Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFelipe, Márcia Leyla de Freitas Macêdo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:23Z-
dc.date.issued2011-05-09
dc.identifier.citationFELIPE, Márcia Leyla de Freitas Macêdo. Análise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará - campus Iguatu. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12152-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu com 55 alunos (público alvo) de 02 turmas, uma da segunda e outra da terceira série do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2010. Tendo por referência os regimes de inserção e manutenção estudantil na escola, decidiu-se analisar os fatores que determinam o melhor desempenho de estudantes mantidos sob o regime de internato, em relação aos mantidos sob o regime de semi-internato e destes em relação aos de externato escolar, investigando os fatores que interferem na motivação/desmotivação dos educandos no processo ensino/aprendizagem, analisando de que forma as relações que se dão no internato promovem a aprendizagem e o papel da dialógica no processo de construção de conhecimento pelos sujeitos (alunos). Engloba, também, a história da educação profissional no Brasil e no atual campus Iguatu. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados para os alunos e feita a análise de fontes bibliográficas primárias. Pode-se perceber que o maior rendimento escolar dos alunos em regime de internato se deve a variáveis extraescolares e intraescolares, englobando maior tempo reservado para o estudo extra-sala, construção do conhecimento de forma coletiva, o acreditar na educação como forma de crescimento pessoal e profissional, a área profissional escolhida está diretamente relacionada com a sua vida extraescola, visto que, a maioria é oriunda da zona rural e são filhos de agricultores, diferentemente dos alunos externos, os quais não têm nem uma relação com o setor agropecuário. Dos fatores que motivam os alunos deve-se destacar a importância da família como fator de maior influência, vieram em segundo lugar os colegas, o que destaca a importância de um trabalho pedagógico em que essa relação seja fortalecida. Dentre os fatores apontados pelos alunos e que impactam seu cotidiano escolar de modo negativo pode-se destacar: o excesso de disciplina; poucas aulas práticas e visitas técnicas; a metodologia dos professores; a falta de comunicação na instituição. Conclui-se, portanto, que um dos grandes desafios da instituição está em descobrir as aspirações dos alunos e construir coletivamente propostas de trabalho criativas e capazes de incentivá-los para o estudo, tornando-se um aluno ativo e não apenas executor de atividades de ensino. Para que isso ocorra é importante uma reflexão no fazer pedagógico e na formação continuada dos profissionais desse campus e a oferta de momentos de interação, de diálogos com os alunos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectRegime de Matrículapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectScheme for Registrationeng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleAnálise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará – campus Iguatupor
dc.title.alternativeComparative analysis of performance among students of Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Ceara - Iguatu campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was conducted at the Federal Institute of Ceará, Iguatu campus with 55 students (target audience) from 02 classes, one second and one third-grade high school vocational Farming Technician Course in academic year 2010. Referring schemes entering and maintaining student in school, it was decided to analyze the factors that determine the best performance of the students kept in boarding schools, in relation to kept under semi-boarding and those relative to private school education, investigating the factors that influence the motivation / demotivation of learners in the teaching-learning, analyzing how the relationships that take place in boarding promote learning and the role of the dialogic process of knowledge construction by the subjects (students). Also includes, the history of professional education in Brazil and the current campus Iguatu. This is a basic research of qualitative nature, with a descriptive approach. We used the methodology of questionnaires with open and closed questions applied to the students and made the analysis of primary literature sources. It can be noticed that the biggest performance of pupils in boarding schools is due to variables out of school and a school, encompassing longer reserved for the extrastudy room, construction of knowledge in a collective way, belief in education as form of personal and professional growth, the chosen professional area is directly related to their life outside the school, since most are from the rural zones and are sons of farmers, unlike the external students, who have neither a relationship with the agricultural sector. Of the factors that motivate students must be emphasized the importance of family as the most influential factor, came second colleagues, highlighting the importance of educational work in this relationship is strengthened. Among the factors identified by students and that impact their daily school life in a negative way can be highlighted: excessive discipline; few practical classes and visits, the methodology of teachers, lack of communication within the institution. It follows therefore that one of the great challenges of the institution is to discover the aspirations of students and collectively work proposals creative and able to encourage them to study and become an active learner and not just performer activities teaching. For this to occur is an important reflection on the pedagogical and the continued formation of this campus and offering moments of interaction, dialogue with students.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID747568007-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Almeida, Nilda Figueiredo de
dc.contributor.referee2Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.creator.ID741484603-25por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535000019541596por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, L. da S.; MIRANDA, L.; GUISANDE, M. A. Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares. Estudos de Psicologia, Campinas, 25(2), p. 169-176, abril – junho – 2008. AMARAL, C. C. G. do. Família às Avessas. Gênero nas Relações Familiares de Adolescentes. Fortaleza: EUFC, 2001. ARIÈS, P. História social da criança e da família. Trad. Flaksman, 2 ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2006. ARROYO, M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMIWICS, A.; MOLL, J.(orgs.). Para além do fracasso escolar. São Paulo, Papirus, 1997. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992. BARBOSA, D. F. Motivação no Trabalho, Revista de Ciências Empresariais, v. 2, n.1, p. 20-25, jan./jun. 2005. BARROSO, T. P. B. Vida Familiar e Vida Escolar: um estudo de caso sobre a trajetória escolar dos alunos internos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. 2008. 56p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2008. BECKER, F. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre. Paixão de Aprender, nº 5, p. 18-23, 1993. BECKER, F. A epistemologia do professor, 9 ed. Petrópolis: Vozes. 2001. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2009. BONAMINO, A. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): referências, agentes e arranjos institucionais e instrumentais. Tese de doutorado em educação. Rio de Janeiro: PUC/Rio, 2000. BOLAY, F. W. Planejamento de projeto orientado por objetivos – Método ZOOP – Guia para aplicação. Recife: GTZ, 1993. BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensinoaprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1986. BOSSA, N. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. BRASIL, Ministério da Educação e Cultura – MEC. Disponível em www.mec.gov.br. Acesso em jan. 2009. 48 ______. Lei nº. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. ______. Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. _______ Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União - Seção 1, p. 7.760, 18 abr 1997. ________ Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as 80 diretrizes e bases da educação nacional e da outras providências. Diário Oficial da União. p. 18, 26 jul 2004. _______ Decreto-lei nº 9.613, de 20 de outubro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Ministério da Agricultura. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. V. IX, n. 24, RJ, 1946. ______ Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, seção 1, p. 27.839, 23 dez. 1996. _______ Parecer CNE/CEB n° 39/2004. Aplicação do Decreto n° 5.124/2004 na Educação Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Brasília, DF, Conselho Nacional de Educação, 2004. ________ Diretrizes curriculares nacionais: educação básica/Brasil. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2004. ________ Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. _________ Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em 15 de novembro de 2008. _________ O internato nas Escolas Agrotécnicas Federais / MEC / SEMTEC - Brasília: SEMTEC, 1994. Disponível em http: // www.dominiopublico.gov.br / download/texto /me 00207 0.pdf ________ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1999. 126p. BZUNECK, J.A. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios. In: E. Boruchovitch & J.A., 2001 CASTRO, R. Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí – 1874 a 1915. História de uma instituição educativa. Teresina: Editora Universitária da UFPI, 2008. 49 CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez; 1991. CUNHA, L. A. O Ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n°14, maio/jun./jul./ago, 2000. DARSIE, M. M. P. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Cuiabá, Uniciências, 1999, v3: 9-21. DAVIS, C. e OLIVEIRA, Z. de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1990. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir; relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XX1. São Paulo: Cortez; 1998. DEMO, P. Conhecer & Aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. DEPREBITERIS. Lea. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos e uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989. DUARTE, R. Pesquisa Qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, 2002. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar. Curitiba, n.24, p. 213- 225, 2004. FALCÃO, G. M. Psicologia da aprendizagem. 10 ed. Editora ática. São Paulo: 2001. FARIA, W. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo, Ática, 1989. ________. Mapas Conceituais: Aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de educação e ensino, 1995. FERRETI, C. J. A Reforma do Ensino Técnico da Década de 1990: Entre a proposta e a Prática. Trabalho e Educação, vol.17, nº 1, jan./abr., 2008. FILHO, D. L. L.; A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Belo Horizonte: Revista Educação e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 19 a 28, 2004. FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999. FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. _______. Educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. ________. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d' Água, 2003. GARCIA, S. R. de O. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. Núcleo de Estudos da UFMG. Belo Horizonte: Unisinos, n. 2, set 2000, disponível em < 50 http://www.anped. org.br/reunioes/23/textos/0904t. PDF>, acessado dia 15 de setembro de 2009. p. 01-18. GERTZE, J. M. Infância em perigo: a assistência às crianças abandonadas em Porto Alegre (1837-1880). Porto Alegre, 1990. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. Perspectiva. São Paulo, 2005. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 6. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. GUIMARAES, S. É. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Revista Psicologia Reflexão, vol.17, no.2, p.143-150. 2004. GUIMARAES, S. É. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BZUNECK, J.A.; BORUCHOVITCH, E. (Orgs.). Motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. HABERMAS, J. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1989. HAYDT, R.C.C. Curso de Didática Geral - 8 ed. – São Paulo: Ática, 2006. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. 16 ed. Porto Alegre: Mediação, 1993. _________. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 14 ed. Porto Alegre: Mediação, 1998. ______. Avaliação Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2008. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro, 2003. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo cidade Iguatu - CE. Censo Brasileiro, 2005. JOSÉ, E. da A.; COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002. LIBÂNEO, J.; OLIVEIRA, J.; TOSCHI, M. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. LOCATELLI, A. C. D.; BZUNECK, J. A.; GUIMARAES, S. É. R.. A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro. In: Psicologia: Reflexão e Crítica. Londrina, v. 20, n. 02, 2007, disponível em [http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 79722007000200013&lng=en& nrm=iso&tlng=pt], acessado em 14 de novembro de 2010. p. 268-276. 51 LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003. _______. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e proposições. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2003. KRAWCZYK, N. O Ensino Médio no Brasil. em Questão 6 São Paulo: Ação Educativa. 2009. KUENZER, A. Z. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Revista Educação & Sociedade, volume 21, n. 70, p. 15-39, 2000. MAUÉS, O. C.; GOMES, E.; MENDONÇA, F. L. Políticas para a Educação Profissional Média nos Anos 1997-2007. Trabalho e Educação, vol.17, nº 1, 2008. MENDONÇA, J. M. BORGES. Aprender a aprender: proposta de metodologia para curso técnico em agroindústria do CEFET – Uberaba – MG. 2005. 120f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – Rio de Janeiro, 2005. MILLAR, R. Um currículo de Ciências voltado para a compreensão de todos. Artigo publicado na revista School Science Review, mar 1996. Universidade de York, Senior Lecturer em Estudos Educacionais. Traduzido por Jordelina Lage Martins Wykrota e Maia Hilda de Paiva Andrade. MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas-SP: Papirus, 1997. MORIN E. Os sete saberes necessários à educação do futuro [tradução de Catarina Eleonora E. da Silva e Jeanne Sawaya]. São Paulo: Cortez; 2000. 343. MOURA C. B. de. Orientação profissional: sob o enfoque da análise do comportamento. Londrina: UEL; 2001. MUNHOZ, M. L. P. Educação e família em uma visão psicopedagógica sistêmica. In Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna. Petrópolis: Vozes; São Paulo: ABPp, 2004. NASCIMENTO, A. P. do. A ressaca da marujada: recrutamento e disciplina na Armada Imperial. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999. OLIVEIRA, R. O Banco Mundial e a Educação Profissional. Boletim Técnico do Senac. vol. 27, n. 2, 2001. Pags: 1-10. Disponível em: http://www.senac.br/informativo/BTS/272/boltec272c.htm, acessado em 14 de novembro de 2010. OLIVEIRA, Z. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. Cortez. São Paulo: 2002. p. 49. 52 PARO, V. H. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 1999. PINO, A. O biológico e o cultural nos processos cognitivos. In: MORTIMER, E.F.; SMOLKA, A.L.B. (Org.). Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 21-50. POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. 296 p. RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001. REGULAMENTO DE ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA – ROD – Instituto Federal do Ceará, 2010. RODRIGUES, R.M. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007. SANTOS, A. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003. SANTOS, R. D. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&L, 1999. SANTOS, A. R. dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 4 edição, Rio de Janeiro: DP&A, 2001. SAMPAIO, S. Dificuldades de Aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak, 2009. SILVA, T. T. Educação trabalho e currículo na era do pós-trabalho e da pós-política. In: FERRET, C. J. et al. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. SOUSA, C. P. (org). Avaliação do Rendimento Escolar. 14 edição. Campinas: Papirus, 2007. SOUZA, J. dos S. Trabalho, qualificação, Ciência e Tecnologia no Mundo Conteporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de educação profissional. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 13, n. 22, p, 1-15, 2004. COSTA, J. A. Contexto, motivação e aprendizagem. In: TAPIA, Jesus Alonso; FITA, Enrique Catuula. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz .4. ed. São Paulo: Loyola, 1999. p. 11-61. 53 TORVISCO, J. M. Espacio personal y ecologia del pequeno grupo. In: ARAGONÈS, J. I. & AMÉRICO, M. (Orgs.). Psicologia Ambiental. Ediciónes Pirâmide. Madrid, 1998, pp. 548- 726. TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemiológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003. VALENTE José Armando. Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola, Campinas, 2001. p. 57-115. VENÂNCIO, R. P. Os aprendizes da guerra. In: PRIORE, M. del. (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. VENTURA, L. Gestão do Processo ensinoaprendizagem: como promover o sucesso da Aprendizagem do aluno e sua permanência na escola. Florianópolis. UDESC: FAED: CEAD, 2002. VILARINHO, L. R. G. Didática. Temas Selecionados. Rio de Janeiro/São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1980, p.17 VYGOTSKY, L.S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone - EDUSP, 1988. ________. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991 _________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. WATKINS, M. W.; COFFEY, D. Y. Reading motivation: multidimensional and indeterminate. Journal of Education Psychology, 2004, 110-118. ZABALA, A. A Prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZAGURY, T. O Adolescente por Ele Mesmo. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. ________. Encurtando a Adolescência. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60928/2011%20-%20M%c3%a1rcia%20Leyla%20de%20Freitas%20Mac%c3%aado%20Felipe.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2675
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-05-06T13:39:09Z No. of bitstreams: 1 2011 - Márcia Leyla de Freitas Macêdo Felipe.pdf: 1728462 bytes, checksum: 4373459af55f775e570c4d73147695d5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T13:39:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Márcia Leyla de Freitas Macêdo Felipe.pdf: 1728462 bytes, checksum: 4373459af55f775e570c4d73147695d5 (MD5) Previous issue date: 2011-05-09eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Márcia Leyla de Freitas Macêdo Felipe.pdf2011 - Márcia Leyla de Freitas Macêdo Felipe1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.