Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10326
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dc.contributor.authorFarias, Daysi Lucidi Gomes de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:36:17Z-
dc.date.available2023-12-22T01:36:17Z-
dc.date.issued2018-03-23
dc.identifier.citationFARIAS, Daysi Lucidi Gomes de. Choque de Realidade: um estudo sobre stress ocupacional e qualidade de vida no trabalho em Instituto Federal no Rio de Janeiro. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10326-
dc.description.abstractO stress ocupacional e a qualidade de vida no trabalho (QVT) são os assuntos tratados neste trabalho de pesquisa. O stress ocupacional tem representado um fator interveniente nas relações de trabalho dos professores do ensino superior de uma rede federal de ensino. Ausências, conflitos de poder, desgastes nas atividades, licenças médicas são alguns exemplos de fatores estressantes, o que remete a alguns questionamentos sobre como se sentem esses professores. No que tange QVT, observou-se o que os professores entendem por essa qualidade e de que forma. Também se analisou a relação entre o stress ocupacional e a QVT. Dessa forma, lança-se a questão norteadora: como o stress ocupacional afeta a QVT, do ponto de vista dos professores do ensino superior, de uma instituição pública federal de educação, no Rio de Janeiro? Como objetivo geral buscou-se analisar a relação entre o stress ocupacional e a qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino superior, como veem o stress ocupacional e a QVT; e analisar os efeitos daquele sobre essa. A abordagem foi qualitativa, do tipo exploratória. Para o levantamento dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com participação de 34 professores, localizados em três campi divididos entre a baixada e o sul fluminense que atuam há mais de dois anos como docentes na rede. A técnica escolhida para o tratamento dos dados foi a análise do conteúdo. A pesquisa estruturou-se em dois modelos: stress Ocupacional e QVT baseada nas pesquisas de Cooper, Cooper e Eaker (1988) e Vilas Boas & Morin (2014, 2015). Com o modelo de Cooper et. al (1988) confirmaram-se as fontes de pressão como o trabalho intrínseco e as relações interpessoais. Com o Modelo Geral de Qualidade de Vida no Trabalho de Vilas Boas & Morin (2014, 2015) percebeu-se a aplicabilidade das categorias do modelo. Os docentes reconheceram a relação entre o stress e a QVT e confirmaram que um dos fatores para a falta da QVT no âmbito organizacional são ocasionados pelas relações com os superiores, os conflitos estabelecidos nas relações interpessoais e pela falta de planejamento e organização do trabalho. Alguns afastamentos, por doenças psicológicas, remoções e desgastes nas relações foram provenientes da falta de qualidade de vida no trabalho elevando o nível de stress, provocando a quase exaustão. Outras fontes de pressão e dimensões apareceram, o que remete à importância de continuidade de pesquisas com os professores, de forma a contribuir para estratégias que se balizem nos indicadores que afetam a saúde do docente apresentadas e analisadas nesta pesquisa a fim de minimizar esse quadro.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQVTpor
dc.subjectStress Ocupacionalpor
dc.subjectDocentes do Ensino Superiorpor
dc.subjectQWLeng
dc.subjectOccupational Stresseng
dc.subjectHigher Education Professorseng
dc.titleCHOQUE DE REALIDADE: um estudo sobre stress ocupacional e qualidade de vida no trabalho em Instituto Federal no Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeReality Shock: a study on occupational stress and quality of life without work at a federal institute of education in Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe occupational stress and the quality of working life (QWL) are the subjects approached in this research work. The occupational stress has been representing an intervening factor in work relations of Higher Education professors of a federal teaching network. Absences, conflicts of power, stress in the activities and work leaves are examples of the stressing factors, which lead to some questionings on how these teachers who go through these factors feel. Regarding QWL, we observed what and how the professors understand this quality. We also analyzed the relation between the occupational stress and the QWL. Therefore, we raise the guiding question: How does the occupational stress affects QWL, from the perspective of higher education professors, of a federal teaching institution, in the city of Rio de Janeiro? As the general objective, we aimed to analyze the relation between the occupational stress and que QWL of higher education professors, how they understand occupational stress and QWL, and analyze the effects of the occupational stress on the QWL. The approach was qualitative and the exploratory type. For data collection, we used the semi-structured interviews with the participation of 34 professors, located in three campi divided between Baixada Fluminense and the south fluminense, who have been working for more than two years as professors in the network. The technique chosen for data treatment was the analysis of content. The research was structured in two models: occupational stress and QWL based on the researches of Coopes et. Al (1988) and Vilas Boas & Morin (2014, 2015). In the model of Cooper et. al (1988) we confirmed the sources of pressure such as intrinsic work and interpersonal relations. In the general model of quality of working life by Vilas Boas & Morin (2014, 2015) we realized the applicability of the categories of the model. The professors recognized the relation between stress and QWL and confirmed that one of the factors for the lack of QWL in the organizational environment are caused by the relations with the superiors, the conflicts stablished in the interpersonal relations and the lack of planning and organization of work. Some work leaves, due to psychological diseases, transferences to other campi, and stress in relationships came from the lack of QWL, raising the stress level, almost causing total exhaustion. Other sources of pressure and dimensions appear, which lead to the importance of the research continuation with professors, contributing to strategies that balance the indicators that affect the professor’s health, presented and analyzed in this research, in order to minimize this situation.eng
dc.contributor.advisor1Domingues Jr., Paulo Lourenço
dc.contributor.advisor1ID144.116.888-59por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4753607667153587por
dc.contributor.referee1Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881104361520701por
dc.contributor.referee2Villas Boas, Ana Alice
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461876529687716por
dc.creator.ID759.859.507-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3409583162299638por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
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