Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12130
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dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Ceza de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:15Z-
dc.date.issued2013-03-27
dc.identifier.citationCARVALHO, Carlos Ceza de. Políticas públicas de acessibilidade nas instituições de ensino: tecnologia assistiva na biblioteca do IFNMG Campus Januária. 2013. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12130-
dc.description.abstractO tema acessibilidade vem sendo discutido nos ambientes educacionais. Na legislação, é conceituado e interpretado como a eliminação de barreiras arquitetônicas nos ambientes e adequação de meios de transporte, provimento de equipamentos e como recursos especiais para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações, adaptação de meios de comunicação e sinalização. Nas instituições de ensino, a acessibilidade compreende interpretações que poderão proporcionar aprendizagem, ensino e formação profissional. O presente estudo tem como objetivo identificar, descrever, analisar e avaliar sob o ponto de vista dos estudantes com deficiência, servidores do setor de biblioteca e gestores de ensino como estão as políticas públicas e as condições de acessibilidade e de inclusão nas instituições de ensino e tecnologia assistivas na biblioteca do IFNMG Campus Januária, conhecer os dispositivos legais e legislação referente a pessoas com deficiência e acessibilidade e o conceito do termo diferença e identidade. Participaram da pesquisa: quatro estudantes com Deficiência identificados no cotidiano da escola que apresentavam deficiência física, visual e múltipla, matriculados nos cursos ensino médio, técnico e superior; cinco servidores da biblioteca distribuídos nos três turnos de atendimentos e três gestores ligados à área de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Um roteiro foi elaborado e adequado com vistas a captar a percepção dos sujeitos da pesquisa. Foi feito um pré-teste com estudante egresso que possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em áudio e com transcrição posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo, que deu origem a cinco temas que versaram sobre: inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular; acessibilidade; tecnologias assistivas; O IFNMG – Campus Januária sua biblioteca e as condições para atender o estudante com deficiência; conhecimento sobre dispositivos legais e legislação referente à educação inclusiva. Os resultados indicaram que a acessibilidade e a tecnologia assistiva estiveram ausentes durante a trajetória acadêmica do estudante com deficiência, independentemente do tipo da deficiência, também não se conhece as tecnologias assistivas na biblioteca, existe falta de planejamentos projetos e programas voltados para inclusão escolar de estudantes com deficiência. Segundo os participantes, existe demanda e há uma necessidade de criar serviços e condições para acessibilidade na instituição. Foi relatada, a existência de barreiras arquitetônicas; falta de adaptação de equipamentos e mobiliário; ausência de acesso aos serviços de apoio ao estudante; barreiras pedagógicas e atitudinais presentes nas relações interpessoais, falta de infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades e acesso à informação; desconhecimento dos dispositivos legais sobre inclusão escolar por parte dos participantes da pesquisa no IFNMG campus Januária. A importância do estudo está em indicar que a acessibilidade além de ser um conceito plural junto com as tecnologias assistivas são um caminho para a inclusão do estudante com deficiência no contexto educacional.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas de educação inclusivapor
dc.subjectacessibilidade e Tecnologia assistivapor
dc.subjectinclusão ensino básico e superiorpor
dc.subjectPublic policies of inclusive educationeng
dc.subjectaccessibility and assistive technologyeng
dc.subjectincluding basic and higher educationeng
dc.titlePolíticas Públicas de Acessibilidade nas Instituições de Ensino: tecnologia assistiva na biblioteca do IFNMG Campus Januáriapor
dc.title.alternativePolicies on Accessibility in Education Institutions: assistive technology in library IFNMG Januária Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe accessibility issue has been discussed in educational environments. In law, is conceptualized and interpreted as the elimination of architectural barriers in the environment and adequacy of means of transport, provision of equipment and as special features for people with disabilities can have access to information, media adaptation and signaling. In educational institutions, accessibility includes interpretations that could provide learning, teaching and training. This study aims to identify, describe, analyze and evaluate from the point of view of students with disabilities, servers and library sector managers are learning how public policies and conditions of accessibility and inclusion in educational institutions and assistive technology in the library IFNMG Campus Januaria meet the regulations and legislation concerning persons with disabilities and accessibility and the concept of the term difference and identity. Participants were: four students identified with disabilities daily at school who had physical disabilities, visual and multiple, enrolled in high school, technical and higher education, five of library servers distributed in three shifts and three managers of care related to teaching area . Data collection was conducted through semi-structured interviews. A roadmap has been prepared and appropriate in order to capture the perception of the subjects. We conducted a pretest with graduate student that allowed the analysis of the transcribed material. The collection procedure consisted of interviews, audio-recorded and later transcribed. Data analysis was performed using content analysis, which led to five themes that were about: inclusion of students with disabilities in regular education, accessibility, assistive technologies; The IFNMG - Campus Januária its library and to meet the conditions students with disabilities; knowledge about legal and law related to inclusive education. The results indicated that accessibility and assistive technology were absent during the academic student with disabilities, regardless of the type of disability also not known assistive technologies in the library, there is a lack of planning projects and programs for school inclusion of students with disabilities. According to participants, there is a demand and there is a need to create conditions for accessibility and services in the institution. It was reported the existence of architectural barriers, lack of adaptation of equipment and furniture, lack of access to student support services, educational and attitudinal barriers present in interpersonal relationships, lack of infrastructure development activities and access to information , lack of legal provisions on school inclusion on the part of respondents in IFNMG Januária campus. The importance of the study is to indicate that accessibility besides being a plural concept with assistive technologies are a way for the inclusion of students with disabilities in the educational context.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Costa, Valdelúcia Alves da
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.creator.ID299.126.523-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331025504562272por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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