Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11417
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marcondes, Emília Fernandes de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T01:52:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T01:52:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-28 | |
dc.identifier.citation | MARCONDES, Emilia Fernandes de Oliveira. Quem quer ser professor? A perspectiva dos bolsistas egressos UFRRJ sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11417 | - |
dc.description.abstract | Resumo: Essa dissertação tem como objetivo conhecer a percepção dos bolsistas egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre sua participação no programa assim como possíveis resultados em suas escolhas profissionais. Para isso a pesquisa articulou os caminhos teóricos sobre formação de professores, políticas públicas e atratividade da carreira docente com a busca pelo contato dos egressos para em seguida aplicar questionários e realizar entrevistas com parte dos bolsistas egressos selecionados. O Brasil, assim como outros países, se encontra em uma situação preocupante quando se trata do número de professores de educação básica em exercício e a qualidade da formação e atuação dos docentes. O movimento que nos anos 90 destaca o protagonismo do professor para melhoria da educação levou ao amadurecimento sobre as discussões sobre como formar professores no Brasil. O PIBID faz parte das ações voltadas para melhorar tal quadro, ele é oriundo do acréscimo de função da CAPES para valorizar a formação de professores e é destinado a estudantes de licenciatura através da oferta de bolsa, outros participantes do PIBID são os professores universitários e os professores da rede pública de educação básica. O programa procura intervir na formação inicial dos discentes e também funciona como possibilidade de formação continuada aos professores das escolas participantes. Avaliações positivas do programa foram divulgadas pela CAPES e produzidas por pesquisadores de diversas áreas, no caso desse trabalho o contato com os bolsistas egressos do PIBID/UFRRJ levou a conclusão de que o programa é considerado positivo pelos participantes da pesquisa, entretanto a passagem pelo PIBID não garante a escolha dos egressos pela docência. Outro entendimento do estudo é que PIBID contribui com a permanência dos bolsistas na conclusão de seus cursos de licenciatura, o que os aproxima da carreira docente. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PIBID | por |
dc.subject | egressos | por |
dc.subject | UFRRJ | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | scholarship students | eng |
dc.subject | tearchers formation | eng |
dc.title | Quem quer ser professor? A perspectiva dos bolsistas egressos UFRRJ sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The dissertation's goal is the understanding of the perception from scholarship students of the “ProgramaInstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência” - Intitutional Scholarship Program to Teaching Initiation (PIBID) in the “Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)” about their participation in the program and the possibles influences of it in their professional choices. With this propose, the research has articulated the theory about the tearchers formation, the governamental politics and the atractivicty of the carreer; first by contacting the students and then applying forms and interviewing the selected ones. The quantity of elemetary school teachers and the quality of their formation in Brazil, as in other countries, displays anworriesome situation. The 90's political and social movement has pointed out the protagonism of teachers for education improvement and brought maturity to discussions about the formation of brazilian teachers. PIBID is among the aimed politics to reverse the situation, it comes from an recent funciton of CAPES to enrich the teachers formation offering scholarships for graduation students.University professors and public elementary school teachers also participate in the program. PIBID intervenes in the initial formation of students and also enables elementary teachers from selected schools to continue their formation. The program has positive evaluations according to researchers from different areas. In this discussion, through the research with schoolarship students in the PIBID/UFRRJ, it is concluded that the program is considered positive from the participants view, but being an scholarship student don't garantee their choice for the teacher career. Also, PIBID helps the permanece of the scholarship students until the conclusion of their graduation putting them closer to the teacher carreer. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Nalayne Mendonça | |
dc.contributor.advisor1ID | 036.443.807-08 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9851975078166981 | por |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Nalayne Mendonça | |
dc.contributor.referee2 | Miagusko, Edson | |
dc.contributor.referee3 | Bragança, Inês Ferreira de Souza | |
dc.creator.ID | 129.761.207-81 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6829592916006393 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.relation.references | ANFOPE. Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: conjuntura nacional avanços e retrocessos. Associação nacional pela formação dos profissionais da educação documento final do XVIII encontro nacional da ANFOPE. 2016. Goiânia. ANPED - Associação Nacional de Pós – Graduação e Pesquisa em Educação Disponível em: http://www.anped.org.br/ acesso em: 10/06/2016 BAHIA, NorinêsPanicacci ; SOUZA,Roger Marchesini de Quadros Souza. Quem quer ser professor? O PIBID como uma possibilidade para o enfrentamento da desvalorização do magistério.Notadum 31 jan – abr 2013 CEMOrOC –Feusp/IJI - Universidade do Porto. BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus Editora, 1996. Cap1 e 2 BRAGANÇA,Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores:diálogos entre Brasil e Portugal – Rio de Janeiro: EduUERJ, 2012. BRASIL, DECRETO Nº: 6094, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Implementação do Plano de Metas Compromisso todos pela Educação Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htmacesso em:17/06/2016 BRASIL, Decreto nº 6.316 – de 20/12/07Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6316.htm acesso em: 09/06/2016 BRASIL, decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm Acesso em: 09/06/2016 BRASIL, Decreto º 7. 692, de 02/03/12 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7692.htm Acesso em 09/06/2016 BRASIL, decreto nº 8752 de 09/05/2016 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm acesso em: 09/06/2016. BRASIL, LEI Nº: 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3acesso em 15/10/15 BRASIL,lei 11. 502 / 11Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm acesso: 09/06/2016 BRASIL, LEI Nº: 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Aprovação do Plano Nacional da Educação.Disponivel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 15/10/15 BRASIL. Novo Ensino Médio: dúvidas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361em: 20/08/2017. BRASIL.[Plano Nacionalda Educação (PNE)]Brasil. [Plano Nacional de Educação (PNE)].Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.86 p. – (Série legislação; n. 125) CAMPOS FÁTIMA,Roselane. GARCIA Maria Cardoso, Rosalba. SHIROMA Oto, Eneida. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: Uma análise do discurso do Movimento Todos pelaEducação.IN: Políticas Educacionais: Questões e Dilemas. MAINARDES, Jefferson. BALL, Stephen J. (Orgs) Editora Cortez 1ª edição - São Paulo. 2011. CANAN, Silvia Regina. PIBID: Promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente,v.04,pág: 24 -43. Jan/jul. 2012. CAPES,Portarias (nº: 72, nº: 260, nº: 096, nº:46) Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/documentos-pibid acesso em: 09/06/2016 CAPES, Relatório de Gestãoda Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Brasília, 2013 Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf Acesso em: 09/06/2016 CONTRERAS, José. A autonomia perdida: a proletarização dos professores. IN: A autonomia dos professores. São Paulo. Cortez editora, 2002 DEMO, Pedro. A nova LDB - Ranços e avanços. Campinas - SP Papirus Editora. 1999 9ª edição ( Coleção Magistério Formação e trabalho pedagógico). Entrevista com a professora Lana. Realizado no dia: 20/05/2014. Concedida a: Emilia Fernandes de Oliveira Marcondes Entrevista realizada com os bolsistas egressos do PIBID/UFRRJ. De junho até julho de 2017. Concedida a: Emilia Fernandes de Oliveira Marcondes. FAZOLLO, Sara Araújo Brito; GRANHA,Gustavo Souto Perdigão . JORGE, Vladimyr Lombardo; MORAES, Francisco José Dias de ;SILVA, Wanderley da . As complexidades das ações estratégicas e de gerência frente à difusão numérica e espacial do PIBID/2015. FAZOLLO,Sara Araújo Brito; GRANHA,Gustavo Souto Perdigão . JORGE, Vladimyr Lombardo; MORAES, Francisco José Dias de ;SILVA, Wanderley da. O PIBID da UFRRJ: formação docente e práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milénio,2015. FERNANDES, Maria Dilnéia Espínola; RODRIGUEZ, Margarita Victoria. O Processo de elaboração da lei nº: 11.738/2008 (Lei de piso salarial profissional nacional para carreira e remuneração docente): Trajetória, disputas e tensões. Revista HISTEDBR On- line, Campinas, n. 41, p. 88- 101- ISSN: 1676 – 2584 FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório Preliminar. São Paulo – SP. Outubro/ 2009. GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ,Marli E.D. A.; GIMENES, Nelson A. S.;FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. São Paulo. FCC/SEP, 2014. GOMES, Alfredo Macedo. OLIVEIRA, João Ferreira de. Educação Superior como sujeito – objeto de estudo. IN: Reconfiguração do Campo da Educação Superior. Série Estudos em Políticas Públicas e Educação. Editora: Mercado de Letras. 2012 MAINARDES, Jeferson.Abordagem do Ciclo de Políticas Públicas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, nº:94, p. 47 – 96 , jan./abril 2006 Disponível em>HTTP://www.cedes.unicamp.br> acesso em 10/ 06/ 2016-06-17 MARCONDES, Emilia Fernandes de Oliveira. O programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docente como política de formação de professores para a Educação Básica e o caso da UFRRJ. Monografia de Licenciatura em Ciências Sociais. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. MASSON, Gisele. Implicações do Plano de Desenvolvimento da Educação para a formação de professores. Ensaio Avaliação de políticas Públicas Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 74,pág. 165 -184, jan.- mar. 2012. NÓVOA, ANTÓNIO. Formação de professores e profissão docente.NÓVOA, António, coord. - "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33 NÓVOA, ANTÓNIO. Os professores na virada do milênio: Do excesso dos discursos à pobreza das práticas. 1999 OLIVEIRA, João Ferreira de. MEDEIROS, Simone. Educação Superior à Distância e Políticas de Formação de Professores no Brasil: Relações de um campo em disputa. IN: Reconfiguração do Campo da Educação Superior. Série Estudos em Políticas Públicas e Educação. Editora: Mercado de Letras. 2012 PIMENTA, Selma Garrido. Professor Reflexivo: Construindo uma crítica. IN: Professor Reflexivo no Brasil. SP. Cortez, 2002 Questionários enviados via Google Docs aos bolsistas egressos PIBID. SAVIANI, DERMEVAL. Da nova LDB ao novo Plano Nacional da Educação: Por uma outra política educacional. 5ª edição Editora: Autores Associados. Campinas - SP SAVIANI,Dermeval. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. - 5ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões temáticase de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, nº: 39, p. 11 – 24, jul./ dez. 2003 VALLE, Ione Ribeiro. Carreira do Magistério Uma escolha profissional deliberada? R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006. VICENTINI, P.P.;LUGLI,R.G História da Profissão Docente no Brasil: Representações em Disputa. SP. Cortez, 2009 | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/71211/2017%20-%20Emilia%20Fernandes%20de%20Oliveira%20Marcondes.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6099 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-05T12:25:25Z No. of bitstreams: 1 2017 - Emilia Fernandes de Oliveira Marcondes.pdf: 1325029 bytes, checksum: 06e20a3a35c8c7287ef759bd0bc4557e (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-05T12:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Emilia Fernandes de Oliveira Marcondes.pdf: 1325029 bytes, checksum: 06e20a3a35c8c7287ef759bd0bc4557e (MD5) Previous issue date: 2017-03-28 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Emilia Fernandes de Oliveira Marcondes.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.