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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11507
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Castro, Maria Gorett de Oliveira Silva de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T01:53:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T01:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-17 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Maria Gorett de Oliveira Silva de. Conservatória: a construção das serenatas como patrimônio cultural. 2018.128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11507 | - |
dc.description.abstract | Serestas e serenatas são manifestações musicais que ocorrem por todo país, mas tem expressiva significação no distrito de Conservatória, na região serrana do Rio de Janeiro. Essa dissertação visa apresentar uma abordagem analítica da construção dessas manifestações agenciadas pelo movimento dos seresteiros de Conservatória, gerador de simbolismos, mitos e disputas. A construção das serenatas como patrimônio teve início na década de 1950, com atuação de alguns seresteiros que passaram a normatizar e sistematizar as atividades das serestas e serenatas, numa elaboração conjunta com a apropriação simbólica de elementos da natureza, históricos e materiais, consolidando estas manifestações. Além da observação do ritual das serenatas, foco desta dissertação, outras práticas musicais existentes no distrito foram analisadas. Essas, surgidas posteriormente ao movimento seresteiro, também constam como atrações do turismo local, embasadas na evocação de memórias, nostalgia e saudosismo. Detecta-se assim, uma ambientação turística musical formada por diversos matizes simbólicos e musicais. Etnograficamente, as narrativas dos agentes das manifestações foram de grande importância, possibilitando o entendimento das emocionalidades geradas, das performances realizadas, suas representações, significações e das memórias produzidas no contexto conservatoriano. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | serestas e serenatas | por |
dc.subject | tradição | por |
dc.subject | memória | por |
dc.subject | ritual | por |
dc.subject | serestas and serenatas | eng |
dc.subject | tradition | eng |
dc.subject | memory | eng |
dc.subject | ritual | eng |
dc.title | Conservatória: a construção das serenatas como patrimônio cultural | por |
dc.title.alternative | Conservatória: construction of the serenatas as cultural heritage | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Serestas and serenatas are musical manifestations that occur throughout the country, but has significant meaning in the district of Conservatoria, in the mountain region of Rio de Janeiro. This dissertation aims to present an analytical approach to the construction of these manifestations, organized by the Conservatoria’s seresteiros movement, which generates symbolism, myths and disputes. The construction of the serenatas as heritage began in the 1950s, with the work of some seresteiros who began to standardize and systematize the activities of serestas and seresteiros, in a joint elaboration with the symbolic appropriation of elements of nature, historical and material, consolidating these manifestations.In addition to the observation of the serenatas ritual, focus of this dissertation, other musical practices in the district were analyzed. These, which emerged after the seresteiro movement, also appear as attractions of local tourism, based on the evocation of memories and nostalgia. It is thus detected, a musical tourist environment formed by various symbolic and musical hues. Ethnographically, the narratives of the agents of the manifestations were of great importance, enabling the understanding of the emotionalities generated, the performances performed, their representations, their meanings and the memories produced in the conservatoriano context. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Reinheimer, Patricia | |
dc.contributor.advisor1ID | 8609934417466702 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8609934417466702 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bitter, Daniel | |
dc.contributor.advisor-co1ID | 2932782599560205 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2932782599560205 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Luena Nascimento Nunes | |
dc.contributor.referee1ID | 6004516715704075 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6004516715704075 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Nilton Silva dos | |
dc.contributor.referee2ID | 4733583630822468 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4733583630822468 | por |
dc.creator.ID | 6431111221932112 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6431111221932112 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.relation.references | ALERJ – Projeto de Lei nº 1027/2007 – Ementa: Cria o Polo Cultural, Histórico e Turístico de Conservatória. Disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0711.nsf/, acessado em 02/03/2018. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos Objetos. Ed. Perspectiva (1994) BAUDRILLARD, Jean. O sistema não funcional, ou discurso subjetivo. In: O sistema dos objetos. São Paulo, Perspectiva, 2004. BITTER, Daniel. A bandeira e a máscara: estudo sobre a circulação de objetos rituais nas folias de reis. Rio de Janeiro: Tese - UFRJ, IFCS, 2008. CHAGAS, Mario. Patrimônio, o caminho das formigas. In: Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, nº 47, p. 197, 2015. Dossiê Complementar: Serenatas de Conservatória. Valença, RJ, 2017. FABIAN, Johannes. “Colecionando pensamentos: sobre os atos de colecionar. Mana, 16(1): 59-73. 2010. FÉLIX, Indemburgo Frazão. 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dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | por |
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