Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Elaine da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T01:36:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T01:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-21 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Elaine da Silva. Motivação individual e contato psicológico para atuar no grupo de trabalho: o caso dos Servidores Técnico-Administrativos do Campus Seropédica da UFRRJ. 2017. 121f.. Dissertação (Mestrado em Administração). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10341 | - |
dc.description.abstract | As transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nos cenários organizacionais, tanto na esfera pública quanto na privada pelas variações da economia, política, sociedade e cultura têm configurado um novo perfil do trabalhador, levando as organizações a repensarem os modos de administrar e de elevarem os níveis de competição, se revelando assim, uma necessidade de mudanças na gestão organizacional no modo de influenciar o comportamento dos indivíduos e dos grupos para atender às estratégias organizacionais. No que tange a gestão pública brasileira, se estabeleceram políticas e legislação específica para a gestão de pessoas, dentre elas: a lei nº 8.112/90 que dispõe sobre o regime jurídico de servidores públicos civis, a lei nº 11.091/05 que dispõe sobre o plano de carreira dos técnicos administrativos em educação – TAE, o decreto lei nº 5.707/06 que regulamenta o desenvolvimento de pessoal da administração pública e federal e o decreto lei nº 5.825/06 que estabelece diretrizes para a elaboração do plano de desenvolvimento dos cargos dos TAE- PPCTAE. Para examinar essas mudanças no perfil do servidor público, esta pesquisa qualitativa interpretativa visou descrever como a motivação individual influencia para se desempenhar no grupo de trabalho. Para tanto, se partiu de estudos empíricos sobre Gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público Federal e sobre Instituições de Educação Superior – IFES. Os dados empíricos foram coletados mediante entrevista semiestruturada com roteiro, junto a dez TAE sem função de chefia ou coordenação lotados nas pró-reitorias administrativas com ingresso entre 2008 e 2013. Os textos dessas entrevistas transcritas na íntegra e os dados documentais coletados nos arquivos e no site da instituição se analisaram pelo método de análise de conteúdo categorial nos termos de Bardin. Os resultados apontam que os servidores do cargo apresentam qualificação superior à exigida e que em seus processos motivacionais se destacam suas necessidades individuais de segurança e de realização profissional em uma dinâmica iterativa, assim como expectativas e percepções em reconstrução continua. Conclui-se que a sua motivação individual dos TAE ainda está relacionada aos mesmos fatores intrínsecos e extrínsecos do ingresso, revelando um processo de desenvolvimento de contrato psicológico de trabalho mesmo não consciente, pelo qual se deslocaram os fatores higiênicos dando espaço aos fatores motivacionais. Para a Gestão da Motivação dos Servidores examinados, apontam-se questões que podem subsidiar um programa motivacional: (i) atentar como as exigências mínimas do cargo impactam nas expectativas dos servidores que ingressam superqualificados e os que após o ingresso desenvolvem maior qualificação na UFRRJ; (ii) utilizar o instrumento de Avaliação de Desempenho por resultados estabelecendo metas e aferindo o desempenho dos resultados alcançados, e não apenas para cumprimento da lei de progressão salarial; (iii) ativar a necessidade cognitiva no contrato psicológico de servidores que ingressam na UFRRJ visando reter esses servidores na Instituição. Sugere-se para continuar a pesquisa: (a) estender o estudo aos servidores superqualificados nas áreas fim da UFRRJ, analisando a influência da motivação individual para o trabalho nessas unidades; (b) examinar como os fatores motivacionais ganham o espaço dos fatores de segurança nos servidores da área fim. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão estratégica de pessoas | por |
dc.subject | (Des) Motivação individual para o trabalho | por |
dc.subject | (In) Satisfação no trabalho | por |
dc.subject | Motivação do servidor para trabalho em grupo | por |
dc.subject | Capacitação de gestores em IFES | por |
dc.subject | Strategic people management | eng |
dc.subject | Individual work (de) motivation | eng |
dc.subject | Job (in) satisfaction | eng |
dc.subject | Public servant performance for work group | eng |
dc.subject | Managerial training at HEI | eng |
dc.title | Motivação individual e contrato psicológico para atuar no grupo de trabalho: o caso dos servidores técnico-administrativos do Campus Seropédica da UFRRJ | por |
dc.title.alternative | Individual motivation and psychological contact to work in the work group: the case of the Technical-Administrative Servers of the Seropédica Campus at UFRRJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The transformations that have been occurring over the years in the organizational scenarios, both in the public and private spheres, as a result of changes in the economy, politics, society and culture, have created a new profile of the worker, leading organizations to rethink the ways of managing and to raise levels of competition, thus revealing a need for changes in organizational management on how to influence the behavior of individuals and groups to meet organizational strategies. Regarding people management in public agencies, Brazilian public human resources management is based on managerial policies, among them: Law 8.112 / 90, on the legal public civil servants’ legal regime, Law 11,091/05, on the Administrative Technicians in Education – ATE career plan, Decree 5.707/06, which regulates the guidelines for the development of public and federal administration personnel and Decree 5.825/06, which establishes guidelines for the TAE-PPCTAE development plan. To examine public servants profile change, this interpretive qualitative research aimed to describe how TAE´s individual work motivation influences for performing in their workgroup based on Strategic People Management in Federal Public Management and Higher Education Institutions- HEI. Empirical data were collected through semi structured interviews with 10 TAEs without a managerial or coordination function and admitted between 2008 and 2013. The texts of the interviews transcriptions and the documentary data collected in the archives and in the institution's website were analyzed by categorical content analysis Bardin´s. The results show that the ATE servants of the post present over qualification to the one demanded and that in their motivational processes they emphasize their individual safety needs and professional fulfillment needs in an iterative dynamic as well as expectations and perceptions in continuous reconstruction. It is concluded that their individual motivation of the APR is still related to the same intrinsic and extrinsic factors of the admission, revealing a process of development of a psychological contract of work even though not conscious, by which the hygienic factors moved, giving space to the motivational factors. For the Motivation Management of the examined Servers, some issues are raised that can subsidize a motivational program: (i) to consider how the job requirements impact on the expectations of the over qualified servers that enter and those who, upon admission, develop higher qualification in the UFRRJ; (ii) to use the Performance Evaluation tool by results setting goals and measuring the achieved results, instead of only to comply with the wage progression law. (iii) to activate the cognitive needs in the psychological contract of servers that join the UFRRJ in order to retain these servers in the Institution. It is suggested for further research: (a) To extend the study to the over qualified servers in the end areas of the UFRRJ, analyzing the influence of the individual work motivation in these units; (b) Examine how motivational factors gain the space of the safety factors in the end-area servers | eng |
dc.contributor.advisor1 | Villardi, Beatriz Quiroz | |
dc.contributor.advisor1ID | 672.690.957-87 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3613664703389917 | por |
dc.contributor.referee1 | Villardi, Beatriz Quiroz | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3613664703389917 | por |
dc.contributor.referee2 | Reis, Paulo Ricardo da Costa | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3419161468920677 | por |
dc.contributor.referee3 | Salles, Denise Medeiros Ribeiro | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9198366969770260 | por |
dc.creator.ID | 115.327.967-30 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7948252089655187 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto Três Rios | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.relation.references | ABRUCIO, Fernando Luiz. Os Avanços e os Dilemas do modelo pós-burocráticos à luz da experiência internacional recente. Reforma de Estado e Administração Pública Gerencial. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2006. Capítulo 7, p.173-199. ALVES FILHO, Antônio; COSTA, Maria Teresa Pires. Condições de trabalho e motivação em contextos do Sistema Único de Saúde–SUS. INTERFACE: Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 10, n. 1, p. 57-74, 2013. Acessado em: julho de 2017. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/15844/condicoes-de-trabalho-e-motivacao-em-contextos-do-sistema-unico-de-saude-----sus> ANBREU, Maria Júlia Carvalho; SILVA, Georgina Alves Vieira da. Contratos Psicológicos Nas Organizações: Bases De Sua Construção. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 93-104, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rege/article/viewFile/36544/39265> . Acesso em: 15 de outubro de 2016. BAPTISTA, Carolinne Montes; ARAÚJO, Rafaela Alves Quadros de; FONTES, Cláudia Pereira; PINHEIRO, Ilurdes Alves; VÉRAS, Renata Meira, O Estado da Arte sobre o Reuni. Trabalho apresentado no XIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas, Buenos Aires, 27-29 de novembro 2013. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850> Acessado em 08 de maio de 2016. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BARBOSA, Letícia Lopes Tavares de Lima. Dinâmicas de Aprendizagem dos Servidores Públicos para Desenvolvimento de suas Competências Funcionais no ICEX da UFRR. Dissertação de Mestrado em Gestão Estratégica. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, junho de 2015. BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administração. Liderança & Colaboração no Mundo Competitivo. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 2008. BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos. Revista de Administração. Características motivacionais nas empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 30, n.4, p. 41-52, out. /dez. 1990. BEYDA, Tânia Tisser; WETZEL, Úrsula. Formação do Contrato Psicológico: Um Estudo de Caso em Empresas com Práticas Maduras na Gestão de Recursos Humanos. In: XXXII ENCONTRO DA ANPAD, 2008, Rio de Janeiro, Brasil. p. 1-16. Disponível em : < http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR-B862.pdf> . Acesso em: 15 de maio de 2017. BOHN, Fernanda. Supremo Tribunal de Justiça. A formação de equipes no âmbito do serviço público: dificuldades encontradas e soluções propostas, 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/81321/formacao_equipes_ambito_bohn.pdf>. Acesso em maio de 2016 88 BUENO, Marcos. As teorias de motivação humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão – Cesuc, Catalão, p. 3 -28 ano IV, n. 6 – 1. Sem. 2002 BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?. Revista de Administração de empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001. BRASIL. Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e As Diretrizes Para O Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, e Regulamentada Dispositivos de Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 24 fev. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm>. Acesso em: 18 abr. 2016. BRASIL. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5825.htm>. Acesso em: 19 abr. 2016. BRASIL. Decreto no 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: REUNI. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm >. Acesso em: 08 de maio de 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: <http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o-reuni>. Acesso em 08 de maio de 2016. BRASIL. Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm>. Acesso em: 19 de abr. de 2016. BRASIL. Lei no 11.091 de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm. Acesso em: 19 de maio de 2016. BRASIL. Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008, Dispõe sobre a reestruturação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11784.htm>. Acesso em: 19 de maio de 2016. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos.; SPINK, Peter. Gestão do Setor Público: Estratégia e estrutura para um novo Estado. Rio de Janeiro: FGV, 1998. Disponível em: < http://www.plataformademocratica.org/Publicacoes/7562_Cached.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2016. 89 CALDAS, Igor Lúcio Dantas Araújo. A avaliação periódica de desempenho do servidor público estável: efeitos do princípio da eficiência sobre o desempenho do servidor público. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 19 abr. 2011. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.31760&seo=1>. Acesso em: 20 maio 2016. CHANLAT, Jean-François. O gerencialismo e a ética do bem comum: a questão da motivação para o trabalho nos serviços públicos. In: VII Congresso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal em 2002. Disponível em: <http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043316.pdf>. Acesso em: 10 de maio de 2016 CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? (I). Revista da Administração de Empresas, v.35, n.6, p. 67-75. 1995 CORREIA, Rui; MAINARDES, Emerson Wagner. O desenvolvimento do contrato psicológico orientado para desempenhos de elevado rendimento PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 41, n. 2, pp. 266-277, abr./jun., 2010. COUTINHO, Maria Chalfin. Sentidos do trabalho contemporâneo: as trajetórias identitárias como estratégia de investigação. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v.12, n.2, p.189-202. 2009 CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2009. FREIRE, Ayalla Cândido; FREITAS, Lucia Santana de. A aplicação da Teoria da Expectância de Vroom na perspectiva de jovens universitários em seus primeiros empregos. Jornadas Hispanos Lusas De Gestión Cientifica, v. 17, p. 3.732-3.743, 2007. GEMELLI, Inês Maria Picoli, FILIPPIM, Eliane Salete. Gestão de Pessoas na Administração Pública: o desafio dos municípios. RACE, Unoesc, v. 9, n. 1-2, p. 153-180, jan./dez. 2010. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/375/pdf_101>. Acessado em 24 de abril de 2017. GODOY, Maria Tereza. Qualificação do Servidor Público: Implicações na Gestão de Pessoas na Universidade Federal de Goiás. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro, Brasil. p. 1-15. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/273772693_QUALIFICACAO_DO_SERVIDOR_PUBLICO_Implicacoes_na_Gestao_de_Pessoas_na_Universidade_Federal_de_Goias?enrichId=rgreq-9a8559d9044ba5af95bf955b046b03d3-XXX&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOzI3Mzc3MjY5MztBUzoyMDkxNDA2NDg1NTA0MDBAMTQyNjg3NDQyNDEyOA%3D%3D&el=1_x_3&_esc=publicationCoverPdf>. Acesso em: 17 de maio de 2017. GRANJEIRO, José Wilson. Administração Pública: Ideias para um Governo Empreendedor. Brasília, 2008. GRIFFIN, Ricky W.; MOORHEAD, Gregory. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Ática, 2006. 90 HESKETH, José Luiz; COSTA, M. T. P. Maria. Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Revista de administração de empresas, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 59-68, jul./set. 1980. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v20n3/v20n3a05>. Acesso em 06 de março de 2017. JUNQUILHO, Gelson Silva. Teorias da Administração Pública. Florianópolis; 2010. Apostila do Curso de Bacharelado em Administração Pública. Departamento de Ciências da Administração /UFSC/ Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: <http://ead.uepb.edu.br/arquivos/Livros_UEPB_053_2012/01-teorias%20da%20administra%E7%E3o%20publica/livro%20grafica%20TGAPublica.pdf>. Acesso em 28 de abril de 2017. KLEIN, Fabio Alvin; MASCARENHAS, André Ofenhejm. Motivação no Serviço Público: Efeitos sobre a retenção e Satisfação Profissional dos Gestores Governamentais. In: XXXVIII ENCONTRO DA ANPAD, 2014, Rio de Janeiro, Brasil. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_APB1613.pdf>. Acesso em: 15 de fevereiro de 2016. LÉDA, Denise Bessa, MANCEBO, Deise. REUNI: heteronomia e precarização da Universidade e do trabalho docente. In: Educação e Realidade. V. 34, n.1, pg. 49-64, jan/abr 2009. LEITE, Nildes R. Pitombo; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão. Gestão estratégica de pessoas, comprometimento e contrato psicológico: o caso Vale. Revista de Administração, São Paulo, v.46, n.1, p.19-31, jan./fev./mar. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44522>. Acesso em 15 de outubro de 2016. LOBOS, Júlio. Teorias sobre a Motivação no Trabalho. In: Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, 15, 2, 17-25, mar./abr. 1975. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v15n2/v15n2a02.pdf>. Acesso em maio de 2017. MASLOW, Abraham Harold. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370, 1943. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=12707. Acesso em: Julho/2017 MOTTA, Fernando Claudio; VASCONCELOS, Isabella Gouveia F. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006. OLIVEIRA FILHO, Adão. Política de Gestão de Pessoas em Instituições Federais de Ensino Superior: uma Análise dos Subsistemas Capacitação e Aperfeiçoamento e Avaliação de Desempenho. Dissertação de Mestrado em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, Agosto de 2012. PACHECO, Andressa Sasaki Vasques, RISSI, Maurício, PACHECO, Anderson Sasaki Vasques, STELZER, Joana; ALMEIDA, Mário de Souza. Proposta de melhoria no desempenho nas funções administrativas em uma universidade federal. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v.6, n.1, p.42-59. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/19834535.2013v6n1p42/23986>. Acessado em: 01 mar. 2016. ISSN 1983-4535. 91 PEDROSO, Marcia Naiar Cerdote. A crise do modelo de produção taylorista/fordista e a emergência do toyotismo, 2004. Disponível em: <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/marcia.html>. Acessado em: 18 out. 2016 PÉREZ-RAMOS, Juan. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicologia USP, v. 1, n. 2, p. 127-140, 1990. PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Gestão das universidades federais brasileiras: um modelo fundamentado no Balanced Scorecard. Florianópolis, SC, 2000. Tese de Doutorado em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. PIMENTA, Jacqueline Farnese Rezende; GARBIN, Tania Rossi. Motivação para o Trabalho: Um Estudo com Servidores do Ministério Público de Minas Gerais. In: IV Encontro De Gestão De Pessoas E Relações De Trabalho, 2013, Brasília-DF. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR153.pdf>. Acesso em: 06 de janeiro de 2016. PINTO, Juliana de Fátima; BEHR, Ricardo Roberto. Contradições na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação na universidade pública. Cad. EBAPE.BR, v. 13, no 4, Artigo 8, Rio de Janeiro, Out./Dez. 2015 PRODANOV, Ernani Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. REGIS, Lorena Fagundes Ladeia Vitoria; PORTO, Isaura Setenta. Necessidades humanas básicas dos profissionais de enfermagem: situações de (in)satisfação no trabalho. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 334-341, Apr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342011000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em fevereiro de 2017. RODRIGUES, Andrea Leite.; BARRICHELLO, Alcides; MORIN, Estelle. M. Os sentidos do trabalho para profissionais de enfermagem: Um estudo multimétodos. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 2, março-abril, 2016. Disponível em: <http://rae.fgv.br/rae/vol56-num2-2016/sentidos-trabalho-para-profissionais-enfermagem-estudo-multimetodos>. Acesso em maio de 2016 RODRIGUES, Weslei Alves; REIS NETO, Mário Teixeira; GONÇALVES FILHO, Cid. As influências na motivação para o trabalho em ambientes com metas e recompensas: um estudo no setor público. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 1, p. 253-273, jan./fev. 2014. Acessado em: julho de 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122014000100011&script=sci_abstract&tlng=pt> ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2013. ROUSSEAU, Denise. M. Psychological contracts in organizations: understanding written and unwritten agreements. Thousand Oaks, California: Sage, 1995. ROUSSEAU, Denise M., Footprints in the Sand: Denise Rousseau, Organ Dyn (2015). Disponível em http://dx.doi.org/ 10.1016/j.orgdyn.2015.05.009. Acessado em: 15 de mar de 2016. 92 SAMPAIO, Rosely Moraes.; LANIADO, Ruthy Nadia. Uma experiência de mudança da gestão universitária: o percurso ambivalente entre proposições e realizações. Rev. Adm. Pública, v. 4, n. 1, p. 151-74, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n1/a08v43n1.pdf> . Acesso em 11 de maio de 2016. SANTANA, Élcio Eduardo de Paula; SOBRINHO, Zaki Akel. O Interpretativismo, Seus Pressupostos e Sua Aplicação Recente na Pesquisa do Comportamento do Consumidor. In: Anais do I Encontro do Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife, Pernambuco, Brasil. p. 1-10. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ313.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2016. SILVEIRA, Victor Natanael Schwetter; MIRANDA, David Ledson Assis de. Gestão Estratégica de Pessoas e Desempenho Organizacional: Uma Análise Teórica de Suas Relações e Configurações. In: Anais do XXXV Encontro da ANPAD, 2011, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. p. 1-17 Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR1408.pdf>. Acesso em: 12 de maio de 2016. SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos Humanos X Gestão De Pessoas. Revista Científica de Administração, v. 10, n. 10, p. 51-61jan./jun. 2008. Disponível em: <http://proseg.co/media/7addfabb9962e99dffff8119ac1e1e75.pdf>. Acessado em 26/out/16 UFRRJ Auditoria Interna. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://institucional.ufrrj.br/audin/files/2015/01/PAINT-2015-definitivo.pdf> Acesso em 10 de maio de 2016. UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Interno – PDI. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/wp/acessoainformacao/institucional/pdi/>. Acesso em: 16 de maio de 2016. UFRRJ. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://portal.ufrrj.br/institucional/. Acesso em 03 maio de 2016. UFRRJ. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – SOC. Disponível em: < http://institucional.ufrrj.br/soc/> . Acesso em: 03 de agosto de 2017 VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2011. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2010. VIEIRA, Carolina Belli; VILAS BOAS, Ana Alice, ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de; OLIVEIRA, Elias Rodrigues de. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4, n. 1, p 1-12, 2011. XANDÓ BAPTISTA, André de Lima; SANABIO, Marcos Tenure; Avaliação de desempenho de técnico-administrativos em educação no âmbito das instituições federal de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 182-205, nov. 2014. ISSN 1983-4535. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2014v7n3p182/28261>. Acesso em: 19 maio 2016. 93 WATSON, Tony J. Organização e trabalho em transição: da lógica "sistêmico-controladora" à lógica "processual-relacional". Revista de Administração de Empresas - RAE, São Paulo: FGV, v. 45, n. 1, p. 14-23, jan. /março 2003. ZANELLA, Liane C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2009 | por |
dc.subject.cnpq | Administração | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/67470/2017%20-%20Elaine%20da%20Silva%20Lima.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5220 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-04T18:04:15Z No. of bitstreams: 1 2017 - Elaine da Silva Lima.pdf: 2299998 bytes, checksum: 33532205efae85c16dccdc2f04e0a14e (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-04T18:04:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Elaine da Silva Lima.pdf: 2299998 bytes, checksum: 33532205efae85c16dccdc2f04e0a14e (MD5) Previous issue date: 2017-08-21 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Elaine da Silva Lima.pdf | 2017 - Elaine da Silva Lima | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.