Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057
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dc.contributor.authorVeloso, Wendell dos Reis
dc.date.accessioned2023-12-21T18:56:53Z-
dc.date.available2023-12-21T18:56:53Z-
dc.date.issued2019-05-10
dc.identifier.citationVELOSO, Wendell dos Reis. Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V). 2019. 227 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo principal analisar a criação de uma sexualidade, a qual eu denomino de sexualidade divina, a partir de cinco tratados polêmicos atribuídos a Aurélio Agostinho (354-430), bispo da região de Hipona no Norte da África (395-430). Os tratados escritos entre os séculos IV e V e entendidos como campo discursivo, são, De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate e De Civitate Dei, os quais foram analisados através de uma hermenêutica histórica e pressupostos da Análise de Discurso. O argumento desenvolvido ao longo da tese é que em momento de sistematização da religião cristã como um sistema de crenças e práticas adotadas voluntariamente o bispo Agostinho de Hipona propôs uma identidade cristã específica. Esta, ancorada no poder pastoral e no contato com o neoplatonismo, propunha-se estável, substanciosa e fixa em contraposição às identidades múltiplas que ficavam em modo de espera para ser acionadas de acordo com a circunstância. Tratou-se da imposição de uma identidade baseada em hierarquia sobre uma que se estruturava em arranjos laterais. Neste contexto, os elementos ligados à sexualidade foram utilizados pelo hiponense como demarcador identitário, de modo que, influenciado por Michel Foucault, defendo que o dispositivo de sexualidade agostiniano cria a sexualidade divina que deveria caracterizar de modo permamente a identidade cristã católica orquestrada pelo bispo de Hipona. Ou seja, entendendo que parte considerável do poder pastoral advém do combate à dissidência religiosa, o dispositivo de sexualidade agostiniano ficcionaliza as racionalidades governativas do episcopado exercido por Agostinho ao forjar uma sexualidade orientada para a continência, a qual se antagoniza ao prazer e se propõe fixa e natural. Esta sexualidade divina se antagonizava à sexualidade plástica (orientada para o prazer) que caracterizava às comunidades tradicionais do Império Romano.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgostinho de Hiponapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectIdentidade Cristãpor
dc.subjectPoder Pastoralpor
dc.subjectAugustine of Hippoeng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectChristian Identityeng
dc.subjectPastoral Powereng
dc.titleOs Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)por
dc.title.alternativeThe Continentes, the Conjugati and the Others: christian identity and the institution of the divine sexuality in the writings of Augustine of Hippo (IV and V Centurys)eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis thesis has as main goals to analyze the creation of a sexuality, which I denominate of divine sexuality, from five controversial treatises attributed to Augustine (354-430), bishop of the region of Hippo in North Africa (395-430 ). The treatises written between the fourth and fifth centuries and understood as a discursive field are De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate and De Civitate Dei, which were analyzed through a historical hermeneutics and presuppositions of Discourse Analysis . The argument developed throughout the thesis is that at the moment of systematizing the Christian religion as a system of beliefs and practices adopted voluntarily, Bishop Augustine of Hippo, anchored by the pastoral power, proposed a christian identity that, from the contact with neoplatonism, it was proposed to be stable, substantial and fixed in contrast to the multiple identities, which were in stand by mode to be triggered according to circumstance. It is the attempt to impose a hierarchical identity on one that is structured in lateral arrangements. In this context, the elements linked to sexuality were used by the Bishop of Hippo as identity tracer, so that, influenced by Michel Foucault, I propose that the device of Augustinian sexuality creates the divine sexuality that should characterize in a permanent way the catholic christian identity orchestrated by the bishop of Hippo. That is to say, considering that a considerable part of the pastoral power comes from the fight against religious dissent, the augustinian sexuality device fictionalizes the governmental rationalities of the episcopate exerted by Augustine in forging a sexuality oriented towards the continence, that antagonizes to the pleasure and proposes itself fixed and natural. This divine sexuality was antagonistic to the plastic sexuality (pleasure-oriented) that characterized the traditional communities of the Roman Empire.eng
dc.contributor.advisor1Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.advisor1IDCPF: 071.593.287-01por
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Igor Salomão
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 045.850.796-29por
dc.contributor.referee1Lopes, Fábio Henrique
dc.contributor.referee2Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.contributor.referee3Silva, Paulo Duarte
dc.contributor.referee4Fortes, Carolina Coelho
dc.creator.IDCPF: 107.072.287-19por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8708923340473079por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
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