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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12156
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortes, Claudia Maria da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:03:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:03:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-26 | |
dc.identifier.citation | FORTES, Claudia Maria da Silva. A formação do técnico em agropecuária do Centro Interescolar de Agropecuária (CIA) José Francisco Lippi - Teresópolis-RJ. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12156 | - |
dc.description.abstract | Este estudo resulta da pesquisa realizada para apresentar a visão da formação do Técnico em Agropecuária do Centro Interescolar de Agropecuária (CIA) José Francisco Lippi, escola agrícola no município de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, vinculada a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) sob o olhar dos atores envolvidos, alunos concluintes, egressos atuando no setor agropecuário, e docentes. A pesquisa demonstrou que os entrevistados discentes, egressos e concluintes, concordam que a formação no CIA consegue prepara-los para inserção no mercado de trabalho de forma parcial, apesar da formação ser considerada boa, em virtude de uma carga horária reduzida e incompleta que se fosse ampliada, sanaria a falta de aprofundamento em algumas disciplinas consideradas importantes para uma boa formação .Todos os entrevistados apontam que se o curso fosse em três anos seria ideal à formação. Os alunos alegam que a ampliação da carga horária possibilitaria o aprofundamento nas disciplinas de maior apelo no mercado de trabalho, como Agricultura. Demonstraram que gostariam que houvessem disciplinas complementares à sua formação, como apicultura, mas impossibilitada de ser ofertada por falta de carga horária total. Finalizando, apesar de todas as colocações, os atores envolvidos, excetuando os professores, acreditam que a formação no CIA é boa e que eles estão e serão inseridos no mercado de trabalho em sua formação técnica. Já os professores, acreditam que essa inserção só se dará se não houver concorrência com alunos formados por escolas federais, que na opinião deles, concede uma formação mais ampla, pois os alunos são formados em três anos de curso . O estudo permitiu concluir que a formação é boa, apesar de ser realizada em dois anos, pois consegue inserir egressos no mercado de trabalho formal e informalmente, e também permitiu indicar alguns pontos a serem melhorados de forma a atender às demandas exigidas pelas mudanças no mundo do trabalho. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | Curso Técnico em Agropecuária | por |
dc.subject | Escolas Técnicas Agrícolas Estaduais | por |
dc.subject | Escola Agrícola de Teresópolis | por |
dc.subject | Professional Education | eng |
dc.subject | Technical Course in Agriculture | eng |
dc.subject | State Agricultural Technical Schools | eng |
dc.subject | Teresopolis Farm School | eng |
dc.title | A formação do Técnico em Agropecuária do Centro Interescolar de Agropecuária (CIA) José Francisco Lippi - Teresópolis-RJ | por |
dc.title.alternative | The Technician's Formulation In Farming of the Centro Interescolar de Agropecuária (CIA) José Francisco Lippi - Teresópolis-RJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study results from the survey to present the vision of the formation of the Technical Centre for Agricultural Interscholastic Agriculture (CIA) José Francisco Lippi, agricultural school in the city of Teresopolis, Rio de Janeiro state, linked to the state Department of Education of the State of Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ) from the perspective of the actors involved, graduating students, graduates working in the agricultural sector, and teachers. The survey showed that respondents students, graduates and graduates agree that the CIA training can prepare them for insertion in the labor market partially, despite training to be good, due to a reduced workload and incomplete that were expanded, would heal the lack of depth in some subjects considered important for good training. All interviewees indicate that the course was in three years would be ideal for training. Students claim that the expansion of workload would allow the deepening in the disciplines of greatest appeal in the labor market, as Agriculture. Demonstrated wish they had complementary disciplines to their training as beekeeping, but unable to be offered for lack of total workload. Finally, despite all the settings, the actors involved, except the teachers believe that the CIA training is good and they are and will be inserted in the labor market in their training. Already teachers, believe that this integration will only occur if there is no competition with graduates for federal schools, which in their opinion, provides more extensive training, as students are trained in three-year course. The study concluded that training is good, despite being held in two years because graduates can enter the labor market formally and informally, and also allowed to indicate some points to be improved to meet the demands required by changes in the world the work. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Flávio Anicio | |
dc.contributor.advisor1ID | 002.797.087-69 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8429084870602622 | por |
dc.contributor.referee1 | Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira | |
dc.contributor.referee2 | Senra, Alvaro de Oliveira | |
dc.creator.ID | 867.882.057-87 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9545170840547612 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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