Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12157
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braga, Ana Carolina Falcão | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:03:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-07 | |
dc.identifier.citation | BRAGA, Ana Carolina Falcão. “Projeto Mulheres Mil e Gênero”: comercialização das pequenas produções das mulheres no Setor Santa Bárbara em Palmas - TO. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12157 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou analisar as possibilidades de comercialização de mulheres moradoras do Setor Santa Bárbara, localizado na região sul de Palmas, capital do Estado do Tocantins, a partir da capacitação que as mesmas receberam através do Programa Nacional Mulheres Mil. Esse programa é um projeto que integra financiamentos e ações entre os países Brasil e Canadá e visa combater a feminização da pobreza em países subdesenvolvidos ou desenvolvimento. Primamos por não utilizar uma metodologia única, assim, nossos procedimentos metodológicos tiveram inicio com revisões teóricas e bibliográficas acerca das principais categorias/temas elencadas pela pesquisa (gênero, empoderamento, comercialização, e possibilidades das pequenas produções). Nesse sentido, alguns autores nos auxiliaram como: BOURDIEU, SAMARA, SCOTT, SILVA, MEIRELLES, BATALHA, CHIAVENATO, KOTLER & KELLER, COBRA, GATTI, entre outros. Em seguida, partimos para os trabalhos de campo, no qual utilizamos questionários, entrevistas, dinâmicas e o reconhecimento do Setor Santa Bárbara para assim iniciar as análises dos dados e materiais coletados. As observações a partir da Pesquisa-ação, das análises etnográficas e da intersecção das categorias/temas foram as bases de estruturação deste trabalho. Analisando os dados coletados e referendando com as leituras realizadas, podemos constatar que há uma diferenciação dos espaços de comercialização para as mulheres, sobretudo, para aquelas de baixa renda. Essas e outras análises estão presentes neste estudo realizado sobre gênero e comercialização no Setor Santa Bárbara. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Mulheres Mil | por |
dc.subject | Setor Santa Bárbara | por |
dc.subject | Comercialização | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Mulheres Mil | eng |
dc.subject | Santa Bárbara Sector | eng |
dc.subject | Commercialization | eng |
dc.title | “Projeto Mulheres Mil e Gênero”: comercialização das pequenas produções das mulheres no Setor Santa Bárbara em Palmas - TO | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This Project aims analyze the possibilities of commercialization of products owned by women that live in Santa Barbara Sector, situated at the south part of Palmas, Tocantins` State capital, through the capitation that achieved by them through the Mulheres Mil Project . This program is a project that integrates financing and shares between Brazil and Canada and has as objective fight the feminilization of poverty in underdeveloped and developing countries. We chose not to use only one single methodology, therefore, our methodological procedures started with theorical and bibliographical revisions about the main categories/ topics showed by the research ( gender, empowerment, commercialization and possibilities of small productions). Some authors such as BOURDIEU, SAMARA, SCOTT, SILVA, MEIRELLES, BATALHA, CHIAVENATO, KOTLER & KELLER, COBRA, GATTI, and other had contributed for the formulation of this study. After that, we began the Fieldwork where we used questionary, interview, dynamic and the recognition of the Santa Barbara Sector to start the analysis of data and collected materials. Observations from the action research, from the ethnographic analysis and the intersection of the categories / themes were the basis of the structure of this work. Analyzing the collected data and endorsing the taken readings, was found that there is a differentiation of areas of commercialization to women, especially for those with low incomes. These and other analyses are presented in this study on gender and commercialization in the Santa Barbara Sector. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Miriam de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1ID | 773.186.927-04 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6150444010498123 | por |
dc.contributor.referee1 | Campos, Marília Lopes de | |
dc.contributor.referee2 | Zanini, Maria Catarina Chitolina | |
dc.creator.ID | 486.163.114-91 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9875465880433840 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ABRAMOVAY, M. Violências no Cotidiano das Escolas. In______ (Org.). Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2002. ALMEIDA, Suely S., SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995. ANGELIN Rosangela; BERNADI, Cecilia M. Mulheres na Economia Popular e Solidária: desafios para a emancipação feminina e a igualdade de gênero Revista Espaço Academico, nº 70, 2007. ARRUDA, M. O feminismo criador: SOCIOECONOMIA SOLIDARIA E EDUCAÇÃO Artigos e Histórias da Socioeconomia Solidária, Rio de Janeiro: Pacs, 1998. BATALHA, MÁRIO OTÁVIO. Gestão agroindustrial: GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais.. 2 ed – São Paulo: Atlas, 2001. BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Circulo do livro, v.1, 1968. BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina 3ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BLACKWELL, Maylei; NABER, Nadine Interseccionalidade em uma era de Globalização: As Implicações da Conferência Mundial Contra o Racismo para Práticas Feministas Transnacionais ESTUDOS FEMINISTAS, 2002 disponível em [http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/13112009-091133blackwellnaber.pdf BRADLEY, L. Rhyme, rime, and the onset of reading. Journal of Experimental Child Psychology, 1989. BRASIL. IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Histórico da Instituição. Disponível em: http://www.ifto.edu.br. Acesso em 29 set. 2008. BRASIL. IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Histórico da Instituição. Disponível em: http://www.ifto.edu.br. Acesso em 29 set. 2009. BRASIL. IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Histórico da Instituição. Disponível em: http://www.ifto.edu.br. Acesso em 29 set. 2011. CASARES, Viola. “De San Antonio a Durban con La Fuerza Unida: a platica with Viola Casares and H. Esperanza Garza”. La Voz de Esperanza, v. 14, n. 4, p. 11, 2001. CHIAVENATO, I.. Introdução à teoria geral da administração. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 004. CHIAVENTATO I – Administração nos novos tempos. – 2.ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2004. DEERE,C.D; LEON, M. O Empoderamento da Mulher: Direitos à terra e direitos de propriedade na América Latina Porto Alegre: UFRGS, 2002. 64 DIAS, M.R.C. Por uma compreensão do conceito de gênero. In: FAGUNDES, T.C.P.C. (Org), Dissertação de Mestrado. Brasília; DAN/UNB, 1992. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2004 [1979] 20ª ed. FRIEDMANN, J. Empowerment: uma política de desenvolvimento alternativo. Celta: Oeiras, 1996. GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, v.13, n. 37, 2003. GOHN, M.G Teoria dos Movimentos Sociais 3º Ed São Paulo: Loyola, 2004. GOLDMANN, L. Ciência Humana e Filosofia. 8ª ed., São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980. GUÈRIN, Isabele. Sociologia Econômica e Relações de Gênero. In: Trabalho e Cidadania Ativa para as Mulheres: Desafios para as Políticas Públicas. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura Municipal de São Paulo, 2003, HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. HOROCHOVSKI R. R; MEIRELLES G. Problematizando o Conceito de Empoderamento Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. UFSC: Florianópolis, Brasil, 2007. IANNI, Octavio. A metáfora da viagem. São Paulo: Cultura Vozes, v. 90, n.2, março/abril 1990. KINCHELOE, J. A Formação do professor como compromisso político: Mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. KRAN, Faida; FERREIRA, Frederico P. Martins. Qualidade de vida na cidade de Palmas – TO: uma Análise através de indicadores habitacionais e Ambientais urbanos, Ambiente & Sociedade – Vol. IX nº. 2 jul./dez. 2006 LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, n. 2, p. 34-36, 1946. MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento. São Paulo: Hucitec. 1982. PEIRANO, Mariza G. S. A Favor da Etnografia Série: Antropologia Brasília, 1992. PERKINS, D.D.; ZIMMERMAN, M.A. Empowerment meets narrative: listening to stories and creating settings. American Journal of Community Psicology. Oct. v. 23. n. 5. 1995. SAMARA, Eni M. As ideias e os números do Gênero Editora Hucitec Cedhal/FFLCH-USP, 1997. SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde 65 Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação e Realidade, V.20(2), 1996. SILVA, Joseli M. Geografias Subversivas: Discurso sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa: TodaPalavra, 2009. SINGER, P. Economia Solidária: possibilidades e desafios.In: revista Proposta. Rio de Janeiro: FASE, 2004. VIDAL E SOUZA, C. A Construção de Palmas nos Discursos de Políticos e Urbanistas. Dissertação de Mestrado. Brasília; DAN/UNB, 1992. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/60927/2011%20-%20Ana%20Carolina%20Falc%c3%a3o%20Braga.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2742 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-06-12T13:10:29Z No. of bitstreams: 1 2011 - Ana Carolina Falcão Braga.pdf: 1360040 bytes, checksum: 202b2c67e983c9aa7851bd0581db8e0e (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-12T13:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Ana Carolina Falcão Braga.pdf: 1360040 bytes, checksum: 202b2c67e983c9aa7851bd0581db8e0e (MD5) Previous issue date: 2011-11-07 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Ana Carolina Falcão Braga.pdf | 2011 - Ana Carolina Falcão Braga | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.