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dc.contributor.authorMachado, Rachel Paula de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:09Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:09Z-
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationMACHADO, Rachel Paula de Souza. Um papo de responsa na moral: aproximação da PCERJ com diferentes juventudes. 2019.111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11493-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo compreender as estratégias discursivas de orientação da polícia civil através do programa Papo de Responsa com jovens de diferentes localidades e realidades do estado do Rio de Janeiro. A pergunta que orientou a pesquisa foi como os policiais do Papo de Responsa se comunicam com estes diferentes jovens, e que temáticas, prescrições e disposições são direcionadas aos jovens das escolas visitadas. Assim sendo, os capítulos desta dissertação são desenvolvidos a partir da metodologia do programa pesquisado, desta forma, as análises e discussões são dispostas a medida que as etapas do programa vão sendo apresentadas. Neste sentido, a criação do Papo de Responsa descrita com todos os seus desdobramentos e o caráter de comunicação do programa é salientado, bem como a análise de “Poliçópolis”, termo apreendido dos discursos policiais do programa. Além disso as diferentes formas de vivenciar a juventude é discutida, promovendo uma reflexão acerca da compreensão dos policiais a respeitos destas diversas vivências e realidades juvenis. A produção moral do bom cidadão também é abordada, onde a partir do empreendedorismo policial, os policiais do Papo de Responsa utilizam estratégias morais discursivas visando a produção de condutas responsáveis, sendo esta, a conduta do jovem que obedece às leis, aos professores, à família, cuida de si e tem responsabilidade com suas escolhas e atitudes. É analisado ainda a produção de discursos visando a obediência através do medo, bem como a docilização dos corpos e a regulamentação das vivências juvenis. Vale ressaltar que o Papo de Responsa não é um programa específico de comunicação com a juventude. Os policiais do programa conversam com qualquer grupo que lhes convidar, ainda durante a metodologia nas escolas, eles conversam com representantes da família dos adolescentes, com professores, e outros funcionários da comunidade escolar. Porém, em função do recorte da presente pesquisa, o maior foco é a relação da polícia com a juventude.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPapo de responsapor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectPapo de Responsaeng
dc.subjectYouthseng
dc.subjectMoraleng
dc.titleUm papo de responsa na moral: aproximação da PCERJ com diferentes juventudespor
dc.title.alternativeUm Papo de Responsa na moral: aproximações da PCERJ com diferentes juventudeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to understand the discursive strategies of orientation of the civil police through the Papo de Responsa program with young people from different locations and realities of the state of Rio de Janeiro. The question that guided the research was how the police of the Papo de Responsa communicate with these different young people, and which thematic, prescriptions and dispositions are directed to the young people of the schools visited. Thus, the chapters of this dissertation are developed from the methodology of the researched program, in this way, the analyzes and discussions are arranged as the stages of the program are presented. In this sense, the creation of the Papo de Responsa described with all its unfolding and the communication character of the program is emphasized, as well as the analysis of "Poliçópolis", an apprehended term of the police discourses of the program. In addition, the different ways of experiencing youth are discussed, promoting a reflection about the police officers' understanding of these diverse experiences and youth realities. The moral production of the good citizen is also approached, where, starting from police entrepreneurship, the police of the Papo de Responsa use moral discursive strategies aimed at producing responsible behaviors, this being the conduct of the young person who obeys laws, teachers, family, takes care of themselves and has responsibility for their choices and attitudes. It also analyzes the production of speeches aimed at obedience through fear, as well as the docilization of bodies and the regulation of youth experiences. It is worth mentioning that the Papo de Responsa is not a specific program of communication with youth. The police officers of the program talk to any group that invites them, even during the methodology in the schools, they talk with representatives of the family of the adolescents, with teachers, and other employees of the school community. However, due to the current research, the focus is on the relationship between police and youtheng
dc.contributor.advisor1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.advisor1ID036.443.807-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981por
dc.contributor.referee1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.referee1ID036.443.807-08por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981por
dc.contributor.referee2Machado, Carly Barboza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663218453318204por
dc.contributor.referee3Caruso, Haydée Glória Cruz
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7000-0733por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889569648252727por
dc.creator.ID151.500.067-26por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271862740839491por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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