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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10501
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Antunes, Natan Camillo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T01:38:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T01:38:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | |
dc.identifier.citation | Antunes, Natan Camillo. Percepção dos estudantes sobre a formação técnica em Agroecologia: a experiência do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé. 2017. [66 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10501 | - |
dc.description.abstract | Há diversas iniciativas visando a um desenvolvimento sustentável, o que influenciou na oferta de um grande número de cursos em diversas modalidades de ensino em Agroecologia. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre a formação técnica em Agroecologia, de acordo com a perspectiva dos formandos/2017 do Curso Técnico em Agroecologia do IF Sudeste MG Campus Muriaé. Com isso, buscou-se entender de que forma o contexto atual do ensino em Agroecologia influencia a atividade acadêmica e as futuras perspectivas profissionais dos estudantes. Para tanto, aplicou-se um questionário semi-estruturado aos concluintes do curso, com questões relativas a: (i) Escolha da instituição de ensino, do curso e da representação; (ii) Local onde vivem; (iii) Idade; (iv) Sexo; (v) Pretensão de seguir na área ou opção por seguir outra área; (vi) Expectativa quanto à profissão; (vii) Experiência na condução de horta caseira; (viii) Experiência na condução de trabalhos comunitários. Além disso, foi feita a análise do plano político pedagógico. As respostas mostraram significativo entendimento sobre Agroecologia. Além disso, foi possível traçar o perfil dos alunos alvos da pesquisa em questão e suas possíveis atuações e pretensões profissionais, bem como essas características podem ser atreladas ao plano político pedagógico do curso. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação em Agroecologia,, | por |
dc.subject | ensino técnico | por |
dc.subject | desenvolvimento sustentável | por |
dc.title | Percepção dos estudantes sobre a formação técnica em Agroecologia: a experiência do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé | por |
dc.title.alternative | The perception of technical training in Agroecology: the experience of the course in Agroecology the IF Southeast MG Campus Muriaé. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | There are a multitude of initiatives throughout the territory, with clear objectives of sustainable development, there was a very large offer of courses and doctrines in different forms of education in Agroecology.The present study aims to examine the perception of technical training in Agroecology of trainees/2017 of the technical course in Agroecology the IF Southeast MG Campus Muriaé. And also compare the main claims of the choice of training, practice under the science Ecology in their lives. with it, understand how the current context of education in Agroecology influences the academic activity and future professional perspectives of the students. Semi-structured questionnaire was applied to graduates of the course with questions about the choice of the institution; travel and representation; where they live; age, gender, if they wish to follow the area or following area; What do you expect in this profession; If you have a vegetable garden; If you participate in community work. The answers show significant understanding of Agroecology. In addition, it was possible to trace the profile of the search targets students in question and its possible actions and claims professionals, as well as those characteristics can be linked to the political course teaching plan. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Espindola, José Antonio Azevedo | |
dc.contributor.advisor1ID | 002232757-60 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1554656988194656 | por |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Fabiana de Carvalho Dias | |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Geizi Jane Alves de | |
dc.creator.ID | 064061306-76 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9067367790831237 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica | por |
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dc.subject.cnpq | Agronomia | por |
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