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dc.contributor.authorSilva, Vanessa Faria
dc.date.accessioned2023-12-22T01:36:27Z-
dc.date.available2023-12-22T01:36:27Z-
dc.date.issued2016-04-29
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Faria. A forma organizativa das plataformas brasileiras de crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de economia criativa. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração, Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas /Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10345-
dc.description.abstractO financiamento de projetos culturais, durante muito tempo, se caracterizou pela dependência dos editais públicos e de empresas privadas. Nesse cenário, uma quantidade limitada de projetos recebiam apoio financeiro, devido a fatores como escassez de recursos e falta de valorização do setor cultural. Entretanto, a partir das inovações tecnológicas e valorização da Economia Criativa, ocorreu, nos últimos anos, mudança na dinâmica de financiamento dos projetos dessa área, por meio das plataformas crowdfunding. Sendo assim, os projetos de economia criativa passaram a ter, além das fontes tradicionais de financiamento, as plataformas de financiamento coletivo online como alternativa para solicitar financiamento. Considerando o importante papel que essas plataformas estão desempenhando na dinâmica de financiamento de projetos da Economia Criativa, e que funcionam de forma dependente aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a forma organizativa das plataformas crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de Economia Criativa no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio da análise de conteúdo de documentos como entrevistas semiabertas e outros dados coletados na internet. Por fim, após análise dos dados coletados, foi possível considerar que inicialmente as plataformas apresentam uma forma organizacional horizontal, sendo que a medida que crescem adotam modelos organizacionais verticais.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCreative economyeng
dc.subjectcrowdfundingeng
dc.subjectOrganizational formseng
dc.subjectEconomia Criativapor
dc.subjectCrowdfundingpor
dc.subjectFormas Organizacionaispor
dc.titleA forma organizativa das plataformas brasileiras de crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de economia criativapor
dc.title.alternativeThe organizational form of Brazilian crowdfunding platforms available for financing creative economy projectseng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe financing of cultural projects for a long time, was characterized by reliance on public announcements and private companies. In this scenario, a limited number of projects received financial support, due to factors such as scarcity of resources and lack of appreciation of the cultural sector. However, from technological innovations and enhancement of the Creative Economy, occurred in recent years, changes in the funding dynamics of projects in this area, through crowdfunding platforms. Thus, the creative economy projects now have, in addition to traditional sources of financing, the online crowdfunding platforms as an alternative to request funding. Considering the important role that these platforms are playing in the dynamics of the Creative Economy project financing, and function-dependent manner to advances in Information and Communication Technologies, the present study aimed to analyze the organizational form of crowdfunding platforms available for financing Creative Economy projects in Brazil. For this qualitative research was conducted through the document content analysis and semi-open interviews and other data collected on the Internet. Finally, after analysis of the collected data, it was possible to consider that initially the platforms have a horizontal organizational form, and as they grow adopt vertical organizational models.eng
dc.contributor.advisor1Simões, Janaina Machado
dc.contributor.advisor1ID987.733.210-87por
dc.contributor.referee1Simões, Janaina Machado
dc.contributor.referee2Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.referee3Soares, Vanessa Brulon
dc.creator.ID132.071.987-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006935932388566por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto Três Riospor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1823
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-23T17:40:55Z No. of bitstreams: 1 2016 - Vanessa Faria Silva.pdf: 2965070 bytes, checksum: 0a53eb4e828e839fea364ac45122dc0a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-23T17:40:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Vanessa Faria Silva.pdf: 2965070 bytes, checksum: 0a53eb4e828e839fea364ac45122dc0a (MD5) Previous issue date: 2016-04-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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