Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Rosimeire Alves de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:03:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rosimeire Alves. Mulheres da Chapada do Araripe – Agroecologia e Empoderamento. 2018. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12150 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação está voltada para a questão do empoderamento das atividades agroecológicas de mulheres trabalhadoras rurais. Teve o objetivo de refletir, sob a perspectiva das trabalhadoras rurais da Chapada do Araripe, se elas conseguem e reconhecem seu empoderamento a partir da prática de atividades agroecológicas. Os dados foram obtidos e tratados através de uma abordagem qualitativa. Para isso foi realizado observação em campo e entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas 10 mulheres de três munícipios: Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. Todas as mulheres selecionadas são trabalhadoras rurais, habitam comunidades na Chapada Araripe e participaram de projetos promovidos pela Associação Cristã de Base (ACB) localizada na cidade do Crato – Ceará. Consideramos o empoderamento como um processo protagonizado pelas próprias mulheres e relativo a aspectos sociais, políticos, econômicos e psicológicos. A participação das agricultoras em projetos agroecológicos, assim como a organização delas em associações e feiras foram considerados veículos para o empoderamento. Os resultados obtidos apontam para diferentes percepções de empoderamento feminino, variando de acordo com a geração, a escolaridade e o contexto que as mulheres estão inseridas. Diante da perspectiva feminista, concluímos que as mulheres reconhecem o empoderamento mais comunitário do que individual, enfatizando a autonomia econômica. Porém, destacamos que algumas mulheres estão empoderadas em nível político, social e psicológico. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Empoderamento | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Chapada do Araripe | por |
dc.subject | Empowerment | eng |
dc.subject | Agroecology | eng |
dc.subject | Chapada do Araripe | eng |
dc.title | Mulheres da Chapada do Araripe – Agroecologia e Empoderamento | por |
dc.title.alternative | Women of the Chapada do Araripe - Agroecology and Empowerment. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This dissertation focuses on the issue of empowerment and agroecological activities of rural women workers. It aims to reflect from the perspective of the rural women workers of Chapada do Araripe if they achieve and recognize their empowerment from the practice of agroecological activities. Data were obtained and treated through a qualitative approach, for which field observation and semi-structured interviews were performed. Ten women were selected three municipalities (Crato, Nova Olinda e Santa do Cariri). All were rural workers, inhabit communities in Chapada do Araripe participated in projects promoted by the Christian Base Association (CBA) located in the city of Crato – Ceará. We consider empowerment as a process carried out by women themselves and related to social, political, economic and psychological aspects. The participation of women farmers in agroecological projects, as well as their organization in associations and fairs were considered as vehicles for empowerment. The results obtained point to different perceptions of female empowerment, varying according to the generation, schooling and context that women are inserted. In the face of the feminist perspective, we conclude that women recognize more community empowerment than individual empowerment, emphasizing economic autonomy. However, we stress that some women are politically, socially and psychologically empowered. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8157644491604380 | por |
dc.contributor.referee1 | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio | |
dc.contributor.referee2 | Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Jorge Luiz de Goes | |
dc.creator.ID | 026286813-07 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5593513928753564 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. Articulação Nacional de Agroecologia – ANA. Mulheres construindo a agroecologia. Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia. Rio de Janeiro, 2008. BATLIWALA, Srilatha. El significado del empoderamiento de lasmujeres: nuevos conceptos desde laacción. In: LEÓN, M. Poder y empoderamiento de lasmujeres. Santa Fé de Bogotá/Colombia: TM, 1997. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. Disponível: <http://ifibe.edu.br/arq/201509112220031556922168.pdf>. Acesso em: 15 de jul.de 2017. BRUSCHINI. Maria Cristina A. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007. BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade.14ª ed. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. CARNEIRO. Maria José. Mulheres no campo: notas sobre sua participação política e a condição social do gênero. Estudos Sociedade e Agricultura, 2, junho 1994: 11-22. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.2, n.2, abr./jun.2001. COSTA, Ana Alice. A. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher. NEIM/UFBA, 2004. EMPRABA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco referencial em agroecologia. Brasília - DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Carta de princípios do FBES. III Plenária Nacional da Economia Solidária. 2003. Disponível em: http://base.socioeco.org/docs/carta_de_principios_do_fbes.pdf. Acesso em: 28 de jun. de 2018. FRANCA, Manoel Jorge Pinto da. Análise da sustentabilidade do sistema agroflorestal com agricultores familiares de Nova Olinda e Santana do Cariri – CE. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987. GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. 59 _________________. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. HECHT, Susanna. A evolução do pensamento agroecológico. In: ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002. pp. 21-52. HEILBORN, Maria Luiza e SORJ, Bila. Estudos de gênero no Brasil, in: MICELI, Sérgio (org.) O que ler na ciência social brasileira (1970 – 1995), ANPOCS/CAPES. São Paulo: Editora Sumaré, 1999, pp. 183-221. HÉRITIER, Françoise. Masculin/Féminin. La pensée de la diférence. Paris: Éditions Odile Jacob, 1996. HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007. HIRATA, Helena; ZARIFIA, PHILIPPE. O conceito de Trabalho. In: MARLI, Emílio; TEIXEIRA, Marilane; NOBRE, Miriam; GODINHo, Tatau (orgs.). Trabalho e cidadania ativa para as mulheres: desafios para as Políticas Pública. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2003. LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: racionalidade ambiental, democracia participativa e desenvolvimento sustentável. Tradução de Jorge Esteves da Silva. Blumenau: Ed. da FURB, 2002. 373p. ________________ .Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 36-50, jan. /mar.2002. LEÓN, Magdalena. Poder y empoderamiento de las mujeres. Disponível em: https://mujeresforjadorasdedesarrollo.files.wordpress.com/201. Acesso em: 25 de jul. de 2017. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pósestruturalista. 16. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ________________. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. 3ª ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. LUCENA, Milene Medeiro de. A gente faz assim. Crato: Associação Cristã de Base, 2016. LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. ORTNER, Sherry. Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura? In: ROSALDO, Michelle Zimbalist; LAMPHERE, Louise (coord.). A mulher, a cultura e a sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. pp. 95-120. PACHECO, Maria Emilia Lisboa. A questão de gênero no desenvolvimento agroecológico. Disponível em: http://igeologico.sp.gov.br/wpcontent/ uploads/cea/Texto_Pacheco.pdf. . Acesso em: 22 de jun. de 2017. 60 PULEO, Alicia; SEGURA, Cristina (coords.). Mujeres y ecología: historia, pensamiento, sociedad. Madri: Al-Mudayna, 2003. pp. 107-118. QUAREMA, Amanda Paiva. Mulheres e quintais florestais: a “ajuda invisível” aos olhos que garante a reprodução da agricultura familiar camponesa Amazônica, in: HORA, Karla; MACEDO, Gustavo; REZENDE, Marcela. (orgs.). Coletâneas sobre Estudos Rurais e Gênero. 4ª ed. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2015. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. – 13 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2011. SARDENBERG, Cecilia M. B. Conceituando “empoderamento” na perspectiva feminista. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6848/1/Conceituando%20Empoderamento%20na% 20Perspectiva%20Feminista.pdf. Acesso em: 14 mai. 2014. SAFFIOTI, Heleieth. Rearticulando gênero e classe social. In: COSTA, Albertina; BRUSCHINNI, Cristina (Org.). Uma questão de gênero. São Paulo: Rosa dos Tempos; Fundação Carlos Chagas, 1992. pp. 183-215. SCOTT, Joan W. Preface a gender and politics of history. Cadernos de Pagu, nº.3, Campinas/SP, 1994. SHIVA, Vandana. Abrazarla vida: mujer, ecología y supervivencia. Montevidéu: Instituto del Tercer Mundo, 1991. SILIPRANDI, Emma. Mulheres e agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. __________________.Ecofeminismo: contribuições e limites para a abordagem de políticas ambientais. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 61-71, jan./mar. 2000. SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002. TAVARES, Augusto de Oliveira et al. (org.). Incubação em economia solidária: contextos, desafios e perspectivasJuazeiro do Norte: Universidade Regional do Cariri, 2016. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66337/2018%20-%20Rosimeire%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4939 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-08-23T14:22:50Z No. of bitstreams: 1 2018 - Rosimeire Alves de Oliveira.pdf: 757996 bytes, checksum: 538a46b24a018b6e2022ddd39ab10719 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-23T14:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Rosimeire Alves de Oliveira.pdf: 757996 bytes, checksum: 538a46b24a018b6e2022ddd39ab10719 (MD5) Previous issue date: 2018-12-03 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Rosimeire Alves de Oliveira.pdf | 2018 - Rosimeire Alves de Oliveira | 740.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.