Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPicazevicz, Angelita Aparecida Coutinho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:27Z-
dc.date.issued2013-11-05
dc.identifier.citationPICAZEVICZ, Angelita Aparecida Coutinho. Educação profissional: o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. 2013. 51 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12160-
dc.description.abstractA educação profissional deve pensar na formação do indivíduo não apenas como profissional, mas também enquanto cidadão, ou seja, uma formação global. Assim estratégias de ensinoaprendizagem devem ser adotadas de forma a atender essa necessidade de formação, e entre tais estratégias cita-se o método de projeto. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo ensino-aprendizagem na educação profissional por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Os discentes foram atores diretos do planejamento, desenvolvimento, conclusão e avaliação do projeto. Para a coleta de dados quanto à influência na produção de significados do método de projeto no processo ensinoaprendizagem foram utilizados questionários (diagnóstico e final), respondidos em um espaço temporal pelos discentes envolvidos na pesquisa, e também foram realizadas observações, anotações, bem como relatórios e planilhas em excel apresentados pelos discentes, com posterior análise quali-quatitativo, sendo os resultados discutidos e apresentados por meio de tabelas e gráficos. Verificou-se participação ativa dos estudantes, predominando o trabalho em equipe e a motivação pela investigação, bem como a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos olericultores da região, constatou-se um alto percentual de respostas que apresentaram evolução de significados quando foram comparados os questionários. Relacionado à interferência dos diferentes substratos na produção de mudas de alface, a equipe pode concluir que existem materiais alternativos e viáveis, como o resíduo da palha de café e ainda o substrato contendo 75% de composto orgânico e 25% de casca de coco madura triturada. Por meio dos resultados conclui-se que o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto contribui para a construção do conhecimento, favorecendo assim a aprendizagem significativa, uma vez que, os estudantes conseguiram evoluir e construir saberes, contudo a aprendizagem é processo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectProdução-Vegetalpor
dc.subjectTeaching Methodologyeng
dc.subjectTeaching and Learning,eng
dc.subjectProduction Plant.eng
dc.titleEducação profissional: o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface.por
dc.title.alternativeProfessional education: teaching and learning through the design method using the seedling production of lettuceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherProfessional education should consider the training of the individual not only as a professional but also as a citizen, ie a global training. Thus teaching and learning strategies should be adopted to meet this need for training, and quotes from such strategies is the design method. Thus the aim of this study was to analyze the learning process in vocational education through the design method using the seedling production of lettuce. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Cacoal Campus, with students from Technical Course in Agriculture Subsequent to high school. The students were direct participants in the planning, development, completion and evaluation of the project. To collect data regarding the influence on the production of meanings of design method in the teaching-learning questionnaires were used (diagnosis and final), answered on a timeline by students involved in research, and was also observed, notes and as reports and excel spreadsheets submitted by students, with subsequent analysis qualiquatitativo and the results discussed and presented using tables and graphs. There was active participation of students, predominantly teamwork and motivation for the research, as well as concern about the difficulties faced by olericultores the region, we found a high percentage of responses that showed the evolution of meanings when the questionnaires were compared. Related to the interference of different substrates in the production of lettuce, the team can conclude that there are viable alternative materials, such as straw residues coffe and the substrate containing 75 % compost, and 25 % of mature coconut shell crushed. Through the results it is concluded that the teaching-learning through the design method contributes to the construction of knowledge, thus promoting meaningful learning, since students were able to evolve and build knowledge, yet learning is process.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de
dc.creator.ID796.872.702-25por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808078161906025por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, E. R.; JESUS, S. N. A reorganização da rede federal de educação profissional: um olhar sobre currículo integrado e o ensino de Biologia no Instituto Federal de Rondônia. Revista Práticas Discursivas Amazônicas. v. 1, p. 129-143, 2011. BEHRENS, M. A.; JOSÉ, E. M. A. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, v. 2, n. 3, p. 77-96, 2001. BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, (2009). Disponível em: http://www. catalogocnt.mec.gov.br. Acesso em: 01 fev. 2012. BRASIL. Parecer no16/99/-CEB/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. 1999. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/ arquivos/File/pareceres/parecer161999.pdf. Acesso em: 12 jan. 2013. BRASIL. Decreto no 7.566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas Capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices, para o Ensino Profissional Primário e Gratuito. Disponível: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 17 jan. 2013. BRASIL. Decreto no 90.922 de 06 de fevereiro de 1985. Regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/antigos/D90922.htm Acesso em: 16 jan. 2013. BRASIL. Decreto no 4.560 de 30 de dezembro de 2002. Altera o Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985, que regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial e Técnico Agrícola de nível médio ou de 2º grau. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4560.htm. Acesso em: 16 jan. 2013. BRASIL. Decreto no 4954 de 14 de janeiro de 2004. Aprova o Regulamento da Lei no 6.894, de 16 de dezembro de 1980, que dispõe sobre a inspeção e fiscalização da produção e do comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes ou biofertilizantes destinados à agricultura, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d4954.htm. Acesso em: 17 jun. 2013. BRASIL. Lei no 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 15 jan. 2013. BRASIL. Lei no 5.524 de 05 de novembro de 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L5524.htm. Acesso em: 15 jan. 2013. BRASIL. Lei no 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1o e 2o graus e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L5692.htm. Acesso em: 15 jan. 2013. 43 BRASIL. Lei no 7.044 de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971, referente a profissionalização do ensino de 2o grau. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7044.htm. Acesso em: 15 jan. 2013. BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 12 jan. 2013. BRASIL. Lei no 10.711 de 05 de agosto de 2003. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/2003/l10.711.htm. Acesso em: 01 maio 2013. BRASIL. Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 jan. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 12 jan. 2013. BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia Integrado, Campus Cacoal (2010). CACOAL. Prefeitura Municipal de Cacoal/RO. Lei Municipal n.º 2.449/PMC/09. Cacoal/RO: Campus Avançado Cacoal, 2009. CALDEIRA, D. R. M. O desenvolvimento agrícola sustentável como Prática educacional no Instituto Federal de Rondônia- campus Colorado do Oeste. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. CARRIJO, O. A. LIZ. R. S. de. MAKISHIMA, N. Fibra de casca de coco verde como substrato agrícola. Horticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 533-535, 2002. CARRIJO, O. A. et al. Produtividade do tomateiro em diferentes substratos e modelos de casas de vegetação. Horticultura Brasileira, v. 22, n. 1, p. 05-09, 2004. COELHO, H. J. Uma experiência interdisciplinar com alunos da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE: a pedagogia de projetos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 124 p. ______. Educar pela Pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 148 p. ESCOTT, C. M.; MORAES, M. A. C. História da Educação Profissional no Brasil: as Políticas Públicas e o Novo Cenário de Formação de Professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 2012, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: UFP, 2012. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicam p.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.51.pdf. Acesso em: 14 jan. 2013. 44 FARINACIO, D.; GODOY, W. I. Produção de mudas de alface submetidas a diferentes substratos alternativos em bandejas de 200 e 288 células. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 2, p. 2344-2347, 2009. FERMINO, M. H. Aproveitamento de resíduos industriais e agrícolas como alternativas de substratos hortícolas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996. FERNANDES, C.; CORÁ, J. E. Substratos hortícolas. Revista Cultivar Hortaliças e Frutas. 10, v. 10, p. 32-34, 2001. FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 790 p. FILGUEIRA, F. A. R.. Novo manual de olericultura. 10. ed. Viçosa: UFV, 2008. 420 p. FRANCO, M. L. P. B. Ensino Agrícola a Nível de 2o Grau: do Discurso Oficial à Necessidade de Conhecer a Realidade. Cadernos de Pesquisa, p. 3-9, 1985. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 143 p. FURTADO, J. C. F. O Desafio de Promover a Aprendizagem Significativa. Revista UNIABEU, v. 20, p. 29-37, 2006. GOMES, J. M. Parâmetros morfológicos na avaliação de mudas de Eucalyptus grandis, produzidas em diferentes tamanhos de tubete e de dosagens de N-P-K. Tese de Doutorado, UFV, Viçosa, 2001. GOMES, L. A. A. Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação. Horticultura Brasileira, v. 26, n. 3, p. 359-363, 2008. GONÇALVES, M. H. B. et al. Referenciais para à educação profissional do Senac. 2004. Disponível em: http://www.oie.es/etp/referenciais_educacion_profesional_senac. Acesso em: 10 jan. 2013. GRUSZYNSKI, C. Resíduo agro-industrial "Casca de Tungue" como componente de substrato para plantas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. HENZ, G. P.; SUINAGA, F. Tipos de Alface Cultivados no Brasil. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2009. 7 p. (Embrapa Hortaliças, Comunicado Técnico, 75). HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artimed, 1998. 150 p. HOFFMANN, A. et al. Efeito de substratos na aclimatação de plantas micropropagadas o porta enxerto de macieira “Marubakaido” . Revista Ciência e Agrotecnologia, v. 25, n. 2, p. 462-467, 2001. JABUR, M. A.; MARTINS, A. B. G. Influência de substratos na formação dos portaenxertos: limoeiro-cravo (Citrus Limonia Osbeck) e tangerineira-cleópatra (Citrus Reshni 45 Hort. ex Tanaka) em ambiente protegido. Revista Brasileira de Fruticultura, v.24, n.2, p.514-518, 2002. LEAL, M. A. A. et al. Utilização de compostos orgânicos como substratos na produção de mudas de hortaliças. Horticultura Brasileira, v. 25, n. 3, p. 392-395, 2007. LEITE, L. H. A. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. 1996. Disponível em http://edufisescolar.files.wordpress.com. Acesso em: 09 nov. 2012. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 262 p. LIMA, G. K. L. et al. Produção de mudas de alface com composto orgânico misto de três texturas em três tipos de bandejas. Revista Caatinga, v. 20, n. 3, p. 160-166, 2007. LOUREIRO, D. C. et al. Produção de mudas de beterraba e alface com resíduos orgânicos domésticos. Seropédica: Agrobiologia, 2006. 4 p. (Embrapa Agrobiologia, Comunicado Técnico, 90). MANFIO, J. J. Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de química. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. MARTINS, J. S. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas: Autores Associados, 2009. 144 p. MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 140 p. MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, p. 16-24, 2011. ______; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008. 283 p. MENEZES, A. S. et al. Efeito do substrato na germinação de sementes de três variedades de alface (Babá de Verão, Manteiga e Ruby). 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/4307. Acesso em: 20 jul. 2013. MENEZES JÚNIOR, F. O. G. et al. Produção de mudas de melão no sistema de bandejas multicelulares "convencional" e “float” em ambiente protegido. Horticultura Brasileira, v. 18, p. 293-294, 2000. MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011. p. 159-173. MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 293 p. NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007. 196 p. ______. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008. 102 p. 46 NUNES, M. U.C. Compostagem de resíduos para produção de adubo orgânico na pequena propriedade. Aracajú: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2009. 7 p. (Embrapa Tabuleiros Costeiros, Circular Técnica, 59). OTTO, R. F. et al. Respostas produtivas de alface em cultivo protegido com agrotêxtil. Bragantia, v. 69, n. 4, p. 855-860, 2010. PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010. 26 p. PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007. 124 p. PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Psicologia Educação Cultura, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002. PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. 2001. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br. Acesso em: 10 fev. 2013. ______. Pedagogia de projetos. 2005. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br. Acesso em: 11 nov. 2012. QUEVEDO, M. Educação profissional no Brasil: formação de cidadãos ou mão de obra para o mercado de trabalho? Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, v. 01, n. 01, p. 147-160, 2011. RESENDE, F. V. et al. Cultivo de alface em sistema orgânico de produção. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2007. 16 p. (Embrapa Hortaliças, Circular Técnica, 56). RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 334 p. SANTOS, A. C. P. et al. Bandejas sob medida. 2004. Disponível em: http://www.grupocul tivar.com.br/site/content/artigos/artigos.php?id=612. Acesso em: 24 jan. 2013. SANTOS, G. A.; CAMARGO, F. A. O. Fundamentos da matéria orgânica do solo: ecossistemas tropicais e subtropicais. Porto Alegre: Genesis, 1999. p. 491. SETUBAL, J. W. C.; AFONSO NETO, F. Efeitos de substratos alternativos e tipos de bandejas na produção de mudas de pimentão. Horticultura Brasileira, v. 18, p. 593-594, 2000. SEVERINO, L. S.; LIMA, R. L.S.; BELTRÃO, N. E. M. Composição química de onze materiais orgânicos utilizados em substratos para produção de mudas. Campina Grande, PB: Embrapa Algodão, 2006. 5 p. (Embrapa Algodão, Comunicado Técnico, 278). SILVA, M. A. O trabalho com projetos um convite a descoberta. 2003. Disponível em: www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/criacao/trabalhoprojetos.pdf. Acesso em: 30 jan. 2013. SILVA, J. F. et al. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 109 p. SOBRAL, Francisco Montório. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 2, p. 78-95, 2009. 47 SOUZA, F. A. et al. Compostagem. Seropédica: Agrobiologia, 2001. 10 p. (Embrapa Agrobiologia, Comunicado Técnico, 50). SOUZA, Jacimar Luis.; RESENDE, Patrícia. Manual de horticultura orgânica. 2. ed. Viçosa, UFV, 2006. p. 195-236. SOUZA, L. B. B. C. Prática interdisciplinar na construção da aprendizagem: estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco de cana pasteurizado. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. TRANI, P. E.; NOVO, M. C. S.S.; CAVALLARO JÚNIOR, M. L.; TELLES, L. M. G. Produção de mudas de alface em bandejas e substratos comerciais. Horticultura Brasileira, v.22, n.2, p. 290-294, 2004. TRANI, P. E. et al. Desempenho de cultivares de alface sob cultivo protegido. Bragantia, v. 65, n. 3, p. 441-445, 2006. VALDEMARIN, V. T. História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010. 219 p. WENDLING, I. Produção de mudas: substratos. 2010. Disponível em: http://sistemasdepro ducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Eucalipto/CultivodoEucalipto_2ed/ProducaoMudas_S ubstratos.htm. Acesso em: 23 jan. 2013. WITTACZIK, Lidiane Soares. Educação profissional no Brasil: Histórico. E-Tech: atualidades tecnológicas para competitividade industrial revista de humanidades, tecnologia e cultura, v. 1, n. 1, p. 77-86, 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59858/2013%20-%20Angelita%20Aparecida%20Coutinho%20Picazevicz.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3555
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-05-26T11:43:11Z No. of bitstreams: 1 2013 - Angelita Aparecida Coutinho Picazevicz.pdf: 3382212 bytes, checksum: 177f976e9b0e5567e698f4c45ac44dd0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-26T11:43:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Angelita Aparecida Coutinho Picazevicz.pdf: 3382212 bytes, checksum: 177f976e9b0e5567e698f4c45ac44dd0 (MD5) Previous issue date: 2013-11-05eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Angelita Aparecida Coutinho Picazevicz.pdfAngelita Aparecida Coutinho Picazevicz3.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.