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dc.contributor.authorLeite, Eliana Conde Barroso
dc.date.accessioned2023-12-22T01:38:23Z-
dc.date.available2023-12-22T01:38:23Z-
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.citationLEITE, Eliana Conde Barroso. Ensino técnico público em agroecologia e produção orgânica no estado do Rio de Janeiro: o Colégio Técnico da Universidade Rural. 2018. 92 f.. Dissertação(Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10497-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo conhecer a situação atual do ensino técnico público profissionalizante em agroecologia no estado do Rio de Janeiro (ERJ), como contribuição para o mapeamento das iniciativas institucionais neste campo de conhecimento. A pesquisa consistiu em um inventário das escolas de nível médio que ofertam cursos técnicos de agropecuária e de agroecologia, no estado. Informa sua localização geográfica, o número atual de alunos matriculados nestes cursos, as modalidades de oferta, se os cursos de agropecuária possuem a disciplina de agroecologia inserida na matriz curricular, se as escolas pertencem à rede federal, estadual ou municipal, e, caso exista, a rede privada de ensino. Observou-se que em 2017 existiam 12 escolas técnicas ofertando cursos de agropecuária e agroecologia, federais, estaduais e municipais, e um total de 1.118 estudantes, sendo que 24% formandos em técnicos em agroecologia e 34% formandos em técnicos em agropecuária com a disciplina de agroecologia. O estudo mostrou que o ERJ apresentou números muito pouco expressivos no tocante à qualificação profissional de jovens na área da agroecologia, sendo que de um total de 92 municípios no estado do Rio de Janeiro, apenas dois possuem instituições ofertando o curso Técnico em Agroecologia, os municípios de Seropédica e Cambuci. Foi estudado o caso do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), pioneiro na criação do curso técnico em agroecologia no estado, privilegiado por sua inserção na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e parceria com a Embrapa Agrobiologia e Pesagro-Rio. Este caso é identificado como um projeto de resistência no cenário de desmantelamento da educação pública profissionalizante no campo das ciências agrárias no ERJ. Foram aplicados questionários semiestruturados em amostra de alunos do curso, a fim de conhecer o perfil dos estudantes e as suas expectativas em relação à sua futura atuação profissional. A pesquisa identificou que os estudantes do CTUR são, em sua maioria, adolescentes da cidade do Rio de Janeiro, ou seja, não são de origem rural. Apenas um terço dos estudantes informaram estarem otimistas em relação ao seu futuro profissional, possivelmente expressando o que estudiosos chamam de uma nova ruralidade ou possuindo expectativas de trabalho na área da agricultura urbanapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação agrícolapor
dc.subjectConstrução do conhecimento agroecológicopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subjectConstruction of agroecological knowledgeeng
dc.subjectSecondary educationeng
dc.titleEnsino técnico público em agroecologia e produção orgânica no estado do Rio de Janeiro: o Colégio Técnico da Universidade Ruralpor
dc.title.alternativePublic technical education in agroecology and organic production in the state of Rio de Janeiro: The Colégio Técnico da Universidade Rural [Technical College of the Rural University].eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aimed to know the current situation of public vocational technical education in agroecology in the state of Rio de Janeiro (ERJ), as a contribution to the mapping of institutional initiatives in this field of knowledge. The research consisted of an inventory of secondary schools offering technical courses in agriculture and agroecology in the state. If the schools belong to the federal, state or municipal network, and if there is one or more schools in the country, the number of students enrolled in these courses, the private school network. It was observed that in 2017 there were 12 technical schools offering agricultural and agroecology courses, federal, state and municipal, and a total of 1,118 students, of which 24% were trained in technicians in agroecology and 34% were trained in agricultural technicians with the discipline of agroecology. The study showed that the ERJ presented very few figures regarding the professional qualification of young people in the area of agroecology, and of a total of 92 municipalities in the state of Rio de Janeiro, only two have institutions offering the Technical course in Agroecology, the municipalities of Seropédica and Cambuci. The case of the Technical College of the Rural University (CTUR), pioneer in the creation of the technical course in agroecology in the state, was privileged for its insertion in the Federal Rural University of Rio de Janeiro and a partnership with Embrapa Agrobiologia and Pesagro-Rio. This case is identified as a resistance project in the scenario of dismantling professional public education in the field of agricultural science in the ERJ. Semi-structured questionnaires were applied to a sample of students of the course in order to know the profile of the students and their expectations regarding their future professional performance. The research identified that the students of the CTUR are, in their majority, adolescents of the city of Rio de Janeiro, that is, they are not of rural origin. Only a third of the students reported being optimistic about their professional future, possibly expressing what scholars call a new rurality or having expectations of work in the area of urban agricultureeng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
dc.contributor.advisor1ID370.766.397-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8030501267055583por
dc.contributor.advisor-co1Portilho, Edilene Santos
dc.contributor.advisor-co1ID684.981.012-04por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0831328833403297por
dc.contributor.referee1Portilho, Edilene Santos
dc.contributor.referee2Magalhães, Luís Mauro Sampaio
dc.contributor.referee3Fortes, Cláudia Maria da Silva
dc.creator.ID778.740.487-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7510563580748744por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapor
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