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dc.contributor.authorOliveira Junior, Renato César
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:10Z-
dc.date.issued2017-03-28
dc.identifier.citationOliveira Junior, Renato César. Leitura hipertextual nas aulas de língua inglesa: estratégias de leitura no ensino técnico em enfermagem. 2017. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12113-
dc.description.abstractEsta pesquisa procura investigar as práticas leitoras – tanto em textos impressos quanto em hipertextos – dos estudantes do Módulo Básico do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, em Campina Grande, Paraíba, analisando possíveis diferenças e semelhanças entre ambas as práticas. Além disso, o estudo buscou discutir sobre as potencialidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Língua Inglesa, especificamente, no que diz respeito ao uso de hipertextos como uma proposta de ensino de língua estrangeira balizada pelas práticas inovadoras e pelo uso destas tecnologias. Para balizar as análises, as perspectivas de diversos autores foram seguidas: no tocante ao uso do hipertexto destacam-se Levy (1995), Snyder (1997), Xavier (2003) e Cosacarelli (2006). Em relação ao processo de leitura, apresentam-se Leffa (1996), Solé (1998) e Correia (2011). No que diz respeito às estratégias de leitura, Celce-Murcia (2001), Brown (2007) e Marcuschi (2009). Os avanços tecnológicos vêm contribuindo significativamente com novas formas de se pensar as práticas educacionais; em especial, o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC ganha espaço como elemento inovador no processo de ensinoaprendizagem das disciplinas curriculares. A Internet, nesse sentido, apresenta-se como forte aliada na otimização do potencial desses dispositivos tecnológicos, já que o espaço da rede mundial possibilita a troca de experiências entre seus usuários e constante interação com conteúdo informativo atual e autêntico. Uma dessas possibilidades inovadoras é a leitura hipertextual, que por sua vez é assumida como uma prática inerente ao uso do computador ou dispositivo do gênero conectado à Internet. A pesquisa foi realizada com uma turma do Módulo Básico do Ensino Técnico em Enfermagem, totalizando um universo de 25 alunos. Este trabalho é de cunho qualitativo e caracteriza-se como um estudo descritivo/ exploratório. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos dois questionários semi-estruturados, denominados Questionário 1 e Questionário 2. No primeiro questionário, voltamos o foco da pesquisa para as relações que os estudantes estabelecem com as Tecnologias da Informação e Comunicação, e, no segundo questionário, direcionamos os olhares de nossa investigação para o posicionamento dos alunos em relação à leitura em Língua Inglesa de textos impressos e de hipertexto, para análise das semelhanças e divergências de ambas as práticas leitoras. A partir dos dados coletados, infere-se que a leitura de hipertexto nas aulas de Língua Inglesa pode representar uma nova proposta para o ensino de uma língua estrangeira nas instituições de ensino do Brasil, apesar dos desafios que circundam e da resistência, ainda que velada, às novas tecnologiaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectHipertextopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectHypertexteng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.titleLeitura hipertextual nas aulas de língua inglesa: estratégias de leitura no ensino técnico em enfermagempor
dc.title.alternativeHypertextual reading in English language classes: reading strategies in technical teaching in nursingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research sought to investigate the reading practices in printed texts and hypertexts of the students of the Basic Module of the Technical Course in Nursing of the Cajazeiras Health Technical School, in Campina Grande, analyzing, in this sense, the differences and similarities between both practices. In addition, the study sought to discuss the potential of the use of Information and Communication Technologies at English Language classes, specifically, regarding the use of hypertexts as a proposal of foreign language teaching based on innovative practices and the use of these Technologies. The collected data were analyzed to the lights of important authors. Regarding the use of hypertext, we highlight Levy (1995), Snyder (1997), Xavier (2003) and Cosacarelli (2006). In the reading process, we present Leffa (1996), Solé (1998) and Correia (2011). With regard to reading strategies, in the shadows of Celce-Murcia (2001), Brown (2007) and Marcuschi (2009). Technological advances have contributed significantly to new ways of thinking about educational practices, in particular, the advent of Information and Communication Technologies - ICT has gained space as an innovative element in the teaching-learning process of curricular subjects. The Internet presents itself as a strong ally in optimizing the potential of these technological devices, since the space of the worldwide network allows the exchange of experiences between its users and constant interaction with current and authentic information content. One of these innovative possibilities is the hypertextual reading, which will be assumed as an inherent practice of using the computer or device of the genre connected to the Internet. The research was carried out with the Basic Module of Nursing Technical Education, totalizing a universe of 25 students. This work is qualitative and is characterized as a descriptive / exploratory study. As the data collection instrument, we used two semi-structured questionnaires, called Questionnaire 1 and Questionnaire 2. In the first questionnaire, we focus the research to the relationships that students establish with Information and Communication Technologies, and in the second questionnaire , we directed our research to the students' positioning in relation to the reading in English of printed texts and hypertext, in order to analyze the similarities and divergences of both reading practices. From the collected data, it is inferred that, despite the challenges that surround it and the resistance, although veiled, to the new technologies, the reading of hypertext in the classes of English Language can represent a new proposal for the teaching of a foreign language in the Institutions in Brazileng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1ID011.522.477-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384por
dc.contributor.referee1Cypriano , Ana Paula Tavares de Moraes Silva
dc.creator.ID113.145.667-09por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977371038721111por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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