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dc.contributor.authorFeitosa, Lucineide Pereira de Araujo
dc.date.accessioned2023-12-22T01:36:30Z-
dc.date.available2023-12-22T01:36:30Z-
dc.date.issued2019-12-17
dc.identifier.citationFEITOSA, Lucineide Pereira de Araujo. Gestor, eu? Do “sacrifício” à realização de um projeto coletivo de universidade pública federal: implicações da aprendizagem de competências gerenciais. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10349-
dc.description.abstractOs docentes que ingressam no magistério superior federal – conforme prevê o art. 2 da Lei N° 12.772/2012 realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, e as inerentes ao exercício dos cargos de direção, chefia, coordenação e assessoria. Contudo, esse instrumento legal e normativo, não indica parâmetros da capacitação específica desses docentes que, em sua maioria, não têm experiência na área de gestão, porém como professores-gestores passam a ser responsáveis pelo funcionamento acadêmico e administrativo dos cursos de doutorado e mestrado da pós-graduação stricto sensu pública brasileira – PPGss. Na ausência de capacitação específica em uma instituição federal de ensino superior – IFES centenária para coordenar PPGss visou-se neste estudo identificar como o professor de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em uma Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, aprende a ser gestor e desenvolve sua competência gerencial. Para tal se configuraram as concepções dos professores sobre a competência gerencial decorrentes da vivência na sua prática cotidiana de trabalho, se identificaram as suas formas de aprendizagem gerencial, e se apontaram implicações teóricas e práticas dos resultados assim como diretrizes para subsidiar uma capacitação gerencial dos professores gestores de PPGss. O presente estudo qualitativo interpretativista foi realizado com pesquisa de campo cujos dados empíricos se levantaram mediante pesquisa documental e entrevistas individuais semiestruturadas com roteiro junto a doze coordenadores de PPGss da IFES. Os dados levantados interpretados hermeneuticamente com aproximação fenomenográfica geraram seis categorias descritivas das competências e aprendizagem gerenciais desenvolvidas e, das concepções decorrentes da prática cotidiana vivenciada pelos sujeitos. Os resultados indicam que o professor(a)-gestor de PPGss ao entrar em exercício na IFES atua com base em sua vivência prévia, no significado atribuído a sua profissão e com sua (in) experiência prévia em gestão. Nesse processo aprende informalmente resolvendo os problemas vividos, consultando os mais experientes, participando das reuniões sobre PPG e por sua iniciativa, lendo as normas e regulamentos pertinentes ao sistema acadêmico e administrativo internos e aos sistemas de avaliação externos. Ao resolver problemas e participar de reuniões dos colegiados da IFES, interage e recebe reconhecimento do trabalho que faz no PPGss, nas outras instâncias da IFES e dos órgãos externos avaliadores. Mediante sua ação e reflexão sobre as ações tomadas o professor aprende a ser gestor de PPG, membro da PPGss e as atividades próprias da gestão inclusive a enfrentar ausência de recursos laborais mínimos. Refletindo sobre o aprendizado de suas competências evidenciadas nos resultados alcançados por seu PPGss, reconhece as competências que ainda carece desenvolver em si. Desenvolver suas competências gerenciais na prática cotidiana vivida, suscita no professor–gestor novas concepções sobre o que significa um gestor competente, quais as competências requeridas da função gerencial e as requeridas do iniciante na gestão de PPG, assim como permite elencar a preparação mínima a ser fornecida e como um iniciante aprendê-las. Destarte, aprendendo informalmente e de modo contextualizado, agindo e refletindo, individual e coletivamente, desenvolve sua capacidade de gestão do PPGss e atribui significado ao trabalho de gestão que realizou. Embora o reconheça necessário, a gestão ainda é por ele(a) vivenciada como um dilema em sua carreira profissional docente cujo significado vai desde “sacrifício das atividades de pesquisa e ensino”, “forma de retribuição” até “participar de um projeto coletivo de universidade pública”. Conceitualmente, revelou-se uma aprendizagem sócio construída na interação vivida num contexto organizacional da qual decorrem concepções que efetivamente orientam suas ações sob uma lógica processual relacional que reconhece as dinâmicas de tensão contínua por recursos e poder na IFES. Assim, resolvendo problemas e refletindo sobre as soluções e ações realizadas, desenvolve competências técnicas, capacidade política, habilidades e atitudes, porém sem um conhecimento específico em gestão que foi substituído pelo conhecimento gerado na sua experiência prévia individual, profissional e de vida, característico do conceito de gestor emergente. Deste modo se ampliou a abordagem racionalista de competências e foram elencadas questões para aprofundar a pesquisa e diretrizes para capacitação gerencial pertinente a realidade dessa IFES.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem gerencialpor
dc.subjectcompetências gerenciaispor
dc.subjectaprendizagem coletivapor
dc.subjectprofessor-gestor de pós-graduação stricto sensupor
dc.subjectconcepções decorrentes da vivênciapor
dc.subjectIFESpor
dc.subjectmanagerial learningeng
dc.subjectmanagerial competencieseng
dc.subjectcollective learningeng
dc.subjectstricto sensu postgraduate programseng
dc.subjectprofessor-manager at HEIeng
dc.subjectconceptions arising from experienceeng
dc.subjectHigher Education Institutionseng
dc.titleGestor, eu? Do “sacrifício” à realização de um projeto coletivo de universidade pública federal: implicações da aprendizagem de competências gerenciaispor
dc.title.alternativeManager, me? From “sacrifice” to the implementation of a collective project at a federal public university: implications of learning management skillseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherProfessors who join the federal higher education public service as provided for in art. 2 of Law Nr. 12.772/ 2012 carry out teaching, research, and extension activities, and managerial ones, such as leadership, coordination, and advisory roles. However, this law does not include parameters for professor’s adequate training so, even without experience in the management area professor-managers, become responsible for the academic and administrative functioning of doctoral and master’s courses of Brazilian public stricto sensu postgraduation programs – PPGss. Thus, although untrained specifically on how to coordinate PPGs professors become managers in a centennial federal higher education institution – a federal HEI. This study aimed at identifying how a professor learns to be a manager and develops managerial competencies while working at a stricto sensu Graduate Program in a federal Higher Education Institution - FHEI. Therefore, professors' conceptions about managerial competence resulting from their daily work practice were configured, their managerial learning processes were identified, theoretical and practical implications of the results were pointed out, and guidelines to support PPGss professor-manager’s training and development T&D, as well. In this qualitative interpretative study field research empirical data were collected through documentary research and semi-structured scripted individual interviews amongst twelve professors responsible for PPGss coordination. Phenomenografic approach guided the collected data hermeneutical analysis generating six descriptive categories to reveal their competencies and managerial learning processes developed during lived daily practise that resulted in evolving conceptions. The outcomes indicate that the PPGs professor-manager accomplishes their administrative activities based on previous experience, profession attributed meaning and previous management (in)experience. In this competency development process, they learn informally by solving managerial perceived problems, consulting most experienced colleagues, participating in PPGs meetings and on his own initiative by reading rules and regulations that are pertinent to the internal academic and administrative system and external evaluation systems. While solving problems and attending PPGs meetings, professors interact and obtain recognition for their accomplished work from other FHEI instances and external assessment too. Through acting and reflecting on their taken actions, interviewed professor-managers learn to be a PPG manager, a PPG member and learn their own managerial activities, including that to cope with scarce working resources. Reflecting on the learning competencies processes which were evidenced in the results achieved by their PPGss, they recognize the competencies that still need to be developed. Developing managerial competencies within daily lived practice generates new conceptions about the meaning of being a competent manager, what the required competencies are for accomplishing the managerial function and the ones required for beginners in PPG management, and also the minimum training and ways the beginner would learn them. Thus, by learning informally and in a contextual way, acting and reflecting, individually and collectively, interviewed professor–managers develop their PPG management capacity and give meaning to the management work they´d accomplish. Although recognizing it as necessary, management role is still experienced by them as a dilemma in their professional scholar career. So managerial activities adopted meanings such as “sacrificing of research and teaching activities”, “form of retribution” and “participating in a collective project of public university". Conceptually, a social learning process built on lived daily interactions within an organizational context it was evidenced from which conceptions that effectively guide their actions are generated under a relational procedural logic that recognizes a continuous tension dynamics competing for resources and power at the examined FHEI. Therefore, solving problems and reflecting on the solutions and actions they´d taken, professor-managers develop technical competencies, political capacity, and attitudes, without a specific management knowledge, replacing it by the knowledge generated within their previous individual, professional and life experiences. A kind of knowledge belonging to the emerging manager concept. In this way the rationalistic approach of competences was expanded, and questions were raised to deepen research and propose guidelines for pertinent managerial qualification to the reality of this federal HEI.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee2Curzel, Rosana
dc.contributor.referee3Calderón, Patrícia Asunción Loaiza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0124632584924831por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
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