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dc.contributor.authorPereira, Maria Núbia Gomes de Lucena
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:31Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:31Z-
dc.date.issued2010-10-08
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Núbia Gomes de Lucena. Avaliação da aprendizagem: desenvolvimento de atividades de um projeto com umbu-cajá aplicado no curso técnico em Agroindústria, no IFET - CE, Campus Iguatu. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010..por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12169-
dc.description.abstractO presente trabalho analisou a contribuição do desenvolvimento de atividades de um projeto de pesquisa aplicado no processo de ensino-aprendizagem, esperando-se que os estudantes do Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Iguatu, da disciplina de processamento de frutos e hortaliças, como agentes ativos, compreendessem e solidificassem o conhecimento. Nesse sentido, estudantes do Curso Técnico em agroindústria produziram o material didático que pudesse ser utilizado para a capacitação dos produtores da Vila Cajazeiras, com técnicas de formulações para que eles pudessem agregar valor ao fruto do umbu-cajá (Spondias sp). Para avaliar o processo pedagógico, foram constituídos dois grupos de 16 estudantes, sendo o primeiro do Curso Técnico em Agroindústria da matriz curricular do Curso integrado (Grupo Teste) e o segundo, por alunos do Curso Técnico em Agroindústria da matriz curricular do curso modulado (Grupo Controle). Esses alunos já haviam cursado a disciplina de processamento de frutos e hortaliças no semestre anterior. Utilizou-se o método de avaliação de atitude do indivíduo construindo-se questionário relativo ao fruto do umbu-cajá com afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos necessários para compreender estas etapas. Esse instrumento foi aplicado em três etapas diferentes. Para o Grupo controle, o instrumento foi aplicado apenas uma vez. Na atividade de extensão participaram 16 pessoas da comunidade. Os alunos foram avaliados pelos produtores que participaram da atividade de extensão. O produto processado, néctar de umbu-cajá, foi avaliado em relação aos parâmetros físico-químicos, sensoriais e microbiológicos. Nas determinações físico-químicas, para comparar os resultados, utilizou-se a legislação vigente. Nas avaliações sensoriais, utilizaram-se testes de aceitação. Quanto ao processo de ensino-aprendizagem, verificou-se que a média para cada sujeito foi aumentando gradativamente nos testes, à medida que a aprendizagem se concretizava, chegando ao último teste com uma maior homogeneidade nas respostas, cujas médias foram 4,8; 5,2 e 6,9 para T1, T2 e T3, respectivamente. Na medida em que os alunos foram sendo inseridos no contexto das unidades contempladas na disciplina, verificou-se que as atividades desenvolvidas contribuíram para elevar seu nível de conhecimento. O Grupo Controle o nível de aprendizagem foi menor do que no grupo teste. Os resultados obtidos no segundo grupo (grupo controle) indicaram que os estudantes do primeiro grupo (grupo teste) obtiveram melhor compreensão das atividades propostas neste projeto, proporcionando a esse aluno buscar a interdisciplinaridade, produzir seus próprios conhecimentos, estabelecer relações pedagógicas não-tradicionais e aprender outro método para assimilar novos conhecimentos e tecnologias de processamento do fruto de umbu-cajá, para melhor fundamentar a sua proposta de trabalho. Portanto, o trabalho foi importante para vincular o estudante ao mundo da pesquisa, fazendo-o um agente ativo de todo o processo, atribuindo-lhe responsabilidade e possibilitando-lhe um modo diferente de construir seu próprio conhecimento.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectUmbu-Cajápor
dc.subjectNéctar de Frutapor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectUmbu-Cajáeng
dc.subjectFruit Néctareng
dc.titleAvaliação da aprendizagem: desenvolvimento de atividades de um projeto com umbu-cajá aplicado no curso técnico em Agroindústria, no IFET-CE, Campus Iguatupor
dc.title.alternativeAssessment of learning: development of activities of a project with umbu-cajá applied in the technical course in Agroindustry, in the IFET-CE, Campus Iguatueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work has analyzed the contribution of the development of activities of a research project applied in the teaching-learning process, hoping that the students of the Technical Course in Agroindustry of the Federal Institute of Education, Science and Technology – Campus Iguatu, in the class of fruits and vegetables processing as active agents, comprehend and solidify their knowledge. In that sense, students of the Technical Course in Agroindustry produced teaching materials that could be used for the capacity of the producers of Vila Cajazeiras, with formulation techniques that could assemble value to the fruit of umbucajá (Spondias sp). To evaluate the pedagogical process, two groups of 16 students have been created. The first group consisted of students from the Technical Course in Agroindustry with the curriculum in the integrated course (test group) and the second, students from the Technical Course in Agroindustry with the curriculum in the modulated course (control group). These students had already taken the class of fruits and vegetables processing the semester before. The evaluation method used was to evaluate the attitude of the individual, building a questionnaire about the umbu-cajá fruit with affirmatives referent to the necessary concepts and knowledge to comprehend these steps. This instrument has been applied in three different steps. For the control group, the instrument has been applied only once. In the extension activity, 16 people from the community have participated. The students were evaluated by the producers that participated in the extension activity. The processed product, nectar of umbu-cajá, has been evaluated referencing the physical-chemical, sensorial and microbiological parameters. In the physical-chemical determinations, the current legislation has been used to compare the results. In the sensorial evaluations, accepting tests have been used. As for the teaching-learning process, it has been observed that the test scores for each subject have been gradually rising as the learning would materialize, reaching the final test with more homogeneous answers. The medium scores were 4,8; 5,2 and 6,9 for T1, T2 and T3, respectively. As the students were being inserted in the context of the contemplated units of the class, it has been noted that the developed activities contributed to elevate their knowledge. In the control group the learning level was lower than in the test group. The results of the second group (control group) indicate that the students of the first group (test group) obtained higher comprehension of the proposed activities in this project, making this student search for interdisciplinary, produce his own learning, establish non-traditional pedagogical relations and learn new methods to assimilate new information and processing technologies of the umbu-cajá fruit, to better support its proposed work. Therefore, this work was important to link the student to the researching world, making him an active agent of all the process, assigning him with responsibility and making it possible for him to create different ways of constructing his own knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee1Moura, Mirian Ribeiro Leite
dc.contributor.referee2Porte, Luciana Helena Maia
dc.creator.ID221.481.833-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665725722697495por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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