Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuimarães, Cristiane Vargas
dc.date.accessioned2023-12-21T18:56:58Z-
dc.date.available2023-12-21T18:56:58Z-
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Cristiane Vargas. (des)conexões judaico-cristãs. A produção patrística Adversus Iudaeos do bispo Isidoro de Sevilha: influxos do seu antissemitismo na postura de Bráulio de Saragoça e no IV Concílio de Toledo (633), Reino Visigodo, Século VII. 2020. 160 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10075-
dc.description.abstractEssa tese objetiva analisar as produções do bispo Isidoro de Sevilha e seus influxos na postura de seu discípulo Bráulio de Saragoça contra a comunidade judaica do Reino Visigodo, século VII. Tendo presidido o IV Concílio de Toledo (633), também analisaremos a influência da narrativa Adversus Iudaeos isidoriana nas máximas conciliares. Além dessa pesquisa, buscamos um revisionismo no que tange ao aparato teórico para a leitura dessa realidade histórica peculiar que são as (des)conexões judaico-cristãs valendo-nos do conceito de antissemitismo. Sendo assim, teremos fomento para examinar como foi erigido discursivamente o Judaísmo Imaginário no qual forjara-se um judeu que não existia objetivando, através de símiles, metáforas, jogos de palavras, que toda uma comunidade e suas crenças fossem rechaçadas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiropor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJudaísmopor
dc.subjectIsidoro de Sevilhapor
dc.subjectBráulio de Saragoçapor
dc.subjectAntissemitismopor
dc.subjectReino Visigodopor
dc.subjectJudaismeng
dc.subjectIsidore of Sevilleeng
dc.subjectBraulio of Saragozaeng
dc.subjectAntisemitismeng
dc.subjectVisigoth Kingdomeng
dc.title(des)conexões judaico-cristãs. A produção patrística Adversus Iudaeos do bispo Isidoro de Sevilha: influxos do seu antissemitismo na postura de Bráulio de Saragoça e no IV Concílio de Toledo (633), Reino Visigodo, Século VIIpor
dc.title.alternativeJewish-Christian (dis) connections Patristic literature Adversus Iudaeos by Bishop Isidore of Seville: influences of his antisemitism on the posture of Braulio de Zaragoza and the IV Council of Toledo (633), Visigoth Kingdom, 7th Centuryeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis thesis aims to analyze the productions of Bishop Isidore of Seville and his influence on the posture of his disciple Braulio of Zaragoza against the Jewish community of the Visigoth Kingdom, 7th century. Having presided over the IV Council of Toledo (633), we will also analyze the influence of the Isidorian Adversus Iudaeos narrative on council maxims. In addition to this research, we look for a revisionism with regard to the theoretical apparatus for reading this peculiar historical reality, which are the Jewish-Christian (dis) connections, using the concept of antisemitism. Thus, we will have a support to examine how Imaginary Judaism was discursively erected in which a Jew was forged, aiming, through similes, metaphors, word games, that an entire community and their beliefs should be rejected.eng
dc.contributor.advisor1Barros, José D’Assunção
dc.contributor.advisor1ID785.299.487-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896220723032569por
dc.contributor.referee1Barros, José D’Assunção
dc.contributor.referee2Esteves, Anderson de Araújo Martins
dc.contributor.referee3Bezerra, Daniel Machado
dc.contributor.referee4Ferreira, Paula Andrea Prata
dc.contributor.referee5Bragança Junior, Álvaro Alfredo
dc.creator.ID113.017.517-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7666095494510677por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.references(1). Documentação (1.1) Fonte primária impressa A BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução da Vulgata de Jerônimo, 347-419 d.C. São Paulo: Paulus, 2002. BRÁULIO DE SARAGOÇA. Placitum iudaeorum. In: FITA, F. et COLOMÉ. (Ed.) Suplementos al Concílio Nacional Toledano IV. Madrid: 1881. p. 43-49. ______. Placitum iudaeorum. In: GARCIA IGLESIAS, Luis. Textos sobre la política antijudía en el Reino Visigodo. El Olivo. n. 5-6, junio-enero, 1978. p. 89. ______. Placitum iudaeorum. In: BARCALA MUÑOZ, Andrés. Biblioteca antijudaica de los escritores eclesiásticos hispanos. Madrid: Aben Ezra Ediciones, 2005. p. 429-432. ______. Epistola XXI. Ejusdem Braulionis Nomine Concilii VI Toletani Scripta ad Honorium I. “Patrologia Latina”. Opera Omnia S. Isidori, vol. 83, § V. CÂNONE X, III CONCÍLIO DE SEVILHA. In: DREWS, Wolfram. Jews as pagans? Polemical definitions of identity in Visigothic Spain. Early Medieval Europe. Oxford: Blackwell Publishing, v. 2, n. 3. p. 189-207, 2002. ______. In: GONZÁLES SALINERO, Raúl. Judíos y cristianos durante la Antigüedad tardia: entre la convivência y la controversia. Barcelona: Riopiedras Ediciones, 2006. p. 227-236. Edicto de Milán (313). In: BLANCO, Gallego. Relaciones entre la Iglesia y el Estado en la Edad Media. Madrid: Ediciones de la Revista de Occidente, 1973. p. 64-67. ISIDORO DE SEVILHA. Sobre la fé católica contra los judíos. Trad. Eva Castro Caridad e Francisco Peña Fernandez. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2012. ______. De differentiis. Paris: Les Belles Lettres, 2012. Tomo I. ______. Los ofícios eclesiásticos. Trad. Josep Urdeix. Barcelona: Centro de Pastoral Litúrgica Rivadeneyra, 2011. ______. Etimologías. Ed. bilíngüe. Trad. Jose Oroz Reta y Manuel-A. Marcos Casquero. Madrid: BAC, 2009. ______. Los tres libros de las Sentencias. Trad. Ismael Roca Meliá. Madrid. BAC, 2009. ______. Historia de los godos, vandalos y suevos. Estudio, edición crítica y traducción Cristóbal Alonso Rodriguez. Leon: Centro de Estudios e Investigación “San Isidoro”, 1975. SUÁREZ BILBAO, Fernando. El fuero judiego en la España Cristiana. Las fuentes jurídicas. Siglos: V-XV. Madrid: Dykinson, 2000. VIVES, J. (Ed.) Concílios visigóticos e hispano-romanos. Barcelona∕Madrid: C.S.I.C. – Instituto Enrique Florez, 1963. ZEUMER, Karlolus. Leges visigothorum antiquiores (1894). Hannoverae et Lipsiae: Impensis Bibliopolii Hahniani, 1894. (Liber Duodecimus p. 296-313) (1.2) Fonte primária digital BRÁULIO DE SARAGOÇA. Epistolae. Disponível em: < http://www.documentacatholicaomnia.eu/02m/0646- 0646,_Braulio_Caesaraugustiani_Episcopus,_Epistolae,_MLT.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2015. ______. Epístola XXI em nome do mesmo Bráulio do Concílio VI de Toledo Escrita a Honório I. Tradução do Mestre latinista, Prof. Marcelo Soares (UFRJ). ISIDORO DE SEVILHA (Sancti Isidori Hispalensis Episcopi). De fide catholica ex Veteri et Novo Testamento contra judaeos ad Florentinam sororem suam. In: PATROLOGIA LATINA Database. Paris: Garnier, 1844/1864. v. 83. (Série Latina). Patrologia de Jacques-Paul Migne. v.1. _______. De fide catholica ex Veteri et Novo Testamento contra judaeos ad Florentinam sororem suam. Disponível em: <http://www.documentacatholicaomnia.eu/02m/0560- 0636,_Isidorus_Hispaliensis,_De_Fide_Catholica_Ex_Veteri_Et_Novo_Testamento_C ontra_Judeos,_MLT.pdf>. 2 v. Acesso em: 15 ago 2013. _______. De Santo Isidoro, bispo de Sevilha, Sobre a fé católica do Velho e do Novo Testamento contra os judeus para sua irmã Florentina. Epistola Dedicatória. Tradução do Mestre Latinista, Prof. Marcelo Soares (UFRJ). _______. Quaestiones in Vetus Testamentum. Disponível em: <http://www.documentacatholicaomnia.eu/02m/0560- 0636,_Isidorus_Hispaliensis,_De_Veteri_Et_Novo_Testamento_Quaestiones,_MLT.pdf >. Acesso em: 14 nov. 2014. (2). Dicionários AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário histórico de religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. FARIA, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. 3ª edição. Rio de Janeiro: s/e, 1962. HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. PAGER, James Carleton. Adversus iudaeos literature. In: KESSLER, Edward; WENBORN, Neil. A dictionary of jewish-christian relations. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 6-8. TORRINHA, Francisco. Dicionário latino-português. Porto: Gráficos Reunidos Ltda, 1937. (3). Gramáticas latinas CART, A; GRIMAL, P.; LAMAISON, NOIVILLE, R. Gramática latina. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1986. FREIRE, Antonio. Gramática latina. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1956. JONES, Peter J.; SIDWELL, Keith C. Aprendendo latim: Textos, gramática, vocabulário, exercícios. Tradução e supervisão técnica Isabela Tandim Cardoso e Paulo Sergio de Vasconcelos. São Paulo: Odysseus Editora, 2012. (4). Referenciais teóricos ARÓSTEGUI, Júlio. A pesquisa histórica: Teoria e método. Bauru: Edusc, 2006. BATISTA, Antonio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Oralidade e escrita: Uma revisão. In: Cadernos de pesquisa. v. 36. n. 128. p. 403-432. maio/ago. 2006. BECKER, Howard S. Outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. BAUER, Yehuda. Antisemitismo as a european and world problem. In: PATTERNS of prejudice. Vol.27, n°.1, julho 1993. BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2010. BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. BURKE, Peter. O Que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. ______. O mundo como teatro: Estudos de antropologia histórica. Lisboa: Difel, 1992. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Dez mitos sobre os judeus. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014. ______. A tolerância como virtude. In: Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 6-13, março/maio 2006. ______. O sangue como metáfora: Do antissemitismo tradicional ao antissemitismo moderno. In: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; GORENSTEIN, Lina (Orgs.). Ensaio sobre a tolerância: Inquisição, marranismo e antissemitismo (Homenagem a Anita Novinsky). São Paulo: Humanitas/FFLCH/ USP: 2002. p. 341-373. ______. O Discurso da Intolerância: Fontes para o Estudo do Racismo. In: FONTES HISTÓRICAS: Abordagens e Métodos. São Paulo: Faculdade de Ciências e Letras – UNESP. Campus de Assis. Programa de Pós-Graduação em História, 1996. p.21-32. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. (Org.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: EDUSC, 2005. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994. CERTEAU, Michel de. História e psicanálise: Entre ciência e ficção. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. ______. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2008. ______. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002. _______. À beira da falésia: A história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. DAVIS, Natalie Zemon. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ECO, Umberto. Definições Léxicas. In: A INTOLERÂNCIA. Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 15-19. FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O quadro atual da Análise de Discurso no Brasil. Disponível em: < http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs- 2.2.2/index.php/letras/article/viewFile/11896/7318>. Acesso em: 03 jul. 2013. p. 39-46. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 13-122. ______. O estranho. In: História de uma neurose infantil e outros trabalhos. Vol. XVII. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 237-269. ______. Por que a guerra?. In: Novas conferências introdutórias sobre psicanálise e outros trabalhos (1932-1936). Vol. XXII. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 193-208. GINZBURG, Carlo. O fio de os rastros: Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. Mitos, emblemas e sinais: Morfologia e história. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. História noturna: Decifrando o sabá. 2ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 2007. ______. Relações de força: História, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. ______. Olhos de madeira: Nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras. 2001. ______. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991. GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GOODY, Jack. La domesticación del pensamiento selvaje. Trad. Marco Virgilio García Quintela. Madrid: Ediciones Akal, 2008. HALL, Stuart. El trabajo de la representación. Disponível em: < http://metamentaldoc.com/14_El_trabajo_de_la_representacion_Stuart_Hall.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2015. p. 1-55. ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. Vol 1. São Paulo: Ed. 34, 1996. KARNAL, Leandro. MONJA COEN. O inferno somos nós: do ódio à cultura de paz. Campinas/SP: Papirus 7 Mares, 2018. LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da intolerância. In: A INTOLERÂNCIA. Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia Universal das Culturas. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 38-41. LEITE, Marli Quadros. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008. MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MARROU, Henri. Do conhecimento histórico. São Paulo: Martins Fontes, 1975. MEREU, Ítalo. A Intolerância institucional: Origem e instauração de um sistema sempre dissimulado. In: A INTOLERÂNCIA. Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia Universal das Culturas. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 42-45. MORIN, Edgar. Meus demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. ONG, Walter. Oralidade y escritura: Tecnologías de la palabra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011. ORLANDI, Eni. Nota ao leitor. In: PÊCHEUX, Michel. O discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes Editores, 2008. p. 7-9. PARKES, Malcom. Ler, escrever, interpretar o texto: Práticas monásticas na Idade Média. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 1998. PÊCHEUX, Michel. O discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes Editores, 2008. PERLMAN, Janice E. O mito da marginalidade – Favelas e política no Rio de Janeiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. RICOEUR, Paul. Etapa atual do pensamento sobre a intolerância. In: A INTOLERÂNCIA. Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 20-23. SARTRE, Jean-Paul. A questão judaica. São Paulo: Editora Ática, 1995. _______. Reflexões sobre o racismo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960. SCHMITT, Jean-Claude. A história dos marginais. In: CHARTIER, Roger; LE GOFF, Jacques, REVEL, Jacques. (Orgs). A história nova. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988. SILVA, Gilvan Ventura da. Desvio social, exclusão e estigmatização: notas para o estudo da “História dos Marginais”. Revista de História (UFES), v. 22, p. 13-29, 2009. SILVA, Tomas Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: A Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 73-102. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: EDUC, 2000. ______. A letra e a voz – A “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. (5). Historiografia ALBERT, Bat-Sheva. Isidore of Seville: His Attitude towards Judaism and his impact on Early Medieval Canon Law. The Jewish Quarterly Review, Philadelphia: Annenberg Research Institute, v. 80. N.3-4, p. 207-220, Jan-April, 1990. p. 207-220. ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Imagem e reflexo: Religiosidade e monarquia no Reino Visigodo de Toledo (Séculos VI-VIII). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. AMARAL, Roberto. Isidoro de Sevilha: Natureza e valoração de sua cultura pela Hispania tardo-antiga. Disponível em: <http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/512/433>. Acesso em: 10 jun. 2013. BARCALA MUÑOZ, Andrés. Biblioteca Antijudaica de los Escritores Eclesiásticos Hispanos. Madrid: Aben Ezra Ediciones, 2005. v. 2. BENVENISTE, Henriette-Rika. On the language of conversion: Visigothic Spain revisited. Disponível em: <http://www.nnet.gr/historein/historeinfiles/histvolumes/hist06/historein6- benveniste.pdf>. Acesso em: 23 maio 2013. CASTÁN LACOMA, Laureano. San Isidoro, apologista antijudaico. In: ISIDORIANA: Colección de Estudios sobre Isidoro de Sevilla. Leon: Centro de Estudios ‘San Isidoro’, 1961. p. 445-456. CASTRO CARIDAD, Eva; PEÑA FERNÁNDEZ, Francisco. Introducción. In: ISIDORO DE SEVILHA. Sobre la fe católica contra los judíos. Trad. Eva Castro Caridad e Francisco Peña Fernández. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2012. p. 13-45. CASTELLANOS, Santiago. Obispos y santos. La construcción de la historia cósmica en Hispania Visigoda. In: AURELL, Martín; GARCÍA DE LA BORBOLLA, Ángeles. La imagen del obispo hispano en la Edad Media. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra, 2004. p. 15-36. CASTRO, Americo. El concepto de España en la Edad Media. Madrid: Instituto de Estudios Políticos, 1964. CASTRO CARIDAD, Eva; PEÑA FERNÁNDEZ, Francisco. Introducción. In: ISIDORO DE SEVILHA. Sobre la fe católica contra los judíos. Trad. Eva Castro Caridad e Francisco Peña Fernández. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2012. CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 1998. COLLINS, Roger. España en la Alta Edad Media [400-1000]. Barcelona: Crítica∕Grijalbo, 1986. _______. La España visigoda, 409-711. Barcelona: Crítica, 2005. (Historia de España, IV) COMITRE, Diogo. A conversão do reino visigodo ao catolicismo e a legislação antijudaica: um exame dos concílios entre os séculos IV e VII. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30012014-100621/>. Acesso em: 22 fev. 2015. CROSSAN, John Dominique. Quem matou Jesus? As raízes do antissemitismo na história evangélica da morte de Jesus. Rio de Janeiro: Imago, 1995. DIAZ Y DIAZ, Manuel Cecile. Introducción general. In: Etimologías. Ed. bilíngüe. Trad. Jose Oroz Reta y Manuel-A. Marcos Casquero. Madrid: BAC, 2009. p. 1-257. _______. Isidoro en la Edad Media Hispana. In: ISIDORIANA: Colección de Estudios sobre Isidoro de Sevilla. Leon: Centro de Estudios ‘San Isidoro’, 1961. p. 345-387. DOMINGUEZ DEL VAL, Ursino. La utilización de los padres por San Isidoro. In: ISIDORIANA: Colección de Estudios sobre Isidoro de Sevilla. Leon: Centro de Estudios ‘San Isidoro’, 1961. p. 211-221. DREWS, Wolfram. The unknown neighbour: The jew in the thought of Isidore of Seville. Lieden-Boston: Brill, 2006. ______. Jews as pagans? Polemical definitions of identity in Visigothic Spain. Early Medieval Europe. Oxford: Blackwell Publishing, v. 2, n. 3, 2002. p. 189-207. FALBEL, Nachman. A literatura polêmica judaico-cristã na Idade Média. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/62075/64908>. Acesso em: 21 ago. 2014. ______. Estudos do povo judeu na Idade Média. São Paulo: Centro de Estudos Judaicos, 1980. FELDMAN, Sérgio Alberto. Perspectivas da unidade político-religiosa no reino hispano visigodo de Toledo: As obras de Isidoro de Sevilha e a questão judaica. Disponível em: < http://www.poshistoria.ufpr.br/documentos/2004/Sergioalbertofeldman.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013. FERNANDES, Fátima Regina; FRIGHETTO, Renan. Cultura e poder na Península Ibérica. Curitiba, PR: Juruá, 2001. FLUSSER, David. Jesus. São Paulo: Perspectiva, 2002. ______. O judaísmo e as origens do cristianismo. Rio de Janeiro: Imago, 2002. (três volumes) FONTAINE, Jacques. Isidoro de Sevilla: Génesis y originalidad de la cultura hispánica en tiempos de los visigodos. Madrid: Ediciones Encuentro, 2002. ______. Isidoro de Sevilla, padre de la cultura europea. In: CANDAU, José Maria; GASGÓ, Fernando; VERGER, Antonio Ramírez de. (Eds). La conversion de Roma: Cristianismo y paganismo. Madrid: Ediciones Clásicas, 1990. FRIGHETTO, Renan. Um exemplo de exclusão política no Reino Hispano- Visigodo de Toledo: os judeus nos reinados de Recaredo e Sisebuto (589-621). Disponível em: < http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/2502/1998>. Acesso em: 12 fev. 2015. p. 148-156. GARCIA MORENO, Luis. España en la Edad Antigua: Hispania romana y visigoda. Madrid: Ediciones Anaya, 1988. ______. Historia de España Visigoda. Madrid: Cátedra, s∕d. ______. Los judíos de la España Antígua: Del primer encuentro al primer repudio. Madrid: Ediciones Rialp, S.A., 2005. GARCIA IGLESIAS, Luis. Las motivaciones de la política antijudía del Reino Visigodo en el siglo VII. In: Actas del colóquio – Estructuras sociales durante la Antigüedad. Faculdad de Filosofia y Letras – Universidad de Oviedo, 1977. p. 257-268. ______. Los judíos en la España Antígua. Madrid: Cristiandad, 1978. GONZÁLES SALINERO, Raúl. Judíos y cristianos durante la Antigüedad tardia: Entra da convivencia y la controversia. Barcelona: Riopiedras Ediciones, 2006. ______. Las conversiones forzosas de los judíos en el Reino Visigodo. Roma: CSIC∕Escuela Española de Historia y Arqueologia, 2000. (serie Historica, 2) ______. El antijudaísmo cristiano occidental (siglos IV y V). Prólogo de Gonzalo Puente Ojea. Madrid: Editorial Trotta, 2000. LIMOR, Ora. Polemical varieties: religious disputations in the 13th century Spain. Disponível em: < http://www.openu.ac.il/Personal_sites/download/Ora-Limor/limor-POLEMICALVARIETIES. pdf>. Acesso em: 26 abr. 2015. p. 56-79. ______; STROUMSA, Guy G. (Orgs). Introduction. In: ______. Contra iudaeos: Ancient and medieval polemics between christians and jews. Tübingen: Mohr, 1996. p. VII-VIII. LANGMUIR, Gavin. History, religion and antisemitism. Los Angeles: University of California Press, 1990. _______. Toward a definition of antisemitism. Los Angeles: University of California Press, 1990. MICHELETTE, Pamela Torres. A concepção de realeza católica visigoda e as ideias políticas de Isidoro de Sevilha. Disponível em: < http://base.repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93394/michelette_pt_me_assis. pdf?sequence=1> . Acesso em: 05 jan. 2015. (Dissertação de mestrado) MITRE FERNANDEZ, Emilio. _______. La España medieval. Madrid: Istmo, 2008. ______. Ortodoxia y herejía entre la antiguedad y el medievo. Madrid: Cátedra, 2003. NOVINSKY, Anita. Um novo conceito de marranismo. In: I Colóquio Internacional: O patrimônio judaico-português. Lisboa: Associação Portuguesa de Estudos Judaicos / Calouste Gulbekian, 1996. ______. Cristãos-novos na Bahia: A Inquisição no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1990. ______. A Inquisição. São Paulo: Brasiliense, 1986. ORLANDIS, José. Historia de España: La España visigótica. Madrid: Gredos, 1977. ______. La doble conversión religiosa de los pueblos germânicos (siglos IV al VIII). Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/355/35509006.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. p. 53-69 ______. Historia de España: La España Visigótica. Madrid: Gredos, 1977. SANCOVSKY, Renata Rozental. Interações judaico cristãs e cultura polêmica no mediterrâneo tardo-antigo. In: WebMosaica – Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall. v. 4 n. 1 (jan-jun). 2012. p. 10-19. ______. Práticas discursivas e campos semânticos das narrativas Adversus Iudaeos. Séculos IV a VII. In: PHOÎNIX, Rio de Janeiro, 16-1: 128-146, 2010. ______. Inimigos da fé: Judeus, Conversos e Judaizantes na Península Ibérica. Século VII. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2008. SILVEIRA, Verônica da Costa. História e historiografia na antiguidade tardia à luz de Gregório de Tours e Isidoro de Sevilha. São Paulo, 2010. Texto integral disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21072010-104006/pt-br.php>. Acesso em: 1 ago 2014. SIMON, Marcel. Verus Israel: A study of the relations between christians and jews in the Roman Empire AD 135-425. Oxford: Littman, 2009. STROUMSA, Guy G. From anti-judaism to antisemitism in Early Christianity? In: LIMOR, Ora; STROUMSA, Guy G. (Orgs). Contra iudaeos: Ancient and medieval polemics between christians and jews. Tübingen: Mohr, 1996. p. 1-26. YERUSHALMI, Yosef Hayim. Assimilation and racial anti-Semitism: The Iberian and the German models. New York: The Leo Baeck Institute Inc., 1982. The Leo Baeck Memorial Lecture, v. 26. ZUMTHOR, Paul. Falando de Idade Média. São Paulo: Perspectiva, 2009. (Coleção Debates, 317)por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70518/2020%20-%20Cristiane%20Vargas%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5934
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-26T18:09:39Z No. of bitstreams: 1 2020 - Cristiane Vargas Guimarães.pdf: 1882227 bytes, checksum: 68b396b95b9cf55343933f009d306fcf (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-26T18:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Cristiane Vargas Guimarães.pdf: 1882227 bytes, checksum: 68b396b95b9cf55343933f009d306fcf (MD5) Previous issue date: 2020-12-18eng
Appears in Collections:Doutorado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Cristiane Vargas Guimarães.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.