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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10089
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Henrique, Artur Rômulo Batista | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:57:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | |
dc.identifier.citation | HENRIQUE, Artur Rômulo Batista. Padre José Maurício Nunes Garcia sob a proteção do rosário e do escapulário: música, poder e mobilidade social no Rio de Janeiro entre 1808 – 1821.. 2021. 158 f. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10089 | - |
dc.description.abstract | Esta Tese tem por objetivo analisar questões importantes acerca da vida e obra do compositor José Maurício Nunes Garcia entre os anos de 1808 a 1821. Buscamos com esta pesquisa uma avaliação historiográfica sobre ascensão social e laços de sociabilidade por meio da música, para demonstrar a partir da trajetória desse personagem como um filho de pretos-forros de origem humilde conseguiu aspirar a um cargo eclesiástico no século XVIII. Visamos, pois, propor em discussões tratar das transformações artísticas e culturais ocorridas com a chegada da corte portuguesa nos trópicos. Dentre tais assuntos abordarmos a adaptação do panorama artístico e da música feita no Rio de Janeiro aos moldes da corte de d. João VI. Comprometemo-nos a analisar as relações de José Maurício Nunes Garcia e sua representatividade na corte, a sua comunicação e relação com os músicos nativos e europeus, os mecanismos e as dificuldades para alcance de sua formação como músico, ordenação sacerdotal e título do hábito de Cristo. As influências e domínios que legaram sua produção artística no Rio de Janeiro de seu tempo. Alçaremos evidenciar os meios que tornaram possíveis a partir de seus esforços o alcance da superação de sua condição social para o exercício de seu cargo de mestre de capela real | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Padre José Maurício Nunes Garcia | por |
dc.subject | Ascensão social | por |
dc.subject | Antigo regime | por |
dc.subject | Capela Real | por |
dc.subject | Chegada da corte portuguesa | por |
dc.subject | Priest José Mauricio Nunes Garcia; ; ;; | eng |
dc.subject | Social ascension | eng |
dc.subject | Old regime | eng |
dc.subject | Royal Chapel | eng |
dc.subject | Arrival of the portuguese court | por |
dc.title | Padre José Maurício Nunes Garcia sob a proteção do rosário e do escapulário: música, poder e mobilidade social no Rio de Janeiro entre 1808 – 1821. | por |
dc.title.alternative | Father José Maurício Nunes Garcia under the protection of the rosary and the scapular: music, power and social mobility in Rio de Janeiro between 1808 – 1821. | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.abstractOther | This Thesis aims to analyze important questions about the life and work of the composer José Maurício Nunes Garcia between the years 1808 to 1821. With this research, we seek a historiographical evaluation on social ascension and bonds of sociability through music. To demonstrate from the trajectory of this character as a son of black-liners of humble origin he managed to aspire to an ecclesiastical position in the 18th century. We aim, therefore, to propose in discussions to deal with the artistic and cultural transformations that occurred with the arrival of the Portuguese court in the tropics. Among such subjects we approach the adaptation of the artistic panorama and the music made in Rio de Janeiro to the molds of the court of d. João VI. We undertake to analyze José Maurício Nunes Garcia's relations and his representativeness at court, his communication and relationship with native and European musicians. The mechanisms and difficulties in reaching his training as a musician, priestly ordination and title of the habit of Christ. The influences and domains that bequeathed his artistic production in Rio de Janeiro from his time. We will strive to show the means that made it possible, through his efforts, to overcome his social condition for the exercise of his position as master of the royal chapel | eng |
dc.contributor.advisor1 | Barros, José Costa D'Assunção | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7367148951589975 | por |
dc.contributor.referee1 | Barros, José Costa D'Assunção | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7367148951589975 | por |
dc.contributor.referee2 | Alves, Amanda Palomo | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4607-8041 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2267421998231295 | por |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Danieli Machado | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-9763-9887 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7862246009685300 | por |
dc.contributor.referee4 | Ricon, Leandro Couto Carreira | |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-1893-4816 | por |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8403813826452545 | por |
dc.contributor.referee5 | Silva, Leonardo Santana da | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/3107162656787797 | por |
dc.creator.ID | 108.996.527-35 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3950215447473493 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
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dc.subject.cnpq | História | por |
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