Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Romário Cardoso
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:10Z-
dc.date.issued2011-08-11
dc.identifier.citationCOSTA, Romário Cardoso. O modelo pedagógico dos jogos escolares da CEDAF/UFV e sua influência nas relações entre os discentes no ambiente escolar. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12112-
dc.description.abstractOs jogos escolares, que historicamente no Brasil se manifestam de várias formas, são um fenômeno sócio-cultural em contextos diversos. Desta forma, em especial no ensino das escolas técnicas federais, que adotam o sistema de aulas em regime integral, as competições escolares têm um papel fundamental nas relações entre os discentes. Estes jogos escolares têm se configurado ao longo do tempo como uma atividade de suma importância para o atendimento à comunidade escolar, por permitirem o desenvolvimento nos indivíduos participantes de aspectos relevantes à vida. Ao considerar a existência de embate, que podem tornar esses jogos, realizados no modelo interclasses, palco de discórdias, desentendimento e atritos, deteriorando por sua vez as relações entre os discentes é que nos propusemos a investigar “como” o modelo pedagógico atual dos Jogos Internos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - JICEDAF - influencia nas relações entre os discentes no ambiente escolar. O método utilizado para desenvolver e operacionalizar a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupo com representantes dos sujeitos do estudo, distribuídos distintamente e com representatividade entre os participantes e não participantes dos JICEDAF. Tais procedimentos visam a interpretação e análise das falas de quatro grupos debatedores, a partir de seu próprio ponto de vista, após o debate dos insights. Trata-se de uma técnica muito utilizada no âmbito da pesquisa social, sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação. A triangulação dos achados com o aporte do material bibliográfico e o nosso cotidiano na instituição, guiados através dos nove insights do roteiro de debates, nos permitiu através da análise qualitativa, o entendimento de como se formam e se diferem as percepções, opiniões e atitudes acerca dos JICEDAF. Os resultados são apresentados através da análise de conteúdo, com frequência descrita como análise temática e elementos da análise do discurso, com as citações de trechos das falas dos participantes dos grupos focais integradas ao texto e que ilustram categorias em particular. Entre os participantes dos quatro grupos focais, constatamos que a maioria entende que a relação entre os alunos no ambiente escolar melhora. Os fatores que interferem na melhoria dessas relações entre os discentes, estão amparados no coleguismo; na criação de novas amizades; no reforço às amizades já existentes; no favorecimento a um ambiente escolar harmonioso; na mudança de convivência; na maior aproximação; na interação facilitada; no auxílio aos estudos; na diminuição dos conflitos existentes e no desestímulo/bloqueio à formação de pequenos grupos rivaispor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSchool Competitionseng
dc.subjectCompetições Escolarespor
dc.subjectGrupo Focalpor
dc.subjectAmbiente Escolarpor
dc.subjectJICEDAFpor
dc.subjectFocus Grouppor
dc.subjectSchool environmentpor
dc.titleO modelo pedagógico dos jogos escolares da CEDAF/UFV e sua influência nas relações entre os discentes no ambiente escolarpor
dc.title.alternativeThe educational model of the CEDAF/UFV school games and its influence in the relations between the students in the school environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe school games, which are historically manifested in Brazil in various forms, is a sociocultural phenomenon in different contexts. Thus, especially in the teaching of federal technical schools, which adopt the system of classes in integral regime, the school competitions play a key role in relations among students. These games has configured over time as a very important activity for the school to attend its community by allowing individuals participating in the development of issues relevant to life. In considering the existence of confrontation, which can make these games, held in the interclass model, the scene of conflicts, misunderstanding and friction, in turn deteriorating relations between the students is that we set out to investigate "as" the model of current pedagogical Internal Games of Florestal Agrarian Development Center - JICEDAF - interfere in relations between the students in the school environment. The method used to develop and operationalize the research was the Focus Group, a qualitative research technique, which aims to obtain data from group discussions with representatives of the study subjects, and representative distinctly distributed among participants and nonparticipants of JICEDAF. Such procedures shall seek an interpretation and analysis of the speeches of four groups debaters from his own point of view, following the discussion of insights. It is a widely used technique in social research, being increasingly employed in research in education. The triangulation of findings with the input of bibliographic material and everyday life in the institution, guided through the nine insights script discussions, allowed us through qualitative analysis, understanding how they are formed and different perceptions, opinions and attitudes about JICEDAF. The results are presented through the content analysis, described as a thematic analysis and analysis of speech elements at times, with the excerpts of the speeches of focus group participants included the text and illustrate in particular categories. Among the participants of the four focus groups, we found that the majority believes that the relationship between students in school improvement. The factors that hinder improvement of these relations between learners are helped by the camaraderie, the creation of new friendships, strengthening the existing friendships; in fostering a harmonious school environment, the change of coexistence, in the closest approach, the interaction facilitated; aid in their studies; in reducing conflicts, the discouragement / blockade the formation of small rival groupseng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Leila Maria Amaral
dc.contributor.referee2Matos, Luiz Otávio Neves
dc.contributor.referee3Ramos, José Ricardo da Silva
dc.creator.ID256.421.116-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7225487481978374por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGUIAR, Olivetti Rufino Borges Prado; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Educação Física em Questão: Resgate Histórico e Evolução Ocidental. Disponível em: WWW.ufpi.br/mesteduc/eventos/iiencontro/GT-1/GT-01-05.htm Acesso: 10de março 2010 às 21h05min. ALMEIDA, Renato Souza de. A Experiência Social do Grupo de Jovens. In: Mundo Jovem: um jornal de idéias. Editora da PUCRS. Porto Alegre. Ano 48, nº403, fevereiro/10. 2010. p.16. ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999, 203p. ARANTES, Ana Cristina. A História da Educação Física escolar no Brasil. Disponível em: WWW.efdeportes.com Acesso: 01 junho 2010 às 23h15min. ASCHIDAMINI, Ione Maria; SAUPE, Rosita. Grupo Focal – Estratégia Metodológica Qualitativa: um ensaio teórico. Disponível em http://ojs.c3cls.UFPr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/viewfile/1700/1408 Acesso em: 16/06/10 às 08h04min. BARBIERI, C. Educação pelo Esporte: Algumas Considerações para a Realização dos Jogos do Esporte Educacional. Movimento, Ano V, Nº 11, 1999. p.23-32. BATTISTELLA, Roberta Navas. Grêmio Estudantil: participar para prevenir a violência. In: Mundo Jovem: um jornal de idéias. Editora da PUCRS. Porto Alegre. Ano 48, nº405, abril/10. 2010. p.10. BENTO, J.O. Pedagogia do desporte: definições, conceitos e orientações. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R. D. S. (Orgs.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2006. BERNARDINHO. Transformando suor em ouro. Rio de janeiro: Sextante, 2006. 212p. BETTI, Mauro. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Movimento, 1991, 192p. BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 26-43, abril 2004. BRACHT, Valter. Educação Física: a busca da autonomia pedagógica. Revista da Educação Física, Maringá, v. 1, n. 0, pp. 28-33, 1989. BRACHT, Valter. Esporte de rendimento na escola. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. (Orgs.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009. 216p. 111 CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física da escola e a Educação Física na Escola: A Educação Física como componente curricular. Vitória: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1997. 192p. CARRANO, Paulo César Rodrigues; PEREGRINO, Mônica. Jovens e a Escola: Compartilhando territórios e sentidos de presença. In: A escola e o mundo juvenil: experiências e reflexões. São Paulo: Ação educativa. 2003. CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 4 ed. São Paulo: Papirus, 1988, 225 p. CASTELLANI FILHO, Lino. Projeto Reorganização da Trajetória Escolar no Ensino Fundamental: Uma Proposta Pedagógica para a Educação Física. Revista da Educação Física/UEM 8(1):11-19, 1997. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. COSTA, Romário Cardoso; SIMPLÍCIO, Afonso Timão. Jogos Internos da CEDAF-UFV: um modelo para jogos escolares – Regulamento Oficial. Florestal, MG: UFV, CEDAF, 2001. 35p. CRUZ NETO, Otavio; MOREIRA, Marcelo Rasga; SUCENA, Luiz Fernando Mazzei. Grupos Focais e Pesquisa Social Qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. Disponível em www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2002/com_JUVPO27_Neto_texto.pdf Acessado em: 08/07/10 às 10h00min. CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernandes Ferreira da. O Processo de Escolarização da Educação Física no Brasil: reflexões a partir do Imperial Collegio de Pedro Segundo (1841-1871). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.30, p.59-83, jun.2008 – ISSN: 1676-2584. DIÁRIOS DE CLASSE. Escola Média de Agricultura de Florestal. 1972 a 1981. Tamanho 32 cm x 11 cm. DIVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA - MEC – Inspetoria de Belo Horizonte – MG. Ofício nº 287/69 – F7. DUARTE, R. Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, n.115, p.139-154, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115.pdf > Acesso em: 22 setembro de 2008 às 10h00min. FERRAZ, O. L. O esporte, a criança e o adolescente: consensos e divergências. In: DE ROSE Jr., D.(Org.) Esporte e Atividade Física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. FERREIRA, Marcos Santos. A competição na Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v. 6, n. 2, p. 97-100, jul.-dez. 2000. 112 FERREIRA, Vera L. C. Prática de Educação Física no 1º grau: modelo de reprodução ou perspectiva transformação? São Paulo: IBRASA, 1984. FICHA DE REGISTRO DE AULA. Escola Média de Agricultura de Florestal. 1950. Tamanho 16 cm x 10 cm. GARIGLIO, José Ângelo. A Educação Física na Hierarquia dos Saberes Escolares de Uma Escola Profissionalizante. Revista Digital: Educação Física/Esporte e Escola, V.1, N.1, p.33-53, março 2003. GARIGLIO, José Ângelo. A Educação Física no Currículo de Uma Escola Profissionalizante: Um Caso sui generis. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 69-88, jan. 2002. GAYA, Adroaldo. Sobre o esporte para crianças e jovens. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. (Orgs.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009. 216p. GEBARA, Ademir. História do Esporte – Novas Abordagens. In: PRONI, Marcelo Weishaupt; LUCENA, Ricardo de Figueiredo. (Orgs.). Esporte – História e Sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. pp 05-29. GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos Focais como Técnica de Investigação Qualitativa: Desafios Metodológicos. Paidéia (Ribeirão Preto) [on line]. 2002, vol.12, n.24, pp. 149-161. ISSN 0103-863X. GUIMARÃES, Anchieta. Secretários da Agricultura de 1933 a 1988: esboço históricoadministrativo. Belo Horizonte/MG: Imprensa Oficial, 1990. 4v. pp. 181-228. HOLANDA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário Aurélio. 3ª ed. Versão eletrônica. Editora Positivo, 2004. HUNGER, Dagmar Aparecida Cyntia de França; SOUZA NETO, Samuel de. O “Projeto Civilizador Esportivo”: a ética em questão. Teoria e Prática – vol. 10, nº 18 e 19, p. 72-77, 2002. LERVOLINO, Solange Abrocesi; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. A Utilização do Grupo Focal como Metodologia Qualitativa na Promoção da Saúde. Revista da Escola de Enfermagem USP [on line]. 2001, vol.35, n.2, pp. 115-121. ISSN 0080-6234. LOVISOLO, Hugo. Mediação: esporte rendimento e esporte da escola. . In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. (Orgs.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009. 216p. LUZURIAGA, Lorenzo. História da Pedagogia e Educação. 18ed. São Paulo: Editora Nacional, 1990. (Atualidades Pedagógicas, v.59) MARINHO, Inezil Penna; ACCIOLY, Aluizio Ramos. História e Organização da Educação Física e dos desportos. Volume I. Rio de Janeiro. 1956. 209p. 113 MARINHO, Vitor. O Esporte pode tudo. São Paulo: Cortez, v. 3, 2010. 125p. MARTINS, H. T. S. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo: 2004. MATURANA, R. H. A ontologia da realidade. 3 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002. MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Disponível em: http://189.1.169.50/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_03_ALBERTO_MELUCCI.pdf Acessado em 26/08/10 às 11:06 horas. MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R.. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2005. MOLINA NETO, Vicente. Esporte na escola e esporte de rendimento: Deus e diabo na terra do sol. Vicente Molina Neto. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. (Orgs.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009. 216p. MONTAGNER, P.C.; RODRIGUES, E.F. Esporte-espetáculo e Sociedade: Estudos Preliminares sobre sua Influência no Âmbito Escolar. Disponível em: < http://www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v1n1/5esporte.pdf >. Acesso em: 22 de setembro de 2008 às 19h20min. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7- 32, 1999. NASCIMENTO, Marcos Avelar do; MELO, Victor Andrade de. Olimpíadas Escolares – Uma proposta sob a ótica da cultura corporal. Disponível em http://www.uff.br/gef/sumario1.htm Acessado em 11 de março de 2010 às 20h30min. OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense. 2004. 51p. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 364p. p.154-167, 1999. PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Disponível em: http://189.1.169.50/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_04_ANGELINA_PERALVA.pdf Acessado em 04 de setembro de 2010 às 16h05min. PEREIRA FILHO, João. Entrevista com Romário Cardoso Costa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA / UFRRJ. Manuscrito, 2010. PEREIRA, Angélica Silvana. A moda e as culturas juvenis. In: Mundo Jovem: um jornal de idéias. Editora da PUCRS. Porto Alegre. Ano 48, nº408, julho/10. 2010. p.02. POCERA, Joverci Antônio. Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na educação física do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia. Seropédica/RJ, 2008. 114 PRONI, Marcelo Weishaupt. Brohm e a Organização Capitalista do Esporte. In: PRONI, Marcelo Weishaupt; LUCENA, Ricardo de Figueiredo. (Orgs.). Esporte – História e Sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. pp 31-62. REVERDITO, Riller Silva et al. Competições Escolares: Reflexão e Ação em Pedagogia do Esporte para fazer a Diferença na Escola. Pensar a Prática, Vol.11, Nº 1, 2008. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewArticle/1207/3279 Acesso em: 22 de setembro de 2008 às 23h00min. REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Esporte: uma análise conceitual das principais abordagens. In: CONGRESSO CIENTÍFICO LATINOAMERICANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 4., 2006, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2006. v. 1, n. 1. REZENDE, Ângela Maria Carvalho Said. Fatos e Memórias da CEDAF. Florestal: artes gráficas, 1999. SANTIN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre, Edições EST – UFRGS. 1994. 107p. SCAGLIA, A.J.; MEDEIROS, M.; SADI, R.S. Competições pedagógicas e festivais esportivos: questões pertinentes ao treinamento esportivo. Seminário Nacional Esporte escolar e inclusão social – Mesa redonda. Faculdade de Educação Física da UNB – Ministério dos Esportes, 2003. SILVA, E. L. & MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p. SILVERMAN, David. Interpretação de Dados Qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed. 3ª edição. 2009. 376p. SOUZA, Carmem Zeli Vargas Gil. Juventude e Contemporaneidade: possibilidade e limites. Última Década Nº20, cidpa Viña Del Mar, Junio 2004, pp.47-69. SPÓSITO, Marília Pontes. Juventude: o que é? Apontamentos para discussão sobre a condição juvenil no Brasil. Disponível em: WWW.tvebrasil.com.br/salto Acessado em: 14 de maio de 2010 às 20h00min. STIGGER, Marco Paulo. Relações entre o esporte de rendimento e o esporte na escola. In: STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. (Orgs.). Esporte de Rendimento e Esporte na Escola. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009. 216p. TANAKA, Oswaldo Y.; MELO, Cristina. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescente – Um Modo de Fazer. São Paulo: Edusp, 2001. Roteiro de Exposição. Power Point. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 115 TURPIN, J. A P. La competición en el ámbito escolar: un programa de intervención social. 2002. 276 f. Tesis (Doctorado Educación) – Facultad de Educación – Departamento de Didáctica General y Didáticas Específicas – Universidade de Alicante, Alicante, 2002. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/01372720888026516423802/011915.pdf> Acesso em: 22 de setembro de 2008 às 20h32min. UFV INFORMA. Veja o progresso da Escola Média de Agricultura de Florestal. IU/UFV. Viçosa/MG. Ano 9. Nº496. Set/1977. VAGO, Tarcísio Mauro. “O ‘esporte na escola’ e o ‘esporte da escola’: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Um diálogo com Valter Bracht.” Movimento, Porto Alegre, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ano III, n.5, pp.4-17. 1996. VIEIRA, Manoel. Entrevista com Romário Cardoso Costa, aluno do Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola – PPGEA / UFRRJ. Manuscrito, 2010. ZIMMERMANN, Marlene Harger; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Grupo focal na pesquisa qualitativa: relato de experiência. Disponível em http://pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/211_86.pdf Acesso em: 16 de junho de 2010 às 08h27min.por
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4966/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14968/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21266/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27630/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33992/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40374/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46742/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53154/2011%20-%20Romario%20Cardoso%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1246
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-05T16:14:30Z No. of bitstreams: 1 2011 - Romario Cardoso Costa.pdf: 1978851 bytes, checksum: f80696195f1b8d31796941b611e95403 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-05T16:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Romario Cardoso Costa.pdf: 1978851 bytes, checksum: f80696195f1b8d31796941b611e95403 (MD5) Previous issue date: 2011-08-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Romario Cardoso Costa.pdfDocumento principal1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.