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dc.contributor.authorSilva, Carlos Leonardo Bahiense dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T01:55:05Z-
dc.date.available2023-12-22T01:55:05Z-
dc.date.issued2006-05-23
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Leonardo Bahiense da. Em nome do imperador: reflexões sobre a Shindo Renmei e sua campanha pela preservação da etnicidade japonesa no Brasil (1937-1950). 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11633-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto a Shindo Renmei (Liga do Caminho dos Súditos). Trata-se de uma sociedade secreta japonesa que surgiu em São Paulo, em 1942, espraiandose rapidamente para outros estados brasileiros. A pesquisa revelou que a emergência da Shindo Renmei foi uma contra-estratégia utilizada por nipônicos para a manutenção da etnicidade japonesa nos trópicos, noutras palavras, para a formação de um Brasil japanizado. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a comunidade nipônica e nipobrasileira dividiu-se em vitoristas (kachigumi) e derrotistas (makegumi). Os vitoristas, integrados por membros da Shindo e associações congêneres, recusaram-se a aceitar a derrota do Japão para as forças aliadas. Mais ainda: passaram a perseguir todos os japoneses e descendentes que reconheciam que o Sol Nascente havia perdido a guerra. Em alguns casos, tais nipônicos e nikkeis tidos como derrotistas foram assassinados pelos kachigumi. A pesquisa mostrou que a não-aceitação da derrota pelos vitoristas estava umbilicalmente atrelada à identificação de parte significativa dos japoneses com a religião xintoísta. Segundo tal religião, o imperador e o Japão eram protegidos pelos deuses, portanto, invencíveis. A análise explicitou também que a Shindo Renmei apresentava um discurso fascista baseado na tríade: culto ao líder, intolerância à alteridade, valorização da originalidade histórica e nacional.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)pt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectShindo Renmeipor
dc.subjectetnicidadepor
dc.subjectxintoísmopor
dc.subjectethnicityeng
dc.subjectshintoismeng
dc.titleEm nome do imperador: reflexões sobre a Shindo Renmei e sua campanha pela preservação da etnicidade japonesa no Brasil (1937-1950)por
dc.title.alternativeIn the name of emperor: reflections about Shindo Renmei and his campaign for the preservation of japanese ethnicity in Brazil (1937-1950)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims at the study of the Shindo Renmei (The Association of the Path of the Subjects). This is a japanese secret society which appeared in São Paulo in 1942, quickly moving to other brazilian states. The research revealed that the emergence of the Shindo Renmei was a counter-strategy utilized by the japanese to preserve the japanese ethnicity in the tropics, in other words, to create a japanese Brazil. With the end of the Second World War, the japanese and brazilian-japanese community was divided into the victorious (kachigumi) and the defeat (makegumi). The victorious, formed by members of the Shindo and similar associations, refused to accept the defeat of Japan by the Allied Forces. Furthermore, they started to harass every japanese and his/her descendants who acknowledged that the Rising Sun had lost the war. In some cases, such japanese and brazilian-japanese thought of as the defeat were murdered by the kachigumi. The research showed that the fact that the victorious did not accept the defeat was crucially connected with the identification of a significant part of the japanese with the shintoist religion. According to such religion, the emperor and Japan were protected by the gods, being, therefore, unconquerable. The analysis also shows that the Shindo Renmei had fascist discourse, based on three elements: the cult of leader, intolerance of alterity and appreciation of the historic and national originality.eng
dc.contributor.advisor1Alimonda, Héctor Albertopt_BR
dc.contributor.advisor1ID938.429.108-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783150A3por
dc.creator.ID035.365.067-63por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768920H8por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
dc.subject.cnpqHistóriapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/620
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:12:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Carlos Leonardo Bahiense da Silva.pdf: 596413 bytes, checksum: a8621533427e50251183ca94bb929c75 (MD5) Previous issue date: 2006-05-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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