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dc.contributor.authorCastro, Maria Gorett de Oliveira Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:16Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:16Z-
dc.date.issued2018-08-17
dc.identifier.citationCASTRO, Maria Gorett de Oliveira Silva de. Conservatória: a construção das serenatas como patrimônio cultural. 2018.128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11507-
dc.description.abstractSerestas e serenatas são manifestações musicais que ocorrem por todo país, mas tem expressiva significação no distrito de Conservatória, na região serrana do Rio de Janeiro. Essa dissertação visa apresentar uma abordagem analítica da construção dessas manifestações agenciadas pelo movimento dos seresteiros de Conservatória, gerador de simbolismos, mitos e disputas. A construção das serenatas como patrimônio teve início na década de 1950, com atuação de alguns seresteiros que passaram a normatizar e sistematizar as atividades das serestas e serenatas, numa elaboração conjunta com a apropriação simbólica de elementos da natureza, históricos e materiais, consolidando estas manifestações. Além da observação do ritual das serenatas, foco desta dissertação, outras práticas musicais existentes no distrito foram analisadas. Essas, surgidas posteriormente ao movimento seresteiro, também constam como atrações do turismo local, embasadas na evocação de memórias, nostalgia e saudosismo. Detecta-se assim, uma ambientação turística musical formada por diversos matizes simbólicos e musicais. Etnograficamente, as narrativas dos agentes das manifestações foram de grande importância, possibilitando o entendimento das emocionalidades geradas, das performances realizadas, suas representações, significações e das memórias produzidas no contexto conservatoriano.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectserestas e serenataspor
dc.subjecttradiçãopor
dc.subjectmemóriapor
dc.subjectritualpor
dc.subjectserestas and serenataseng
dc.subjecttraditioneng
dc.subjectmemoryeng
dc.subjectritualeng
dc.titleConservatória: a construção das serenatas como patrimônio culturalpor
dc.title.alternativeConservatória: construction of the serenatas as cultural heritageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSerestas and serenatas are musical manifestations that occur throughout the country, but has significant meaning in the district of Conservatoria, in the mountain region of Rio de Janeiro. This dissertation aims to present an analytical approach to the construction of these manifestations, organized by the Conservatoria’s seresteiros movement, which generates symbolism, myths and disputes. The construction of the serenatas as heritage began in the 1950s, with the work of some seresteiros who began to standardize and systematize the activities of serestas and seresteiros, in a joint elaboration with the symbolic appropriation of elements of nature, historical and material, consolidating these manifestations.In addition to the observation of the serenatas ritual, focus of this dissertation, other musical practices in the district were analyzed. These, which emerged after the seresteiro movement, also appear as attractions of local tourism, based on the evocation of memories and nostalgia. It is thus detected, a musical tourist environment formed by various symbolic and musical hues. Ethnographically, the narratives of the agents of the manifestations were of great importance, enabling the understanding of the emotionalities generated, the performances performed, their representations, their meanings and the memories produced in the conservatoriano context.eng
dc.contributor.advisor1Reinheimer, Patricia
dc.contributor.advisor1ID8609934417466702por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609934417466702por
dc.contributor.advisor-co1Bitter, Daniel
dc.contributor.advisor-co1ID2932782599560205por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2932782599560205por
dc.contributor.referee1Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.referee1ID6004516715704075por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075por
dc.contributor.referee2Santos, Nilton Silva dos
dc.contributor.referee2ID4733583630822468por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733583630822468por
dc.creator.ID6431111221932112por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6431111221932112por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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