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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10078
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Elaine Cristina Ventura | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:57:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Elaine Cristina Ventura. Folclore e museu: a cultura negra no imaginário de um projeto nacional mestiço brasileiro (1947-1982). 2020. 200 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10078 | - |
dc.description.abstract | Dentre tantos debates que marcaram a construção de um discurso sobre a nacionalidade, esta tese reflete sobre o tema, observando dois lugares de produção intelectual: a Revista Brasileira de Folclore e o Museu de Folclore Édison Carneiro quando eles eram usados para expressar a brasilidade. Nossa hipótese é a de que, ao trabalharem na salvaguarda do folclore nacional, os folcloristas envolvidos nesses projetos acabaram por construir um imaginário de nação mestiça, estabelecendo hierarquias entre culturas no momento em que as religiões de matrizes africanas integraram aquele projeto nacional. Para avançarmos nesta investigação, acompanhamos os relatos dos folcloristas associados à Comissão Nacional de Folclore e/ou à Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro para entender como eles se apropriaram do ideal de mestiçagem e incorporaram como domesticada essas religiões na proposta de identidade que defendiam. Além desses relatos, analisamos alguns artigos publicados na Revista Brasileira de Folclore e os catálogos das exposições sobre essas práticas religiosas no Museu de Folclore Édison Carneiro. Através deles foi possível averiguar que o Folclore esteve à frente de um programa de inclusão das religiões de matrizes africanas na brasilidade. Mas, ao hierarquizar culturas e silenciar os conflitos étnicos raciais acabou por marginalizar a identidade negra perante o nacional quando o país legitimou a sua identidade como mestiça | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Folclore | por |
dc.subject | Mestiçagem | por |
dc.subject | Religião de matriz africana | por |
dc.subject | Identidade nacional | por |
dc.subject | Folklore | eng |
dc.subject | Miscegenation | eng |
dc.subject | African matrix religion | eng |
dc.subject | National identity | eng |
dc.title | Folclore e museu: a cultura negra no imaginário de um projeto nacional mestiço brasileiro (1947-1982) | por |
dc.title.alternative | Folklore and Museum: Black Culture in the Imagination of a Brazilian Mestizo National Project (1947-1982) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.abstractOther | Among so many debates that marked the construction of a discourse on nationality, this thesis reflects on the theme, observing two places of intellectual production: the Revista Brasileira de Folclore and the Museu de Folclore Édison Carneiro when they were used to express Brazilianness. Our hypothesis is that, by working to safeguard national folklore, the folklorists involved in these projects ended up building an imaginary of mestizo nation, establishing hierarchies between cultures at the time when the African-based religions integrated that national project. To move forward in this investigation, we followed the reports of folklorists associated with the National Folklore Commission and / or the Campaign for the Defense of Brazilian Folklore to understand how they appropriated the ideal of miscegenation and incorporated these religions as domesticated in the identity proposal they defended. In addition to these reports, we analyzed some articles published in the Revista Brasileira de Folclore and the catalogs of exhibitions on these religious practices at the Folklore Museum Édison Carneiro. Through them it was possible to ascertain that Folklore led a program to include religions of African origin in Brazilianness. But, by hierarchizing cultures and silencing racial ethnic conflicts, he ended up marginalizing the black identity before the national when the country legitimized its identity as mestizo | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Adriana Barreto de | |
dc.contributor.advisor1ID | 017.991.457-00 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7574579937795901 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Adriana Barreto de | |
dc.contributor.referee1ID | 017.991.457-00 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7574579937795901 | por |
dc.contributor.referee2 | Popinigis, Fabiane | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5218-0566 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9405954571177231 | por |
dc.contributor.referee3 | Magalhães, Aline Montenegro | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8944196025407052 | por |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Anderson José Machado de | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6239755034530390 | por |
dc.contributor.referee5 | Abreu, Martha Campos | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/0437999126739133 | por |
dc.creator.ID | 091.758.467-80 | por |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-3849-6227 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7770271550561322 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.relation.references | AARÃO, Daniel Reis. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. ABREU, Regina. Por um Museu de cultura popular. Ciências em Museus, [s. l.], v. 2, n.p., out. 1990. ABREU, Regina. A fabricação do Imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Lapa/Rocco, 1996. ABREU, Martha. Folcloristas. In: Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p. 280-283. ABREU, Martha. DANTAS, Carolina Viana. Música popular, folclore e nação no Brasil, 1890-1920. In: CARVALHO, José Murilo de (org.). Nação e cidadania no Império Novos Horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 122. ABREU, Martha; BRASIL, Eric; MONTEIRO, Lívia; XAVIER, Giovana (org.). Cultura negra – Festas, Carnavais e patrimônios negros. Rio de Janeiro: Eduff, 2017. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. 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