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dc.contributor.authorSousa, Patrícia Larisse Alves de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:20Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:20Z-
dc.date.issued2018-11-01
dc.identifier.citationSOUSA, Patrícia Larisse Alves de. Formação continuada em encontros pedagógicos: implicações na (re)construção da identidade profissional dos docentes do Curso Técnico em Agropecuária. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12143-
dc.description.abstractO encontro pedagógico é um importante momento destinado à formação continuada em serviço no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Umirim. É nesse espaço que a identidade profissional docente é (re)construída, dando um novo significado à dinâmica educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo verificar as implicações da formação continuada promovida em encontros pedagógicos na (re)construção da identidade profissional dos docentes do curso Técnico em Agropecuária do IFCE, campus Umirim. Para tanto, buscamos especificamente analisar a trajetória acadêmica dos docentes efetivos do curso Técnico em Agropecuária, compreender as concepções dos docentes sobre “ser docente”, descrever as ações de formação continuada que são desenvolvidas em encontros pedagógicos, e investigar a visão dos professores acerca da importância da formação continuada e sua inter-relação com o desenvolvimento profissional. Por isso desenvolvemos uma pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa, na qual participaram 13 docentes efetivos do curso Técnico em Agropecuária com três ou mais anos de serviço no respectivo campus. A coleta de dados foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e da análise documental. Os dados obtidos com a aplicação do questionário foram transcritos, categorizados e interpretados com base em Bardin (2011), bem como analisados e discutidos com respaldo nos aportes teóricos utilizados ao longo da etapa de fundamentação. Com isso, verificamos que, em geral, as principais implicações atribuídas à formação continuada em encontros pedagógicos para a (re)construção da identidade profissional docente estão diretamente ligadas à mudança de comportamento e postura do docente em sala de aula, à aquisição de conhecimentos ligados ao ensino, às inovações metodológicas e ao alinhamento das práticas pedagógicas aos princípios institucionais. Ainda por meio deste estudo, constatamos que a política de formação continuada em serviço implementada no IFCE, ainda é frágil e carente de práticas inovadoras e integradoras de formação. Consideramos também que é preciso que o encontro pedagógico deixe de ser visto como o único espaço destinado à formação continuada em serviço. Esperamos que tanto o diagnóstico sobre encontro pedagógico quanto às reflexões e sugestões destacadas neste estudo possam fornecer elementos significativos para repensar e fortalecer a política interna de formação continuada do IFCE, bem como instigar novas discussões sobre essa temática.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEncontro pedagógicopor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectEducational Meetingeng
dc.subjectTeaching Identityeng
dc.titleFormação continuada em encontros pedagógicos: implicações na (re)construção da identidade profissional dos docentes do curso técnico em agropecuáriapor
dc.title.alternativeContinuing education in pedagogical meetings: implications in the (re) construction of the professional identity of the teachers of the technical course in agropecuariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe pedagogical meeting is an important moment for continuing education in service within the framework of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE), Umirim campus. It is in this space that the professional teacher identity is (re) constructed, giving a new meaning to the educational dynamics. In this sense, this study had as objective to verify the implications of the continuous training promoted in pedagogical meetings in the (re) construction of the professional identity of the professors of the Agricultural Technical Course of IFCE, campus Umirim. In order to do so, we specifically sought to analyze the academic trajectory of the effective teachers of the Agricultural Technical Course, to understand the teachers 'conceptions about being a teacher, to describe the ongoing training actions that are developed in pedagogical meetings, and to investigate the teachers' importance of continuing education and its interrelationship with professional development. Therefore, we developed an exploratory-descriptive field research with a qualitative approach, in which 13 faculty members participated in the Agricultural Technical Course with three or more years of service in the respective campus. Data collection was performed in January and February of 2018 through the application of a questionnaire with open and closed questions and documentary analysis. The data obtained with the application of the questionnaire were transcribed, categorized and interpreted based on Bardin (2011), as well as analyzed and discussed with support in the theoretical contributions used throughout the foundation phase. In general, the main implications attributed to continuing education in pedagogical meetings for the (re) construction of the professional identity of teachers are directly related to the change of behavior and posture of the teacher in the classroom, to the acquisition of related knowledge teaching, methodological innovations and the alignment of pedagogical practices with institutional principles. Also through this study, we verified that the policy of in-service training implemented in the IFCE, is still fragile and lacking in innovative practices and integrating training. We also consider that the pedagogical meeting should no longer be seen as the only space for continuing education in service. We hope that both the diagnosis about pedagogical encounter and the reflections and suggestions highlighted in this study can provide significant elements for rethinking and strengthening the internal politics of continuous formation of the IFCE, as well as instigating new discussions on this theme.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID3776117532043539por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Lino, Lucilia Augusta
dc.contributor.referee1ID6864986517265595por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee2Cordeiro, Fabiana
dc.contributor.referee2ID7302341559618631por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7302341559618631por
dc.creator.ID4211632209531010por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4211632209531010por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Agráriaspor
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