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dc.contributor.authorVianna, Nathalia de Paula Bernardo
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:41Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:41Z-
dc.date.issued2016-08-24
dc.identifier.citationVIANNA, Nathalia de Paula Bernardo. Museu do Amanhã e as novas curadorias por um olhar sociológico. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11546-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise do Museu do Amanhã, o museu de acordo com o conceito atribuído a ele é considerado um museu de possibilidades. Pois tem como objetivo permitir que o indivíduo por meios de suas ações no presente vislumbre os próximos 50 anos. A construção do Museu do Amanhã faz parte da Revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro e tem como parceiros o governo municipal, estadual e federal, além de contar com parcerias privadas, de instituições como bando Santander e Fundação Roberto Marinho. O intuito de transformar a zona portuária remetendo a meios culturais se coloca como uma tentativa de inserir a região como mais um ponto turístico da cidade. Assim, a ideia da cultura como mais um mercado a ser aquecido traz a discussão de como vem perdendo seu valor para se transformar em mais um produto. A região vem sendo prepara para se tornar mais um polo de economia criativa. Não é de hoje que os museus vem sendo suporte para as revitalizações da cidade em todo mundo essa pratica vem sendo muito utilizada. Desta forma o Museu do Amanhã se coloca nesta posição sendo parte das mudanças históricas que vem ocorrendo nos espaços museico, tendo como catalisador as mudanças sociais. Assim, o objetivo deste trabalho é pensar as instituições como o Museu do Amanhã se colocam frente a um local de memória ou espetáculo ao ser pensado sobre o viés da Indústria Cultural. Outro ponto importante de ser analisado é entender como as instituições museicas têm sido acionadas com a intenção de transformar espaços urbanos. Essas questões abri caminho para se melhor entender como essas instituições formulam seus acervos e sua interação com os visitantes. Para se pensar essas questões foram utilizados artigos, entrevistas, bibliografia e etnografia. Após o levantamos dos dados foi possível inferir que ainda é muito recente para se fechar por completo todas as questões levantadas, contudo é possível perceber como as disputas entre os atores sociais configuraram o projeto norteando o que consideram como futuro para Zona Portuária do Rio.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseu do Amanhãpor
dc.subjectZona portuáriapor
dc.subjectRevitalizaçãopor
dc.subjectPort Zoneeng
dc.subjectRevitalizationeng
dc.titleMuseu do Amanhã e as novas curadorias por um olhar sociológicopor
dc.title.alternativeMuseu do Amanhã and the new curatorships from a sociological view.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents an analysis about the Museu do Amanhã, inaugurated in 2015, during the renovations of the urban intervation for the Olympic Games of 2016. The Museu do Amanhã can be classified as science and tecnology museum, accordingly with the concept that has been given to it, and also can be assigned as a museum of possibilities, because it allows the visitor to have an overview of the next 50 years. The Museu do Amanhã construction makes part of the Revitalization process of the Port Zone of Rio de Janeiro, having as partners the local, the state and the federal government and also some private institutions as Santander Bank and Roberto Marinho Foudation. The aim of renewing the Port Zone by inserting new cultural elements its an attempt of make the region one more touristc attraction to the city. Since 2008, this area has been prepared to became another space of criative economy. It is been a while that museums are being used as suppport for the cities revitalizations. From the Guggenhein in Bilbao to Qaui Branly in Paris, this practise has been put in action very often. This way, the Museu do Amanhã became part of the historical changes that its happenning as a catalyst of social changes. So, the aim of this work is to think how new institutions present themselves as memory or spectacle spaces, in a Cultural Industry point of view. Another important point to be analysed it is to understand how this institutions has been created with the intention of modifying urban spaces. These questions help us to understand how some museums build their heap and its interaction with the public. Based on that, to study this subjected, it was used interviews, publicizing, printed material and ethnography. After surveying all the data, it was possible to conclude that its still very early to put an end in this questions, however, it is noticeable how the dispute between the social actors build the project, giving a direction in what it is considerated as a future to the Port Zone of Rio de Janeiro.eng
dc.contributor.advisor1Sant’Anna, Sabrina Marques Parracho
dc.contributor.advisor1ID080.779.297-70por
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho
dc.contributor.referee2Miagusko, Edson
dc.contributor.referee3Proença, Renata Bernardes
dc.creator.ID120.123.817-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9655639633330825por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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