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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMartins, Jossefrania Vieira
dc.date.accessioned2023-12-21T18:57:00Z-
dc.date.available2023-12-21T18:57:00Z-
dc.date.issued2020-03-02
dc.identifier.citationMARTINS, Jossefrania Vieira. Pelejas de um sonho de escritura: um olhar sobre a história intelectual de Ariano Suassuna à luz de seu romance. 2020. 271 f .Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10079-
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza a história intelectual do escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014) a partir de seus romances. Mais conhecido por seu teatro, sobretudo com a peça Auto da Compadecida, Suassuna atuou em diferentes campos. Foi professor universitário, diretor do departamento de extensão da UFPE, onde germinou o Movimento Armorial, ocupou cargos políticos ligados à pasta da cultura tanto na prefeitura de Recife quanto no Estado de Pernambuco, disseminou suas concepções histórico-culturais no projeto itinerante das aulas-espetáculos, escreveu colunas para diferentes jornais de circulação regional e nacional, dentre outras atividades. Isso garantiu ao mesmo tanto visibilidade como também a legitimação de uma dada autoridade discursiva acerca de alguns temas e questões, dentre os quais principalmente a cultura popular. Considerando as relações interdisciplinares entre História e Literatura, à luz, especificamente, das contribuições e provocações teórico-metodológicas da Crítica Literária ao campo da História Intelectual, pós virada linguística, partimos da perspectiva de que autor e obra são construídos conjuntamente. Nesse sentido, buscamos analisar o romance de Suassuna problematizando suas aproximações e seus distanciamentos em relação ao conjunto de sua obra e ao lugar intelectual que forjou para si. Os seus romances que são fonte-problema desta investigação foram o Romance d’A Pedra do Reino (1971), O Rei Degolado (1977) e o Romance de Dom Pantero (2017) – este último publicado postumamente. Este itinerário analítico foi conduzido num diálogo com as proposições, dentre outros, de Paul Ricoeur (1994, 1997), Michel Foucault (2009) e Roland Barthes (2004).por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAriano Suassunapor
dc.subjectHistória Intelectualpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectIntellectual historyeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.titlePelejas de um sonho de escritura: um olhar sobre a história intelectual de Ariano Suassuna à luz de seu romancepor
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis research problematizes the intellectual history of the writer Ariano Suassuna from his literary production (1927-2014). The writer, who was born in the Brazilian state of Paraíba, is best known for his work as a playwright, especially the play Auto da Compadecida. Suassuna acted in different fields. He was a professor, director of the extension department of UFPE (Pernambuco Federal University) where the Armorial Movement germinated; he also held political positions related to the cultural portfolio in both town hall of Recife and Pernambuco State, disseminated his historical-cultural conceptions in the itinerant project of lecture shows, wrote columns for different regional and national newspapers, among other activities. This ensured him not only visibility but also the legitimation of a given discursive authority on some themes and issues, including mainly popular culture. Considering the interdisciplinary relations between history and literature, in the light, specifically, of the contributions and theoretical-methodological provocations of literary criticism to the field of intellectual history, post linguistic turn, we start from the perspective that author and work are built alongside. In this sense, we seek to analyze Suassuna's novel problematizing his approaches and distances in relation to the whole of his work and the intellectual position he forged for himself. His novels Romance d’A Pedra do Reino (1971), O Rei Degolado (1977), and Romance de Dom Pantero (2017) - the latter published posthumously - are the problem source for this research. This analytical itinerary was conducted in a dialogue with the propositions, among others, of Paul Ricoeur (1994, 1997), Michel Foucault (2009) and Roland Barthes (2004).eng
dc.contributor.advisor1Barros, José Costa D’Assunção
dc.contributor.advisor1ID785.529.487-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975por
dc.contributor.referee1Barros, José Costa D’Assunção
dc.contributor.referee2Campos, Pedro Henrique Pedreira
dc.contributor.referee3Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.referee4Bezerra, Danieli Machado
dc.contributor.referee5Bragança Júnior, Álvaro Alfredo
dc.creator.ID058.438.314-26por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801812329463703por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
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