAVA, A. Jovens na América Latina. São Paulo: Escrituras, 2004. 328 p. CALLIGARIS, C. A adolescência. 1. ed. São Paulo: Publifolha, 2000. 88p. CANCHERINI, Â. A escuta sensível como possibilidade metodológica. In: IV SIPEQ, 2010, São Paulo. Anais [...] Rio Claro - SP, 2010. Disponível em: https://arquivo.sepq.org.br/IVSIPEQ/Anais/artigos/49.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023. 124 CANEVACCI, M. 1. ed. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Tradução Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 200 p. CARNEIRO, E. 2. ed. O quilombo dos Palmares. Brasiliana, 1958. 268 p. CARVALHO, R. M. A.; DA COSTA LIMA, G. F. Comunidades quilombolas, territorialidade e legislação no Brasil: uma análise histórica. Política & Trabalho, [S.l], v.1, n. 39, p. 329-346, out. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/12745. Acesso em: 28 dez. 2022. CASSAB, M. A. T. Juventude e políticas públicas nos anos 1990: a produção de territórios em Juiz de Fora - MG. In: III Jornada Internacional de políticas públicas, 2007, São Luís - Maranhão. Anais [...]. Maranhão: Universidade Federal do Maranhão, 2007. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos/EixoTematicoD/bb0a6bec959116f359 b8MARIA%20APARECIDA%20TARDIN%20CASSAB.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023. CATARINENSE Severine Machado é a Secretaria Nacional de Juventude do Governo Dilma. FECESC, 21 fev. 2011. Disponível em: http://www.fecesc.org.br/catarinense-severine-macedo-e-a-secretaria-nacional-de-juventude-do-gov erno-dilma/. Acesso em: 28 dez. 2023. CAVALCANTE, K. L. Fundamentos da filosofia Ubuntu: afroperspectivas e o humanismo africano. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 184-192, 2020. CERQUEIRA, D.; COELHO, D. S. C. Democracia racial e homicídios de jovens negros na cidade partida. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro : Ipea , 2017. CERQUEIRA, D.; MOURA. R. Vidas perdidas e racismo no Brasil. Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, v. 22, n. 1, p. 73-90, jan./ jun. 2014. COLÉGIO Bangu, na Zona Oeste do Rio é ocupada por alunos. G1 Rio, 12 abr. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/04/colegio-bangu-e-ocupado-por-alunos-na-zona-o este-do-rio.html. Acesso em: 30 set. 2023. COLLINS, P. H. 1. ed. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Boitempo editorial, 2019. 480 p. COLLINS, P. H.; BILGE, S. 1. ed. Interseccionalidade. Boitempo Editorial, 2021. 288 p. COSTA, G. B. A.; DANTAS, D. N. O livro didático de Geografia e as questões de gênero: algumas reflexões. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 11, p. 323-340, 2016. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/339/194. Acesso em: 01 set. 2023. COSTA, M. R.; ALBUQUERQUE, J. T.. Jovem como agente estratégico de desenvolvimento: entre discursos e políticas. Revista Katálysis, v. 19, p. 100-108, jan./jun. 2016. DOI: 10.1590/1414-49802016.00100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/sb4xf7myF398vzyzgrtd6Rg/?lang=pt. Acesso em 02 mar. 2023. 125 CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. Tradução Cristiana Coimbra. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo, 2006. 532 p. CRUZ, A. Abolicionista Luiz Gama recebe título de doutor honoris causa da USP. Vermelho, 2021. Disponível em: https://vermelho.org.br/2021/11/20/abolicionista-luiz-gama-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-d a-usp/. Acesso em: 05 set. 2023. CURY, B. Os muitos desafios da política nacional de juventude. In: AVRITZER, Leonardo (org.). Experiências nacionais de participação social. São Paulo: Cortez, 2009. DA ROCHA, D. L. Ocupação das escolas em 2015 e 2016: uma breve análise da forma e do conteúdo da ação dos estudantes. Sociologias Plurais, v. 6, n. 1, p. 61-86, jan. 2020. DAIBERT, R. A religião dos bantos: novas leituras sobre o calundu no Brasil colonial. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. 7-25, jan./jun 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/hgxBJQTRjZLHVHcF7Jpf4bw/?format=pdf. Acesso em: 6 nov. 2023. DAYRELL, J.; CARRANO, P. C. Os jovens no Brasil: difíceis travessias de fim de século e promessas de um outro mundo. Em diálogo, v. 10, p. 1-6, 2003. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/JOVENS_BRASIL_MEXICO.pdf. Acesso em: 23 de novembro de 2021. DE MEDEIROS SILVA, T. O poder educativo das imagens dos quilombos/quilombolas no Livro Didático de Geografia. 2021. 64 f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. DE OLIVEIRA, A. S. Oralidade, imaginário e pensamento rondante: contribuições decoloniais e comunicacionais das tradições africanas. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Curitiba, v.24, n. 1, jul./dez. 2022. DE OLIVEIRA FERNANDES, A.; SOARES, E. L. R.; DE NOVAIS REIS, M. Ensinar e aprender filosofias negras: entrevista a Renato Noguera. ODEERE, Bahia, v. 3, n. 6, p. 7-18, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7883126. Acesso em: 07 out. 2023. DE SOUZA SOUTO, S. S. Aquilombar-se: Insurgências negras na gestão cultural contemporânea, Metamorfose, Bahia, v. 4, n. 4, p. 133-144, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/metamorfose/article/view/34426. Acesso em: 11 dez. 2023. DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7 Graus, 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/virtude. Acesso em: 06 nov. 2023. DJU, A. O.; MURARO, D. N. Ubuntu como modo de vida: contribuição da filosofia africana para pensar a democracia. TRANSFORMAÇÃO: Revista de Filosofia, v. 45, n. spe, p. 239–264, 2020. DOI: 10.1590/0101-3173.2022.v45esp.13.p239. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/jpHyJCYDK3MwBDN3Qdk7YqH/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2022. 126 DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. DOI: 10.1590/S1413-77042007000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2023. DONATO, C. R. Plano Juventude Viva - caminhos da política de prevenção à violência contra a juventude negra no Brasil. Secretaria Geral da Presidência da República. Brasília, 2014. DOS REIS, R. F. Ôrí e memória: o pensamento de Beatriz Nascimento. Sankofa: Revista de História da África e dos Estudos da Diáspora, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 9-24, abr. 2020. DOI: 10.11606/issn.1983-6023.sank.2019.169143. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/169143. Acesso em: 29 dez. 2023. ENEGRECER o feminismo: a situação da mulher negra na américa latina a partir de uma perspectiva de gênero. Portal Géledes, 06 mar. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/enegrecer-o-feminismo-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-part ir-de-uma-perspectiva-de-genero/?gclid=CjwKCAjw1t2pBhAFEiwA_-A-NH3CxiOZPR6gGq3V6 QIy7cQPrPvhKbKZ2xO_xdei_JwVg2Z_hnuIQRoCipcQAvD_BwE. Acesso em 13 de fev. 2018. ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. 322 p. ESTADO brasileiro tem uma dívida com os jovens do país, diz Beto Cury. Tribuna, 18 ago. 2005. Disponível em: https://www.tribunapr.com.br/noticias/estado-brasileiro-tem-uma-divida-com-os-jovens-do-pais-diz -beto-cury/. Acesso em: 28 dez. 2023. EURICO, M. C. Tecendo tramas acerca de uma infância sem racismo. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, [S.l.], v. 18, n. 45, 2020. DOI: 10.12957/rep.2020.47214. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/47214. Acesso em: 14 nov. 2023. EURICO, M. C. Cuidado na infância: sobre a importância de apreender os impactos do racismo estrutural. In: EURICO, M. C. (org.). Antirracismos e serviço social. São Paulo : Cortez, 2022. EVARISTO, C. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, N. M. de B.; SCHNEIDER, L. (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Ideia; Editora Universitária UFPB, 2005. FERNANDES, F. Maria Firmina do Reis: vida, obra e curiosidades sobre a escritora. Multirio, 23 out. 2020. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/reportagens/16721-maria-firmina-dos-reis-vida,-obra-e-curios idades-sobre-a-escritora. Acesso em: 20 de mar. de 2023. FILHO, M. O negro no futebol brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2010. 344 p. FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 17o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023. 127 FRAGA, P. C. P.; Iulianelli, J. A. S. Introdução: juventude, para além dos mitos. In: FRAGA, P. C. P.; JULIANELLI, J. A. S. (Orgs.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 128 p. FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. A. Lopez. São Paulo: Paz e Terra, 1986. 224 p. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 42. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. 668 p. GILROY, P. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. 432 p. GONÇALVES, L. R. D.; KATRIB, C. M. I. Pós-colonialismo, relações étnico-raciais e universidade. Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 2, n. 2, p. 135-148, 2018. DOI: 10.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p135-148. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p135-1 48. Acesso em: 16 jan. 2024. GONZALES, L. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, v. 2, n.1, p. 223-243, 1984. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3040030&forceview=l. Acesso em: 20 ago. 2023. GOULART, M. V. S.; TRAVERSINI, C. S. A produção do Ensino Médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude. Textura: revista de letras e história. Canoas, RS. v. 21, n. 47, p. 197-214, jul./set. 2019. DOI: 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5064. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/txra/article/view/5064. Acesso em: 30 ago. 2023. GROPPO, L. A. Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude. Desidades [online]. Rio de Janeiro, v. 14, p. 9-17, mar. 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822017000100002&lng=pt& nrm=iso. Acesso em: 13 jan. 2024. GUIMARÃES, A. S. A. Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 14, p. 103-117, fev. 1999. DOI: 10.1590/S0102-69091999000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/qXBhgbLSTkhCBPLrKrxQfVc/. Acesso em: 29 set. 2023. GUIMARÃES, G. G. e GRINSPUN, M. P. S. Z. Revisitando as origens do termo juventude: a diversidade que caracteriza a identidade. In: 31a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 31, 2008, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT20-4136--Int.pdf. Acesso em: 08 de Julho de 2022. HABERT. N. A Década de 70. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001. 95 p. 128 HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Brasília, DF: Unesco no Brasil, 2003. 434 p. HARKOT-DE-LA-TAILLE, E.; SANTOS, A. R. Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. Desafios e percursos na contemporaneidade, 3., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2012. Disponível em https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf. Acesso em: 08 mar. 2022. HOLLANDA, H. B.; GONÇALVES, M. A. Cultura e Participação nos Anos 60. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. 174 p. HONORATO. R. Região de Bangu, na Zona Oeste do Rio, registra o maior número de mortos em ações da polícia em 2019. G1, Rio de Janeiro, 23 ago. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/08/23/regiao-de-bangu-na-zona-oeste-do-rio-regi stra-o-maior-numero-de-mortos-em-acoes-da-policia-em-2019.ghtml. Acesso em: 05 out. 2023. hOOKS, B. Anseios: Raça, gênero e políticas culturais. Tradução: Jamille Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2019. 448 p. JACOUB, K. M. O cabelo como símbolo de resistência em Americanah de Chimamanda Adichie. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/19383/1/2017_KamilaMarquesJacoub_tcc.pdf. Acesso em: 30 out. 2023. KARLSSON, S. Relações interraciais e saúde mental. Mundo Negro, 12 jun. 2022. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/relacoes-interraciais-e-saude-mental. Acesso em: 07 dez. 2023. KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. 249 p. LECI, B. Enciclopédia Itaú Cultural, Rio de Janeiro, 08 set. 2023. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12146/leci-brandao#:~:text=Como%20parlamentar%2 C%20atua%20sobretudo%20na,a%20variedade%20da%20cultura%20nacional.&text=1. Acesso em 25 fev. 2023. LEIS sancionadas homenageiam abolicionista Luís Gama. Senado Notícias, Brasília, 17 jan. 2018. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/01/17/leis-sancionadas-homenageiam-abolicio nista-luis-gama. Acesso em: 25 set. 2022. LIMA, C. E. F.. Black Rio contra o sistema: considerações sobre autenticidade e combate à ditadura civil-militar (1970-1977). In: ENCONTRO INTERNACIONAL E ENCONTRO DE HISTÓRIA DAMARTINS, L. M. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. 2. ed. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte - MG: Mazza Edições, 2021. 256 p. ANPUH-RIO, II/XVIII, 2018, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPUH-Rio, 2018. Disponível em: https://www.encontro2018.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1529186986_ARQUIVO_BLACKRIOC ONTRAOSISTEMACONSIDERACOESSOBREAUTENTICIDADEECOMBATEADITADURAC IVIL-MILITAR.pdf. Acesso em: 12 out. 2023. 129 LIMA, L. Bolsonaro sobre política para a juventude: “Não espere do governo”. Metrópoles, São Paulo, 14 jan. 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/bolsonaro-sobre-politica-para-juventude-nao-espe re-do-governo. Acesso em: 14 jan. 2023. LIMA, N. D. F. Preto é o lugar onde eu moro: o racismo patriarcal brasileiro. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 242-251, mai./ago. 2022. DOI: 10.1590/1982-0259.2022.e84646. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/5XsysYwfhv4DTx7NqjpKNPh/. Acesso em: 21 dez. 2023. LOPES, L. S. Francisco Carregal: a trajetória de um pioneiro negro em um clube de football no Rio de Janeiro. Recorde: Revista de História do Esporte, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 1-16, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/download/39592/21569. Acesso em: 05 jan. 2024. LOPES, R. H. Sociologia da juventude – O que é? Resumo, Papel e Exemplos. Gestão educacional, São Paulo, 09 mai. 2019. Disponível em: https://www.gestaoeducacional.com.br/sociologia-da-juventude-o-que-e/. Acesso em: 09 de Agosto de 2022. LUIZ, Gama. Literafro, Minas Gerais, 13 nov. 2022. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/655-luiz-gama. Acesso em: 26 mai. 2023. MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL A. Um rigor outro sobre a qualidade nas pesquisas qualitativas. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2009. 174 p. MACEDO, J. P.; DANTAS, C.; DIMENSTEIN M.; LEITE, J.; FILHO A. A.; BELARMINO V. H. Condições de vida, acesso às políticas e racismo institucional em comunidades quilombolas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte , v. 14, n. 1, p. 1-28, abr. 2021 . DOI: 10.36298/gerais202114e15488. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202021000100001&lng=pt& nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 out. 2023. MALACHIAS, R. Diálogos pedagógicos: Práticas educomunicativas e uma epistemologia afrobrasileira na formação docente e gestora no município de São Paulo. Revista FSA, Teresina, v. 11, n. 4, p.39-64, out/dez. 2014. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623. Acesso em: 28 dez. 2023. MARQUES, R.; FRAGUAS, T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Pesquisa Sociedade e Desenvolvimento. [S.L], v. 10, n. 7, p. 1-14, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16655. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16655. Acesso em: 29 jul. 2023. MARTINS, Leda. Afrografias da memória: o reinado do Rosário do Jatobá. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza Edições; São Paulo: Editora Perspectiva, 2021. MATOS, H. C. J. Nossa história – 500 anos de presença da Igreja Católica no Brasil. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2011. 320 p. MAY, T. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artemed, 2001. 167 p. 130 MEMMI, A. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. 192 p. MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Tradução: Marta Lança. 1. ed. Lisboa: Antígona, 2014. 157 p. . Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. 3. ed. São Paulo: N-1 edições, 2018. 80 p. MICHAELIS. In: Dicionário escolar língua portuguesa: nova ortografia conforme acordo ortográfico da língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2008. p. 951. MOORE, C. Prefácio: “Negro sou, Negro ficarei!”. In: CÉSAIRE, A. MOORE, C. (org.). Discurso sobre a Negritude. Tradução: Ana Maria Gini Madeira. Coleção Vozes da Diáspora Negra, v. 3. Belo Horizonte: Nandyala, 2010. 120 p. MORAIS, S. S. O corpo negro como território educativo. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Guarulhos. MORAIS FILHO, N. Maria Firmina: Fragmentos de uma Vida. São Luís: COCSN, 1975. MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R.; NJAINE, K.; DESLANDES, S. F.; SILVA, C. M. F. P.; FRAGA, P. C. P.; GOMES, R.; ABRAMOVAY, M.; WAISELFISZ, J.; MONTEIRO, M. C. N.; Fala Galera: juventude, violência e cidadania. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. 238 p. NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016. 232 p. NASCIMENTO, B. Documentário: Orí. Direção de Raquel Gerber. Brasil: Estelar Produções Cinematográficas e Culturais Ltda, 1989, 1 vídeo (131 min). Disponível em: https://www.facebook.com/100068003666998/videos/document%C3%A1rio-or%C3%AD/6771885 99155700/. Acesso em: 20 jan. 2022. . O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, A. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. SP: Instituto Kuanza, 2006, p. 117-125. . Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidades nos dias da destruição. São Paulo: Editora Filhos da África, 2018. 488 p. . RATTS A. (org.). O negro visto por ele mesmo. Posfácio de Muniz Sodré; texto de Bethania Nascimento Freitas Gomes. São Paulo: Ubu Editora, 2022, 240 p. NASCIMENTO, J. L. Violência policial, racismo e resistência: notas a partir da mpb. Contexto, Vitória, v. 35, n. 1, p. 193-218, jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/23023. Acesso em: 26 mai. 2023. 131 NOGUERA, R. Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Revista da ABPN, [S.l], v. 3, n. 6, p. 147-150, fev. 2012. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/358. Acesso em: 23 maio 2023. NOGUERA, R. O poder da infância: espiritualidade e política em afroperspectiva. Momento - Diálogos Em Educação, [S.l], v. 28, n. 1, p. 127–142, abr. 2019. DOI:10.14295/momento.v28i1.8806. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8806. Acesso em: 11 de jul. de 2023. NOVAES, J. Ativismo negro durante a ditadura militar: uma história de repressão e apagamento. Odara: Instituto da Mulher Negra, Salvador, 31 mar. 2022. Disponível em: https://institutoodara.org.br/ativismo-negro-durante-a-ditadura-militar-uma-historia-de-repressao-e- apagamento/. Acesso em: 28 mar. 2023. NOVAES, R. R.; In: O. Fávero, M. P. Spósito, P. Carrano & R. R. Novaes (Orgs). Políticas de juventude no Brasil: continuidades e rupturas. Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 1997. 284 p. OLIVEIRA, J. P. Q. Zumbi dos Palmares: a afroresiliencia. Revista Espaço Acadêmico, [S.l], v. 17, n. 197, p. 102-113, out. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34903. Acesso em: 14 set. 2023. OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografias menores. Pro-Posições. Campinas - SP, v. 20, n. 3, p. 17-28, dez. 2009. DOI: 10.1590/S0103-73072009000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/qJyszWwyZjGLvnnBvHWFWJM/. Acesso em: 28 set. 2023. ONU Brasil. Organização das Nações Unidas do Brasil. A Agenda 2023. 2015. Disponível em: https://conectabrasil.org/#/blogs/details/ods-1-significado-pacto-global. Acesso em: 04 mar. 2023. ORTEGA Y GASSET, J. A Rebelião das Massas. Tradução: Herrera Filho. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 410 p. PAULA M. L.; JORGE M. S. B.; MORAIS J. B. O processo de produção científica e as dificuldades para utilização de resultados de pesquisas pelos profissionais de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.l], v. 23, e190083, 2019. DOI:10.1590/Interface.190083. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/pZ8djC8vGSWbkQzwmKr4ByH/?lang=pt&format=html. Acesso em: 10 dez. 2023. PEIXOTO, L. F. L.; SEBADELHE, Zé Octavio. 1976: Movimento Black Rio. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016. 256 p. PEREIRA, T. A. P. A igreja católica e a escravidão negra no Brasil a partir do século XVI. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. [S.l], v. 5, n. 3, p. 14-31, maio de 2018. 132 DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/historia/igreja-catolica. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/historia/igreja-catolica. Acesso em: 29 nov. 2023. PEREZ, O. C.; LUZ, L. C. X. Retrocessos na política para as juventudes na esfera federal e no município de Teresina. Revista Humanidades e Inovação, Palmas - TO, v. 6, n. 17, p. 164-173, mar. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1747. Acesso em: 13 fev. 2023. PERINI, J. A. Quilombo do Vale da Ribeira: uma contribuição para a formação de professores. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. 153 p. PIEDADE, V.. Dororidade. 1 ed. São Paulo: Nós, 2020. 64 p. PINA, C. Música Popular Brasileira. Educar+Brasil, [S.l], 18 mar. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/musica-popular-brasileira. Acesso em: 14 jun. 2023. PINHEIRO, B. C. S. Filosofia de onde? Filosofia para quem? : considerações éticas em afroperspectiva na filosofia ubuntu. 2021, 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador. PINHEIRO, B. C. S. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 160 p. PIZA, E. In: I. Carone & M. A. Bento (Orgs.) Porta de Vidro: uma entrada para a branquitude. Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. 189 p. PRADO, L. A. Um mergulho no passado de Bangu. Portal MultiRio, Rio de Janeiro, 3 fev. 2014. Disponível em: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/component/content/article?id=654:periodo-romantico. Acesso em: 28 dez. 2023. PRESTA, G. A; CASAGRANDE, M. L. O ato de vestir: o negro entre a moda e a sobrevivência. Dialnet, Cartema, v. 9, n. 9, p. 14-44, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8881603. Acesso em 11 abr. 2023. QUINALHA, R. Censura moral na ditadura brasileira: entre o direito e a política. Revista Direito e Práxis, [S.l], v. 11, n. 3, p. 1727-1755, jul./set. 2020. DOI: 10.1590/2179-8966/2019/44141. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2019/44141. Acesso em: 03 ago. 2023. QUINTO, M. L. Crianças negras, identidade e práticas de socialização: potencialidades de uma Educação Infantil antirracista. 2017. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 133 RAMOS, E. B. Anos 60 e 70: Brasil, juventude e rock. Revista Ágora. [S.l], n. 10, p. 1-20, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/1940. Acesso em: 06 nov. 2023. RATIER, R. Não nascemos racistas, nos tornamos racistas. Fala Mestre!. Nova Escola. São Paulo, 08 dez. 2015. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8311/nao-nascemos-racistas-nos-tornamos-racistas. Acesso em: 29 dez. 2023. 2019: dados oficiais mostram que polícias fluminenses mataram quase 5 por dia. Rede de Observatórios da Segurança, 22 jan, 2020. Disponível em: http://observatorioseguranca.com.br/2019-dados-oficiais-mostram-que-policias-fluminenses-matara m-quase-5-por-dia/. Acesso em: 22 jan. 2023. REIS, A. M. B. Zumbi: historiografia e imagens. 2004. 151 p. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, UNESP, Franca, 2004. REIS, J. J. Quilombos e revoltas escravas no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 28, p. 14-39, 1996. DOI:10.11606/issn.2316-9036.v0i28p14-39. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/28362. Acesso em: 28 maio 2023. REIS, J. J. Nos achamos em campo a tratar da liberdade: a resistência escrava no Brasil oitocentista. In: MOTA. C. G. (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias. São Paulo: Editora do Senac, 2000. REIS, V. Atucaiados pelo Estado: as políticas de segurança pública implementadas nos bairros populares de Salvador e suas representações. 2013. 247 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista / Djamila Ribeiro. 1. ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2019. 136 p. RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 15. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. 176 p. RIBEIRO, R. J. Política e Juventude: o que fica da energia. In: NOVAES, R. ; VANNUCHI, P. (Org.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. Rio de Janeiro: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. 304 p. RIOS, , F.; KLEIN, S. Lélia Gonzalez: uma teórica crítica do social. Sociedade e Estado, [S.l], v. 37, n. 3, p. 809-833, set./dez. 2022. DOI: 10.1590/s0102-6992-202237030003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/BbT6Ln5cx94qLQRvyqhpyHL/?lang=pt#. Acesso em: 14 abr. 2023. ROCHA, H. S. Políticas de juventude: formação do campo de políticas públicas no Brasil (1990-2005). Agenda Política, [S.l], v. 7, n. 1, p. 193-216, 2019. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/240/227. Acesso em: 10 jan. 2023. ROCHA, K. C. E.; ROCHA, E. C. A. A literatura e a representação feminina em Dandara, a heroína negra de palmares. IPOTESI–REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS, [S.l], v. 23, n. 1, p. 134 43-54, 2019. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-0836.2019.v23.28903. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/28903. Acesso em: 12 jan. 2024. RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 164 p. SALLUM Jr. B.; CASARÕES, G. O Impeachment de Fernando Collor: A Literatura e o Processo. Lua Nova, v. n. 82, p. 163-200, 2011. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/o_impeachment.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023. SANTOS, A. B. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015. 78 p. SANTOS, B. S. O fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. 477 p. SANTOS, F. B. Contracultura e a juventude brasileira. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/contracultura-juventude-brasileira.htm. Acesso em: 04 de setembro de 2022. SANTOS, G. G. dos. Estratégias e formas de resistência de escravizados africanos, indígenas e seus descendentes no Piauí, século XVIII. Revista África e Africanidades, fev. 2022. Disponível em: https://africaeafricanidades.com.br/. Acesso em: 28 dez. 2023. SANTOS, L. N. A. “Era dourada” brasileira, a emergência da juventude e os conflitos de geração. História e Culturas, Revista Eletrônica do Mestrado Acadêmico em História da UECE, Ceará, v.1, n.2, p. 66 - 83, julho - dezembro, 2013. Disponível em: http://seer.uece.br/?journal=RHC&page=article&op=view&path%5B%5D=680&path%5B%5D=88 5. Acesso em: 10 de março de 2023. SANTOS JÚNIOR, N. J. Quando a fábrica cria o clube: o processo de organização do Bangu Athletic Club (1910). Recorde: Revista de História do Esporte, [S.l], v. 6, n. 1, jan./jun., 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/669. Acesso em: 20 set. 2023. SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. DOI: 10.1590/S0104-4060200800010001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/VKN68qKSCDDcvmq5qC7T6HR/?lang=pt#. Acesso em: 28 nov. 2023. SILVA, F. G. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psic. Educ., São Paulo, n. 28, p. 169-195, jun. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100010. Acesso em: 14 jan. 2024. SILVA, T. A. A. As políticas públicas de juventude no Brasil pós-golpe de 2016. Revista de Ciências Sociais, [S.l], n. 54, p. 150-167, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Tarcisio-Augusto-Alves-Silva/publication/355779494_AS_PO LITICAS_PUBLICAS_DE_JUVENTUDE_NO_BRASIL_POS-GOLPE_DE_2016-_o_cenario_de 135 _ataque_aos_direitos_sociais/links/617d6213a767a03c14d1b035/AS-POLITICAS-PUBLICAS-DE- JUVENTUDE-NO-BRASIL-POS-GOLPE-DE-2016-o-cenario-de-ataque-aos-direitos-sociais.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023. SILVEIRA, D. As virtudes em Aristóteles. Revista de Ciências Humanas, v. 1, n. 1, p. 25, 2000. Disponível em: https://www.revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/203. Acesso em: 30 jun. 2023. SOARES, I. O. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, [S. l.], n. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934. Acesso em: 19 dez. 2023. SODRÉ, M. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional / Muniz Sodré. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2023. 275 p. SOFIATI, F. M. Religião e juventude: os jovens carismáticos. 2009. 225 p. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. SOUZA, C. de; PAIVA, I. L. de. Faces da juventude brasileira: entre o ideal e o real. Dossiê: Juventudes e vulnerabilidades: dilemas e propostas. Estud. psicol., Natal, v. 17, n. 3, p. 353-360, dez. 2012 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300002. Acesso em: 28 mar. de 2023. SOUZA, J. A elite do atraso - Da escravidão à lava jato. Ed. Leya, 2017. 140 p. SOUZA, R. M. DE. O Discurso do Protagonismo Juvenil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. 351 p. SPOSITO, M. Trajetórias na constituição de políticas públicas de juventude no Brasil. In: PAPA, F.; REITAS, M. Políticas Públicas: Juventude em Pauta. São Paulo: Cortez, 2003. p. 57-75. TELLES, E. E. Racismo à brasileira: Uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. 347 p. TOKARNIA, M.. Necessidade de trabalhar é o principal motivo para abandonar a escola. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/necessidade-de-trabalhar-e-principal-mot ivo-para-abandonar-escola. Acesso em: 30 de Agosto de 2022. WILSON Witzel: ‘A polícia vai mirar na cabecinha e ... fogo’. Veja, 01 nov. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/wilson-witzel-a-policia-vai-mirar-na-cabecinha-e-fogo. Acesso em: 25 mar. 2023. VILAR, A. B.; RAMOS, K. S.; BARBOSA-LIMA, M. da C. de A. Um oríkì do meu velho orixá: os diálogos entre ciência e arte na obra de Gilberto Gil. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22029, 2022. DOI: 10.1590/1516-731320220029. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/nH9hK5nkV3WsP56MDxpnzXN/?lang=pt. Acesso em: 11 abr. 2023. VOLP, S. Elza Soares cantava sobre um país cuja voz não é ouvida. Veja, 21 jan. 2022. Disponível em: 136 https://veja.abril.com.br/cultura/artigo-elza-soares-cantava-sobre-um-pais-cuja-voz-nao-e-ouvida/. Acesso em: 12 abr. 2023. ZAN, J. R. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. EccoS Rev. Cient, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 105-122, jun. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71530108. Acesso em: 02 jan. 2024. ZIN, Rafael Balseiro. Maria Firmina dos Reis: a trajetória intelectual de uma escritora afrodescendente no Brasil Oitocentista. 2016. 100 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Vanessa Ladeira da Costa Silva.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
