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dc.contributor.authorSantos, Letícia Ribeiro Pinto dos
dc.date.accessioned2023-12-22T01:37:30Z-
dc.date.available2023-12-22T01:37:30Z-
dc.date.issued2018-04-16
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia Ribeiro Pinto dos. Residência agronômica com enfoque agroecológico: o caso dos canais de venda direta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10435-
dc.description.abstractA Residência em Engenharia Agronômica é um programa do Instituto de Agronomia que oportuniza a engenheiros agrônomos formados há três anos, no máximo, o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício profissional por meio de treinamento em serviço sob supervisão de um docente da UFRRJ. O Projeto de extensão intitulado: “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: construção de mercados e assistência técnica para o desenvolvimento local sustentável” foi realizado com o objetivo de estimular mecanismos alternativos de mercados na UFRRJ, bem como promover capacitação, assistência técnica e extensão rural, visando fortalecer a agricultura familiar na Baixada Fluminense, com geração de renda e aprimoramento da produção, dispondo da assessoria de engenheiros agrônomos residentes. Nesta pesquisa, realizou-se a descrição da experiência de construção da Feira da Agricultura Familiar (FAF-Rural) e da primeira Chamada Pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na UFRRJ, ambas sob o ponto de vista da autora, que atuou no projeto como residente em agronomia, por um período de 24 meses. A FAF-Rural, inicialmente, foi realizada nas duas primeiras quartas-feiras do mês, passando a ser semanal graças ao reconhecimento, pela comunidade acadêmica e de Seropédica, da qualidade dos produtos oferecidos, bem como de sua diversificação, apresentação e preços acessíveis. A metodologia utilizada na construção da FAF-Rural foi a pesquisa descritiva e o levantamento de características socioeconômicas, assim como o grau de satisfação de feirantes e clientes por meio de entrevistas, seguindo roteiros semiestruturados. Para a elaboração e condução da primeira Chamada do PAA-UFRRJ foi também realizada pesquisa bibliográfica e documental. Após 41 edições, com faturamento bruto de 196 mil reais até o mês de outubro de 2017, a FAF-Rural beneficiou cerca de 30 feirantes, em sua maioria, do município de Seropédica, e vem se consolidando como um espaço de integração entre agricultores e a comunidade acadêmica, contribuindo para aumentar a oferta de alimentos orgânicos localmente produzidos. O PAA, na modalidade Compra Institucional, foi pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, permitindo a aquisição direta de gêneros alimentícios de agricultores familiares. Foram adquiridas 354 caixas de banana prata climatizada, 127 caixas de aipim e 134 kg de abóbora, totalizando 9.434 kg de alimentos com um faturamento bruto de 25 mil reais, beneficiando diretamente três agricultores. A demanda da primeira Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, direcionada ao Restaurante Universitário, cujo percentual atendido foi de 25%, impactou significativamente os fornecedores, estimulando a agricultura familiar no território de Seropédica, gerando renda e aumentando a oferta de alimentos orgânicos à comunidade acadêmica.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultura orgânicapor
dc.subjectFeira de agricultura familiarpor
dc.subjectMercados institucionais.por
dc.subjectOrganic agricultureeng
dc.subjectFamily agriculture faireng
dc.subjectInstitutional marketseng
dc.titleResidência agronômica com enfoque agroecológico: o caso dos canais de venda direta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeAgronomic residency with an agroecological approach: the case of direct sales channels at UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Residency is a Program of the Instituto de Agronomia (Institute of Agronomy) that allows agronomist engineers graduated less than three years to improve their knowledge, skills, and attitudes pertaining their professional activities by means of training under the supervision of a professor at UFRRJ. The extension project called “Fortification of the Family Farming at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: markets creation and technical assistance for local sustainable development” (free translation from the Portuguese “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: construção de mercados e assistência técnica para o desenvolvimento local sustentável”) was held to stimulate marketing alternative strategies at UFRRJ, and to promote training, technical assistance, and rural extension for family farming fortification in the region known as Baixada Fluminense, by generating income and enhancement of the production with the support of resident agronomist engineers. This research encompassed a description of the experience of creation of the Family Farming Fair (FAF-Rural as the acronym for Feira da Agricultura Familiar), and of the First Public Call for the Food Acquisition Program at UFRRJ, from the perspective of the author as a Resident in Agronomy for a 24-month period. The FAF-Rural, was initially held on the first two Wednesdays of the month. Thanks to the recognition from the academic and the Seropedica’s communities, as well as to the quality, variety, presentation and accessible prices of its produce, the FAF-Rural came to be weekly held. The methodology applied for the creation of the FAF-Rural was the descriptive research and the collection of socioeconomic features, as well as the assessment of the satisfaction degree of the merchants and customers, through interviews, according to semi-structured protocols. A documental and bibliographic research was conducted for the elaboration and execution of the PAA-UFRRJ First Call. After 41 editions, with gross revenue of 196 thousand reais, up to October 2017, the FAF-Rural benefited approximately 30 merchants, most of whom are from the Seropédica County, consolidating itself as a space for integration between farmers and the academic community, contributing to increase the offer of locally produced organic food. The PAA, in its Institutional Purchase modality, was a pioneer in the Rio de Janeiro State, allowing the purchasing of foodstuff directly from family farmers. A total of 354 cartons of climate-controlled lady’s finger bananas, 127 boxes of cassava, and 134 kg of pumpkin were acquired, totaling 9,434 kg of produce, which equals to a gross revenue of 25 thousand reais, benefiting directly three farmers. The demand of the First Public Call for foodstuff purchase from family farming, which was forwarded to the Restaurante Universitário (the university restaurant), which was supplied for up to 25%, had a meaningful impact on the suppliers, fostering the family farming in the Seropédica’s territory, generating income, and increasing the supply of organic food to the academic community.eng
dc.contributor.advisor1Dias, Anelise
dc.contributor.advisor1ID036.796.986-66por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541468600424364por
dc.contributor.advisor-co1Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
dc.contributor.advisor-co1ID370.766.397-34por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8030501267055583por
dc.contributor.referee1Assis, Renato Linhares de
dc.contributor.referee2Casemiro, Juliana Pereira
dc.creator.ID123.789.287-26por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7628912113940823por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapor
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