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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rafaela Carvalho Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T01:36:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T01:36:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-30 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaela Carvalho Nascimento. Organizações Sociais (OS): uma análise sobre as Lonas Culturais no município do Rio de Janeiro. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração - Organizações, Estado e Sociedade) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10342 | - |
dc.description.abstract | Com a justificativa de otimizar os processos de gestão e melhorar o desempenho do setor público, o modelo de Organizações Sociais (OS) surge como uma alternativa a ser adotada na administração pública decorrente da introdução da perspectiva gerencialista, como lógica orientadora para as ações do Estado. Para Olivo (2005), as Organizações Sociais têm como objetivo central a descentralização dos serviços públicos não exclusivos, presumindo que estes serviços possam ser realizados com eficiência pelo setor não-estatal. Assim, diante de um contexto marcado por crises e reformas na estrutura do Estado, a adoção do modelo de OS tem sido cada vez mais frequente na administração pública brasileira. O modelo de OS vem sendo utilizado nas esferas federal, estadual e municipal, principalmente nas áreas da saúde e da cultura. Especificamente no setor cultural, as OS têm sido inseridas na administração de equipamentos culturais. Nesse contexto, o município do Rio de Janeiro passou a adotar o modelo de OS para a gestão de suas organizações culturais. Dessa forma, as Arenas, Areninhas e Lonas Culturais, consideradas como equipamentos essenciais para a democratização do acesso à cultura, passaram a ser gerenciadas por Organizações Sociais. A proposta das Lonas Culturais no Rio de Janeiro surgiu a partir de instalações criadas durante o evento RIO ECO 92 (PORTAL LONA CULTURAL, 2017). Hoje, as Lonas Culturais são de responsabilidade do poder público municipal, mas administradas por meio de OS. Elas funcionam em diversos bairros da cidade como uma série de teatros de arena cobertos - onde ocorrem atividades culturais como shows, peças teatrais, oficinas, feiras de arte, entre outros. Após a análise de dados foi possível concluir que, mesmo com algumas limitações, as Lonas, Areninhas e Arenas Culturais do município do Rio de Janeiro constituem-se como políticas públicas para a democratização do acesso à cultura, principalmente por sua localização em áreas periféricas da cidade, pela aproximação entre a comunidade e o equipamento cultural e pela multiplicidade de atividades oferecidas. Tais espaços contribuem também para disseminação de novas práticas culturais e para a formação de público. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo entender qual o papel das Organizações Sociais na Administração das Lonas Culturais do município do Rio de Janeiro. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Organizações Sociais | por |
dc.subject | Administração Pública | por |
dc.subject | Lonas | por |
dc.subject | Arenas | por |
dc.subject | Areninhas Culturais | por |
dc.subject | Social Organizations | eng |
dc.subject | Public Administration | eng |
dc.subject | Cultural Tents | eng |
dc.title | Organizações Sociais (OS): uma análise sobre as Lonas Culturais no município do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | Social Organizations (OS): an analysis of Cultural Tent in the city of Rio de Janeiro | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | With the justification of optimizing management processes and improving the performance of the public sector, the Social Organizations (OS) model emerges as an alternative to be adopted in public administration due to the introduction of the managerial perspective, as a guiding logic for State actions. . For Olivo (2005), Social Organizations have as their central objective the decentralization of non-exclusive public services, assuming that these services can be efficiently performed by the non-state sector. Thus, in a context marked by crises and reforms in the state structure, the adoption of the OS model has been increasingly frequent in the Brazilian public administration. The OS model has been used at the federal, state and municipal levels, especially in the areas of health and culture. Specifically in the cultural sector, OS has been inserted in the administration of cultural equipment. In this context, the municipality of Rio de Janeiro started to adopt the OS model for the management of its cultural organizations. Thus, the Arenas, Areninhas and Cultural Canvas, considered as essential equipment for the democratization of access to culture, started to be managed by Social Organizations. The Cultural Canvas proposal in Rio de Janeiro came from installations created during the RIO ECO 92 event (PORTAL LONA CULTURAL, 2017). Today, the Cultural Canvas is the responsibility of the municipal government, but administered through the OS. They operate in various neighborhoods of the city as a series of indoor arena theaters - where cultural activities take place such as concerts, plays, workshops, art fairs, among others. After data analysis it was possible to conclude that, even with some limitations, the Cultural Canvas, Areninhas and Arenas of the city of Rio de Janeiro constitute as public policies for the democratization of access to culture, mainly due to its location in peripheral areas of the city. city, for the approximation between the community and the cultural equipment and for the multiplicity of activities offered. Such spaces also contribute to the dissemination of new cultural practices and to the formation of the public. Given this, the present work aims to understand the role of Social Organizations in the Administration of Cultural Tents of the city of Rio de Janeiro. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Simões, Janaina Machado | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 987.733.210-87 | por |
dc.contributor.referee1 | Fogaça, Isabela de Fátima | |
dc.contributor.referee2 | Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier | |
dc.contributor.referee3 | Moura, Leandro Souza | |
dc.creator.ID | CPF: 097.671.407-86 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8538743663663765 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto Três Rios | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
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