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dc.contributor.authorMinussi, Ruben Carlos Benvegnú
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:26Z-
dc.date.issued2013-03-28
dc.identifier.citationMINUSSI, Ruben Carlos Benvegnú. Prática de extensão e agricultura familiar: A experiência da semana da família rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia. 2013. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12159-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo principal discutir o evento Semana da Família Rural em sua 23ª edição, como sendo uma metodologia/prática extensionista, capaz de mobilizar sujeitos do campo em prol de preservação e transformação de valores culturais das famílias e das comunidades rurais dos municípios de Uberlândia e demais cidades da microrregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os objetivos específicos foram pensados para mostrar as demandas de aprendizagem das famílias participantes da Semana da Família Rural; diagnosticar as conquistas obtidas por estas famílias advindas de conhecimentos produzidos na Semana da Família Rural; verificar o grau de expectativa das famílias estudadas quanto à participação nas edições da Semana da Família Rural. O evento constitui um projeto de educação extensionista implementado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia (IFTM) e Emater-MG que buscam informar, ensinar, profissionalizar e oportunizar trocas de experiências entre professores do Instituto, técnicos da Emater, comunidade escolar e rural de Uberlândia e região originária das demandas surgidas no decorrer dos anos e discutidas entre representantes da Emater, sindicatos, cooperativas e associações de produtores rurais, professores e demais profissionais da equipe pedagógica do IFTM. Este trabalho se volta também para um estudo bibliográfico visando mostrar o histórico da extensão rural no Brasil e em Minas Gerais, sua conceptualização e função; sobretudo apresentou como é realizado o trabalho da Emater na agricultura familiar; destacando o objetivo da educação extensionista e do campo; além de salientar a pesquisa de campo feita durante a realização da 23ª edição da Semana da Família Rural, seus resultados e as conclusões a respeito do que foi obtido; contando, ainda, com as perspectivas perante as considerações afirmadas. A Semana da Família Rural, na condição de prática extensionista transformadora, se concretiza num evento anual organizado e implementado para incentivar e oportunizar meios que garantam as melhorias na qualidade de vida da família rural. Como diagnosticado na pesquisa, percebe-se que existe alto percentual de agricultores familiares que participam deste evento para ter contato com os agentes da Emater no intuito de receberem assistência técnica e de gerenciamento. A necessidade de saber gerenciar o negócio, diminuir custo de produção, aumentar a renda da família e melhorar as condições da vida no campo foram os maiores destaques das respostas. A busca pela profissionalização também foi um aspecto bastante contundente nas respostas do questionário e a diversidade de cursos oferecidos pelo IFTM representa a demanda por esse interesse.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectValores Culturaispor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectSmall Field Educationeng
dc.subjectCultural Valueseng
dc.subjectFamily Farmseng
dc.titlePrática de Extensão e Agricultura Familiar: A Experiência da Semana da Família Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândiapor
dc.title.alternativeExtensionist Education and Rural Family Week at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM): case study of its importance in the face of family farming and its subjects.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to provide a qualitative and quantitative evaluation of the event Semana da Família Rural (Rural Family Week) in its 23rd edition, as a methodology of extensionist action, able to preserve and transform values of rural families at the communities and farms in the cities of Uberlândia and other cities at the micro-region of Triângulo Mineiro and Alto Paranaiba. The specific objectives were designed to show the learning demands of the families participating in the Rural Family Week; diagnose the achievements earned by these families resulting of the knowledge acquired through the Rural Family Week, verify the extent of expectancy of the families studied about the participation at the editions of the Rural Family Week. The event is an extension education project implemented by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia (IFTM) and Emater-MG seeking to inform, educate, professionalize and create opportunities to exchange experiences among teachers of the Institute, Emater technicians, scholar and rural community of Uberlândia and the original region of demands raised from over the years and discussed among representatives of Emater, unions, cooperatives and farmers associations, teachers and other professionals in the IFTM pedagogical team. This research shows also the history of agricultural extension in Brazil and Minas Gerais, its conceptualization and function; shows how Emater work is done at the family agriculture; emphasizing the goal of extension and field educations, plus it’s emphasize the field research during the performance of the 23rd edition of the Rural Family Week, its findings and conclusions as to what was obtained counting, even with the perspectives towards the considerations asserted. The Rural Family Week, in the condition of transformative extensionist practice, materializes an annual event organized and implemented to encourage and create opportunities means to ensure improvements in the quality of life of rural families. As diagnosed in the research, it is clear that there is a high percentage of family farmers participating in this event to have contact with Emater agents in order to receive technical assistance and management. The need to learn to manage the business, reduce production cost, increase household income and improve living conditions in the field were the major highlights of the responses. The pursuit of professionalization was also a rather blunt on the questionnaire answers and diversity of courses offered by IFTM represents the demand for this interest.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID408.566.407-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Barbe, Tatiana da Costa
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Ribeiro dos
dc.creator.ID211.690.806-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8397709021678180por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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